Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. franco

    Concordo plenamente com leitor Sincero Cidio. A municipalidade deveria plantar nas praças arvores frutíferas, como abacate, manga, caqui, acerola e etc. Folhas caidas não é sujeira. Sujeira são uma infinidade de embalagens descartadas em plena via pública. Eu mesmo plantei na calçada de minha casa uma acerola que atrai a vizinhança quando produz. Ninguem, planta, mas quando tem na rua se vêm no direito de colher e até depredar. A Prefeitura deveria incentivar esse tipo de planta.

    Responda
  2. Daniel X

    Desde que a árvore não destrua a calçada e o muro da casa, sou a favor.

    Responda
  3. arruda

    Importante esclarecer que os vegetais necessitam que profissionais possam "cuidar" dos mesmos, isto é, as intervenções, como podas e outros tratos devem ser realizados por especialistas e que em muitos municípios participam do quadro de servidores, por isso alguns munícipes reclamam que existe fiscalização e multas. Quando um município cuida bem de suas árvores permite que as mesmas vivam bem mais e em boas condições sanitárias, propiciando então melhorias significativas no conforto ambienta

    Responda
  4. marcos de santi

    Acredito que devemos proporcionar e mostrar à população ,que ecologia não se resume em Mata Atlantica, Amazônia e sim o convivio entre os seres , convivendo junto ao seu jardim ou um simples vaso com uma linda planta. Estudos comprovam que pessoas que possuem plantas em sua casa são menos agressivas.Mesmo que seja uma jardineira em sua sacada.Precisamos mostrar aos pais, a necessidade do aprendizado e o gosto pelas plantas a seus filhos.

    Responda
  5. marcos de santi

    Existem varias arvores de pequeno porte que poderiam ser plantadas onde existe fiação eletrica , que dão belas floradas e recebe a visita de beija-flor.Quando a calcada for estreita recomenda-se usar palmeiras ( onde não ha fiaçaõ ), pois a suas raizes não são laterais e sim profundas, ficam imponentes e valorizam o imovel. Não confundir palmeiras com ( jerivá) aquela que dão lagartas, e sim as Palmeira ( Areca de locuba , Rabo de raposa , Triangulo, outras).

    Responda
  6. JOTA

    Pois é. A minha calçada tem 1,10 de largura, já que o loteamento quando foi aprovado em 1970 permitia isto. Com esta medida só se for pra plantar cogumelo... Além disto, antes de plantar árvores as pessoas deveriam deixar a calçada pro pedestre, pois é tanto desnível, buraco, mato e outros que o pedestre anda na rua! Fora os cahorros que te infernizam quando se passa na frente da casa dos donos. Tá na hora de revermos este conceito na urbanização dos bairros. Calçamento em geral tá uma bossa

    Responda
  7. Arlete Vicente

    Seria bom que outras mídias como rádio e tv também divulgassem a matéria sobre plantio de árvores nas calçadas para ter um alcance maior junto à população. Calçadas limpas e bem cuidadas também poderiam gerar diminuição no IPTU. Quem sabe esse incentivo contribuiria para deixar bonita a nossa cidade.

    Responda
  8. Sincero Cídio

    Eu sou a favor de se plantar arvores em São Paulo, mas arvores frutiferas, para atrair passarinhos, alimentar gratuitamente a população, que então faria exercícios subindo nas arvores como no passado aqui mesmo em São paulo, onde, eu me lembro , tinha até arvores de Ca qui.Estas arvores secas de nada servem, alem de ser ban heiro de cachorro de dia e esconderijo de ban dido a noite.Mas quando eu subir ao planalto, Presidente deste Brasil,prometo autorizar pessoalmente o plantio destas arv

    Responda
  9. Rogerio Figueira

    Os próprios vizinhos quebram e destroem as mudas. Muitos paulistas detestam árvores porque "sujam a rua" com as folhas. Quando morava em S.Paulo plantei várias. Numa praça, plantei 15. Não sobrou nenhuma. A árvore que tinha em frente de casa, quando vendi a casa e mudei, pouco tempo depois tinham cortado. E era uma árvore apropriada para a calçada.

    Responda
    1. srodrisilva

      Concordo plenamente , ocorreu o mesmo comigo. Novos moradores que vieram para o bairrro ( Jd. Tremembé) antes considerado como um "pulmão" de São Paulo , ao comprar a casa a primeira providência era cortar as arvores (enormes e frondosas) da calçada e do jardim. Com a denúncia à Prefeitura, a calçada ganhou 2 novas mudinhas que vão levar 50 anos para chegar no estágio das "assassinadas". Parece que o futuro desta cidade será semelhante ao do filme Mad Max, ainda bem que vou fugir daqui.

  10. Marina Wolfenberg

    Do jeito que estão falando parece ser fácil plantar uma arvore heim... mas não se esqueçam, para fazer a poda deve-se pedir a prefeitura e aguardar a execução (sentem no banquinho pois demooooora) se você resolver podar a árvore por conta própria, ou porque ela está muito grande ou porque pode acontecer algo cuidado, isso dá uma multa legal heim.... rsrsrsrs... querem que plantemos árvores mas dificultam os nossos cuidados com elas.

    Responda