Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Walmir

    Caro Rossi, leitor constante e admirador de seus escritos, sinto discordar deste. Acho ele todo uma "barra forçada". Carece até de sentido. Uma coisa bem pontual de SP, bem classe média, comparada a um movimento que envolve milhões de pessoas desesperadas em outros países. Carece mesmo de sentido. Abraço Walmir

    Responda
  2. ivanjotta

    Me estranha o tucanato não ter mandado a tropa de choque acabar com a manifestação em Higienópolis como é de costume em Sampa. Sabe como é, manifestação popular em Sampa o governo dialoga e negocia, com bombas de gás lacrimogênio. Manifesta ção de professor e estudante é só na porrada! Essa é a democracia tucana. Vão me chamar de esquerda? Vermelhinho? Podem chamar seus liberais emergentes de republiqueta de bananas, lacaios dos ianques, ranso da ditadura, paga pa

    Responda
    1. ivanjotta

      Entendo tanto qto vossa senhoria, sou frequentador assíduo da cidade de São Paulo, pois como muitos paulistanos estou morando em outras localidades que não Sampa, exercendo meu direito de ir e vir dentro de meu país. hehehehe Q to ao nosso "amigo" senador, tb não concordo com a postura dele. Na verdade gostaria de saber o q isso tem a ver com o metrô? Deixa pra lá prefiro não saber.

    2. Claudio

      Prezado Ivan P.T. de Paula : que vc entende de Metrô ?? Seria melhor cuidar do teu senador usuário de drogas, bebum contumás e que se recusou a passar por bafômetro, como foi notiviaqdo no mundo inteiro. Nos EUA ele já teria sido preso. Cuida dos teus zebus que de nosso metrô cuidamos nós.

  3. Romeu Fossati

    A pior viagem para um político é acreditar no próprio marketing. Quem falou contra o Metrô, acreditou no rótulo de que Higienópolis é um bairro de ricos. Certamente há ricos lá, mas a quantidade de não-ricos é muito maior, fora os que trabalham, estudam ou simplesmente passam por lá. Por essa razão - falta de fundamento da atitude - é que não houve propriamente um protesto, mas um happening, já que o próprio motivo inicial era sem base. Um abraço.

    Responda
  4. Anamar

    Clovis, não se trata de uma simples mudança da Higienopolis para o Pacaembu. Trata-se de construir metrô no centro da cidade, pq. não se constrói as duas estações, e faz mais quilometragens de metrô na Capital de SP, tal como existe na capital da Argentina e do México? Chega de defender a burguesia que tem como pilares, a hipocrisia a e o egoísmo. Construções mais vetustas que as pirãmides do Egito.

    Responda
  5. Anamar

    Será que vc. tb. recebe gorgeta do Abílio Diniz?

    Responda
  6. Anamar

    Só que vc. esqueceu de dizer quantos km tem o metrô da Espanha, não é? Criticar os movimentos sem fundamentar é muito superficial.

    Responda
  7. fernanda lustosa

    no brasil só haveria uma remota possibilidade de haver esse caráter politizado se quem tivesse organizado tal movimento em sp tivessem sido as babás, balconistas, frentistas, isto é, os verdadeiros usuários do transporte coletivo da cidade. o que a maioria das pessoas não percebeu que uma gaiola feita de ouro não deixa de ser gaiola. ir para o trabalho em um ônibus ou em um metrô lotado não faz muita diferença, a não ser uns 20 minutos de tempo que ela poderá trabalhar a mais.

    Responda
  8. Lucia Helena

    Caro Sr. Eduardo Oliveira: Se por acaso ou porventura eu tivesse pedido a sua opinião, talvez eu me animasse a lhe dar uma resposta a altura da sua extremada grosseria também conhecida por falta de educação.

    Responda
  9. Anarquia

    É uma bela constatação do que ocorre realmente. Mas infelizmente aqui no país, jovens ainda estão tomando gosto pela conscientização política. O que há na verdade, é muita manobra de partidos, usando como a bandeira, jovens que muita das vezes não sabem a real causa do protesto. A situação favorece sim, o país, mas uma hora esse "mar calmo" acaba, e somente quando chegar uma tormenta, aí sim, quem sabe, jovens vão começar a questionar realmente como proceder uma mudança!

    Responda
  10. ronaldo ramalho

    poeira juntamente com a guarda esta cada vez mais baixa, viu?

    Responda
  11. ronaldo ramalho

    é preciso ter vocação para amedrontar tal tipo de gente ``higienópolitana´´?

    Responda
    1. Anarquia

      Vocação?? Basta ter racíocinio lógico, inteligência e estratégia! Ser melhor que um jogador de xadrez, daí sim! Trabalho rápido, limpo e com sucesso!

  12. Pelo

    Ou eu entendi errado ou as pessoas e a imprensa entenderam errado,o que gerou o movimento,não foi o fato de o governo ter anunciado que desistira até então da construção de uma estação na Av Angélica,mas o que agravou foi a declaração de moradores do bairro,sendo que a frase mais infeliz foi "Gente Diferenciada" o que virou chacota até o momento,então o movimento teve como intenção mais zombar da cara dos moradores,não é um movimento politico.

    Responda
    1. Anarquia

      ...quando na verdade deveria ser político sim! Essa é a consciência que o jovem, "olho de vidro", deveria ter! Pois as mesmas pessoas que fizeram tais declarações, são as mesmas que vão usar de manobras que você nem imagina, para junto de políticos, sempre interesseiros, anularem o projeto. Entre eles não existe discórdia, brigas, nem mesmo desafetos! Entidades como Associações de bairro, Maçonaria, acordos são tratados, enquanto jovens protestam contra moradores!

  13. Lucia Helena

    O que está 'pegando' é que a situação econômica brasileira não está tão "favorável" quanto sustenta o respeitado colunista em seu artigo. Prova disso é o retorno da inflação, portadora de consequências nefastas ,diretas e imediatas na sobrevivência da população. Enquanto isso ,os políticos desse País, estão ocupadíssimos tentando arrumar um índice que justifique o patrimônio de um dos seus .Se não aparecer, eles cavam . E o povo, MAIS UMA VEZ,que se dane nas mãos dessa corriola.

    Responda
    1. Anarquia

      Totalmente fora do contexto...você deveria ser um dos fantoches dos "caras pintadas que derrubaram o "Fernandinho do Pó"! Discute-se a posição do jovem mediante ao quadro atual e não situações políticas localizadas!

  14. Maria Manuela Frade De Almeida

    Mestre Rossi O que percebo nesses movimentos políticos, mas não partidários, é uma exaustão do processo representativo. As redes sociais, paulatinamente, estão substituindo os políticos na defesa dos interesses da sociedade. Onde isso vai dar ainda com posso ver, mas que há no ar prenûncios de mudanças políticas estruturais lá isso há.

    Responda
  15. marcos tomsic

    Desculpa mas essa comparação foi absurda...Se algo desse genero nao tivesse uma aura de jornalismo sério e um certo academicismo por tras(daquele que junta melão com melancia mas justifica com uma tese de doutorado) seria uma chuva de pedras!!! Comparar um movimento espanhol que questiona toda uma logica de funcionamento de um estado nacional e um movimento sarrista que tira um barato da cara de burgueses completamente sem noção beira o ridiculo! engraçado que a critica é aos q

    Responda
    1. Anarquia

      Protestaram, tiraram sarro...qual seja a definição do ocorrido! Promoveram mudanças? Foram ouvidos pela maioria? O projeto da estação continuou no mesmo endereço? Tudo bem, sarraram os moradores, que, convenhamos, são preconceituosos, e pseudoelitizados, traumatizados com o holocausto, mas e aí? Eles prevaleceram, o governo recuou e acatou a mudança de endereço! A crítica não é aos que protestam e sim para quem foi dirigido o mesmo!

  16. Franco

    Eu diria que estes movimentos -do-contra espontâneos que surgiram em S.Paulo são como quando nasce um bebê:ninguém ,olhando a carinha dele, consegue prever seu futuro...Além das inúmeras variáveis á que está sujeito,vai depender também de influências dos pais-no caso os seus mentores.É esperar para ver: as sementes estão lançadas.Cairão em terreno fértil ou entre abrolhos ? As chance de cairem em terreno fértil são de cem para uma, neste país tão carente de tudo, ética principalmente...

    Responda
  17. Náufrago da Web®

    Memória curta desse pessoal, pois eu me lembro muito bem do que aconteceu aos alunos da USP que lutaram junto com professores e servidores pela permanência de autonomia da instituição, ocupando a reitoria por mais de 40 dias. Acontece que, no Brasil, se vc não luta pela causa em que a TV (Globo?) está de acordo e "patrocinando", tudo que é feito é subestimado, desprezado, ridicularizado e usado pra descorrer nos manifestantes toda a sorte de impropérios. Né não?!?

    Responda
  18. alquimista

    A meu ver não há conexão entre os acontecimentos na Espanha (e na Arábia) e aqueles relacionados à construção da estação do metrô em Higienópolis. Quem trabalha e usa transporte público, quem se preocupa com a viabilidade da metrópole quer estações de metrô por toda a cidade. Apenas a elite caquética, escravista e opressora é contra a construção de estações do metrô na região em que mora.

    Responda
  19. ivanjotta

    a população pede democracia e vc chama isso de esquerda nostálgica, vc quer o q? o povo agindo como um cão amestrado?

    Responda
  20. DONIZETI

    Caro Clóvis, vc forçou um pouco a barra mas conseguiu encontrar um elo comum sob a forma como as pessoas se uniram para fazer protestos de forma NUNCA ANTES VISTA NESSE MUNDO, apesar dos motivos tão "diferenciados". Quem sabe nosso povo tão "pacificado" não se utilize dessas ferramentas para até combinar votos contra Fulano, Beltrano e quem sabe Sicrana? Sou um adepto do voto contra, porém útil, para obrigar certos carreiristas políticos procurarem outra coisa para fazer.

    Responda
  21. Hercilio Silva

    Desgaste dos partidos: natural, à exceção da esquerda radical não stalinista, castrista, etc, todos aderiram ao pensamento único do neoliberalismo, que alternativa vão propor? Desgaste das ONGs: natural, perderam o N da sigla, querem verbas governamentais e os serviços que deveriam ser do governo, agora são do status quo, ONG com dinheiro do governo não é ONG. A expressão terceiro setor é mais um setor da economia e não organizações de luta populares.

    Responda
  22. Fred

    Clovis, Penso que os movimentos sãomuito diferentes mas se não houver uma grande mudança de mentalidade nasociedade (Só teremos melhores políticos quando as pessoas se interessarem maispela politica e a levar a serio), para o Brasil mudar o rumo e fazer as reformasestruturais e politicas que realmente interessam, teremos em um futuro próximomotivos ainda piores para se revoltar, e ai chorar pelo leite derramado. Estase criando uma bolha no Brasil, e se continuar assim vai estourar.

    Responda
    1. emerson de faria

      Fred, concordo com praticamente tudo o que você disse, exceto por esperar que as pessoas adquiram maior interesse pela política. Embora isso seja desejável, ficar parado esperando é como esperar que as pedras clamem. O melhor mesmo seria darmos as rédeas desse país nas mãos de quem quer segurá-las, isto é, a massa crítica e pensante dessa nação (representada aqui por muitos comentaristas como eu e você) através do voto facultativo. Aí as coisas melhorarão.

  23. GuilhermeSV

    Saquei a mistureba Sr Rossi! O problema em SP que a massa é diferenciada até em atos de protestos... estive em Higienopolis e percebi um grupo não coeso... tinha até sem teto... Quanto todo este imbroglio se unificar em uma "massa unica" ai sim o Sr podera comparar com a revolta no mundo árabe! E sem querer prever o armagedon... acho que isto será em breve quem sabe uma decada... quando toda a farsa surgir de debaixo do tapete!

    Responda
    1. fernanda lustosa

      o que eu mais vejo nessa polêmica é a intolerância; de todas as partes. preconceitos vindos à tona. não é possível haver democracia ou um debate político sem um mínimo de respeito à opinião alheia. é por isso que se diz que em terra de cego quem tem um olho é rei. no brasil o que vigora é a barbárie, não há um nível de discussão político na acepção mais elevada da palavra. é sempre o poder pelo poder. e que vença o mais experrrto.

    2. GuilhermeSV

      O Karlinha vc não enteudeu minha querida! Não há problema algum, o fato é que os protestos no Brasil e principalmente em SP são tão raros que quando surge algo todos vão usar o mesmo canal... mas sem coesão alguma... entendeu ou quer que desenhe?

    3. karla

      Ué, qual o problema de ter sem teto no protesto em Higienópolis? Não era uma manifestação das pessoas "diferenciadas"?

  24. Caubi de Gusmão

    Clovis, por causa de uma Elba tiraram o Fernando Collor. Cadê os cara pintadas que não saem as ruas para botar esses politicos corruptos na cadeia? Já tenho 70 anos, se tivesse menos idade estaria encabeçando um movimento de ética nesse país. Porque politicos tem forum especial se segundo a constituição "todo brasileiro é igual perante a lei"?

    Responda
    1. Franco

      sr. aasd qqwe:respeite o sr.Caubi- até pela idade e pela coragem de dizer seu nome por extenso.Por um acaso, você foi ás ruas na época que citou ?

    2. massa cheirosa

      Caubi, Por acaso vc foi pra rua na ditadura, quando vc tinha menos idade?

  25. luiz37 wien

    Achei que você no seu texto misturou melao com melancia, mas tudo bem eu também nao gosto de partidos, mas estava em Higienópolis tomando uma cerveja e esculhambando os políticos.

    Responda