João Pereira Coutinho > Ponto de ordem Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. Tatiana Lima

    Nao sei de onde vc tirou que amamentar em público é falta de bom senso, portanto continuo lamentando pelo texto anterior, pela sua incapacidade de ser humilde e se desculpar pelo sem fim de bobagens que escreveu e pela irresponsabilidade perante o alcance que suas palavras tem. Espero que você mude enquanto é tempo. Não pela manutenção do seu emprego, mas pelo seu crescimento como ser humano e respeito ao seu próximo.

    Responda
  2. Ivan Trindade

    Escreve uma estupidez daquela e depois, na cara dura, chama os leitores de burros! O impressionante mesmo nessa história é que você continua tendo esse espaço para escrever suas tolices.

    Responda
  3. Comunista Fundamentalista

    O problema é que, hoje em dia, tudo ofende, todo mundo é sensível, tudo que é dito tem de estar acompanhado de um pedido de desculpas aos que não concordam com o assunto. Aí, vem o pessoal do BLMAF (Batalhão das Leitoras Mal-amadas da Fol//ha) exigir retratação, a cabeça do jornalista, fogueira em praça pública... É de se rir.

    Responda
    1. Andrea Horne

      No Brasil à cada minuto, cerca de 3000 mulheres são espancadas, destas 3000, apenas 1500 ou menos registram boletins de ocorrência.As agressões psicológicas e morais infelizmente não chegam às estatísticas.Ainda assim, num país aonde há poucos anos a mulher não tinha nem o direito de voto, infelizmente ainda nos deparamos com opressões como amamentar ou não em público.por esse motivo que certas analogias podem sim ofender e gerar conflitos, o machismo meu caro está nas entrelinhas...pense ni

    2. Vinícius Loyola

      Concordo integralmente com seu comentário. Bom ver que ainda tem pessoas razoáveis por aqui... Ruim é ver que são a imensa minoria...

  4. Comunista Fundamentalista

    Gostei da ideia do punhetaço ahahahaha!! Mas o povinho bu//rro é assim mesmo... se não consegue entender um texto objetivo, que dirá o cheio de ironias. Espera pelo pastor para dar sua opinião sobre os fatos...

    Responda
    1. adriana santos

      sempre tem um baba//ca pra misturar religião no meio.... a maioria que criticou o texto ENTENDEU, só não GOSTOU... porque o texto é ofensivo e ponto final. Se o João quisesse falar que os gays não podem sair por aí na rua de mãos dadas ele seria proibido, porque é preconceito (ora os gays que pratiquem seus atos íntimos entre 4 paredes). Oprimir gay é ofensivo, mas oprimir uma mãe que amamenta em publico não é... francamente

  5. Carlos

    O melhor colunista da Folha (sem ironia).

    Responda
  6. Carla .

    O bom comunicador é aquele que consegue se fazer entendido, por mais complexas que sejam suas reflexões(2) Concordo contigo Juliana!!!

    Responda
  7. Lucia

    Por que reivindicar algo que nnca foi proibido? Quer dar de mamá? Dê. Mas ponha uma toalhinha em cima do peito, por favor.

    Responda
  8. adriana santos

    não precisava se explicar, a sua idéia foi bem clara pra mim. Seu conceito machista, preconceituoso e arrogante eteve presente nos dois textos. Desculpe se eu sou muito burrinha pra entender o que voce realmente quis dizer, afinal nao sou nenhum genio como voce. Tambem não entendi uma coisa, a intenção do seu texticulo foi necessidade de auto afirmação ou apenas cometeu um erro de escrever sobre um assunto que não conhece (e nem nunca vai conhecer)?

    Responda
  9. Dani Harumi

    errou feio ao relacionar o "mamaço" (defesa do ato de amamentar), com outros atos,... gerou ofensa para muitas mães dizer que o mamaço deveria apoiar tais outros movimentos descritos, ironia lamentável...

    Responda
  10. Luís Silva

    Tudo fruto da falta de clareza no escrito, o que dá margem para conclusões diversas daquela pretendida.

    Responda
  11. Carolina Munhoz

    Vergonha alheia! É isso que a leitura dos comentários dos meus compatriotas causa em mim! Sou sua leitora há muito tempo e jamais o considerei reacionário ou grosseiro nas suas manifestações (a não ser que o seu "alvo" realmente merecesse, é claro). Já havia lido seu texto sobre amamentação há alguns dias e considerei o tom empregado e o conteúdo muito adequados. Sinto muito pela reação de alguns. Espere que você continue escrevendo textos cheios do seu sarcasmo inteligente. Abraço.

    Responda
  12. Fernanda Leal

    Caro Coutinho, A ironia éuma forma de comunicação que obrigatoriamente bota as pessoas para pensarem,diferente dos demais modos. A quantidade de e-mails que você recebeu foiproporcional a quantidade de pessoas que têm preguiça mental. Sua mensagemsobre o "Mamaço" foi realmente para poucos.

    Responda
    1. BobSamuelson

      É verdade Fernanda, realmente parece que chamou os amigos para ajudar. Tem uma turma achando que o texto é dificil e só pseudo intelectuais o entendem, mas ele é bem óbvio, sua ironia não é nada refinada. E o tal Coutinho está preocupado, pq a batata dele está assando, domingo teremos novidades sobre o assunto.

    2. Comunista Fundamentalista

      Ofende quem é bur//ro e não sabe interpretação de texto; seja mãe ou não.

    3. Fabiana Grangeia

      Sim, para poucos idiotas que desconhecem completamente o que significa amamentar um filho. O colunista deve ter ficado tão assustado com a quantidade de emails revoltados com a "ironia inocente" que ofende as mães e só torna mais difícil a vida dos bebês, que chamou os amigos para ajudar?

  13. Dani Harumi

    lamentável...., é por estes tipos de comentários que muitas mães não querem ou abandonam a amamentação, por sentirem vergonha de amamentar...

    Responda
  14. Suzy Santos

    Se já era uma ofensa à dignidade feminina o autor defender que as lactantes não frequentem restaurantes, cinemas ou praças públicas, mas que se escondam entre paredes ou se cubram com panos, véus e burcas para exercer a sua função de nutriz, agora ele reafirma sua postura machista e nos chama de burras, incapazes de entender sua refinada ironia. Sinto, caro, mas teu texto não era irônico, era grosseiro, assim como as tuas idéias sobre esse assunto.

    Responda
  15. Eduardo Barioni

    Gostaria de discordar de você no que se trata do seu conceito moral. Você diz que a amamentação, por ser um ato íntimo entre criança e mãe, deveria, por bom senso, ser realizado de preferência num lugar reservado. Não acredito que a alimentação seja íntima. O coletivo tem que prover as condições da alimentação. A alimentação é garantia humana. Tem coisa mais linda e natural que uma mulher amamentando seu filho? Não torne as coisas mais confusas. Seja responsável, eres formador de opinião. Ab

    Responda
  16. Jacinto

    Admiro muito o trabalho do Joao Pereira Coutinho. Achei seu livro "Avenida Paulista" muito bom. Em um país em que o nível educacional é muito baixo na extensão e na qualidade, o uso de figuras de linguagem é uma iguaria para poucos. A verdade é que a maioria dos que comentaram o texto anterior não o compreenderam. Especialmente nos mais raivosos, era explícita a incompreensão, porque eles sequer entenderam qual era o tema do texto...

    Responda
    1. Mirian Souza

      Entendi bem a mensagem, acredito que quem misturou as idéias foi seu amigo Coutinho, pois se queria tratar sobre a indiscrição ao amamentar deveria ter tratado diretamente sobre este assunto e não sobre a amamentação em si, que nada tem a ver com mostrar os peitos! Foi um texto ofensivo e sem qualidade! O uso de figura de linguagem realmente é para poucos, a pessoa precisa ter experiência e qualificação pra saber fazer bom uso.

  17. Robertp

    jornalista João, entendo a sua preocupação e nesta altura do dia (ou sem ironias: a esta hora) ter que se explicar. Eu já passei por diversas situações onde o que eu escrevi não foi o que o outo leu. Eu telefono para a pessoa e explico com as palavras o que com as mãos digitei. Mas tudo bem, acho que faz parte. Talvez por isto encontramos críticas a respeito de algum escritor do século 18 ou 19 e nestes dias se diz que estavam à frente do seu tempo. Acho que somos genios. Com ou sem ironia.

    Responda
  18. Dani Harumi

    entendemos muito bem seu ponto de ordem, que afirma que o "ato natural' amamentação, assim como o S-exo e a M-asturbação deveria ficar entre quatro paredes!, ok, as mães devem ter "Bom Senso", no entanto lhe digo que a amamentação é um direito garantido, até por lei! mas o único "Bom Senso" seria a mãe alimentar o bebê toda vez que sentisse fome, isso quer dizer, seja em público ou não.... afinal o "local reservado" não existe na rua, numa galeria... a menos que a mãe se "reserve" em casa...

    Responda
  19. Andre Meiroz

    O problema é que você foi realmente infeliz, João. A "reductio ad absurdum" que vc tentou fazer não cabe, por ser simplesmente absurda. Não há como comparar a amamentação com as outras atividades mencionadas.

    Responda
  20. MILENA CAMPOS EICH

    Seria de bom senso se vc calasse a boca, parasse de escrever, pedisse demissão ou fosse demitido. Seu texto "Mamonas Celestinas" não é digno de ser explicado, porque peca não só pela lógica como pela ética. Burrice e mau gosto num só lugar! Seus argumentos equiparam entre si elementos que sequer são comparáveis e produzindo aquilo que em produção textual chamamos de FALÃCIA, não de IRONIA!!! Não vem agora querer botar a culpa no leitor. A culpa é da sua imbecilidade, apenas dela.

    Responda
  21. sergio maria

    Quotidiano???

    Responda
  22. adriana santos

    o cara realmente perdeu a oportunidade de ficar quieto mais uma vez.... o inteligentão acha que os leitores são burros... achou que ninguem entendeu o seu textículo irônico e preconceituoso... Se você acha que deve restringir o ato de amamentar a 4 paredes é porque não deve ter filhos, ou me ensina a explicar a uma criança de 3 meses a entender a mamãe dizer "agora não pode mamar querido, estamos na rua" quando ela estiver berrando de fome...

    Responda
    1. Andy

      Depois dos comentários aqui apresentados, fica dificil tirar a razão do cara

  23. peter griffin G.

    Na boa Coutinho, faltou clareza ao seu texto, talvez por que vc, embora seja um bom colunista, nao domine a técnica da ironia, tão bem utilizada (e compreendida) por nosso Machado de Assis. Pense, se um número absurdo de pessoas não gostou de seu texto, seria justo que a culpa seja direcionada a eles? Seriam todos tolos e ignorantes? No entanto, continuo aguardando ansiosamente por seus próximos textos, sem qualquer mágoa ou rancor, até porque tanta bobagem só podia ter sido ironia. Abraço

    Responda
  24. Ana

    Caro colunista, eu sinceramente até entendo o seu ponto de vista, mas nela existem variantes que não podem ser esquecidas. Se fosse em outro país, com uma cultura diferente da brasileira, (não digo melhor nem pior, digo diferente), seria cabível o seu texto. Por incrível que pareça eu o entendo. Não vejo porque um lenço sobre o seio ou uma fralda de pano impeça de continuar sendo um ato natural e bonito. Mas por outro lado, num país onde a exibição tão somente pelo apelo sexual é natural...

    Responda
  25. navegador1

    Meus amigos.Você tem razão.Mais de 90% dos leitores é de difícil compreensão, os chamados analfabetos funcionais.Não entendem o que está escrito, nem que seja a história da branca de neve.São burrinhos, mesmo.Notícias para eles tem que ser tudo mastigado e bem digerido.Não espere que entendam sutilezas e abstrações.Cascas grossas não sentem os tapas com luva de pelica.E podem me malhar que estou pouco me lixando para vocês.E tenho dito.

    Responda
    1. Thayana Escobar

      "que estou pouco me lixando para vocês" Não só para vocês, mas também para a língua portuguesa!

  26. NICO

    Cliquei no link, fui lá e li seu artigo. Você já considerou mudar de profissão?

    Responda
  27. Oto

    Realmente é difícil esperar coerência do povo brasileiro ..... Vejo as criticas sem nenhuma ligação com o texto. Concordo que a amamentação é natural, mas é constrangedor a mãe tirar o mamaço na frente de uma multidão. Deve ser em local discreto, aconchegante, para que seja um momento agradável para mãe e filho. Para mim, a mãe que amamenta no meio de uma multidão, quer mesmo é aparecer, se sentir desejada como mulher.

    Responda
    1. Igor Sant'Anna

      infeliz comentário. focado no desejo da mulher quando amamentação trata-se da necessidade de uma criança, não somente nutricional...´preciso se informar para se ter coerência meu caro.abraço

  28. Ed Recife

    nunca mamou...

    Responda
  29. Fernanda Alves Ramos Beltramelo

    Senhor João alguma coisa, o senhor sabe que está tocando num ponto fraco das mulheres mães e ainda assim insiste na provocação. É engraçado ver que no carnaval as mulatas e branquelas da mídia popular desfilam com seus seios siliconados à mostra e mesmo assim não sofrem sensura, porém, em sua mente retrógrada as mães são imorais ao amamentar em público. Pobre homem, talvez use a ironia para suprimir traumas por não ter sido amamentado com amor.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
    1. Fernanda Alves Ramos Beltramelo

      kkkkkkkkkkkk!Escrevi censura com "s" porque estava amamentando enquanto respondia suas babaquices tolinho!

    2. Ana Julia Colameo

      sensura, censura, xensura...dá na mesma, seu fundamentalista de 12 anos...

    3. BobSamuelson

      Comunista fundamentalista ou sensura? o que é pior. E pra deixar claro, sou comunista, e obviamente não sou fundamentalista.

    4. Comunista Fundamentalista

      Sensura?

  30. neli souza

    Desculpe o articulista,mas não se trata de o leitor não entender "ironia",trata-se antes de o autor não saber usá-la.Não sou uma leitora superficial nem ingênua e não reconheço de forma alguma no seu texto oa linha de raciocínio que apresentou aqui.

    Responda
  31. Dani Harumi

    meu caro, sua justificativa não colou muito bem... é evidente que o ato de amamentar deveria ser íntimo e reservado, mas pena que em muitos lugares não existe esta opção! você acha que as mães adoram amamentar no meio da galeria ou em cabines telefônicas? por exibicionismo?, se não, imagino que na sua tese a mãe deveria se enclausurar no período de amamentação e evitar passear com seu bebê... ou então correr para dentro de banheiros públicos quando a fome do seu filho apertar... francamente!

    Responda
  32. alaine santos ramos

    Bem, pra mim ficou muito clara a intenção no texto "mamonas celestinas". Fiquei chocada de ver que na mente da maioria, aquelas frases puderam parecer literais. Fica claro que há grande diferença entre o modo de pensar de alguém que se especializa num assunto, e aqueles q pouco entendem e ainda assim se arriscam a comentar a respeito, assim como eu. Só gostaria que o senhor fosse um pouco mais suave em mostrar a todos essa diferença. Somos nós, também especialistas em algo q o senhor desconh

    Responda
  33. Fabiana Grangeia

    Meu caro, nós não somos ignorantes iletrados que não sabem até onde vai a ironia e onde começa a "literalidade" das palavras. Entendemos muito bem o que você quis dizer, que é exatamente o que você acaba de afirmar: que a amamentação, ASSIM COMO A MAST*BAÇÃO, o ATO SE*UAL, e a DEFE*AÇÃO, são atos naturais, mas que devem ser realizados entre quatro paredes. Perdeu mais uma chance de ficar calado: o seio de uma mãe amamentando só pode parecer algo escandaloso ou obsceno a uma mente doente. /p

    Responda
  34. Bruna Almeida Dutra

    Será que não é o caso de fazer uma autocrítica, senhor João Coutinho? O senhor fala de bom senso porém o que demonstra é total desconhecimento da situação das mães que amamentam. Que tal uma conversinha com profissionais de saúde dessa área antes de emitir tal parecer? E que tal reconhecer que o tom utilizado em sua resenha foi grosso e provocativo? Quando escrevemos, nossas palavras são capazes de tocar os sentimentos das pessoas, o que dizemos não fica somente no plano racional.

    Responda
    1. Bruna Almeida Dutra

      segundo (fazendo malabarismo com as mãos para segurar o bebê, o paninho, e tirar o seio da blusa, tudo ao mesmo tempo). Depois de todos esses cuidados, se alguém tivesse visto alguma coisa demais é porque estava prestando muuuuita atenção no meu seio. E após essa maratona, eu estava me lixando pra quem tivesse incomodado. Eu que não ia deixar meu filho com fome nem dar mamadeira com leite artificial estando eu cheia de leite.

    2. Bruna Almeida Dutra

      Porém não são todos os locais públicos que possuem os tais "lugares reservados". Então o meu bom senso me mandava ir ao estacionamento amamentar no carro. E se isto não fosse possível (carro estacionado em local muito distante ou perigoso), o meu bom senso me mandava colocar um paninho na frente e tirar o seio da blusa com a máxima discrição possível, já com a boca dos meus filhos bem próximas, de modo a não expô-lo mais que um segundo

    3. Bruna Almeida Dutra

      O período de amamentação é sempre um momento delicado na vida de qualquer mulher, principalmente o início, onde estamos inseguras, vulneráveis, em transformação, em descoberta, desgastadas física e emocionalmente. Daí ainda sermos obrigadas a nos deparar com "pérolas" como essa que o senhor escreveu... ninguém merece! O meu bom senso, nos períodos em que eu amamentava, me mandava procurar um lugar reservado quando estava em local público.

    4. Bruna Almeida Dutra

      O assunto abordado e o tom utilizado certamente mexeu com os brios de muitas mães. Considero assim totalmente normais e dentro do esperado as respostas recebidas.

  35. Renata Idargo

    Acredito que a maioria que se manteve contra já esteja tão "sufocada" pela banalização de assuntos "tabu" que nem consiga perceber o quão libertadoras poderiam ser as idéias sugeridas em sua coluna. Já estão tão distantes do natural que só conseguem chegar ao rótulo, sem entrar em contato com o essencial. Enfim, sair da zona de conforto pode sufocar e a atitude que prevalece é o medo. Medo gera raiva e intolerância. Desejo que escolhemos o amor, que traz consigo o respeito. Continue ousado!!

    Responda
    1. Cleyton Boson

      Idéias libertadoras? Me desculpe Renata, mas o texto do Coutinho é um horror. Em vez de se defender, ele deveria se desculpar, seria mais digno. O texto é de um conservadorismo capenga, coisa de quem ainda entende o mundo com os olhos do século XIX. A ironia é algo que muito aprecio, mas o texto dele é de 5ª categoria, coisa que até os panfletos dos neoconservadores recusariam publicar. Tenho muitos amigos conservadores queridos e até eles acharam o texto do Coutinho algo deprimente

  36. Cleiton Hermes

    Parabéns João pelo artigo. Fico ainda pasmo como há leitores que se indignam tanto com tão pouco. Pior, com algo que numa primeira leitura do seu texto ficou tão simples e natural ao meu ver.

    Responda
    1. JOÃO MRM

      Parabêns, você sabe usar bem a ironia. rsrsrs

    2. Bruna Almeida Dutra

      Cleiton, como eu já tinha colocado em outro post, quando escrevemos, nossas palavras são capazes de tocar os sentimentos das pessoas, o que dizemos não fica somente no plano racional. O assunto abordado e o tom utilizado certamente mexeu com os brios de muitas mães. Considero assim totalmente normais e dentro do esperado as respostas recebidas. Pra você as reações não fazem sentido pq nunca sofreu com a situação. Pra quem já fez malabarismos p/ amamentar, não é pouco o q foi dito.

  37. Ana Beatriz gomes

    sei...então não temos capacidade cognitiva para entender seu brilhantismo? você que não entendeu nossas criticas!! criticamos o fato do senhor achar anormal a amamentação em público...mas pra o senhor amamentar pe obsceno e quem o critica é burro...aconselho o senhor a estudar mais...de preferência filosofia... e aí sim vai saber dos malefícios da ironia...

    Responda
  38. michelle g.

    Caro Senhor Sugiro que antes de ler, faça o exercicio de interpretar. Aliás, isso deveria ser base para um jornalista. O mamaço não foi organizado no intuito de defender o direito a amamentação, mas o direito de ALIMENTAR onde for possível. Contra o preconceito da amamentação que deve ser visto como algo natural. É direito de uma criança ser alimentada dentro de uma loja, onde ela estiver com fome. É estupido demais ligar a amamentação a um capricho da mulher e nã

    Responda
  39. Patrícia S. Hernandez

    É triste abrir um jornal em busca de informação e lazer e encontrar Egos escritores.Acredito que a ignorância, às vezes, cega os olhos de quem a vê assim em todo canto, em leitores discordantes, em grupos promovendo a discussão.Lamentável as comparações que o colunista fez. É como comparar o cérebro do colunista com nozes. As nozes não são ocas e ainda tem um sabor capaz de provocar sensações e reflexões bem mais prazerosas.

    Responda
  40. Thiago Iverson

    Impressionante o tom raivoso de alguns comentários, especialmente das mulheres... Parece-me um pouco paradoxal que as mesmas que defendem um ato tão nobre como amamentar (sem distinção de lugar ou tempo) possam ser as mesmas autoras de comentários tão destrutivos direcionados ao autor do texto. Algumas falam até em "falta de surra"!

    Responda
    1. Artur

      O que eu acho pior nisso tudo é o uso de preconceitos maiores pra se combater preconceitos menores. Afirmar que o autor do texto tem uma falha de caráter porque não amamentou quando bebê é de lascar e no entanto é isso que afirma boa parte das indignadas senhoras. Qual o preconceito maior? Afirmar que a amamentação, por ser um ato de satisfação biológica, deva ser praticada em local privado (com o que eu não concordo) ou afirmar que alguém é um monstro porque deixou de mamar na infância? /p

  41. Thiago Iverson

    Acredito que estamos vivendo numa sociedade cujos valores estão em transição... os valores antigos que defendem, por exemplo, a condenação moral da exibição do seio no ato de amamentar em público, convive com novos valores, mais liberais, que veem em tal proibição antiga uma forma de machismo e hipocrisia. Afinal, qual o limite do pudor? Quando devemos lançar ou abrir mão da discrição em público? São perguntas para as quais não há resposta consensual.

    Responda
    1. Mirian Souza

      Aurea, quando vc crescer vai entender melhor as coisas !

    2. Cleyton Boson

      Existem diversas formas de defender um ponto de vista. A forma escolhida pelo autor foi grosseira, agressiva e ofensiva. Ele é merecedor de todas as críticas que recebeu e muito provavelmente não vai aprender nada com isso, pois sofre de uma clara necessidade de auto-afirmação.

    3. Thiago Iverson

      Aurea Namora comigo? Se, porventura, fores casada, favor ignorar minha audácia...

    4. Andy

      O povo é muito melindroso, não pode defender um ponto que já sobem nas tamancas. É o povo mostrando que é povão mesmo... lamentável

    5. Aurea Garcia

      Eu também estou meio perdida no meio de tanta agressividade... ok, se o momento "íntimo" entre mãe e filho pode ser feito em qualquer lugar, por que não o momento íntimo entre namorados? Qual o limite do pudor? Afinal, se tudo é um ato celestial, santificado, a fertilidade também deveria ser celebrada em público, não? Afinal, isso já foi feito em outras sociedades...

  42. Rita Costa

    Acho que é muita energia gasta a toa, gente.. Eu amamentei e sempre vou amamentar em qualquer lugar que eu estiver.. esta discussão é muito boba.. basta cobrir o seio, pra não constranger ninguém.. pronto, acabou..

    Responda
  43. Thiago Iverson

    O autor do texto não foi contra a amamentação, mesmo em local público, o que seria absurdo, obviamente. Claro que o ato de amamentar não pode depender de lugar e hora para ocorrer... mas apenas da vontade e necessidade da criança, porque a amamentação é crucial para a saúde do bebê não apenas no presente momento, mas por toda sua vida. Na verdade, a grande questão aqui é cultural e tem tudo a ver com a sexualização dos seios. Essa questão ainda gera divergências.

    Responda
    1. Cleyton Boson

      Thiago, eu realmente não entendo as razões de você tentar defender o texto do Coutinho. Ele escreveu um texto infeliz, provavelmente ele apoiaria uma lei que proíbe o biquini de duas peças na praia, ou a criminalização do beijo público. O texto dele não é só conservador (existem ótimos textos conservadores), o texto dele é tacanho. É indefensável.

  44. Rita Costa

    Pra mim ficou claro que a citação das outras necessidades básicas foi apenas uma colocação para apontar que o fato de algo ser natural, por si só, não basta pra que seja explícito. Curioso é que EU, mãe de 2 filhos que amamentou os dois por 2 anos cada, não vejo qualquer associação entre amamentar em público e expor o seio em público. Discrição nunca matou ninguém. O meu limite acaba onde começa o do outro. Aprendi isso na escola. Será que a "Prô" tava errada?

    Responda
    1. Mirian Souza

      Alguém aqui, fora vc, falou em "expor o seio em público"???? ao que sei, o que está sendo discutido aqui é sobre amamentação pois é disso que se trata o "mamaço".

  45. Ana Sena

    Resposta coerente com a arrogância demonstrada no texto. Infelizmente a estupidez e a ignorância, assim como outra série de preconceitos e argumentos igualmente ignorantes (a de que o autor deve não ter sido amamentado foi um dos piores) também apareceram do lado de quem o criticou. Apesar de continuar não concordando com o seu texto - talvez por limitação intelectual para merecer ser uma de suas leitoras - também sou contra as agressões que apareceram entre os comentários.

    Responda
  46. Thiago Iverson

    O que o autor coloca é que o ato de amamentar pode, e deve, ser realizado em qualquer lugar, mas com discrição, caso seja levado a cabo em espaço público. Concordo com ele. O texto original, como ele ratificou, não vai de encontro à amamentação. O argumento é simples: se a defesa da amamentação em público baseia-se na naturalidade do ato, por que não também tolerar outros atos naturais como fazer sexo e urinar, por exemplo? Ou alguém acha errado ou "feio" quaisquer desses atos?

    Responda
  47. Andy

    Deviam ter descido a borracha naquelas mulheres para aprenderem a se portar e fazer seu "ato natural" em reservado, não torna-lo atração publica.Hj em dia tem marcha pra tudo mesmo, pra mac onha, pras vad ias, por q não pro mamaço? Tá tudo perv ertido mesmo...

    Responda
    1. ANA VASCONCELOS

      Gente, ele tá só querendo a atenção que a mãe dele não deu quando ele era bb pq o pai dele achava que era vulgar expor o seio em público. não o repudiem, coitado. façam igual aos pais dele faziam quando ele pedia o seio da mãe: ignorem-no...

    2. roger nikity

      Thayana... vc ainda conseguiu responder... eu ria tanto desse post que não tava conseguindo nem dar "DISLIKE" no post! A marcha da ma_conha e da pros_tituição agora tem o mesmo objetivo que a marcha q defende a amamentação... uahahahaha! Figura esse Andy... nem dá pra lever a sério!

    3. Thayana Escobar

      AMAMENTAÇÃO = PERVERSÃO."Deviam er descido a borracha naquelas mulheres para aprenderem a se portar e fazer seu "ato natural" em reservado". Tem como argumentar com um sujeito tão traumatizado a ponto de escrever isso? Você sofreu abuso sexual quando criança, Andy Campos? Sabia que há tratamentos com terapia que podem te ajudar?Busque auxílio de um bom profissional, você ainda pode ter uma vida normal, se quiser!

    4. Andy

      João Pereira Coutinho, estamos juntos nessa. Quem sabe um dia poderemos trazer um pouco de recato a essa sociedade já tão pervertida

  48. Bárbara Alvarenga

    O problema do seu texto não é ser a favor ou contra a amamentação e nem a ironia e sim a palhaçada de comparar amamentação com atos despudorados. Amamentaç ão é algo essencial a sobrevivência e saúde do bebê, neste caso deveria ser tratado com muito, muito respeito. Comparar isso com atos sexuais é que foi o ponto muito muito fraco da sua escrita. Ironia é interessante, quando bem escrita e quando respeita a importância do assunto, o que você demonstrou não ter a menor i

    Responda
  49. rachel aquilla

    "Às mulheres que concordam comigo: amamentem onde estiverem! Tenho muito orgulho da minha esposa e jamais a toleria por isso! Haverá os olhares, mas nenhum que pague o olhar do seu filho pra vc nesse momento! :-)" Voto no cidadão que escreveu esse post pra ser colunista no lugar do imbecil

    Responda
  50. Priscila Ariani

    Você é tão arrogante ao ponto de achar realmente que se uma vasta maioria discorda de você isso se dá porque são incapazes de entender sua sofisticada ironia? Pois meu colunista ideal é bem informado, cabeça aberta e entende quando os preconceitos estão limitando o seu bom senso. A amamentação em público incentiva a amamentação. Logo criticar que ela seja feita em publico e fazer comparações grosseira é se colocar no caminho da amentação em geral. Simples assim. Deu pra entende

    Responda
    1. ana basaglia gmail com

      A amamentação em público incentiva a amamentação. Logo criticar q ela seja feita em publico e fazer comparações grosseira é se colocar no caminho da amamentação em geral é isso: amamentação em público, sem preconceitos, sem limitações (paninhos, salinhas etc) INCENTIVA a amamentação!o meu colunista ideal tb é bem informado e cabeça aberta, além de disposto a se informar melhor, qdo não dominar o assunto q vai opinarparece q o joão nem de longe se aproxima disso, a julgar

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.