-
toniquinho
Dá pra ver como pessoas como Gilberto vivem encastelados e nunca andaram no meio do povo. Essa idéia é mais velha que a minha avó. Desde de adolecente e até hoje aqui na minha cidade, as pessoas que moram no mesmo bairro pegam o mesmo taxi e dividem a corrida. Gilberto, agora que você descobriu isto?
-
Kito
Não sei se ainda tem, mas em BH na Afonso Pena, os Taxis ficavam parados no começo da avenida e levavam varios passageiros que iam ficando ao longo da avenida, funcionava muito bem, eu mesmo moro em SP, mas viajo muito e já tive a oportunidade de utilizar, mas em SP acho que vai faltar educação... uai só.... se eu pudesse saia daqui.
-
Jorge Spínola
Sou Taxista e informo que essa idéia não é nova... Na década de 80 houve tentativa de implantar essa idéia porém, houve tentativa de assaltar Taxistas e passageiros (alguns assaltos ocorreram...) gerando insegurança e trauma para todos... Na época a idéia foi abolida...
-
Jorge Spínola
Sou Taxista mas, o que realmente A CIDADE PRECISA É DE MAIS CORREDORES DE ÔNIBUS, mais Ônibus (novos), acesso e circulação de Táxis nos corredores, com e sem passageiros, dessa forma haveria maior fluidez e o Taxista retornaria mais rápido ao seu ponto para atender mais passageiros. A cidade tem muitos Táxis porém pouca fluidez, dando a IMPRESSÃO ERRADA de ter poucos Táxis (o que não é verdade). A idéia não é nova (tentou-se implantar na década de 80), porém, não funcionou....
-
aguia
Pra se ter uma ideia da inoperância do sindicato dos taxistas ainda não foi autorizado a utilização do corredor da av. Roque Petronio, av. cupecê é o corredor mais livre da cidade o que tem muito por lá são os marronzinhos ávidos por multar.Muitas coisas poderiam serem feitas pra melhorar o atendimento aos passageiros desse meio de transporte,sem ter que aumentar o numero de taxis que já é excessivo na cidade de São Paulo.Wilson Barreto
-
aguia
Não ha nenhuma necessidade de aumentar o numero de taxi na cidade de são paulo o que precisa é melhorar a fluidez do transito pra que os taxi deixem seus passageiros no destino com rapidez e esteja livre para conduzir outro passageiro.Infelizmente nós taxistas não temos um sindicato atuante sr.Natalicio Bezerra ta mais pra sacerdote do que pra sindicalista.Uma forma de retornarmos aos nossos pontos seria utilizar os corredores mesmo sem passageiro.
-
Wilson Leite
Continua: a Copa e as Olmpíadas estão aí e não vejo nenhuma cidade se preprando adequedamente na questão da mobilidade. Enquanto nossos políticos continuarem a ter previlégios demais, viveremos essa situação. Se fosse como Suécia onde o político não tem as mordomias existentes aqui, eles não estarão nem aí para melhorar a vida do povo. Se eles tivessem que ir para o trabalho de ônibus ou metrô, com certeza a situação seria diferente. Vamos pensar nisso e nas próximas eleições escolher melhor
-
Wilson Leite
Infelizmente a falência do sistema de transporte público faz com que tenhamos que recorrer a essas táticas simples para diminuir os gastos com transportes que estão cada vez mais altos. Vamos chegar a um momento em que não haverá espaço para aumentar as vias e investimento em transporte de massa será a melhor opção. As empresas também devem acordar para o problema e disponibilizar vestiários com chuveiro e armário para quem quiser ir para o trabalho de bicicleta.
-
Roberto Dota
Gilberto, estamos inventando a roda novamente ? Eu , desde os tempos que estudava no "Caetano de Campos" e tomava o bonde "Vila Madalena" para ir para casa, às vezes fazia oque você está descobrindo, com os colegas de classe para voltar para o Alto de Pinheiros, colado à Vila Madalena. De qualquer forma é bom chamar a atenção dos jovens de hoje para fazerem isso, que representa uma boa economia , menos poluição e menos trânsito. Abraços. Roberto.
-
Gonkas
uma realidade, que pode e deve ser copiada. No Egito usam mini-vans, como as usadas para certo uso turístico, e são táxis coletivos, onde pagas uma quantia irrisória e as vans vão dando as voltas, pegando e recolhendo pessoas, e o trajeto é decidido de acordo com os passageiros e o condutor. Simples, não? E funciona às 1000 maravilhas. Aqui seria apenas facilitar ao máximo a concessão - e a fiscalização - dessas licenças, e apareceriam centenas de táxis coletivos. E milhares de usuários
-
Clauweer
Aprovado!! Enfim cerebro funcionando neste chat.
-
-
Clauweer
Pelos comentários podemos imaginar a cultura desse povinho brasileiro. Como diz um cara aí (...TEM BRASILEIRO COMPRANDO CARRO ZERO SEM NUNCA TER LIDO UM LIVRO INTEIRO...) Que falta faz um pouco de Europa nesta nossa cultura tão decadente. CLARO Q ISSO FUNCIONA. EU MESMO FAÇO COM MEUS VIZINHOS, DIVIDIMOS GAZOLINA, CARRO, TAXI E ETC. SAI MAIS BARATO SIM!!! Do contrário eu tomaria 2 conduções, e amargaria 40min a mais p chegar no trabalho.
-
Michel
Mais uma idéia de jirico!
-
maysa lucas
Caro comentarista, isso nao e invençao de Sao Paulo não, meu filho faz UFOP em Ouro Preto MG e la os estudantes do centro historico dividem o taxi para o Campus ha muitos anos, pagando o preço da passagem de onibus cada um..........
-
claucio gonçalves mendes de carvalho
Em 2002, passei quatro meses em Boa Vista, capital de Roraima. Lá, eu me deparei com uma novidade. As corridas de táxi eram compartilhadas. Os passageiros não precisavam ir para o mesmo destino, bastavam seguir a mesma direção. O preço da corrida era tabelado conforme o bairro do desembarque, de modo que quem descia primeiro poderia pagar menos. O preço da corrida, mesmo para o passageiro que desembarcava por último, ficava igual ao de um ônibus coletivo ou, no máximo, um pouco maior.
-
Sancho Moranes
Gilberto, mas quase nenhum universitário tem $$ para andar de taxi!! Isso funciona pra quem mora em Pinheiros e estuda na Usp....nos Jardins e vai pro Mackenzie....infelizmente não é a realidade da maioria.....
-
Alexandre Valente
A idéia é ótima. Acredito que o compartilhamento do transporte seja parte da solução para a melhoria do trânsito nas grandes cidades. Mas nem sempre o governo apoia, ou até mesmo restringe, vejam o caso dos ônibus fretados na nossa cidade.
-
walter biscaro
Sr. Gilbeerto, friso que sou um grande admirador seu. PS.: Ouço a FM-90,5 todos os dias. Mas, como se diz, aquí nada funciona, sua idéia é ótima, maas infelizmente só funciona do papel. É uma pena. Congratulações, do ouvinte assíduo. Um ótimo dia. Walter.
-
CaKo
Inventor da roda.......cinquenta anos atrás já fazíamos isso, fala sério!!
-
Luisao
As empresas que aluguem vans para buscar seus funcionarios em algum trajeto pre-determinado. Ja basta trabalharmos MESES apenas para pagar impostos. Ainda temos que dar mais dinheiro para a cidade poder funcionar e para as empresas poderem produzir??? Quero mais metrô e linhas expressas passando sobre a cidade. As ruas ja estão lotadas faz tempo. Daqui a pouco, 60 minutos de almoço terão de virar 120, só por causa do transito.
-
Bianca Savini
Realmente isso pode ser a solução para o problema de transporte coletivo na cidade, já que uma parcela "enorme" da população paulistana utiliza taxi para ir ao trabalho e a faculdade todos os dias. Bastante realista.....
-
DONIZETI
Meu caro Gilberto, com muito menos informação que esta sugerida já ocorrem assaltos e sequestros, imagine o que não aconteceria caso alguém disponibiliza-se seu trajeto conforme a sugestão? Na realidade brasileira em que as Instituições de Segurança Pública lidam com ineficássia e leis benevolentes temos como resultante a IMPUNIDADE. Os criminosos só esperam novas dicas para agirem.
-
Clauweer
Nossa mas oq vc entendeu dessa disponibilidade?? Vc pretendia colocar teu CPF, exame de próstata e etc???
-
-
agoracomapelido
A única invenção, é o mapa na internet. Pois antes de existir internet, já colocavam anúncio em classificado de jornal, convidando para transporte compartilhado, em alguns casos até fretando ônibus.
-
João Batista
Caro Gilberto, O correto seria: o governo melhorar os preços dos carros; o salário; a gasolina; os juros... Afinal o brasileiro já nasce infeliz. É tanto juros, enquanto deputados e senadores ganhando um salário absurdo. Alô Dilma!!!!!!!!!!!
-
Clauweer
A idéia é desafogar o trânsito e melhorar qualidade de vida. E sr quer empestear mais as ruas ainda???
-
-
Lucia Helena
"Comunidades inteligentes" eu não sei. Diria "comunidades" mais práticas. Os princípios são mais ou menos os mesmos empregados pelos sites de compras-coletivas, porém sem a presença do "atravessador" virtual. Não deixa de ser interessante.
-
Fabricio Carvalho
Você compartilha seu carro para tirar outros veículos da rua, Gilberto?
-
Fabricio Carvalho
Já faço minha parte, Leandro. Nem dirigir eu sei, o que mais você sugere que eu faça????
-
-
GALO FORTE
Caro comentarista, Aqui em Belo Horizonte/MG, há anos já existe o táxi lotação. Totalmente regulamentado pela prefeitura. Você verá que estes estudantes paulistas não "invetaram" a roda e não "descobriram" o fogo. Se existe novidade, deve ser aí em São Paulo.
-
sisi
Há 4 anos vejo isso acontecendo na USP de Lorena. Como 99% dos alunos vieram de outras cidades, sempre oferecem carona através do site (só para alunos) da faculdade. Isso torna a viagem mais segura, pois quem dirige sabe que tem em mãos o responsabilidade de outras vidas; na contrapartida, no caso de algum imprevisto, também não estará sozinho na estrada. Além da economia, pois é cobrada uma taxa: muito mais barata que uma passagem de ônibus, é claro. Outras vezes não se cobra nada.
-
Alvaro Filho
Interessante, funcional....mas na realidade e cotidiano atual, digamos que meio perigoso...
-
norsonbotrel
Vamos supor que a corrida custe $100. Se duas pessoas obtém desconto de 50%, seria porque os $200 viram $100. Mas e a Bandeira 2, oras bolas ?! Se três pessoas obtém um desconto de 70%, seria porque os $300 viram $90 ?! Agora taxista dá desconto para famílias ?! Gilberto, alguém precisa verificar esses cálculos, hein ? Que vergonha !
-
mduo
quero desconto no onibus e no metrô, pois divido meu lugar com uns 4.... afinal, esses meios de transportes andam com lotação muito além da capacidade...
-
Alecio Jr
Neste Caso Marcelao, favor dividir minha passagem de trem por 8, 4 foi a uns 10 anos atras....Tenta pagar o trenzao na ZL as 6 da manha ....
-
Bruno Senaha
Marcelo Silva 1 x 0 Gilberto Dimenstein Eu alias tenho uma ótima invenção, as pessoas podiam ser mais politizadas e escolher melhor seus governantes, de preferência um que faça transporte público de qualidade, cuide das ruas e faça melhorias; isso também é de uma simplicidade incrível...
-
-
sml
Há muitos anos, lá pela década de 60 eu era caixeiro-viajante. Naqu ela época era comum viajar com dois no mesmo carro, e dividir as despesas de combustivel, hospedagem e alimentação. Mas sem duvidas o comportamento de usuários de taxi aqui narrado por vc é louvável sob todos os aspectos.
-
fernando busch
Caro Dimenstein, acho que vc está precisando viajar um pouco mais...principalmente pela Europa. Lá eu compartilhava direto carros para longas distâncias. Os itinerários e custos eram disponibilizados pela internet.
-
critico comentarista
Não deixa de ser uma boa idéia, mas é muito dificil você achar uma pessoa que vai para o mesmo batelugar ou batecaminho na mesma batehora.É preciso aumentar a oferta de Taxi na Capital de São Paulo, mais 10.000 alvarás de estacionamento como chama o documento para ter um Taxi, porque a Copa do Miundo esta ai.
-
osmarsan
Critico comentarista: Falou a voz da sabedoria. Como você pode avaliar o que é fácil ou o que é difícil? O único parâmetro que você conhece é o seu conhecimento. Só. Victor Hugo dizia: Se você acha que algo é impossível, certamente você encontra-se do lado oposto.
-
Walter Batista Braga
Pois é, nossa prefeitura diz que existe muito taxi em São Paulo, são aproximadamente, 25.000. Quem tem alvará passa de pai para filho, os que querem desfazer vendem, por volta de 120 mil reais. É mercado paralelo que existe. Não é atoa que exista tanto táxi guiado pelos Jack Sparrow.
-
-
Douglasrac
Sinto te desapontar mas esta invenção não é brasileira. Na Europa compartilha-se carros para longas viagens e até quartos.
-
paulinho
chama-se STOPCAR, vários paises. e já tem mais 25 anos
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.