Ambiente > Proteção de araucárias no sul do país está sob ameaça Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tudo questão de dinheiro. Se uma pessoa "comum" vai tentar retirar uma araucária de seu terreno, não consegue, é multado, etc. Mas para a construção de um certo hipermercado no Alto da XV em Curitiba e para derrubar estas espécies que estavam num terreno que serviu, por uma noite, para estacionamento da elite Curitibana na noite de inauguração de uma certa loja de grife, aà pode sem problema. Só é preservado aquilo que é de interesse, caso contrário, seja o que Deus quiser.
Fácil de plantar, o pinhão não necessita de quebrar a dormencia, demora para ficar adulta(70 anos), é para plantar e esquecer, vai ficar para outra geração, bom para ambientes que necessitem de proteção(beira de rios). Madeira excelente dura a vida toda(Hiper Comercial), pinhão a R$4,00 o kg e nasce de graça. A maioria dos pés de araucária foram plantados por aves e roedores. Já fazem parte da paisagem sem o esforço humano.
SEMPRE A MESMA ESTORIA O GOVERNO QUER PROTEGER COM DINHEIRO E PROPRIEDADES DOS OUTROS>ELE PISA NO DIREITO DE PROPRIEDADE SACRAMENTADO NA CONSTITUIÇAO
As Araucárias podem ser plantadas em quase todo Brasil. No Vale do Ribeira eu já vi dezenas delas plantadas,vi também no Sul de MG. As áreas replantadas a beira dos Rios pra recompor as Matas Ciliares,podem muito bem ter Araucárias em sua composição. Plantar pra preservar,sem duvida é necessário e possÃvel.
Ahh, no gráfico está PSV "Corpos de Palmas"???? Por favor, se informem melhor antes de fazer essas matérias. Por essas e outras imagino o quanto vocês entendem de mata e de araucária.....
É muito fácil criticar os agropecuaristas pela destruição da natureza, só que todos esquecem que pra plantar soja, milho e trigo e engordar o boi, que todos, inclusive os ambientalistase e assemelhados, comem todo santo dia, foi preciso derrubar a mata a ferro e fogo, com muito trabalho e sacrificio. E quem preservou a mata até hoje no Brasil, o Estado, alguma ONG, os artistas da Globo, não, fomos nós agricultores que estamos mantendo a mata até hoje, sem incentivo algum.
Não seja tão ingênuo, boa parte dessa produção é destinada ao mercado externo. O que vai para nossa mesa é a sobra que não passa no controle para exportar. Vocês estão mantendo porque são obrigados por lei, caso contrário não seria necessária a alteração no Código Florestal, que justamente quer essa isenção, entre outras coisas.
É lamentável, já que essa árvore é o sÃmbolo do Paraná.
Problemas: O lado do povo do interior que vê a araucária como um estorvo e resiste à s campanhas de repovoamento (como no RS), que não reconhece que há 97% do bioma destruÃdo, insistindo em explorar os outros 3% restantes. Por outro lado, há o governo federal que não paga nenhuma terra desapropriada, inviabilizando e criação de reservas, sendo também tÃmido e sem resistir a pressões. A cartada final vem de AldoRebelo, isentando reservas legais em quase todas propriedades do bioma, ditas peque
Estivemos tentando um projeto de explorar comercialmente um plantio de Araucária a se realizar no Sul de SP. ImpossÃvel fazê-lo. Há controvérsias, mas tudo aponta para "se plantar não pode utilizar". Deseja-se preservar? A iniciativa privada poderia ajudar.
O governo deveria estimular o plantio desta arvore e seu aproveitamento economico, principalmente quanto ao pinhão. Tem se a impressão que o unico ser vivo que auxilia na expansão dos pinheiros é a gralha azul.
Para preservar a espécie, basta torná-la comercial. Todos vão plantar e a espécie não desaparece.
Sr. Delmar, então visite as pessoas que vivem da coleta e venda de pinhão. Moram em locais (moradias) sub humanos e tem vida bem pior que muitos favelados das grandes cidades. Por que não defender reservas, em locais não agricultáveis, e tem muitos? Seria uma medida de bom senso e não geraria tantos conflitos inúteis.
Ela já é!! conhece ou comeu " pinhão" ??
Pq não incentivar o plantio de auracárias entre os proprietários?
O que são as APPRN se não incentivo ao reflorestamento?
Como paranaense, acho um absurdo não termos um Grande Parque Nacional da Araucária, arvore sÃmbolo do estado. A muito tempo devia ter sido criado essa reserva. Sei que o pinheiro foi usado com fator econômico por muito tempo. Deu sustento e gerou riqueza para o estado e muitas familias. Mas, cadê uma polÃtica preservacionista dessa espécie? Com a resposta o governo do Paraná.
Em Apucarana, foi criado o Parque das Araucárias, a prefeitura tomou e cercou um local em beira de rodovia lotado de Araucárias; após isso, a especulação imobiliária comprou os terrenos vazios em volta, loteou e vendeu para contrução de casas de luxo, o parque não poderá mais ser ampliado por causa disso! A cidade não tem recursos para sozinha bancar a desapropriação ao redor, somente com ajuda estadual ou federal a área poderia ser ampliada e tornar-se reserva nacional.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Proteção de araucárias no sul do país está sob ameaça Voltar
Comente este texto