Ciência > Telescópio fotografa galáxia espiral parecida com a Via Láctea Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Renato&80

    Não é necessário ter fé pra acreditar na ciência, que já fez e continua fazedo maravilhas pra todos nós. É precisso mesmo ter muita fé pra acreditar em arca de noe,cobra falante da gênesis, etc..

    Responda
  2. eduardo roque

    Acho que é o "cigarrinho do capeta"... Pega leve aí moçada! ahahahahahaheheheahehe

    Responda
  3. eduardo roque

    O que esse povo aqui anda fumando, hein?

    Responda
  4. carlosclay

    Caraca! Tá todo mundo brincando de astrologia. Uns sabem mais do que outros e por aí vai. Se perguntar qual é a estrela mais perto do sol, vai todo mundo pro google verificar no wikipédia... rsrs.

    Responda
  5. xris rocha

    Mischelson :"é uma questão de ciencia com FATOS EMPIRICAMENTE comprovados. A sua crença não ofende ninguém, somente a sua ignorância!!" hahaahaha ah Procura no dicinário o que é TEORIA e "FATOS EMPIRICAMENTE comprovados" E sou ignorante....?? hahahaa Aliás, ignorante é "não saber", mas no seu caso vc "inventa o saber". Como disse, precisa muiiiiiita fé pra acreditar nas teorias rotuladas "científicas". Basta ter o rótulo "isto é científico", u kara j

    Responda
  6. xris rocha

    "4 biliões de anos se concentrava em um átomo primordial de temperatura e pressão infinitas, uma singularidade." Outra teoria que contradiz a teoria do Dome. Uma hora é 4 bi, depois é 3 bi, depois é 10 bi só teoria pra explicar teoria. "SINGULARIDADE" quer dizer cousa única que a conteceu uma única vez, não diz NADA. Teorias pra explicar teorias.... precisa muiiiiiiita fé.

    Responda
  7. xris rocha

    Domenico : "o espaço que conhecemos foi CRIADO após o big-bang" Uma teoria não comprovada pra explicar outra teoria não comprovada ? Depois vc faz outra teoria pra explicar esta, e assim eternamente E assim caminha a pseudo ciencia. "Você, estando DENTRO dele, consegue me dizer onde fica o ponto divergente? " Vc exclui a explosão, desvia a atenção comparando duas coisas totalmente diferente. Falácias e mais falácias, que é isto explosão de fal

    Responda
  8. uendelrocha

    Já pensou se, em vez de uma galáxia parecida com a nossa, fosse uma imagem ampliada de nossa própria galáxia? Seria muito interessante podermos olhar para o nosso passado! Se a imagem fosse um reflexo de bilhões de anos atrás e se a resolução permitisse chegar ao detalhe da formação do nosso planeta, seria um espetáculo!

    Responda
  9. xris rocha

    Na Boa... Os corpos celestes estão se afastando? SIM, não disse que não. Mas onde está o PONTO DIVERGENTE ou COMUM ? Não dá pra determinar porque o universo não tem 'paredes'? k k k Precisa muita fé pra crer nisto, não professo vossa religião. Desculpe se ofendi a fé de alguns, não era minha intensão. Respeito todas as religiões, mas perguntar não ofende. Apenas fiz uma pergunta, e NINGUÉM repondeu. E desta vez não farei a oração

    Responda
    1. Domênico Scandella

      Sr. Rocha... Eles não divergem de um único ponto, até porque o espaço que conhecemos foi CRIADO após o big-bang. Pense assim, você está dentro de um bolo, no forno, e ele está crescendo por causa do fermento e tal. Você, estando DENTRO dele, consegue me dizer onde fica o ponto divergente?

  10. xris rocha

    "Pergunta............Se houve uma explosão, o famoso big-bang, onde está o CENTRO do universo? Todos os corpos deveriam divergir de um único ponto." Até agora 2 negativos..... Por que ? Oremos: "A ciencia é a verdade, a verdade é a ciencia, não pensar, não questionar, a ciencia explica tudo por nós. Amém."

    Responda
    1. Clayton Gomes

      Na boa!? Pesquisa um pouco mais sobre o big bang e vc aprenderá que todas galáxias estão se afastando uma das outras, o que prova que ao mesmo tempo estão se afastando de um ponto inicial!

    2. Lipess

      na boa, nunca ouvi tanta besteira. Como vc determina o centrod e lago se voce nem sequer sabe a dimensão que isso pode ter ? Para se conhecer um centro voce necessita conhecer os limites e se o homem nao conhece nao temos como determinar. Alem do mais uma explosão faz corpos se espalharem. Agora se voce prefere continuar com esse pensamento besta de que adão e evao foram os primeros humanos, o planeta terra é o centro do universo, paciencia, probe da sua mente!

  11. xris rocha

    Ofir, teoria do vagalume: uma explosão tem que o centro, não pecisa de paredes pra se saber o centro. jão :"Voce precisa ler mais" : hahaha reposta derrotada por si mesma. José : beleza Conclusão : Não existiu Big Bang, isto é DÓGMA da religião chamadaciencia. Daum um explicação estapafurdica e não admitem perguntas e qdodaum respostas inventam mais absurdos maiores ainda. E todos dizem amem! O jaum só me faltou me chamar de herege ahahaahah

    Responda
    1. joaojoao

      Acreditar no big bang é o mesmo que impor limites no universo. Os próprios defensores do big bang defendem que o universo é infinito. dammmmmm.Deu tilt no meu finito cérebro kkkkkkkk.

    2. Lipess

      nao chega a ser heresia, mas sim ignorancia de sua parte fzer tais afirmações tao sem sentido e bobas ! Se voce odeia tanto a ciencia pq nao vai viver na fazenda, vivendo fito um homem primitivo. Vai fzer um grande favor a todos que nao precisam ficar lendo tanta bobagem !

  12. Pedro Lisboa

    Nem sabemos como é nossa galaxia. Especulamos que ela seja espiral, não sabemos nem se tem 2 ou 4 baços.. Isso é ser parecido?

    Responda
  13. xris rocha

    Pergunta............ Se houve uma explosão, o famoso big-bang, onde está o CENTRO do universo? Todos os corpos deveriam divergir de um único ponto. Claro, vaum explicar com coisas que nem eles entendem como dimensão, teoria quantica, mantras, mitos, suspertiçoes....

    Responda
    1. Ofir Godoy

      Não precisa de explicações mirabolantes não ... Imagina que vc está em um quarto todo fechado e com as luzes apagadas e dentro do quarto tem um vaga-lume tipo no centro do quarto, mas como vc vai saber que é o centro se vc não enxerga as paredes ???

    2. JC

      Se mal pergunte, o que voce quer saber do "centro" do Universo? O que tem a ver com a divulgação da foto de UMA galáxia (lembrando que são bilhões - BILHÕES). Voce precisa ler mais. Começe com o site da Nasa; Google também ajuda... Comentário mais sem noção...

    3. Rafael Roldan

      A diferença entre dogma e investigação está justamente aí.... o Big Bang é uma teoria (ao menos isso, coisa que o Gênese não chega nem perto), que pode ser verificada errônea depois. Não é a única teoria a pontuar o início do universo, que pode muito bem ser assimétrico (ao invés do Big Bang, que é simétrico).

    4. José Nilton Costa Santos

      Xris Rocha, você tem inteira razão. Gosto muito de Astronomia, mas me intriga essa teoria: se uma galáxia está a 40 milhões de anos-luz de nós, a luz que estamos vendo agora saiu de lá há 40 milhões de anos. Até aí tudo bem. Mas, já que a teoria diz que tudo estava junto no início, quanto tempo levou até nossa separação atual? os mesmos 40 milhões de anos ou outro tempo alterado pela gravidade de outras galáxias? Onde ficava o ponto central, como vc disse? Nunca vi a resposta.

    5. xris rocha

      "verificou-se atraves de medidas precisas que todos os corpos celestes(galaxias neste caso) estao atualmente se afastando de um ponto em comum" Vc não tá inventando isto não? nunca vi esta explicação. Mas é taum precisa assim que ninguém sabe ONDE É, que é isto um dógma? Se houve um bang : Entaum, este ponto deve ser infinitamente grande. Entaum, o espaço deveria ser um enorme cinturão com um espaço infinitamente grande no centro. Mas não é assim. /

    6. TheSoccerGuy

      Rocha, o big bang foi postulado exatamente por causa disso: verificou-se atraves de medidas precisas que todos os corpos celestes (galaxias neste caso) estao atualmente se afastando de um ponto em comum, aonde supostamente aconteceu o big bang.

  14. ze roberto

    Se esta galáxia é tão grande , como decobriram só agora?

    Responda
    1. Beto

      A galáxia se chama NGC 6744. Isso significa que pertence ao "New General Catalogue" (NGC), catálogo publicado em 1888 (wikipedia...). De lá para cá já foi muito estudada. Não se trata de uma descoberta, mas o ESO está mostrando uma linda imagem com qualidade ótica excepcional. É para se curtir a beleza, apenas isso.

    2. Lipess

      porque é a mesma coisa que voce tentar diferenciar grãos de areia numa praia

    3. Rafael Roldan

      Além do que, exatamente o que o colega João falou.... não está escrito "descoberta", apenas que a mesma foi fotografada.... afinal, tirar foto de galáxia é muito mais difícil do que tirar foto da tchurma na pizzaria....

    4. Rafael Roldan

      Vá a um observatório astronômico e veja como é difícil observar um céu tão cheio de astros.... rsrsrsrs

    5. JC

      Onde está escrito que foi descoberta agora???

  15. Rafael Faria

    Essa descoberta só prova o quanto somos pequenininhos dentro do nosso egocentrismo gigantesco. A raça humana é só uma poeirinha no espaço e pensam que são os deuses do universo.

    Responda
    1. Lipess

      justamente, e mesmo assim vemos pessoas petulantes afirmando que sabem de tudo sobre tudo.... ser humano precisa evoluir e muito ainda !

    2. Beto

      Não há descoberta. O ESO divulga uma excelente (linda mesmo) imagem de uma galáxia muito bem conhecida.

  16. vehio

    Uma curiosidade. Os corpos celestes em volta estão se desprendendo ou se juntando à ela? Interessante que daquí à 100anos se fotografarem verão os elementos nos mesmos lugares, logo fica difícil crer que cada um deles fação as tais translações como nos é apresentado e ensinado no sistema solar.

    Responda
    1. Lipess

      pode até ser que estejam iguais, lembre-se de que a galaxia está a 30 milhoes de anos luz do nosso ponto de vista, entao a visao que temos hj dela é de como ela era a 30 milhões de anos atrás !

    2. Rafael Roldan

      Acho sua suposição um pouco precipitada.... O que te garante que estarão iguais daqui a 100 anos?? Só a tua imaginação, né! kkkkk

    3. TheSoccerGuy

      Quer gostar ainda mais de astronomia? Após o big-bang basicamente toda a materia era somente Hidrogenio. As estrelas "fundem" em Helio. Depois de criarem o He, a estrela continuam o processo de fusao e outros elementos quimicos mais pesados e assim por diante. Um dia ela explode, como vc falou liberando esses elementos para o espaço. Como os seres humanos tem calcio e outros elementos quimicos, a gente pode ter certeza que um dia os nossos atomos já foram parte de uma estrela! Cool nao?

    4. John

      Falou o astrônomo.

    5. TheSoccerGuy

      João, uma forma de se medir a velocidade (e translação) de um objeto luminoso é baseada em um efeito físico chamado "Doppler": vc já notou como o som de uma ambulancia muda quando ela está se aproximando de vc e quando ela está se afastando de vc? Bem, a luz sobre o mesmo efeito. Os cientistas conseguem saber se uma estrela está se afastando ou se aproximando da gente simplesmente analisando a luz emitida por ela. Uma unica fotografia basta para isso. Nao precisamos esperar 100 anos.

    6. Beto

      O sistema solar é algo bem pequeno em relação a uma galáxia. Cada ponto brilhante da galáxia é formado por várias estrelas não resolvidas. O Sol que estaria mais ou menos a um terço da distância entre o centro e a periferia da galáxia, dá uma volta em torno da nossa galáxia em cerca de 250 milhões de anos. Realmente precisa bem mais de 100 anos para se notar a rotação de uma galáxia.

    7. Beto

      Supondo que você se refira às muitas estrelas que aparecem na foto elas não tem nada com a essa galáxia, são estrelas da nossa galáxia, a Via Láctea, e que estão na frente, na direção da galáxia fotografada. Estão entre dezenas a milhares de anos-luz, enquanto a galáxia da imagem está a 30 milhões de anos luz. Em geral é muito difícil se obter imagens de objetos extra-galáticos sem que no campo apareçam objetos da nossa própria galáxia.

    8. Sebastião Simionatto

      Sr. Paiva.Os corpos estão gravitando em volta de um centro extremamente massivo e não visível.Os braços espirais são originários de oscilações chamadas de ondas de densidade.Nelas os corpos visíveis, que são estrelas, estão se formando, nascendo, vivendo e morrendo.A morte das estrelas espalha elementos químicos mais pesados que formam um pó que agrega-se e forma os sistemas planetários assim como os elementos da vida, que é possível surgir em qualquer parte do universo.Por isso eu adoro fí

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.