Paul Krugman > Quando a austeridade fracassa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
São centenas de modos de fazerem, no "terceiro mundo" suspendem pagamentos e na cara dura pedem e ou exigem redução ou perdão, coisa que de certa maneira os europeus estão tentado, o Usa foi bem audacioso sendo dono da moeda de referência, passou a pagar menos juros e despejou dinheiro no mercado, se depreciação de cinquenta pontos e ou imposição de redução do estoque de dÃvida são coisas que se confundem, pode ser até de objetivo de reativar a econômia e salvar empresas, mas ajuda a "pagar"
A Alemanha mantém polÃtica de austeridade fiscal e tem tido sucesso por anos, com economia autossustentada e capacidade de exercer o papel de lideraança e de credora. Por que esta polÃtica daria errado? Da certo em um paÃs que anda certo, mas não tem aptidão para sanar problemas de paÃses que andaram errado, justamente em razão da irresponsabilidade fiscal?
A resposta eh simples, Tiago: a Alemanha sempre foi fiscalmente responsavel (ou na maior parte do tempo) todavia se trata de um dos paises mais produtivos da Terra. Resumo: mesmo com austeridade os cidadaos podem gozar de um nivel de vida muito bom. Em contrapartida, a maioria dos paises que entraram na zona do Euro, sobretudo os ultimos, sao pauperrimos e de baixissima produtividade mas imaginaram que entrando na Eurozona teriam padrao de vida alemao... ou sao mais produtivos ou se e
seo moderador, pq esta escondendo os nossos comentarios? os tirou da pagina da materia e colocou "0" comentarios... por acaso, estou mentindo ou ofendendo alguem?
paul, sua analise esta correta. so faltam dois pontos a esclarecer: 1) os bancos destes paises ficaram inssolventes pq os bancos dos eua lhes venderam titlos imobiliarios estadunidenses sem fundo, ou seus derivativos - igualmente sem fundo. 2) a situaçao em volta destes paises europeus esta sendo artificalmente agravada para tirar a atençao dos eua, onde, realmente, a situaçao economica eh grave.
Calote da divida publica americana é assustadora, dos bancos gregos não? Nós brasileiros com um pouco mais de idade já escutamos toda essa ladainha antes! Note-se que quem quebrou o mundo foram os bancos americanos. Eles foram a espoleta que detonou o petardo! portanto, Sr. Doutor tem sujo falando de mal lavado!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Paul Krugman > Quando a austeridade fracassa Voltar
Comente este texto