João Pereira Coutinho > Ponto de ordem Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
Você não foi irônico, foi sarcástico.
Infelizmente a emenda saiu pior do q o soneto. Deixem de perder tempo com essa leitura inútil e leiam um outro excelente no blog buenaleche-buenaleche do blogspot, intitulado 'amamentacao-e-sexualidade'
Nossa! Tem a coragem de nos chamar de burros? O jornalista acaba de escrever exatamente o mesmo excremento que já estava no texto original!Para o sujeito de mente doentia, o ato de amamentar deve se dar exclusivamente escondido. Mulheres e bebês que se tranquem em quartos para a hora da refeição dos pequenos, porque alguns homens sentem pavor (ou outro sentimento descabido) ao verem uma MAMA!
Emenda ficou pior que o soneto! A tentativa de explicar sua ignorancia é lamentável. Me parece com as justificativas que explicam como a burca é favorável à mulher por protegê-la. Triste como perdeu a chance de usar seu nobre espaço para entender e comentar a causa, se ele tivesse se informado melhor saberia que o mamaço é para incentivar a amamentação quando se faz necessária, independente de lugar, hora, conveniência ou como ele inadequadamente chamou, de bom senso!
RidÃculo.....
Sabe, aprendi na Faculdade que o bom texto é aquele que não precisa ser explicado, ele diz e pronto. Como você disse, usar de sarcasmo no texto é bem complicado há que se ter talento...
So quero comentar que adorei as duas publicações! E pronto!
tem doido p tudo tstsc
Meu caro, é algo simentre mãe e filho, mãe pai e filho! E não vai deixar de ser só pq há mais pessoas em volta. O momento é criado pelo ato e não pelo fato de estarem ou não sozinhos em um local. Se fosse pra ser entre 4 paredes vinha da geladeira e não do seio. Às mulheres que concordam comigo: amamentem onde estiverem! Tenho muito orgulho da minha esposa e jamais a toleria por isso! Haverá os olhares, mas nenhum que pague o olhar do seu filho pra vc nesse momento! :-)
Rogério. Inteligente, pacÃfico, sutil. Compartilho absolutamente de tal sentimento. Parabéns!
esse recado e p o ANDY, rogerio parece ser muito mais bem resolido que vc! Se nao tem argumentos se cale ao inez de apelar!
que amargura! Rogerio to contigo e nao abro! Precisa ser muito homem para apoiar a mulher a amamentar! Otário é que chama as mulheres, maes, empoderadas e presentes de malucas. Mas cada um tem sua opiniao se nao quer ver nao olhe. simpkes assim.
que amargura! Rogerio to contigo e nao abro!
Assim como ninguém é obrigado a olhar para a sua cara, que para mim pode ser feia, ou para a sua boca asquerosa degustando uma refeição numa praça de alimentação!!! Assim como o jornalista, você deveria tratar dos seus problemas sexuais reprimidos. Ninguém é obrigado a "ficar vendo" (inteligentÃssimo seu uso do gerundismo - é atendente de telemarketing?) nada, e por isso tem a liberdade de olhar para o lado, retirar-se do local público em que se encontra, etc.
não quer ver, não olhe, meu caro. A "superexposição" está nos olhos de quem vê... e não de quem faz. O seu direito termina quando o da mulher começa. A naturalidade não é desculpa... ela simplesmente existe. Não há necessidade de desculpa para amamentar. É assim que é e pronto: NATURALMENTE assim... :-)
Vc tem q ser muito ot ário para defender a superexposição rÃdicula que essas mulheres fazem do ato de amamentar. Ninguém é obrigado a ficar vendo criança mamando e essas mal ukas com o peitão pra fora em lugar público. A desculpa da naturalidade só cola em gente de mente limitada, que não percebe o direito do outro em não gostar do que vê.
Não questiono o direito dele a se manifestar contra ou a favor, inclusive concordo que a amamentação, mesmo em locais públicos, deveria ser feita de forma discreta, reservada. Agora se ele pode dizer as as.neiras que bem entende nós podemos dizer as nossas, que na maior parte são contrárias ás dele. Chama-se liberdade de expressão! Agora eu represento a minha opinião pessoal, ele escreve em um veÃculo de comunicação, acho que a Foia deveria se manifestar, pois ela paga para ele escrever. /p
também não entendi pq alguém que quer o melhor para seu filho é tido como "sem caráter"... Acho que falta de caráter é justamente se preocupar com o seu bem estar (?) e deixar que a criança se lasque... Quando a ciência for capaz de criar um alimento tão eficaz quanto o leite materno e sem nenhum efeito colateral, as mulheres podem parar de amamentar. mas a ciência mesmo tão avançada AINDA NÃO CONSEGUIU! pq será?
Oi Andy, legal perceber que em dois textos meus alguém consegue traçar até meu caráter. Digo "legal" pq é uma habilidade que não tenho. Mas indo pelo seu caminho posso dizer então que de vc imagino um cara q não teve esse colo e que de caráter tão duro não consegue ver beleza naquilo que é tão importante para o bebê? Ah mas que se dane a criança né, o importante é não "superexpor" certo? Melhor pro bebê? Alimento ideal? Tudo bobagem! A menos que seja em casa, ae pode! E o limitado sou eu? /
Caro Rogerio Pitzer, sua opinião mostra um sujeito com caráter fragil e dependente do colo da mãe. Vai se tratar doente.
Oi Ane! Mas o que é discreto e reservado? Ter que procurar um "lugar propÃcio"? Minha esposa, onde estiver e meu filho mais novo quiser, abre a blusa, tira o seio e oferece. Eu acho fantástico isso e chego a invejar essa relação de provedora da única fonte de vida dele. Veja, só queria entender o conceito de "discreta e reservada" pois realmente não acho que seja necessário haver "local" e "jeito" de fazer... bastaria simplesmente FAZER...
É impressionante! A gente sempre acha que uma pessoa tão imbecial nãoconseguiria se superar da sua última pérola... e não é que NOVAMENTE eleconseguiu !? Deve ter prêmio pra isso! Óbvio que deve ter sido nutrido abase de NAN ou Aptamil, já que a projenitora mesmo tendo leite de sobrenão podia amamentar pq ou era isso ou não sair de casa, já que segundo acartilha dele, deve ser algo entre 4 paredes. Meu caro, é algo simentre mãe e filho ou mãe, pai e filho...
so para não dizer que a ingorância de entender que a amamentação é a desexualização total do seio...enfim. ignorancia pura. e lá estou eu dando ibope para ele...hehe
fácil saÃda para situação tão constrangedora:"ignorantes são os outros". E continuas dentro da caverna, meu caro. A mim fica a certeza de não és ingenuo, não claro que não. Usou palavras e colocou lado a lado, isso é dizer, sim. É afirmar, sim. Comparações levianas, sim. Não adianta dizer que não. Sabemos que um texto é feito por um ponto de vista. E o seu é bem retraÃdo e amargurado. Sim, podemos amamentar em lugar reservado, se essa for a opção e não a ordem. Principalmente longe de seu ol
Tb acho que o ato de amamentar é uma coisa entre mãe e filho. Não curto ver e acho que o João tem todo o direito de se manifestar a respeito.
Oi Camila, bem, não curte ver, não olhe. :-) E sempre será um ato entre mãe e filho (e pai tb!), independentemente de vc ou qq outro estar por perto, pq a relação se dá no ato de fazer e no envolvimento das partes... e não na quantidade de pessoas. Afinal, se fosse assim, um jantar de namorados jamais poderia ser romântico entre eles a menos que fosse só os dois em casa né? Num restaurante nada de beijos e abraços... pq tem q ser entre um e outro né? Só os dois... ou não?
Devia ter se limitado ao outro texto medÃocre... esse ficou mais medÃocre e prepotente, e eu fico ainda mais estarrecida que uma jornal como a Folha se digne a pagar um profissional que escreve tão mal. Piorou a minha já péssima imagem do "senhor".
Seu texto foi tão grosseiro e infeliz que precisou desse outro texto ri.diculo para explicar o inexplicável. Até eu, que ignorava por completo suas considerações sobre qualquer assunto, achei péssima a sua escrita. E olhe que eu não concordo com a forma como as mães tem amamentado seus filhos em público, querendo atenção e escandalo em algo que deveria ser intimo (mesmo que num lugar publico), delicado e natural.
Caramba! A explicação só piorou o que já era péssimo!
Caro João Pereira, eu falei a mesma coisa que vc de forma mais direta e obtive o mesmo repúdio. Creio que não é uma questão de interpretação do povo, mas de imbe cilidade geral de quem lê.
O bom escritor consegue passar para o leitor exatamente a mensagem que ele quer dizer, mesmo que repleto de ironias.Esse não foi o seu caso. Se a mãe ideal é aquela que entende esse tipo de texto chulo e nonsense, eu dou graças a Deus cada dia mais por não ser a sua mãe e muito menos a sua irmã. E mais: dou graças a Deus por não ser a sua leitora ideal, afinal, me entristeceria ser tão pobre de espÃrito. Para mim, você não passa de um escritorzinho meia-boca.
Pois é Mariana, concordo! E ele já sabia disso, pois como ele mesmo conta, já foi avisado deste erro há 12 anos! Sabe aquela história de que errar é humano e persistir no erro é bur rice? Por 12 anos então??
Ih, o Coutinho magoou! Claro que os leitores entendem o que você quis dizer; você só misturou os assuntos...
O bom comunicador é aquele que consegue se fazer entendido, por mais complexas que sejam suas reflexões.
ótimo. se eu ler Kant e não entender a culpa é dele (do Kant) e não minha.
Por que vocês dão tanta bola para o Diogo Mainardi que come bacalhau?
Perfeita comparação.
Felizmente, como dissestes, sãominoritários. Não há "fair play" nessa relação de pseudodiálogo: tu tens a palavra em um meio de comunicação,mesmo que em monólogo. Nós, mulheres mães que amamentam, somente temos apalavra quando congregadas em eventos com denominação grotesca, comoclassificado por ti, como "Mamaços". Inteligência, humor e fair play: o meucolunista ideal é, também, sem a menor dúvida, um cidadão ideal. Não é o seucaso.
De longe o melhor comentário!
aplausos p vc Ligia!
Você deve estar bem acostumado com os outros atos "naturais", mas com certeza não faz a mÃnima idéia do que significa amamentar.Bom senso significa também entender que se um bebê mama no minimo de 3 em 3 horas (e o certo é a livre demanda, ou seja quando o bebê pede), por perÃodos que chegam a 45 minutos e que considerar a amamentação um ato privado significaria colocar todas as mães por pelo menos 6 meses em reclusão. Chato é ter que explicar isto!Por isto a amamentação é sim
de uma mulher simples , pobre, sem estudos, quando , há muitos anos atrás manifestei desconforto ao ver uma mulher amamentando sua criança . Ela me disse: " Elisamar, não é peito de mulher, é peito de mãe".... Mas simples e direito , impossÃvel.
como por exemplo assoar o nariz. Porém no caso da amamentação é uma ato tão natural, tão desprovido de erotismo, que fico pensando se os que se incomodam não deveriam promover uma auto -análise para descobrir por que se sentem desconfortáveis. Eu pessoalmente me sinto mais desconfortável com as campanhas publicitárias que exibem sensualidade e nudez de forma agressiva sem respeitar a sensibilidade de quem quer que seja. Para voltar á amamentação, citarei a definição que ouvi .... continua
Não se iluda, os leitores que o criticaram não o fizeram por não entender a sua ironia (se é que assim pode-se chamar suas comparações de mau gosto), mas sim por não concordarem com sua tese absurda. Você pode citar Swift na tentativa de fazer suas idéias parecerem menos tacanhas, mas é isso o que elas são. Amamentar não estabelece um conflito entre o público e o privado, corrupção, cenas de sexo fora do horário e tantas outras mazelas que o senhor ignora, sim.
João, até para a ironia é necessário elegância. E você foi absolutamente grosseiro e infeliz. Provar um teorema por absurdo requer classe, o que nem na sua justificativa você teve.
Nossa, o que custa um pouquinho de discrição na amamentação, até por questão de higiene e, realmente, fazer disso um momento Ãntimo entre bebe e mãe? Uma mamadeirinha e uma chupeta resolvem o problema até a mãe chegar em um lugar adequado, limpo, sossegado.
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
Caramba, como te crucificam por expressar algo! Não ofendi ninguém, realmente não sou mãe e nem quero ser (jamais o seria sem ter condições de dar o melhor para o bebe), e sinto se sou ignorante no assunto "amamentar", apenas sei que é salutar.. a única coisa que defendi é a discrição, não sair expondo as tetas num ônibus ou algo parecido, pois pessoas podem se sentir incomodadas com isso. É minha opinião, por favor respeitem.
Hahahahahaha. Quanta bobagem!!! Essa criatura não deve ser mãe (tomara que jamais o seja). Pensar que se pode dar mamadeira para um bebê que mama no peito é, no mÃnimo, muita igno.rância. Quer defender disparates, defenda-os, mas use argumentos válidos. Antes de escrever asneiras informe-se um pouco. Isso que escreveu é muita burrice!
Eu li isso mesmo? Mamadeira e Chupeta? Amamentar em público é falta de higiene? Aurea, até eu como homem e pai sei que não há meio mais estéril de se alimentar do que sugar direito do seio da mãe. Não há nenhum contato externo nisso... Já fui muito desinformado como vc, mas procurei saber por não acreditar que Deus seria imperfeito a ponto de crirar o ato de amamentar e depois pensar "Ih caramba, tenho q fazer uma mamadeira e uma chupeta pq se não como vai ser?" Vc consegue imaginar i
Aurea faço coro com a Dea Procure o posto, ou entao visite o site da OMS, depois tire suas conclusoes...Mamadeira nao e higienica muito menos chupeta! Discriçao nao e a mesma coisa que se esconder.
Mamadeirinha e chupeta???!! Essa indicação só demonstra sua falta de informação sobre amamentação e bebês. Consulte um posto de saúde.
Coutinho, sempre li seus textos e acho-os muito inteligentes. Porém o ultimo, causador da polêmica eu não li. Talvez melhor assim,pois eu poderia vir a ser incluida naquele rol dos que não entenderam o sentido que você quis dar. Em relação ao assunto que você abordou, não concordo com sua opinião. Não penso que falta bom senso á mulher que exibe o seio desnudo no ato da amamentação em público. É certo que nem todos os "atos naturais " devam ser feito em público. continua... /p
fome enquanto ela se auto censura, com um pudor falso, vil e banal, "Não vou mostrar meu seio" O MAMAÇO é muito mais do que só amamentar em público é um grito de mulheres empoderadas dizendo"Nosso corpo não é seu objeto sexual, exlcusivo. Nossos seios são para alimentar nossos filhos e que o erotismo associado a eles vem da admiraçao ancestral de seios fartos alimentando um bebe...Com esse texto o sr. só confirmou de que nao sabe do que fala.Seja um pouco mais humilde, e saiba reconhecer seu
valores incoerentes. Uma sociedade que AMA o Big BROTHER, a 11 anos, onde se ve muito mais falta de bom senso, do que uma mulher amamentar um bebe. Em tempos de legalização da união Gay me espanta que amamentar em público, sob livre demanda seja algo chocante para alguns. Mamaço sim, não é palavra grotesca, é uma marca do movimento. O sr. é tão arrogante que nem se deu o trabalho de saber por que as mulheres lutam contra essa censura hipócrita. Grotesco para mim é uma mãe deixar seu bebe ber
Esta reportagem ficou pior que a outra!!! Acha que sabe tudo??? Sua opinião não é a nossa opinião...
Ironia sem sutileza passa a sensação de deboche simplório, principalmente quando se toca num assunto tão sensÃvel. Não seria genial conseguir com que 99% de leitores entendessem o que se quer escrever sem pré-leituras recomendadas?
Sr, Pretensioso, Entendo que partindo de um ego machista e hipócrita como o seu, a unanimidade de desaproaÇà o de seu texto anterior tenha ferido seu orgulho. Entretanto ainda me sinto ingnada nao so com o conteudo(ironia ou nao) de suas publicaçoes quanto com sua arrogancia em achar apenas por que e letrado, ter o direito de criticar as mães participantes do mamaço e que com esse movimentao buscam alem do direito de amamentar em público, mas sim comunicar a sociedade queela dee
sou um desses caras literais qdo li sobre mamaço já pensei que tinha a ver com o lulla mamando nas elites....kkkkkkkkk.....
Você subestima seus leitores, meu caro. Deve achar que mães que amamentam dificilmente sabem quem Jonathan Swift foi, possivelmente só devem ler revistinhas de conteúdo pobre. O senhor sim, um cara letrado, sabe escrever e entender um texto irônico. Você é um pobre coitado cheio de travas. Análise costuma resolver, fica aà a dica.
Ok, Sr Coutinho.... O Sr não é um fascista, apenas escreve muito mal. Seu tom debochado, arrogante e pseudo-intelectual apenas demonstra os malefÃcios que a culpabilização da amamentação podem causar a uma pobre criança. Tivesse sido amamentado livremente, como toda criança merece, o senhor não teria escrito um texto tão agressivo e violento contra a naturalidade de viver. Por outro lado, o movimento de amamentação lhe deve muito. Graças à sua falta de talento a mobilização foi
Ligue não, João. Nessas horas é que devemos evocar a Navalha de Hanlon: "Nunca atribua à maldade o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez".
Em um paÃs onde a nudez é tratada com tanta "naturalidade" me admira a repercussão do mamço em São Paulo, como se fosse um escândalo as mulheres receberem criticas por amamentar em público (!). Amamentar é questão de bom senso e direito à saúde. Espero que esse movimento tenha servido para a conscientização das mulheres sobre esse direito de amamentar, aonde quer que seja. Abraços
Pois é, Tamiris, a isso se chama hipocrisia: a mulher que pode andar pelada no carnaval é a aprovada pelo machismo, é a mulher pra ser aproveitada, pensam eles. A mulherzinha boazinha, que é a mamãezinha, tem que fica em casa amamentando seu filhinho, pensam eles. O "correto" no espaço privado e a "depravação" na via pública. Nada contra o carnaval, aliás. Tudo contra a hipocrisia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Ponto de ordem Voltar
Comente este texto