-
raul oliveira
Não consigo entender como alguns leitores não conseguem entender a intenção do que é sugerido pelo jornalista da Folha. Ele está propondo a "caroneta" exatamente porque o transporte público neste país é indecente e vergonhoso. E nem ele nem nós temos condições de mudar esse quadro. Isso só poderá ser feito por uma efetiva vontade política de governantes, que até agora não surgiu. E lamento dizer que, na minha opinião, ainda não surgiu porque nós, brasileiros, ainda não aprendemos a v
-
jose rosito,jr
Caro Gilberto,estás um pouquinho atrasado,nos USA há 25 anos existem faixas exclusivas p/ autos c/ mais de 1 ocupante.A carona é uma instituição para economizar combustível,mesmo c/ transporte público bom.
-
mario albuquerque
Mudar hábitos, por aqui, é tremendamente difícil ... só no caso de falta de opções.
-
Alexandre Valente
A idéia é ótimo. Eu já uso um transporte divido com 50 amigos todos os dias, chama-se ÔNIBUS FRETADO. Assim evitamos mais carros nas ruas. Se tivesse o apoio da prefeitura seria muito melhor.
-
pedro candido
Burrice? palavreado inconviniente pra uma pessoa tão importante no jornalismo.................... ....
-
cicero
Enquanto houver presidente subsidiando montadoras para vender muitos carros com argumentos falsos de que seria para dar empregos, quando na verdade é para as montadoras financiar as campanhas. Basta ver quanto elas são generosas nas epocas das eleiçoes. Se quisessem resolver de verdade fariaam o que todos os países do mundo fazem: Colocam onibus e metros publicos e não como é no Brasil, onde os setores de transportes, saude, segurança e educaçao estao nas maos dos amigos dos polititicos
-
Lenita
Cícero,concordo com você e ainda continuo firmemente convencida de que a única solução para o transporte de maneira ampla,geral e irrestrita,para o Brasil,é o transporte coletivo em todos os sentidos.Construir redes ferroviárias por toda essa imensidão de país,de norte a sul,leste a oeste,sudeste-noroeste.Enfim,e m todos os sentidos.Dentro de cada estado, todas as que forem necessárias.Hidrovias sérias,embarcações sérias,empresas sérias,horários sérios.Nas cidades, muitos,muitos ô
-
-
cicero
Enquanto houver presidente subsidiando montadoras para vender muitos carros com argumentos falsos de que seria para dar empregos, quando na verdade é para as montadoras financiar as campanhas. Basta ver quanto elas são generosas nas epocas das eleiçoes. Se quisessem resolver de verdade fariaam o que todos os países do mundo fazem: Colocam onibus e metros publicos e não como é no Brasil, onde os setores de transportes, saude, segurança e educaçao estao nas maos
-
Hiram33
Excelente idéia. Só a foto do Gilberto Dimenstein que está um pouco desatualizada no site (rs rs rs)
-
Euclides Tomazelli
Meu caro. Houve um tempo em que eu o detestava, pela tua "arrogância". Hoje somos suportáveis; mudastes tu ou mudei eu; vai saber. Mas o caso é o seguinte: tenho um carro ano 1995 com 32.000 km rodados... ou seja, só faço uso do mesmo quando absolutamente necessário. Não é essa uma boa idéia?
-
Eliel Araujo
Seria burrice utilizar o carro se houvesse transporte público de qualidade. Não devemos jogar a culpa pela falta de mobilidade urbana nas costas das pessoas que são obrigadas a usar o transporte particular diante da ausência de transporte público.
-
Pelopes_sp SP
A ideia é ótima, mais só tem um probleminha e se a pessoa que está dando a corona não voltar para casa, tipo assim na sexta-feira fica até mais tarde tomando um "gelada" ou então fazendo hora extra ?????
-
Braga
Como o espaço foi curto, creio ser interessante relatar que, cada condomínio da Barra da Tijuca, local nobre do RIO, onde a maioria trabalha no centro, possue contratos com tantos ônibus quanto necessários, o que é um dos incentivos mais observados para que se more naquela região. Esse tipo de TRANSPORTE SOLIDÁRIO, já funciona eficientemente, há uns 30 anos, o que mostra que foi assimilado e aprovado pela população...TALVEZ fosse uma outra boa sugestão a ser apresentada às demais cidades?!
-
Braga
Esse genial "OVO DE COLOMBO" já rola pelo país há muitos anos, com outro nome: TRANSPORTE SOLIDÁRIO. E, não é essa "velha CARONA" de que estão falando... Ou será que nunca viram passar, na ida e na volta, uns ÔNIBUS ditos ESPECIAIS, que transportam, diariamente os empregados de uma determinada empresa, que residem numa mesma região e fazem um mesmo itinerário??? A maioria desses ônibus não são somente aqueles pagos pelas empresas...O custo é dividido, solidariamente, entre os usuários.
-
agoracomapelido
Acho que o jornalista chegou de Marte recentemente, pois só vive falando desta MARAVILHOSA INVENÇÃO.
-
-
caracas
Esta ideia é muito boa e ja funcionou no brasil , na verdade ela pertence ao general Ernesto Beckmann Geisel ou algum de seus assessores.
-
CLOVIS RAMALHO MACIEL
Enquanto o brasileiro médio fizer do seu automóvel um símbolo de seu valor na sociedade (o que eu tenho e não quem eu sou), a indústria corporativa vai continuar a bombardear a sociedade com suas reluzentes ofertas de carros maravilhosos. Idéia excelente essa aí;espero que o preconceito não seja um empecilho a mais uma idéia que surge na selva de veículos em que se tornaram nossas metrópoles, inviabilizando o deslocamento humano.O princípio de vida comunitária é a única saída numa cidade ego
-
Lenita
Clóvis,concordo com você e fico pensando,cada vez que vejo um carro"novo"sendo lançado,no qual a potência é,sei lá,de 3.0, 4.0,para quê tanta potência se nem nas estradas dá mais para andar:tudo entupido,parado,congestionado? É ridículo.No Brasil deveríamos fabricar somente carros 1.0,para ficarmos todos parados nas cidades e nas estradas.Mas é o que você disse:as pessoas não SÃO mais.As pessoas TÊM,POSSUEM Status,CONTAS GORDAS BANCÁRIAS e por aí vão.Como o nome das"grifes"que cos
-
-
grilo
"um sinal de burrice urbana cada um ir no seu carro"... seria se o estado oferecece transpote publico descente , cidades como Londres ou Nova York , onde o tranporte publico funciona, ai sim não precisa de carro. Mas aqui meu camarda , em bairros ou cidades que não tem metro, o sistema de ônibus é insuficiente e nem ciclovia existe , cê vai fazer oque ???? . Experimente ir de um bairro a outro num busão que passa de 1 em 1 hora , quando passa...
-
gato bravo
é preciso dizer a esse senhor que o brasileiro não demonstra sinais de burrice por livre e expontânea vontade. o brasileiro está acuado (ou se acuou) em função das circunstâncias e até entendo que se acomodou nessa situação.será que ele já se utilizou do transporte público paulista indo de um bairro periférico até ao centro no período entre 5 horas e 9 horas de um dia normal (nem vamos colocar chuvoso,com acidente no trajeto,que todo dia tem). acorda cidadão, saia do escritório e experimente
-
Cancodrillo
Nova York realmente tem um sistema de transporte superior a São Paulo. No entanto, ambos continuam na lista dos dez piores trânsitos do mundo, apesar de NY possuir quase quatro milhões de habitantes a menos. Em praticamente todas as notícias, é quase automático da nossa gente fazer comparações com outros povos e cidades ou, pior ainda, reclamar a presença do estado, enquanto sua completa ausência talvez fosse o melhor para todos. O "catracalivre" é ótima sugestão, ainda que ven
-
-
Carlos Magno Braga Neves
Acho ótima idéia, e em muitos casos, é mais barato o carro que o ônibus como é o caso de quem trabalha na Granja Viana e gasta 15 por dia de bus e de carro sai a dez! Imagine com 3 caronas pagando meia passagem > 3,58x3=10,50, ou seja, 3 pessoas ja pagariam o trajeto indo de graça o dono do veículo (3 pessoas p não desgastar demais o veículo)
-
Luiz Quintino
Puxa vida : não gosto deste Gilberto , mas nesta ele acertou em cheio ! ! ... é deste tipo de informação que precisamos .... algo que acrescente .... que ajude a termos uma vida melhor ... é atraves do jornal e revista .... que os que detem a chance de escrever e falar é que podem ajudar e muito ... !!! .... parabens .... mas parabens mesmo Gilberto ... !!!
-
Cidadão Indignado
Eu tenho outra sugestão: acabar com a restrição aos fretados em SP. Um único fretado pode levar 50 pessoas, ou seja, um número semelhante de carros seria tirado das ruas. A prefeitura de SP (uma das piores administrações da história) preferiu proibir ao invés de disciplinar e regular, só para que a SPTrans tivesse mais faturamento (o secretário de transportes era, "por coincidência", presidente desta empresa). Deu no que deu: metrôs, trens e ônibus superlotados, congestionamentos, poluição..
-
Andre Cepeda
Quando colocar o site do catraca livre, pq já na "linka" direto pro assunto comentado?
-
Claus Marcelino
Parabens para o autor dessa idei, estamos mesmo precisando de idéias inovadores. Espero que as empresas passem a dotar esse método e assim colaborar para um mundo mais sustentavel.
-
liviasi
Não gostei! Como é que vou ouvindo minha música e berrando dentro do carro sem ser interrompida pelo carona? como vou de repente decidir mudar a rota e passar em outro canto antes? fica muito incomodo....Opinião não necessariamente pode ser a mesma q a sua.
-
Lenita
Lívia,você conseguiu expressar perfeitamente o que são as pessoas,nos dias de hoje:de um egoísmo,uma ausência total de sentimento de coletivo,solidariedade, companheirismo,irmandade,afetu osidade.Você não conseguirá sobreviver num mundo sozinha.Precisa dos outros.O mundo não gira em torno do seu umbi-guinho.Você é de uma me-dio-cri-da-de e ego-cen-tris-mo total.Uma ig-no-rân-cia só.Mes-qui-nha,tos-ca,bi-ná-ri a,com somente dois neurônios dentro da sua cabeça:Tico e Teco,um que vai
-
-
Irineu Nogueira
Uma grande idéia para tentar melhorar o transito das grandes cidades SP. Parabéns ao pessoal do Caronetas, pois a idéia é simples, mas tiveram iniciativa e empreendedorismo para colocá-la em prática.
-
irado furioso com tudo
mero paliativo, caro jornalista. O correto MESMO é ter-se transporte publico, urbano, de qualidade, limpo, rápido e com custos razoáveis. Como em qualquer país (ou conjunto de países) de primeiro mundo. Viaja-se a Europa inteira por trem, rápidos, confortáveis, decentes. Está com pressa? avião, a custos razoáveis e PAGÁVEIS. Já aqui, em Pindorama.. bem.. o investimento é sempre em bolsos não muito publicos (metro/sp, 20 anos, metade do que foi feito no mexico, PELO MESMO CUSTO).
-
caio1945
Enquanto ficarmos inventando subterfúgios para compensar a ineficácia do serviço público, o dito continuará sendo cabide de emprêgo e ahntro de toupeiras. É a impostura impondo ao povo pagamento de impostos para sustentar o embuste do sistema público. Solução: implacabilidade, isto é: servidor público pisou fora da linha, vai para o patíbulo e deve ser esquartejado vivo. Afinal, se lahdrão de uma pessoa vai prêso, porque servidor que rowba milhares de pagadores de impostos fica safo? Heim?
-
-
Ane ..
Excelente opção. Aqui na empresa tem 6 pessoas que vem da mesma cidade vizinha, no mesmo horário, saem no mesmo horário e vai cada um com seu carro, muitas vezes um seguindo o outro na estrada!
-
NCO
Parabens, pela lembrança. E tenho a acrescentar que se algumas empresa der suporte tecnico e incentivar tal medida, tudo deve se desenvolver com mais rapidez e eficiencia. Simples, eficiente, bom para o bolso e meio ambiente.
-
rxaviers
A idéia é ótima! O Gilberto Dimenstein e o Lincoln Paiva do Green mobility estão de parabéns por compartilhar soluções sustentáveis desta natureza conosco. Aguardem o www.simbora.com.br, o site ainda está fechado ao público. Mas, trata de uma maneira muito inovadora e fácil esta questão de carona.
-
D Bras
Excelente!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.