-
edval cr
Defender a marcha da maco nha te faz um vici ado impotente contra o vic io..
-
Andy
Respondendo a pergunta do tópico: SIM.
-
mariana r
SIM. Defender esta marcha te faz um criminoso porque é proibidio divulgar para menores de 18 anos, substâncias que possam causar dependência química!
-
PH Andrade
As liberdades de expressão e de associação são cláusulas pétreas da Constituição Federal. Artigo 5º. O resto é conversa fiada. Cabe à autoridade policial, se quiser, observar e prender alguns manifestantes específicos, para coibir os excessos, no caso de apologia ao uso de drogas hoje ilegais. Mas defender a legalização de drogas é muito diferente de fazer apologia.
-
EC
Se liberalizarmos o assassinato vai diminuir os 50 mil assassinatos por ano no Brasil? Cada teoria...Vamos ser mais inteligentes! Quer fumar? Fuma, mas não venha com estas cretinices achando que o povo é tapado.
-
EC
Gilberto, é bem simples, só defende a liberalização da maconha quem é maconheiro. Simples assim.
-
Ricardo E
Tapado é quem julga de forma preconceituosa, como o colunista disse, hoje temos muitos estudos que concluem o contrário, aprenda a argumentar racionalmente Eliseu!!
-
-
Sebastião Simionatto
Todos devem dizer o que pensam, MAS!No futuro se alguém se sentir prejudicado pela influência do que você falou, poderá e irá exigir reparações na forma da lei.Caso você não esteja vivo para responder lembre-se que no futuro seus descendentes tem um dívida social e eles pagarão pelas suas faltas cometidas no seu tempo.Se o Don Lula cobrou desta geração uma certa dívida social pelos atos dos nossos antepassados portuguêses então o princípio esta estabelecido e com sua jurisprudência estabelec
-
dionesreis
O problema não foi a idéia de apologia ou não. O problema foi que os manifestantes não negociaram pelas vias legais do porque da proibição. Já se reuniram e mesmo com a proibição, marcharam e peitaram a polícia. Ou seja, por estas ações, já "avacalhou" por si só um movimento que era para ser pacífico. E cá entre nós, existem tantas coisas realmente mais prioritárias para se reinvidicar!
-
mduo
não, o torna advogado!!!
-
edlo
Vao permitindo tudo, depois do estrago vão dizer- Sorry, me enganei
-
Luiz Miller
Deveria legalizar mesmo. Não uso e nunca usei. Usa quem quer. Igual ao álcool e o cigarro. Pelo menos assim poderia acabar com os traficantes.
-
Lana Faccini
Alcool causa mais destruição a familias, acidentes de transito, danos à saude física e emocional que maconha. Pq nao é proibido tb? É mta hipocrisia, nao? Quem opta por usar drogas nao tem a ilegalidade como barreira, é mto facil conseguir. Legalizar seria uma forma de enfraquecer drasticamente a indústria do trafico e todas suas consequencias.
-
jolufe
Se não concorda com as leis, junte uma maioria junto contigo e mude a lei, é a maneira correta, nunca descumpra a lei para depois tentar mudá-la, vira anarquia.
-
Guto Borelli
Foi isso que se tentou com a tal marcha, juntar um grupo expressivo para mudar uma legislação. Mas, arbitrariamente, esse direito foi perseguido pelo poder público. Vamos acordar, gente.
-
-
carlos
o brasil tem enormes problemas de educaçaomciencias e cultura de verdade,e nos jovens como sao ignorantes e isso ja vem de tempos afora, e estáo preocupados com liberacao da maconha.o que a liberacao da maconha vai nos ajudar? seremos libertos? do QUE? alem de idiotas seremos maconheiros.o jovem deveria tentar ser um cientista de renome internacional,de verdade,tambem.UM FILOSOFO,UM ARTISTA ERUDITO,E TERMOS UMA CULTURA COM ERUDICAO, BASTA DE COISAS POPULARES.CHEGA DE GIL,CAETANO,CHICO,S
-
fernando7719
A liberdade individual, por mais ampla que seja, sempre terá um limite no interesse coletivo. O uso de droga desestrutura famílias, reduz a produção e produtividade, causa violëncia e outros problemas sociais. Assim, a sociedade tem interesse legítivo em vedar o criminalizar o seu uso. Liberar o seu uso não reduzirá o seu uso; apenas incentivará. A violência do tráfico, que atinge basicamente traficantes, é um mau menor que o uso e deve ser combatida sempre.
-
Rodrigo Heráclio Pimentel
Pode até ser verde mesmo: reduziria o tráfico e melhoraria a qualidade da droga (...)Mas, quanto ao usuário, já estamos envolvidos em um mundo repleto de drogas, não tenho favor para qualquer uma delas, porém, não seria melhor pensarmos que somos capazes que atingir a população conscientizando-a, mostrando-lhes os verdadeiros valores subjacente ao uso do(s) conteúdo(s) psicotrópico(s)?Acontece, no entanto, que escolhe-se o caminho mais curto. Por ser mais fácil?
-
Juliana Maria
Justo, justissímo!"Posso não concordar com nenhuma palavra que você, mas defendo até a morte o seu direito em dizê-las.", assim deveria ser com os adepto da maconha, que estejam proibidos de fumar, mas lutar defender a legalização é princípio básico sem o qual nenhuma conquista que hoje temos, aconteceria: voto das mulheres, união estável entre os homossexuais...etc.".
-
Esco
Então tá... quero ver quando voçê for á um reustaurante ou outro ambiente fechado e houver espaço para fumantes de maconha sua mãe, filho ou esposa sentirem o cheiro se voçê vai gostar!!! Daqui a pouco vai ter a marcha das meninas de 10 anos que querem fazer sex.o, a marcha dos ladrões que querem respeito em fim pra onde caminha a humanidade... Meu Deus!!!!!!!
-
Luis Rodrigues
È deprimente o estagio final de um drogado. Esse é o triste fim que a droga,invariavelmente leva a todos que se aventuram a conhece-la. Um Homem ,30,40 anos pra cima,desempregado,todo tatuado,fumando e usando drogas,na casa da "mae" ,invariavelmente com outra drogada,e com um netinho sendo cuidado pela avó.
-
Luis Rodrigues
No fim ,acaba sobrando pra mae,pai familia,assumir essa tragedia. Ai nao aparece nenhum "defensor" de drogas,para ajudar ,eles "desaparecem". Nunca vi, nunca vi nenhum drogado,ajudar outro drogado,como poderia ?
-
-
Chato
Se eu fizesse uma manifestação pra quebrar o Dimenstein eu seria crimonoso?
-
praluma
Neste aspecto concordo 100% com o colunista e suas posições. Acho que a liberação da cannabis acabaria reduzindo muito o poder dos traficantes, teriam menos dinheiro, contratariam menos crianças e adolescentes e os usuários ficariam livres desse contato perigoso. Além disso numa democracia os cidadãos tem o direito de se manifestar a favor dos seus direitos e liberdades, sem repressão agressiva.
-
fernando7719
A liberdade individual, por mais ampla que seja, sempre terá um limite no interesse coletivo. O uso de droga desestrutura famílias, reduz a produção e produtividade, causa violëncia. Assim, a sociedade tem interesse legítivo em vedar o criminalizar o seu uso. Será que para combater homicídicios o caminho seria descriminalizá-lo?
-
peixeira
Nada justifica essa decisão, pois, mesmo sendo crime, ainda tem traficantes vendendo e incentivando menores adolescentes nas escolas, praças e vilas.O governo não pode ceder, esse mal tem que ser extirpados de nossas familias.
-
-
Claudia Arantes
Também acho que não deveriam proibir a marcha da maconha e nem deveria ser proíbido o consumo de drogas. Quem quiser se drogar que se danem matem-se todos, bebam tudo que tem que beber, fiquem mal com doenças e tenham muito câncer de pulmão quem fuma cigarros. Só não prejudicando os outros, como por exemplo, drogados assaltarem e matarem para roubarem um cellular para comprar drogas aí não é correto. Vocês que são a favor façam uma vaquinha para os que não podem comprar não roubem.
-
Fabio
A decisão dos dois desembargadores do TJ-SP refletem o quão anacrônicos e reacionários são os fiéis "defensores das leis brasileiras", que, diga-se de passagem, reflete uma sociedade do período do império...Viva a democracia e o direito de pensar
-
lucaum
comentarista com dois pesos e duas medidas, contraditório, uma marcha da maconha faz apologia que é crime, e fazer passeata e manifestação frente ao palácio do governo é crime estadual também, essas duas leis são anti-democráticas e imorais, porém para Dimenstein passeata de apologia à maconha pode e passeata dos professores em frente ao palácio do governo é crime e a polícia deve reprimir mesmo!é só lerem os antigos comentários deste "articulista" e verão a enorme contradição!!
-
Marcelo Silvestre
Outra coisa que me deixa preocupado em termos de liberdade é a proibição judicial ser feita baseada em futurologia. Assumir que uma marcha contra a violência policial será uma apologia ao crime é uma suposição, não um fato. A justiça poderia ordenar à PM a prisão de qualquer um que fizesse apologia durante a marcha, mas nunca proibir uma marcha com uma suposição de apologia ao crime. Para se ter o crime de apologia, o fato tem que ser consumado antes.
-
denunciante
A proibicao é inconstitucional, pois intenta contra principios como o da democracia e o da dignidadeda pessoa humana, basilares da Carta de 1988. Ela não pode ser feita presumindo-se a apologia ao crime, que para ser imputado deve ser intentado com o estimulo ao uso das drogas, o que nao foi feito. O que as pessoas querem é a discussao sobre sua descriminalizacao, o que é legítimo no Estado Democratico de Direito, e a garantia contra o retorno às ditaduras
-
Marcelo Silvestre
Eu até mudaria de opinião se alguém me provasse que a proibição resolveu alguma coisa. Já são mais de 70 anos de proibição e tudo continua na mesma. Quem quer usar continua usando, é mais fácil comprar do que comprar pão. Quem não consome não consome pq não quer, não pq é ilegal. A única coisa que mudou com a proibição é que agora temos um crime organizado muito poderoso e que corrompe nossas instituições.
-
carcará
Desculpa mais esse pitaco...As pessoas tem direito ao livre pensar e a imprensa mais ainda. Quando denunciei falcatruas políticas, mesmo juntando provas, o judiciário me condenou por danos morais dizendo que as provas eram insuficientes e os políticos continuam na mesma farra. Pois bem, acho que a legislação que trata de danos morais deveria ser melhor redigida. Os direitos sempre devem ser preservados, mas os deveres também.
-
carcará
fazendo valer o que está escrito. O governo teria que se preocupar com infraestrutura, saúde, segurança, educação, prevenção das doenças. Grande parte do que arrecada vai para políticos e pagamento de impostos. Como dizia, acho que deveria haver uma constituinte e que fatos como os que você narra deveriam lá ser discutidos. Sou contra a marcha e o uso das drogas. Talvez a regularização permitisse apenas acabar com o tráfico, mas como diz o colega, não impediria o uso indiscrimando e os crime
-
carcará
Sem preconceito algum sou ainda a favor das regras, das leis e opinião pública que na democracia deve prevalecer. A única marcha que deveria ocorrer nesse momento é no mesmo sentido dos cara pintadas não só para exigir a saída do governo, mas de todos aqueles que estão ao seu redor se alimentando de hipocrisias, de roubos e de falsidade.Deveria ser convocada uma nova Constituinte e nessa oportunidade refazer todas as leis que são milhares reduzindo-as para uma centena fazendo valer (cont) /
-
Marcio Seabra
Eu concordo com o colunista. Eu sou fumante, mas não uso nenhum outro tipo de droga além das LEGALIZADAS. As que compramos em qualquer supermercado são tão ofensivas quanto esta. O que eu acho é o seguinte: Não tem sentido proibir uma menos prejudicial sem proibir as atualmente legalizadas. Ou libera uma... ou proíbe as outras!
-
Brasileiro inconformado
Caro Gilberto: Sim, isso faz de você um criminoso. Pelo simples fato de você ser uma pessoa pública e que este texto infeliz pode influenciar a garotada cair no mundo das drogas. Tenho certeza que você já visitou amsterdã e sabe a zona que é aquilo. Tenho certeza que você não deseja essa porcaria para os seus filhos. Em nome da ética, faça um texto para o jovem brasileiro ficar longe das drogas. Assim, ao menos uma vida você poderá salvar.
-
Marcio Seabra
Falou besteira meu amigo. Quem educa os filhos são colunistas ou os pais? Quer dizer que você joga seus filhos na web pra que ele aprenda por conta própria como viver lendo artigos?Então tudo bem se seus filhos fumarem Marlboro ou beber RedLabel? Porque é legalizado, devidamente permitido e acessível a qualquer idade(embora a constituição proíba claramente). Pára de procurar um culpado para a incompetência dos pais!
-
Antonio Carlos
Caro Mauricio. Se voce tem filhos/netos/conhecidos/amigos adolescentes, converse com eles sobre o tema. Voce vera que tem muito mais influencia que o GD (ou qualquer outro colunista ou qualquer outro meio de comunicacao) sobre os adolescentes proximos a voce. E' preciso dar um pouco de credito aos jovens e abrir o dialogo, escutar, nao so falar. Envolva-se no debate e traga os seus proximos pois a droga ta ali do lado, facinho de obter. O silencio sobre o tema gera desinformacao.
-
-
Osvaldo M
Muitos defendem a liberação da maconha, argumentando que isso acabaria com o tráfico de drogas. Apenas me respondam: É proibido vender CDS ou DVDs? Claro que não, nem por isso deixamos de ver toneladas de CDs e DVDs piratas sendo vendidos por aí. E como seria identificada a erva "legal" da contrabandeada? Em outras palavras, só facilitaria a vida dos traficantes, que ofereceriam seus "produtos" mais baratos, sem impostos. Ou será que alguém quer vendar drogas isentas de impostos?
-
Antonio Carlos
Nao :)
-
ademar bartolomei
Não conheço ninguem que tenha morrido por ter problemas de saude por usar maconha. No entanto conheço muita gente que morreu por beber cachaça e por tabagismo. Ficando então a pergunta: o que é pior ? Porque cachaça e cigarro ( que matam ) são liberados e a canabis não é ? Por saber: não fumo, não bebo e não uso qualquer tipo de droga .
-
TST
Não fiz questão de ler a sua matéria. Só vou responder a sua pergunta (titulo): Sim. Você é criminoso.
-
Eu
Em que mundo estamos? Você escreve pra Folha de SP, e está dizendo um negócio desses ??? Eu sou contra. Você é a favor e, infelizmente, com este textos, leva muitos adolescentes a achar que a maconha é uma coisa boa. Que vergonha !!!!
-
Antonio Carlos
Caro(a) Van. Se voce tem filhos/netos/conhecidos/amgios adolescentes, converse com eles sobre o tema. Voce vera que tem muito mais influencia que o GD (ou qualquer outro colunista) sobre os adolescentes proximos a voce. E' preciso dar um pouco de credito aos jovens e abrir o dialogo, escutar, nao so falar. A droga ta ali do lado, facinho de obter.
-
-
Eu
Sr. Gilberto, texto totalmente pró-machonha esse. Segundo, liberem a maconha, depois liberem a co ca í na, depois liberem o crack. EU SOU CONTRA A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA. Essa é a minha opinião. Alguém vai descordar? É a minha expressão, o meu juízo, a minha ideia.
-
Antonio Carlos
Caro(a) Van. Eu discordo de voce, mas respeito a sua opiniao, a que voce tem direito. Sou a favor da legalizacao da m@conha, mas nao acho que eu tenho o poder de decidir o que e' melhor para a sociedade. Sou um criminoso? Cordialmente.
-
-
Eu
Gilberto Dimenstein, vc colocou apenas argumento pró-maconha. Diga logo q vc é a favor da legalização !!! Bom a minha expressão é: eu sou contra !!!! E não discordem de mim porque é o meu pensamento, o meu juízo, a minha idéia !!! Ou eu n posso me expressar? Isso mesmo, liberem a maconha, depois liberem a cocaína, depois liberem o crack, e vamos em frente !!! Se contar que vamos ter que pagar mais impostos pra FISCALIZAR A MACONHA !!! KKKKK Isso é uma piada mesmo. É o fim do mundo.
-
Antonio Carlos
Caro(a) Van. Eu discordo de voce, mas respeito a sua opiniao, a que voce tem direito. Sou a favor da legalizacao da m@conha, mas nao acho que eu tenho o poder de decidir o que e' melhor para a sociedade sozinho. Sou um criminoso? Cordialmente.
-
-
luiz henrique
concordo!!!! nao ha crime em defender a liberdade de exp;resao, ademais a politica de repreessao as drogas ja se mostrou ineficiente!!
-
Nestor
Sr.Gilverto.!Quem defende marcha-droga o faz da produção ao consumo até as ações e consequências de quem se droga.Ninguém se droga dentro de um templo para meditar.A maioria é para cometer delitos,criar coragem e "cair pra dentro".Eu fui assaltado por dois drogados,com olhos esbugalhados.Não me tiraram a vida não sei o porquê.Percebo que o Sr.procura parecer "moderno e arejado",mas cuidado com suas palavras,pois que se expressa em local privilegiado e joga contra uma maioria vitimizada-indef
-
Luiz Antonio Sypriano
Muito bem pela sua coragem. Estamos construindo a democracia em nossa sociedade, portanto, assino em baixo o que falastes.
-
angelo darin
voce é um desparate, defende a propaganda contra o alcool e defende a liberdade das drogas, voce so pode ser um drogado e não bebado.
-
Alexandre Bueno
"Mas acho que as pessoas têm o direito de expressar publicamente suas ideias". Exatamente.
-
adjunto adverbial
o sentido da palavra droga ainda não foi debatido pela sociedade da étiticaparlamentar. o que deve ser considerado droga são pessoas que sem um nível fundamental em conhecimento em Direito fazendo leis para um país onde se o cidadão "x" precisar conseguir um emprego de gari, tem de apresentar comprovação de nível médio de escolaridade; ou ainda, a droga tributária, onde o sistema em seu estado terminal, vende até a maior vítima desse tipo de droga: a esperança social, para manter o vício. /
-
Klinger Ericeira
O que te fez um criminoso foi o teu nascimento!O Brasil seria um lugar muito melhor sem tua existência. Sonho com o dia em quevoltes para o lugar de onde não deverias ter saído. Porque não deixas o Brasilpara os brasileiros de verdade e vais viver em Israel?!...
-
luizpereira
de acordo com a sua idéia, no mínimo im-be-cil, eu deveria voltar para a italia e minha mulher para o japão. qual é a sua descendencia?? italiana, portuguesa, alemã, ou voce descende de indios?? se voce for descendente de indios, sem nenhuma mistura de etnias, até daria para discutirmos um pouco...mas com certeza voce é so um montinho de m####da
-
carcará
Estude um pouco da história da humanidade e verás o quanto devemos ao povo hebreu. A civilização tem por berço a África e o homem nômade foi com o desenvolvimento do seu cérebro aprendendo a discernir melhor e se acampou na Mesopotâmia e dali foi se espalhando pelo mundo. Da Caldéia desceu o patriarca Abraao para o Egito...Na sumeria, se falava de Noé e dele vieram os camitas, semitas e jafetitas, que foram se espalhando por aí afora. Grande parte da intelectualidade e cientistas são judeus.
-
jose rosito,jr
Professor?? Que mancada ! a propósito : professor de que e onde? precisamos saber p/afastar filhos e netos de sua convivência.Vade retro.
-
Alexandre Bueno
o que faz de VOCÊ um brasileiro de verdade, e não ele?
-
M.V Valvemark
Isto é anti-semitismo declarado!!
-
deminha
Prof. Klinger, explique o porquê de tanto ódio a uma pessoa como o Dimenstein.
-
-
luiz c
Ah...dizem que é ilegal...então é errado...rss Então certas condutas que deixaram de ser crime, como o adultério, foram excluidas porque? Deixaram de ser erradas?? ou será q mudou o entendimento da sociedade que percebeu que tava invadindo a vida privada? Vadiagem tb já foi crime, ou seja, vc n podia ficar à toa na rua pq senão vinha um zé ruela te importunar. Era uma invasão de privacidade tb, e hj não é mais crime. As leis estão aí pra serem discutidas, e não seguidas
-
Oliveira jr
Em que mundo você vive? Poder público vai fiscalizar qualidade? ah, tá... Faça isso com seu dinheiro, então; não com o meu. Estude mais e melhor: a ciência, hoje, é mera ferramenta política. Nicotina estimula o cérebro, ma/conha o aniquila e ambos soltam fumaça. Essa é a idéia: manos chap/ados vs tab/agistas inteligentes... ma/tem os segundos! Eles são um problema para a implantação do socialismo pleno, porque pensam! Faça o mesmo.
-
luiz c
¨Essa é a idéia: manos chap/ados vs tab/agistas inteligentes... ma/tem os segundos!¨ Ma-t ar??? olha o tamanho da sua cabecinha...matar quem não concorda com vc?? que deve ser notoriamente um exemplo de sapiência não é??? Poder público??? só quero q não me encha o saco e me deixe plantar
-
-
Lysergic D
Parabéns! É urgentísssimo retirar esse véu de hipocrisia que recobre este tema. Muita atitude e consciência.
-
luiz c
So n entendo o q tem em comum: 1- defender o acesso à droga de sua escolha, sem ter q recorrer ao tráfico; droga notadamente menos lesiva do que as drogas oficiais em que é feita a indução ao consumo na tv e propaganda em geral? 2-defender outras drogas mais lesivas( crack, cocaina, oxi) e violencia contra pessoas (estupro, pedofilia). primeiras drogas?? em casa, cervejinha da mamae e cigarro do papai, ou vice-versa...ah..me esqueci,,,essas não são drogas...nem fazem mal
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.