Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. yawixi

    Não houve nenhum avanço em discutir essas propostas ruralistas para o Código Florestal, muito pelo contrário, houve um grande retrocesso para todo o país, que já está sendo visto pelos outros países como um dos grandes responsáveis pela agravação do aquecimento global, que já está afetando a qualidade de vida de toda a população do planeta. Será um ato extremamente sensato se o governo assumir o engavetamento desse absurdo projeto. Tudo que foi desmatado demonstra os objetivos

    Responda
  2. ALDO

    Não acho totalmente errado que o Estado legisle e delimite as suas APPs, DESDE QUE SEMPRE baseado em critério iminentemente técnico. A reserva legal pode ser cumulada com as APP para pequenas propriedades. O crime ambiental é imprescritível por tratar do meio ambiente que é 'coisa de todos' e pode ser compensado; negócio jurídico nulo não é suscetível deconfirmação, nemconvalesce pelo decurso do tempo.O meio ambiente precisa é de ação baseada na educação ambienta

    Responda
  3. Tacito

    Uma questao de fogo, o codigo vai dizer se o brasil cresce ou regride.

    Responda
  4. cigano

    Quanta bobagem, Sr. K.Alencar. O código florestal catarinense não iria devastar mais nada, muito menos nossa mata atlântica, pois somos os que mais a preservaram. O noso código florestal é o possível, é uma união do bom senso de quem sofreu e sofre problemas ambientais a mais de 100 anos, pois aqui é onde a serra do mar é quebrada nos rios Itajai,Itapocu, Biguaçu. É o estado tomado pela agricultura pequena e media das familias. Foi votado e acolhido em assembleia.Brasilia não d

    Responda
    1. rosalves

      Independência para Santa Catarina! Chega deste negócio de federação!

  5. RodrigoReis

    É fato queque a maior pressão existente neste assunto, vem DE FORA! Perguntem-se, pq a legislação ambiental no Brasil é a mais restritiva do MUNDO? É claro que existem muitos interesses de mercado em cima disso.. e a ecologia é o que menos importa para as centenas de ONGs que por aqui aportaram, sempre com capital estrangeiro envolvido. Pq estas ONGs não atuam da mesma maneira em seus países de origem?E no final, a maioria das pessoas que opinam por aqui, não passam de massa de

    Responda
    1. robfbms

      Sem falar na questão da biodiversidade. A Amazônia é a floresta mais biodiversificada do planeta, e uma única árvore pode ter mais espécies de animais que toda a fauna de uma floresta europeia inteira.Além do mais os objetivos de atuação das ongs ambientalistas variam de país pra país. Aqui é pela preservação do que existe de pé. Na Europa e EUA, passa a ser pelo reflorestamento e pela racionalização do consumo. Na Noruega e Japão, é contra a pesca de baleias. E assim por diante.

    2. robfbms

      Grande parte da pressão vem de fora pq o Brasil é um país-chave na questão da preservação ambiental. Se o Brasil perder a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga, hoje seus três maiores biomas em área, vai permitir a emissão de, estimo eu, quase 100 bilhões de toneladas anuais de gases-estufa, que vão deixar de ser absorvidos pela vegetação. Da mesma forma que há pressão internacional em cima do Brasil, há pressão também em cima da Rússia e do Canadá, 2 outros países de imensas flores

  6. RodrigoReis

    Eu particularmente acho que tanto o responsável pela matéria, quanto as pessoas que aui deixam sua opinião, deveriam entender que, para se emitir opiniões sobre determinado assunto, há um pré requisito básico, que é conhecê-lo. Levantar bandeiras em prol da ecologia é muito bonito, soa chique, e dá status, mas há infinitas situações no qual o código florestal como se apresenta, inviabiliza a produção agrícola, seja na cafeicultura do Sul de Minas e Espírito Santo, seja na cultura da maça no

    Responda
  7. Marcos Genciano

    Caros brasileiros, contra e a favor do código florestal brasileiro que está em discussão. Cabe ao governo opnar e articular e não usar de manobras para impedir a votação. Este código se faz necessário par dar ao produtor rural, garantias e regras para continuar a produzir e ao meio ambiente proteção. É preciso o Brasil se impor e não aceitar pressão internacional de quem quer que seja. Vamos cuidar do Brasil, do nosso produtor rural e do nosso meio ambiente.

    Responda
  8. Edperim

    A medida que a população humana crescem, igualmente cresce a pressão sobre o meio ambiente. Parece que todos tem medo de tocar em um assunto: controle da natalidade ! Porque vivemos num planeta onde todos os recursos são finitos, logo não poderemos nos procriar indefinidamente !

    Responda
  9. Sergio Nishimura

    Alguem ja se perguntou como anda a legislacao ambiental dos paises europeus e dos Estados Unidos? Nao se ve ninguem pressionando pela recomposicao das matas ciliares deles, nem de reserva legal, que por sinal eles nao tem nem uma nem outra. E muito facil fazer pressao para os outros fazerem aquilo que a gente nao quer fazer. Tipo facam o que eu digo, mas nao faca o que eu faco.

    Responda
    1. rosalves

      Isso: vamos continuar errando onde outros já erraram. Nada como sentir na pele.

  10. Velloso

    Se o Brasil não quer preservar o meio ambiente, a derrota dessa ideofrenia interessa a toda a humanidade. Não será uma degenerada minoria que defenderá a devastação ambiental. Então, em nome da vida, convoquemos as principais entidades "verdes", reconhecidamente seriíssimas, para o enfrentamento dos perversos.

    Responda
    1. Sujiro Kifuja

      me faça um favor olhe no google maps imagens de satelite e olhe na HOLANDA pais origem do greenpeace e veja os milhares de kilometros de floresta preservas deles pra depois voce ficar comentando afirmaçoes infundadas neste site por ideologias lançadas ao ventilador.

  11. alcides emanuelli

    É FACIL DIZER O ÓBIVIO QUE OS AGROPECUARISTAS VÃO LEVAR VANTAGENS NESSE NOVO CÓDIGO AMBIENTAL. E PORQUE OS AGROPECUARISTAS VÃO LEVAR VANTAGENS! MEIO ÓBIVIO MAS NINGUEM FALA AS RAZÕES QUE SÃO OS CRÉDITOS DO ESTADO ATRAVÉS DOS BANCOS PUBLICOS ONDE TODOS GANHÃO MONTANHAS DE DINHEIRO PRINCIPALMENTES QUANDO EM SUA MAIORIA SÃO SUBSIDIADOS OU TEM CARENCIAS DE 10ANOS PARA DESTRUIREM COM A FLORESTAS AMAZONICAS, E MATA REM NATIVOS, COLONOS QUE ERAM SEUS VERDADEIROS DONOS.

    Responda
    1. Sujiro Kifuja

      na sua visao todos os ruralistas saun matadores de indios e grileiros e devastadores da natureza .quem inventou o plantio na palha será q foi os ambientalistas ou foram os agricultores interessados em preservar as terras produtivas e sua fertilidade para as geraçoes futuras sabendo que eles teriam q preservar as florestas pra manter o clima mais adequado a seus interesses (o plantio na palha foi introduzido na decada de 80 e protocolo de kioto na decada de 90)

    2. Sujiro Kifuja

      agropecurista posto pelo governo anteriores para colonizar e debravar muitas vezes morrendo de febre amarela e outras doenças enfrentando indios tudo isso naun passa de uma estrategia do governo militares para manter o controle as custas dos desbravadores isso a quantos anos atras (antes de voces frescos da cidade saberem o que era mundo)

    3. Panzeta

      Quanto desconhecimento da realidade dos produtores de alimentos! Não é sua culpa. O Brasil se urbanizou, e a distancia entre o campo e as grandes cidades ficou muito grande. Sem contar que a maioreia dos jornalistas que cobrem a mudança do Código Florestal, não sabem a diferença de um pé de feijão e um pé de couve.

  12. Mimosa Hostilis

    É deprimente assistir debates, principalmente de certos temas no Congresso e na Câmara com o nível de parlamentares que temos, despreparados, ignorantes, descompromissados com o país, com o povo brasileiro. O que os Europeus fizeram c/ sua nature devia nos servir de lição, não incorrermos nos mesmos erros. Penso que temos motivos, nesse momento, para estarmos na rua exigindo uma postura responsável desses parlamentares, principalmente dos ruralistas, que parece, não pensam nem nos seus netos

    Responda
    1. rosalves

      O problema é que quando olhamos o que os europeus fizeram preferimos dizer: agora é a nossa vez, e perdemos a chance de aprendermos com os erros dos outros. Não tem outro nome: é b u r r i c e pura.

  13. Hercilio Silva

    Deixem os estados legislarem e só sobrará deserto, o DF então nem se fala. FHC criou a APA do Planalto Central para evitar que Roriz loteasse tudo e mesmo assim ele dobrou a população do DF em 20 anos para garantir votos dos que recebiam lotes. Fosse o DF o legislador o mercado imobiliário daqui vai mesmo construir um prédio no Lago Paranoá como na brincadeira do Fantástico.

    Responda
  14. lallo

    Kennedy, gosto muito do seu trabalho, mas nesse artigo voce falou uma besteira, ou seja , se preocupar com os comentarios do exterior quando eles nao tem nem codigo florestal? Sai dessa amigao leitor nao e' trouxa.

    Responda
  15. deminha

    No meu entendimento o que vai regulamentar o uso do solo no brasil não será um novo codigo florestal. Será o mercado internacional. Dentro de alguns anos, quem desmatar para criar animais(qualquer espécie) ou para plantar qualquer coisa não terá mercado para seus produtos. Quem envenar aguas de rios ou não proteger suas nascentes vai sofrer na carne pelo descaso. Terá só as aguas das chuvas e olhe lá!QUEM CONSERVAR A NATUREZA PODERÁ GANHAR MUITO MAIS DO QUE AQUELE QUE NÃO FIZER.

    Responda
    1. cigano

      Ao contrário, quanto os preços dispararem e houver a falta de comida, os primeiros a propor a derrubada das areas ainda disponveis para produzir alimentos são o mercado internacional.Tem até um eufimismo já lançado, desmatamento justo, feito para alimemtar os pobres. Veja o que aconteceu com os transgênicos, os europeus nada pagam a mais pelo não modificacos e estão comprando adoidado os modificados e pior a Alemanha que tinha banido as pesquisas, agora apoia e já tem batata modificada.

  16. não tenho

    eu.moro na minha propiedade,tenho que cuidar da agua da mata e do gado,não sei como as pessoas que moram nas cidades vai entender mais de meio ambiente dos que moram no campo.não sabem nada e ficam dando palpite.além do mais o brasil tem mais da metade de sua área de mata virgem.

    Responda
  17. Vladimir Tzonev

    kennedy, discordo de vc. justamente pq a polemica esquentou muito fica clarto q faltou discussao ampla com a sociedade. a importancia deste codigo nao eh compreendida ainda pelo povo. da preservaçao das florestas dependem a agua doce, as chuvas, a fertilidade dos solos, a biodiversidade, as plantas medicinais, o clima... a proposta para este codigo nao pode ficar nas maos de relatores, cooptados pelos ruralistas, muitos dos quais tem socios estrangeiros./p

    Responda
  18. ClaudionorJr

    Mais um querendo dar uma de Marina Silva e não reconhecer o Congresso como legítimo LEGISLADOR. Ora, os que lá estão foram eleitos com nosso voto, são nossos representantes, se a maioria decidir que este novo código deve ser aprovado, que ASSIM SEJA! Pouco importa a opinião dos EUA ou outro país que destrói as florestas de seus países, mas quer se preocupar com o que é nosso. O resto é falta de isenção, chapa-branquismo, etc...

    Responda
    1. ITALO TRENTINI

      Tem muita gente intere$$$$$$$$$ada na votação do código florestal, pró ruralistas. Um dos mais ineteressados é o "grande brasileiro, comunista" Aldo Rebelo. Ninguém se importa com o exterior, nem eu que defendo a extinção dessa votação, a questão é que como não há prerrogativas técnicas nem científica os deputados da bancada ruralista estão usando artíficios chulos como culpar os gringos ou atacar o marido de Marina Silva, essa escória só não é mais baixo porque já passaram do

    2. Marquinhos

      Ainda existem pessoas que dão crédito a esse Congresso, chamando-o de "legítimo LEGISLADOR"!

  19. Oliveira jr

    Há ainda o cenário em que contestações judiciais possam frear o ímpetoconservador que o atual Congresso deseja dar à legislação ambiental. Essa é a frase que mais revela o caráter do judiciário e do governo: Se não for comunista, vai dançar bonito. Essa é a democracia do PT e dos jornalistas da Rolha de São Paulo.

    Responda
    1. Marman Guimarães

      Oliveira Jr vê comunista em todos que divergem dele. "Muito" democrata. Eleitor do Bolsonaro? Que acha do Hitler?