Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. cmolesko

    Isento de preferencias políticas partidárias, creio que existam bairros na cidade de São Paulo que necessitam, com maior urgência, de novas estações de metrô. Moro à 200 metros do ponto onde se discute a implantação de uma nova estação do metrô e tenho certeza absoluta que não serão os moradores da região os beneficiados. Lembro que o bairro é formado, em sua grande maioria, por idosos. Lembro também que estes são servidos de táxi em cada esquina, cada quarteirão.

    Responda
  2. waldice carolina silva

    Dispensável o comentário sobre a griffe da roupa dos manifestantes. Achei legitimo o protesto. Se tem gente contra se manifestando, gente a favor tem que se manifestar também. Sem ofensas é claro porque senão vira bagunça. O que incomoda é a falta de bom senso ou ignorância nas justificativas para afastar a estação. Li algo como "metrô vai atrair traficantes para o local"...que idéia estapafurdia, mendigo na saida do metrô tem no mundo inteiro,aliás tem gente de todo tipo em todo lugar.Até a

    Responda
  3. Akhenathon Akhton

    Muito bom o texto. Essa polêmica, aliás artificialmente inflada por seu próprio jornal (um colega seu de coluna jogou ainda mais gasolina na fogueira) não passa de briguinha da verdadeira "gente diferenciada" da classe média paulistana: de um lado, os petistas descolados, e de outro, os não-petistas. Vila Madalena x Jardins e arredores... O povão tá longe disso, tem de encarar busão às 5 da manhã mesmo e não tem tempo para manifestação e nem para ler jornal, muito menos na Internet.

    Responda
    1. Keila Almeida

      tem tempo sim e opinamos também!

  4. Brenno

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  5. Diego Mattar

    Concordo com a reportagem quando diz que a desapropriação do supermercado que fica na esquina seria prejudicial ao Bairro. Mas o presidente do Movimento Defenda Higienopollis diz que o principal problema é a proximidade da estação com a outra da Rua da Consolação. E outras pessoas que deram entrevistas aos jornais e televisões contra a estação de metro na angélica não vi nenhuma defendendo seu ponto de vista sobre a localização. A maioria reclama das pessoas que a estação deve trazer ao bair

    Responda
  6. Eulergs

    O colunista não ficou contente com a primeira boçalidade que escreveu, resolveu piorar o que ja era muito ruim. Como um jornal pode pagar alguem para escrever tanta asnice? Ele sempre se mostrou reacionario, ok, isso é ideológico, ha reacionarios que escrevem coisas inteligentes. Mas o colunista uniu agora os dois adjetivos recionario e imbecil.

    Responda
  7. Bill

    Sr. O tema da Manifestação, é contruir ou a não uma estação na Angélica. Não é a marca ou etiqueta, que os usuários estão vestindo. O Problema é mais em baixo. Bill

    Responda
  8. paulo andreis

    Pobre tem mais é que estudar para sair da situação. Não adianta ficar brigando com quem tem dinheiro. Perguntaram porque o cara que ali mora tem dinheiro? Será que ele trabalha mais que aqueles que ali ficam reclamando de metrô? Também não quero metrô e ônibus na porta de minha casa. E dai? Não posso opinar como cidadão? Ou o direito só existe para pobre, tipo aquelas pessoas que estavam ali na passeata? Vão lamber sabão e aproveitem para fazer uma passeata contra o palloci.

    Responda
    1. Ana Cavalcante

      PAULO ANDREIS, mandar "pobre estudar" e dizer que não adianta "brigar com quem tem dinheiro" é o máximo do preconceito e reflete muito bem o motivo pelo qual aquelas pessoas (gente diferenciada?) se reuniram para este divertido manifesto.

  9. critico comentarista

    Grande reportagem, mostra com lucidez o que realmente se passou em Higienópolis. Tem muita gente indignada com um problema que não lhe diz respeito. Porque não fazem manifestação deste tipo em frente a Prefeitura ou em Frente ao Congresso Nacional, ou será que a extorsão de impostos e a roubalheira, que vive o País não é contra a gente Diferenciada.

    Responda
  10. jomar vasconcelos

    O colunista pode tentar a ironia para desqualificar o protesto, só não pode é desfazer as declarações preconceituosas de seus amigos de bairro. Não fossem esssas declarações o assunto estaria sendo tratado de outra forma: como uma manifestação legítima de moradores que se sentem prejudicados por uma iniciativa do poder público.

    Responda
  11. lucaveira

    Por que esses manifestantes não fazem esse churrasquinho na periferia para reinvidicar que o metro chegue até lá?

    Responda
  12. Carlos Ferreira

    Eu dou muita risada lendo os comentarios aqui... acho que a grande maioria não entendeu o intuito do pensamento do Sergio(autor desta noticia)...mas bem estamos em um pais democratico... então que cada um se resolva com sua capacidade de interpretação.

    Responda
  13. joão sena

    não sejamos ainda mais ridículos, todos teremos o mesmo destino, em higienópolis ou guaianazes!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responda
  14. joão sena

    mesmo em higienopólis, estamos longe da civilidade.

    Responda
  15. Florzinha Flanders

    eu discordo de vc o transporte público é para o bem da cidade não para meia dúzia que não querem

    Responda
  16. Eu

    Juro que queria ter outro comentário a fazer, e tentei ser bem educada e argumentativa nos comentários da outra notícia, mas você tá mesmo falando sério? Gostaria muito de acreditar que ainda existem muitas pessoas inteligentes no mundo, mas a cada texto seu sem argumentos só fico mais decepcionada. Até eu, que nem sou da área, faria uma notícia menos imparcial e que acrescentaria mais aos outros. Acho que se você quiser ser bom em algo na vida, deveria procurar outra profissão

    Responda
  17. evasnunes

    Foi tudo o que você disse que ficou subententido na reportagem sobre o abaixo-assinado dos 3.500 moradores da cidade da higiene os comentários quanto a judeus, faz parte das ignorâncias que grassam na internet, quanto às elites nada a discordar, são egoístas mesquinhas, pouco solidárias e cidadãs no que lhes interssa , e só!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responda
  18. anap

    Se vc reflete a opinião de alguém que tava lá, meu querido... socorro... vc tá bem por fora....

    Responda
  19. gcruz

    De todos os incumbidos da missão de defender higienópolis, este com certeza é o que mais patina. Deixa pistas claras de que no fundo sua opinião é a mesma dos 3500. Qual o problema com "revolucionários de Nike"? Você acha que, pra defender as classes baixas do preconceito sociofóbico que foi exposto nesse caso do metrô, é necessário ser de classe alta? Pois é justamente contra essa sua forma de pensar que a manifestação aconteceu.

    Responda
    1. gcruz

      Errata: Você acha que, pra defender as classes baixas do preconceito sociofóbico que foi exposto nesse caso do metrô, é necessário também ser de classe baixa?

  20. jpgoergen

    Nem um pouco digna as suas palavras, me perdõe mas muito fraca as suas colocações e opinião; Melhor ser educado que mal educado, siga outra profissão por que esta creio não ser a melhor para o senhor.

    Responda
  21. MARCELO

    Até que as empreiteiras que vão ganhar a licitação (as mesmas de sempre) se reunam para decidir quem vair ganhar qual lote, essa gestão já acabou ...

    Responda
  22. Ernani

    O Brasil, para quem tem um mínimo de educação, é um pais triste. O desrespeito ao outro, aos direitos de discordar ou concordar, a cretinice infelizmente esta num nivel insuportavel. Estamos ficando ricos e o que vamos fazer com o dinheiro que esta entrando no Pais pode so piorar as coisas. O lema parece ser - O OUTRO QUE SE DANE!!! O sentimento é de tristeza. Uma parte significativa da sociedade (ricos e pobres, bem ou mal formados) sofrem de sociopatia aguda. Tem tudo para piorar!!

    Responda
    1. Paulo Afonso F. R.Nogueira

      Onde o governo escolhido pela maioria faz pouco caso de um certo art 5° da constituição criando regimes de exceção, promovendo ódio social e animosidade para se manter no poder o que você esperava? Cumpro minhas obrigações de cidadão, pago meus impostos, sou honesto, respeito meu próximo, se o limite de velocidade é 40 km/h eu ando a 40 km/h, digo bom dia, peço licença, por favor e digo muito obrigado e ainda assim sou tratado como criminoso só porque não sou pobre, ne-gro e homo-ssexual. /

  23. mbcosta

    É cada jornalista....Não podemos esperar nada melhor quando se trata de GRANDE MÍDIA!!! Temos que entender, toda profissão tem esse tipo de profissional, vendido... Dó!

    Responda
    1. Florzinha Flanders

      exatamente

  24. mbcosta

    Engraçado!Quando uma jornalista faz uma coluna no Estadão só dizendo sobre o bolsa familia ela é demitida! E um jornalista como vc, continua a escrever essa porcarias sem maiores problemas! É, realmente, tem coisas que estão longe de ter apenas um começo!Mas,caro jornalista, vc nao entendeu a causa de tanto protesto! Mas isso só as pessoas diferenciadas conseguem. O ponto é a rapidez com que esse grupo conseguiu mudar uma estação de metrô. Esse é o ponto! Basta ter dinheiro para isso!

    Responda
  25. Marcelo Reis

    "mal" português?!

    Responda
  26. Tonobohn

    Pois então, como no Brasil não temos "ditadores árabes", as pequenas causas (que não são tão pequenas assim quanto seu texto tenta vender) também merecem atenção. O protesto não teve violência, não precisou de polícia, foi bem humorado e conseguiu atingir o objetivo. Afinal, foi noticiado em muitos dos principais veículos de comunicação do país. Parece um protesto bem sucedido, mesmo que feito pela "classe média, essa eterna fonte de ressentimento e amargura".

    Responda
  27. cidogalvao

    piada fácil, mas boa! um tiro da direita (internet) na direita (intranet) saindo pela culatra! para não dizer coisas mais desagradáveis!

    Responda
  28. Dias Melhores

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. Franco

      Perdão,mas o curriculum do articulista merece respeito.

    2. poaBoy

      Ele é do principado de Bostenstein.

  29. Rogério Tonet

    Caro Sr., apesar da manifestação contar com pessoas vestindo nike, a indignação é REAL! Contra um abaixo assinado REAL e contra as declarações absurdas de moradores da região, postadas aqui mesmo no UOL falando de maneira REALMENTE discriminatória contra a "GENTE DIFERENCIADA"... portanto, não há nada de "PSEUDO-NOTÍCIA" (ou o Sr. está sugerindo que o jornal para qual escreve... publica pseudo-notícias) e se 50.000 inscreveram-se é por que 50.000 estavam indignados com este absurdo!

    Responda
    1. rosalves

      e quem está questionando que o fato aconteceu? O colunista só está procurando a gente diferenciada, que para variar está mais preocupada em procurar um CD pirata qu abraçar uma causa.

    2. zeca

      Tá, e vc acha que um abaixo-assinado de 3.500 pesoas ia fazer a estação ser cancelada? Só a FSP que achou isso, e noticiou como sendo fato confirmado. Se vc ler o Estado, vai ver que eles nunca noticiaram dessa forma. É pseudo-notícia e imprensa marrom sim.

  30. Luiz Felipe

    Revolução ? Qual revolução ? Feita pelo povo, debaixo para cima,no Brasil ? Não funciona.É como a velha história dos dois compadres,bravos e revoltados com o sistema,e que,até por isso, diziam com frequência,um para o outro: "...se vier a revolução agora,compadre,eu mato,ou eu morro".E o outro respondia: "... eu tb compadre".Até que num belo dia alguém gritou perto dos mesmos:"explodiu a revolução". Daí foi aquele perereco:um correu para o mato e o outro para o morro. Vide Império,República,

    Responda
  31. luiz renato

    Como vc mesmo diz, é um bom começo. A causa, à seus olhos, pode até ser pequena, mas é assim que se começa, por issoé bom que aqueles que tem em mãos o 'poder econômico' abram os olhos, afinal de contas, se fosse em outras 'épocas', tais decisões (alterar uma estaçao de metro por exemplo) nem seriam conhecidas....

    Responda
  32. Camerucho

    Sr. Sérgio, seu artigo é um tanto equivocado. A indignação dos internautas surgiu por dois motivos: Primeiramente, uma declaração infeliz de uma moradora sobre as "pessoas diferenciadas" que passariam a frequentar o bairro e segundo, a rapidez com que a prefeitura cedeu à uma reividicação de apenas 3.500 pessoas de poder econômico. O questionamento dos internautas foi: Será que o governo tomaria a mesma decisão se fosse em um bairro de bairra renda? Parece que você leu, e não entendeu. 

    Responda