Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vinicius Martins

    gostaria de destacar que tambem sou contra o uso de drogas, porem me asusta o fato de nao podermos expressar nossas opnioes em sociedade é asim que se mata uma democracia. voltaire :"Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la."

    Responda
  2. luiz c

    Código penal - Art. 287. Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou autor de crime: Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa. os crimes... art. 28 lei 11.343 ->Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas: não vi o verbo USAR aí em cima Como o Mar

    Responda
    1. luizpereira

      xará, não me envergonhe....

    2. Nestor

      Certo Roberto! É que o cara estuda na cartilha do "nóis ké" da professora helena do pt e o "usar" está representado pela locução "consumo pessoal". Dai a desinteligência e o nó!!!

    3. Roberto .

      "Consumo pessoal" significa usar, certo ?

  3. José Araujo

    Ia esquecendo, existe na Constituição de 88 a tal de Liberdade de Expressão, ou seaja, o Sr. pode e deve opinar sobre qualquer assunto. Afinal, é sua profissão. Mas tem jornais que pedem nossos comentários e depois diezm: Só publicaremos após "examinarmos" o conteúdo.

    Responda
    1. Antonio Carlos

      Para seu alento Jose, ja trabalhei como assistente para um colunista da foia e esta, examinava, a epoca, o conteudo.

  4. José Araujo

    Sem dúvidas, sim. Eu não posso defender o que é ilícito. Acho que quem defende a erva só quer aparecer. Já fumastes para opinar ?

    Responda
    1. luizpereira

      quem disse que precisa fumar para opinar?? se voce já fumou, é criminoso. se nao fumou, também nao pode opinar. é melhor ficar quieto...

    2. Antonio Carlos

      "Apologia ao uso de drogas", que e' o crime refere-se a, de maneira direta ou indireta, dizer algo como "Voce deve usar dogras (pq e' bom, pq e' legal, sei la)". Isso e' defender o ilicito. Dizer "eu acho que uma lei deveria ser alterada" e' diferente, legal, e faz parte da liberdade de expressao. O que o GD fez e' um ou outro? Isso cada um conclui da interpretacao do texto. Quanto se GD fumou ou nao isso e' irrelevante. Ele nao esta discutindo sua vida pessoal.

  5. Tarik Herbert Tofolete

    O que eu não entendo, é o pavor que é demonstrado, para com a prórpia discussão em si, sobre o assunto. O problema nem é tanto o uso ou não.A simples proposta de discussão é tida como apologia.Não podemos discutir segurança pública também então... é apologia ao crime. Não vamos discutir sobre crianças de rua, é um incentivo para outras sigam seu exemplo.O principal: não defendo a legalização, mas a descriminalização.Me preocupa que alguém possa ser tratado como criminoso, por portar um basea

    Responda
  6. Marcelo Silvestre

    Claro que não. Apologia é dizer: "Vai lá e faça o crime" ou "Faça vc também". Vc não disse nada disso. Aliás, nem os manifestantes disseram isso ao questionar a lei. Mesmo o grito de guerra deles, "Eu sou macconheiro, com muito orgulho, com muito amor", não é um incentivo aos outros a fazerem igual, apenas mostra a relação deles com a macconha. Eles nunca disseram "tenha esse amor pela macconha vc também".

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      Parece-me que algumas pessoas entendem que a própria palavra macconha é uma apologia e deveria ser proibida, como é o caso aqui desse jornal. A palavra não é uma apologia. Mesmo alguém dizer "Eu fumo macconha" não é apologia, pois não é possível que alguém entenda que essa frase induz outras pessoas a fazerem o mesmo. A frase apenas reflete a ação do indivíduo, não diz aos outros a fazerem a mesma ação. PS: Não bebo, não fumo, não fumo.

  7. betoobom

    Acho que se posicionar a favor, seja apologia sim, e se manifestar públicamente também. Como todos nós sabemos as drogas são nocivas e não vejo como não considerar incentivo! Além disso já está mais que comprovado que é a porta para o uso de outras drogas piores além de ser uma forma de enriquecer os traficante que adquirem armas com o dinheiro. Sé é crime qualquer manifestação a favor dessas marchas? Claro que sim. Já imaginou uma passeata a favor da pedofilia? É crime? Você seria a favor?

    Responda
    1. Antonio Carlos

      Caro Gilberto, a comparacao com a ped@filia e' falaciosa. Quando alguem comete um "ato ped@filo" necessiariamente existe um outro que e' vitima (uma crianca). Quando alguem "acende um b@se@do", o ato em si, nao ha uma vitima. Pode-se argumentar que o consumo de dr@gas cria violencia, e, consequentemente, ha vitimas. Mas a discussao em torno da legalizacao passa por discutir se esta aumentaria ou diminuiria a violencia. Na ped@filia, sempre ha uma vitima.

  8. leo

    Não faz não. Veja os comentários aqui. Tem algum dado? alguma afirnmação embasada em raciocínio lógico? Os críticos sequer perguntam pq podem beber, se álcool faz mais mal que a ma.c.,o,nh.a. ACredito que essa questão é muito mais comportamental, e aí, neste campo, é difícil ver as coisas com clareza q o tema exige. acho q tem q liberar para maior de 18, q trabalha e pode sustentar seu vícío. O cara poderia plantar em casa para consumo próprio, além de só poder fumar em casa. pronto.!

    Responda
    1. betoobom

      Você é a favor de liberar a cocaína, haxixe, ópio, crak, LSD, e a mais recente e devastadora droga oxi que gera farrapos humanos, muitos deles menores? Liberar para maiores de 18 anos seria a solução? A bebida e o fumo são nocivos e devem ser controlados, mesmo que cada um seja responsável por seus atos, mas num país como o nosso em que as leis são brandas para todos os tipos de consumo de drogas seria o caos. Exemplos: Bêbados matando no trânsito e já estão. Viciados roubando e matando, tam

  9. nao tenho apelido

    Não, mas com certeza te faz um tremendo ignorante alienado !!!!

    Responda
  10. Lucia Helena

    Gilberto: Me permite uma sugestão? Por que é que a Folha não prepara um caderno inteiro numa edição de domingo, para esclarecer corretamente a população sobre o assunto? Inclusive com entrevistas aos mentores desse movimento, onde reste claro o que eles defendem de fato; com a ouvida de estudiosos, especialistas, autoridades, etc... Usem o utilíssimo infográfico, por que não? Feito isso, as pessoas poderão começar uma discussão consciente e não essa contin

    Responda
  11. Nenoza

    Apoiar o que é crime é crime ora bolas.....

    Responda
    1. Antonio Carlos

      Caro(a) Kelin. E apoiar uma mudanca de legislacao penal, e' crime? Ha uma diferenca.

  12. Erwin

    Claro que faz! Tebho amigos desesperadamente se livrar das drogas e não conseguem. Depois que se netra nesse círculo, não sai mais. Como se pode fazer apologia ao crime? Os países que liberaram a droga, se arrependeram.

    Responda
  13. Josuhé

    Enfim, parece que as pessoas passam a entender, que contrarios ou a favor de qualquer tema, a discussão nunca poderia ser proibida. O modelo proibicionista propaga esta desinformação porque acredita que o medo tem uma função protetora. Espalham desinformação e interpretações exageradas dos perigos da maconha porque partem do príncipio que estão protegendo as pessoas quando impedem qualquer uso. Esta percepção distorcida é fruto de décadas de desinformação e de preconceitos.

    Responda
    1. Antonio Carlos

      E mai Josuhe': o silencio, a falta de debate honesto e de esclarimentos, induz muitos jovens a experimentarem, como forma de rebeldia. O medo de que falas tao bem, que coibe a discussao, e' um tiro no proprio pe, mesmo para as pessoas que, dentro do seu direito, acreditam que a m@conh@ deveria ser abolida.

  14. Carlos Farjpun

    Gostaria que nosso judiciário fosse menos eficiente em proibirmanifestações e mais eficiente em punir exemplarmente políticos eempresários cor ru ptos. O que é mais danoso ao povo brasileiro, ama con ha ou nossos queridos políticos, tão afeitos ao "toma-lá-dá-cá"? Ospromotores e juízes deveriam refletir sobre isso.

    Responda
  15. Umberto

    Para uma pessoa de bom senso e, no caso de V.sa. um formador de opinião, lógico que pega muito mal defender uma coisa que entor pece a mente e prejudica a saude do ser humano. Que benefícios a ma conha propicia ao homem? Qual a diferença ente dirigir bêbado ou drogado pela ma conha? Porque defender uma coisa comprovadamente que, se não existisse, nenhuma falta faria? Acho que o Sr. tem contribuição melhor para dar para a sociedade do que compactuar com essa por caria que certamente é a ma c

    Responda
  16. edson pupo

    APOLOGIA COM CERTEZA

    Responda
  17. psiu

    quanto mais se combatem as drogas ( até as leves) mais se usam drogas pesadas....

    Responda
  18. Artur

    Ridículo o Judiciário brasileiro. Nunca julgou nada sério, faz questão de julgar taças de bolinhas, sempre apresenta decisões incoerentes com o desejo da população e quando era pra agir não o faz. FHC pelas privatizações e Dirceu pelo mensalão nem julgados foram.Só me resta ter esperança de que um dia as pessoas desse país pintem os rostos novamente para destituir do poder o único grupo que está lá mas não representa democracia e nem mesmo nosso voto: esse maldito poder judiciário que temos.

    Responda
    1. Artur

      Alberto, não me parece que as privatizações ocorreram e os valores pagos são de conhecimento comum. Basta ver o balanço das companhias pra perceber que foram vendidas a preço de bananas. E se não tem processo, o Ministério Público deveria abrir um. Repito: o Judiciário brasileiro não julga nada que interessa e não representa a vontade do povo, que é um princípio básico de uma democracia.E sinceramente, continuo sonhando para que um dia o povo brasileiro acorde e tire do poder o verdadeiro câ

    2. Alberto Bezerra

      Caro Artur, não existe nenhum processo no Judiciário contra FHC por conta das Privatizações. Você citar isto desta forma, está dando éco a uma mentira que os esquerdopatas do PT inventaram. Você conhece esta frase: "Repita uma mentira indefinidamente, que ela acabará por se tornar uma verdade." ?

    3. MD

      É isto ! A estátua da " justiça " lá em Brasília , enxerga e muito !! Deveria haver eleição direta tb para este poder . O Executivo e Legislativo são o Mar , O Judiciário faz o papel das lagostas e camarões .

    4. Tereza Batista

      Até que esse dia chegue, vou anulando o voto. Sinto-me mais limpa agindo assim.

  19. Velloso

    Nada disso. O articulista está exercitando o que chamo de evangelização democrática. A Carta de 1988, exalta a manifestação livre do pensamento nos afastando, cada vez mais, dos "anos de chumbo", quando pelo AI-5 - que perdeu o seu status eficacial -perdemos a voz e a dignidade de cidadãos. Esse é o fito da nossa Constituição Cidadã, como a denominou o caído Ulisses Guimarães.

    Responda
  20. ms

    Tb me preocupam o autoritarismo e o atentado contra a liberdade de expressão. Mas eu, que sou a favor da liberação da mac onha, sou contra a marcha e qualquer tipo de abordagem confrontativa. Partir pro confronto contra a parcela conservadora e iletrada da sociedade, num país com 75% de analf abetos funcionais, só garante a sua própria derrota. É preciso ensinar pra sociedade o grande potencial econômico do cânh amo, e não transformar a coisa em uma guerra "macon heiros x não-macon heiros".

    Responda
    1. chico.curitiba

      PERFEITO ! O que os fascistas querem é essa confrontação ... pois o povo é totalmente alienado e facilmente manipulado pelo medo ... Se quisermos MUDAR (não só nesse tema) o Brasil é preciso MUDAR A MENEIRA DE LUTAR !

  21. Bender

    Dai não conseguir entender a proibição da Marcha da Makonha e, muitomenos (...) a manifestação programada para criticar aviolência policial. Não seria: Dai não conseguir entender a proibição da Marcha da Makonha e, muitomenos (...) da manifestação programada para criticar aviolência policial. Sou adepto da aceitação de variações linguísticas, mas realmenteentendi que ele não conseguia entender a manifestação em vez d nãoentender a proibição da manifestação.

    Responda
  22. Maré

    Bem... num veículo deste porte como um jornal de abrangência nacional e até internacional expressar o seu ponto de vista individual pode influenciar milhares ou milhões, assim como o nome dos personagens de novela incitam pais a batizarem seus filhos com verdadeiras gerações de nomes-de-novela.Ou seja, veículo grande... grande influência.No caso de drogas, um adolescente por melhor que seja sua formação não vai diferenciar um "liberado por sua conta e risco" de um "não faz mal, o Jornal falo

    Responda
    1. Antonio Carlos

      Caro(a) Marin. Se voce tem filhos/netos/conhecidos/amigos adolescentes, converse com eles sobre o tema. Voce vera que tem muito mais influencia que o GD (ou qualquer outro colunista ou qualquer outro meio de comunicacao) sobre os adolescentes proximos a voce. E' preciso dar um pouco de credito aos jovens e abrir o dialogo, escutar, nao so falar. Envolva-se no debate e traga os seus proximos pois a droga ta ali do lado, facinho de obter. O silencio sobre o tema gera desinformacao.

  23. Barack Osama

    A posição é extremamente simplista. Parece aquelas coisas de governo... "Abrir as pernas" para uma coisa, já que não se tem vontade e nem competência apara atacar o problema e resolvê-lo. Chega de jogar a sujeira para baixo do tapete.

    Responda
  24. Luiz Carlos Souza Santos

    Não. Mas e se vosse fosse marchar segurando cartazes apologistas da maconha e gritasse coisas como "ei, polícia, maconha é uma delícia"?

    Responda
  25. Rogerio Figueira

    Conforme o entendimento de uma parcela reacionária e conservadora do judiciário, você estaria fazendo apologia e logo, crime. Deve ser preso como subversivo perigoso. Por essa lógica, o uso de uma camiseta com simbologia ao reggae também seria criminosa, logo estaríamos muito perto do que acontece no Irã.

    Responda
  26. Dennis Felix

    Muito perigoso este tipo de proibição. Muito incoerente com o regime democrático.

    Responda