Ambiente > Por usinas, governo vai reduzir áreas de proteção na Amazônia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. roberto

    Vemos atualmente o Japão que não não tem rios que gerem energia hidráulica,manifestar intenção de acabar com as fontes de energia atômica pelos perigos que representa.O que os estrangeiros querem êh que deixemos de aproveitar nossos recursos naturais,isto sob pretexto de agridirmos a natureza,permanecendo vitimas do atraso e estagnação.Se um dia tudo for deles saberão aproveita-loa muito bem e as Orgs que hoje protestam,se calarão porque já cumpriram seu papel.

    Responda
  2. roberto

    Vemos atualmente o Japão que não não tem rios que gerem energia hidráulica,manifestar intenção de acabar com as fontes de energia atômica pelos perigos que representa.O que os estrangeiros querem êh que deixemos de aproveitar nossos recursos naturais,isto sob pretexto de agridirmos a natureza,permanecendo vitimas do atraso e estagnação.Se um dia tudo for deles saberão aproveita-loa muito bem e as Orgs que hoje protestam,se calarão porque já cumpriram seu papel.

    Responda
  3. heitornc

    As empreiteiras OAS, Camargo Correa, Quieroz Galvão, Andrade Gutierrez já fazem seus planos maquiavélicos hehehe

    Responda
  4. Uma opinião

    A questão passa pelos minerios da Amazonia. Sem energia na região o Brasil não pode desenvolver-se usando seus recursos minerais para manufatura-los e continuará a exportar os minerios, a preço de banana, como materia prima aos paises desenvolvidos, que não possuem nenhum minerio em seus territorios. Por isso as ONGs são financiadas por governos estrangeiros para pararem o desenvolvimento do Brasil, WWF, Greenpeace, ISA, etc

    Responda
    1. heitornc

      Quem financia a devastação da Amazonia são empreiteiras ligadas ao governo, ao Sarney e aos coronéis do norte/nordeste...cara pálida!

  5. Silvinho

    LEIAM, "Confissões de um Sabotador Econômico".

    Responda
  6. Silvinho

    E que precisamos pagar as empreitéiras e vender cimento.

    Responda
  7. Silvinho

    JOÃO CARLOS MORENO, o mundo mudou em 30 anos e a variedade de fontes geradoras de energia aumentou.

    Responda
  8. luiz henrique

    sem energia nao ha crescimento economico e social. Nos temos q construir mais hidreletricas, urgentemente! Energias alternativas so funcionam no papel, se fossemos substituir a energia de Itaipu por energia eolica, seria necessario construir cata-ventos em todo territorio nacional, nao ficaria 1 m2 sem uma torre de catavento. Outras formas de geracao de energia sao ainda mais caras e menos eficientes. O negocio é investior em hidreletricas! o Governo pretende cons

    Responda
    1. Erico Martins

      Sr. henrique, por que as pessoas que defendem a devastação não se cansam de usar argumentos mentirosos? Metade da energia consumida na Escócia é eólica, na espanha 30%, eu poderia citar outros exemplos. A energia eólica já é uma alternativa tanto do ponto de vista econômico como técnico. O Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos do mundo, mais de 5 vezes o hidreletrico instalado. E ainda não mapeamos o potencial eólico no litoral onde estão os melhores ventos.

  9. germanoottmann

    Vamos construir sim. E os lagos formados serão repovoados com espécies de peixes que poderão sustentar os indios melhor do que o fazem hoje! Vamos gerar energia, vamos instalar industrias e criar empregos de verdade em produção, vamos cuidar com responsabilidade o ambiente em que vivem 190 milhões de brasileiros, a maioria nas cidades, e que precisam de tecnologia!!

    Responda
    1. Erico Martins

      Mais uma coisa, não fui escalado por ninguem, apenas não quero que os argumentos falaciosos e dados deturpados dos defensores da devastação fiquem sem resposta. As vezes me pergunto por que alguns tem tanto interesse em defender os lucros das grandes empreiteiras e das industrias poluidoras.

    2. Erico Martins

      Sr. Ottmann, por que não dá? Temos o potencial eólico com ventos fortes e constantes, a tecnologia existe e é economicamente viável e competitiva. Produtores internacionais de geradores eólicos já estam planejando se instalar aqui. As usinas hidreletricas na região amazônica apresentam problemas ecológicos, sociais e economicos enormes. Qual o argumento para justificar o seu palpite?

    3. germanoottmann

      O sr Érico foi escalado aqui nesta página para defender a eólica. Nada contra os cataventos, num futuro até pode ser, mas hoje , para a escala que precisamos ainda não dá!

    4. Erico Martins

      Vejamos o exemplo de Balbina: a decomposição da matéria organica não só gerá toneladas de metano, mas tornou o reservatório de Balbina um lago de água podre, sem oxigênio onde nada consegue viver. Destruir as florestas e os rios é cuidar com responsabilidade do ambiente? As pessoas precisam de energia, mas essa pode ser produzida sem a destruição de nossas florestas que geram a água das nossas chuvas.

  10. Zeh

    Se você não quer isto desliga seu computador e saia da internet para não gastar energia!

    Responda
    1. luiz henrique

      boa, boa!

  11. Diego Quirino Vital

    Esses caras tem que parar de beber cachaça e acordar pra vida...

    Responda
  12. ROBERTO GALLO

    Da revolta de ler estas reportagem que envolvem destruição do meio ambiente.Quem conheceu as sete quedas jamais concordaria com uma Itaipu.

    Responda
    1. Zeh

      E por acaso concordaria em ficar no escuro?

  13. Lílian Fernandes Machado

    O que me entristece é a ignorância das pessoas, é claro que precisamos de energia elétrica de matriz limpa. Mas este discurso não jusifica a construção de uma usina no coração da Amazônia. Não é só a questão ambiental que está em jogo, mas sim o social e cultural daquele região. Precisamos diminuir o desmatamento, é um compromisso do Brasil, mas pelo jeito Código florestal, Belo Monte...

    Responda
  14. Ninja_SP

    Quando a Lei impede que o governo faça algo, simplesmente muda-se a Lei. Ongs estrangeiras, financiadas por governos estrangeiros, jamais defenderão interesses brasileiros. Ong financiada por governos? Ora, a organização deveria ser NÃO governamental. A imprensa que deu ampla cobertura ao episódio Raposa Serra do Sol, ainda não voltou à reserva. Não fez comparativos para mostrar como era e como está; qual a renda que havia e a que há; um inventário sobre a quantidade de

    Responda
  15. Rapa

    É isso mesmo, desmatem a amazônia, queimem as florestas, poluam os rios, matem a bicharada, transformem aquilo num deserto de "oásis produtores de energia", depois tranfiram o Distrito Federal pra lá e obriguem todos os signatários dessa catástrofe a se mudarem pra lá.

    Responda
  16. luk lag

    Quando se compara a área que será alagada com o tamanho do estado do Pará, se chega a um número de apenas uns 0,3%, me parece que o benefício de mais 10000 Mw de uma energia limpa como a hidrelétrica compensa o sacrifício de parte da floresta.

    Responda
  17. Ricardo

    Todos os países dito desenvolvidos querem que preservemos nossa mata, mas já acabaram com a deles em nome do desenvolvimento. E porquê vamos preservar a nossa? Depois ela virará patrimônio internacional e não poderemos fazer mais nada. Então que derrubem tudo e façam as obras necessárias para o Brasil ser um país melhor. De que adianta ter o verde preservado se nosso povo passa necessidade???

    Responda
    1. Erico Martins

      Destruir a amazonia não transformará o Brasil em pais melhor, transformará o norte, centro-oeste e sudeste em desertos.

  18. MILTON REZENDE

    Aqui no Brasil tudo é possivel. Os politicos agem como se o planeta fossem propriedade deles. São irresponsavel quando o interesse é destruir para achar jeito de faturar. Depois acontece as tragegias que a natureza impões pela devastação a não sabem o porque. Poticos tenha decencia , a natureza não se vende e nao se compra , como também nao se corrompe.

    Responda
  19. Regina Candreva

    Absurdo !!!!!! Quero saber o que irão desmatar , alagar depois que acabarem de vez com a Amazonia ? Pq não irrigam o nordeste , pegar terras não produtivas e transformar em produtivas como muitos outros paises fazem... mas é mais facil desmatar.. qdo acabar ..... Não pensam no futuro mesmo ... so dinheiro ...

    Responda
  20. grosspimpa

    ESTà MUITO CERTO O APROVEITAMENTO TOTAL HIDROELÉTRICO DA AMAZÓNIA. NÃO FOSSE ISTO RESTARIA OPTAR POR USINAS NUCLEARES, PETRO-TÉRMICAS OU A CARVÃO. A NÃO SER QUE TODOS OS QUE SÃO CONTRA SE ABSTIVEREM DE CONSUMIR A ELETRICIDADE QUE LHES CABE, Aà SIM, IRIA SOBRAR ENERGIA PARA OS DEMAIS.

    Responda
    1. Erico Martins

      Sr. bastos, você e outros defensores da devastação usam sempre esse argumento falacioso que as únicas alternativas as usinas hidreletricas são as nucleares e as térmicas a carvão. Temos enorme potencial eólico, mais de 5 vezes a capacidade hidreletrica inslatala, a preço competitivo.

  21. walter

    ........o povo do norte tá se "fu"; apoiou a presidentA e agora ela está arranjando um monte de projetos para as GRANDES EMPREITEIRAS.........(só as GRANDE IMPRETERA é que tá levando os lucro?). OBS: o novo português sugerido pelo MEC, está escrito entre parentesis, para que "eles" possam entender...........

    Responda
  22. Brasileiro

    Somos sempre estimulados a ficar revoltados com o "olho gordo" que os estrangeiros tem com a amazônia. Porém, mais revoltado se fica ao constatar que o Brasil é o país mais incompetente pra se cuidar desse berço de vida.

    Responda
  23. jose DA SILVA

    Em um momento em que paises da Europa e Estados Unidos ganham e aumentam suas areas de protecao, visando reparar os erros do passado, no Brasil ainda vence o interesse financeiro de Corporacoes, politicos e grandes empresarios que se aproveitam da ignorancia da populacao mais humilde para continuar a ter apoio em suas empreitadas de diminuir e destruir as riquezas naturais do Pais em nome de um desenvolvimento "capenga" onde somente eles lucram.

    Responda
  24. jose carlos galo

    ISSO MESMO ACABEM COM TUDO ,EXISTEM OUTRAS MANEIRAS DE SE OBTER ENERGIA , A EOLICA ,SOLAR ,PORQUE QUEREM DESTRUIR MAIS A AMAZONIA JA NAO BASTA AS DESTRUICOES JA EXISTENTES ,QUEREM QACABAR COM O PULMAO DO PLANETA TERRA EVAMO RESPIRAR O QUE m-e-r/d-a DAQUI A POUCO VAO QUERER COBRAR ATE IMPOSTO PRA RESPIRAR

    Responda
  25. Zecão

    O mais engraçado é que eu sempre escutava os estudantes e militantes vermelhinhos berrando aos quatro ventos que os U.S.A. só vinham nos visitar porque queriam rou bar a Amazônia de nós, que tínhamos de tomar cuidado. Mas visto, o PT está fazendo um ótimo trabalho sem os U.S.A. mesmo......heheeh

    Responda
  26. qwerasdf

    FALTA INTELI.GÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE NO GOVERNO. VEJAM ESSA IMAGEM: http://noticias.uol.com.br/album/110607_album.jhtm?abrefoto=10#fotoNav=11 - BRASIL, O PAÃS DO PASSADO.

    Responda
  27. magrus

    Estudos técnicos pra quê? Esse governo é de matriz stalinista.

    Responda
  28. Monkey PP

    A corda sempre arrebenta do lado mais fraco, ainda mais no Brasil!!!

    Responda
  29. Canton

    O partido dos trabalhadores, passará para a história deste pais, como uma das maiores mentiras politicas deste país, e também passará para história de modo indelevel, como um dos partidos mais corruptos e um dos governos que mais destruiu a flora e a fauna brasileira. Quem viver verá.

    Responda
  30. AWanderley

    Correção. O titulo deveria ser "por propinas o governo ...." A Belo Monte vai ter que sair de qualquer jeito, a taxa de sucesso já foi paga ao governo anterior, portanto, tem que sair. As outras ainda serão negociadas e dependendo da taxa de sucesso vão sair tambem. Ética, moral e honestidade compra-se em Brasilia a qualquer hora por preço de banana.

    Responda
  31. Carlos Scorpião

    Quando comento minha indignação por comemorações de "descobrimento" o faço como herdeiro assunido e espiritual dos nativos da ex-Mata Atlântica e florestas!Estamos divididos, por hereditariedade, cor da pele, status, nivel de escolaridade, crenças e privilégios, mas nos une a aptidão depredatória que nos torna um só DEPREDADOR! As excessões infelizmente na luita contra, perde para os devoradores de madeiras.São JJoão botam tudo nas FOGUEIRAS das religiosidades bruxas,em quadrilhas e dançam/r

    Responda
  32. Henrique

    Então eles pretendem alagar um dos locais com maior biodversidade do país, onde não foram foram feitos muitos estudos para garantir o progresso. Significa então que meso estando no Século XXI, o ser humano ainda não se deu conta de que não é a única espécie no mundo. Centenas de espécies pelo progresso, é parece que o ser humano ainda tem o intelecto de um retardado!

    Responda
  33. FABIANO CAVALCANTE

    Vai nós derrubarmos uma arvore dentro de nosso quintal ou na frente de sua casa pra ver o que te acontece, governo de palhaçada e de interesses próprios.

    Responda
    1. AWanderley

      A bem da verdade, todo home tem seu preço. Partindo deste principio, podemos concluir que "politico é troco".

  34. MORENO

    Quando é que nossa ingenuidade vai entender que, se há 30 a 40 anos existissem essas ONGs estrangeiras e esses ecochatos, cujos interesses finais não se sabe quais são (ou pode-se imaginar), não teríamos Itaipú e outras grandes usinas e seríamos um País bem pior do que somos hoje. Também não teríamos a produção agrícola que temos hoje. As usinas hidrelétricas fazem compensações, que reduzem significativamente o impacto ambiental. Sem energia, o norte do País não se desenvolverá. Enten

    Responda
    1. heitornc

      Meu caro, em primeiro lugar quando quiser criticar não ofenda ninguém, especialmente pessoas bem intencionadas com a vida,com a sua inclusive. Em segundo lugar,a energia é sim necessária para o país, mas há outras alternativas para a produção energética. Solar, eólica, etanol, incineração de resíduos,gás natural e principalmente a redução do desperdício de energia. Para que construir 5 usinas no rio Tapajós, lá na Amazônia?P

    2. Silvinho

      Há diversos países que não tem recursos hidricos para gerar energia e são desenvolvidos, pense nos dias hoje com recursos em energia limpa. LEIA MAIS.

    3. Ninja_SP

      A limitação que a "comunidade internacional" quer impor ao Brasil é inaceitável. O questão ambiental está sendo usada como pano de fundo para dificultar o desenvolvimento do Brasil inteiro. Na agricultura, não teríamos concorrentes no mundo, pois temos clima, tecnologia e área disponível. Os países "carecas" querem nos dizer o que fazer, depois de terem devastado tudo em seus países, buscando justamente o desenvolvimento e o progresso. WWF, Greenpeace, etc, são uns engod

    4. flavionarezzi

      Essas ONGs lutam há muitos anos contra nosso desenvolvimento. Não há interesse em desenvolver a Amazônia. Não temos soberania sobre ela. Na Europa e nos EUA Greenpeace e WWF é mal visto, como um reunião de desocupados. No Brasil eles são detentores de poder. Poder contra nosso desenvolvimento. Não podemos construir estradas, não podemos plantar alimentos, não podemos criar animais de corte. Podemos preservar. Prá quem?

    5. Comments Éléctroniques

      seu comentário é de uma estupidez sem paralelos! quer dizer que a oferta energética, por si só, traria o desenvolvimento dessa região?! ademais, com base no que você escreveu deduz-se que, em prol de um suposto progresso/desenvolvimento, qualquer tipo de devastação ambiental é permissível!...

    6. AWanderley

      A questão maior é que estes são os meios que usam para alimentar os corruptos. Não estão pensando no pais e sim nos próprios bolsos, portanto, passarão por cima de qualquer coisa para atingir seus objetivos. Qual é o incentivo dado às empresas ou aos particulares para utilização de energias alternativas? Nenhum. Basta comparar o que custou Itaipu com as Belo Monte da vida e voce verá qual é o real objetivo.

  35. Foreva Young

    É por estas e outras que "estão" qrendo a internacionalização da Amazônia, pq julgam que o Brasil não tem capacidade para cuidar deste patrimônio.Sabe que às vezes eu tmb penso o mesmo, apesar de ñ concordar com a internacionalização.

    Responda
  36. Brasileiro

    Todo mundo quer falar no celular, mas ninguem quer uma antena na porta de casa. A mesma coisa acontece com estas usinas, todo mundo que ligar a luz mas não quer que se contruam usinas hidroeletricas que inundam florestas, ou termoeletrica que produz CO2. Se não queremos desmatamento ou aquecimento global temos que nos acostumar a viver sem energia ou com o minimo possivel dela. Não existe milagre quando se trata de enegia elétrica se não se produz não se consome.

    Responda
  37. Aline Santos

    É um absurdo o que estão fazendo com o Brasil. Sou totalmente a favor do desenvolvimento do país, porém sou contra qualquer tipo de agressão ao meio ambiente, já passou da hora dos governantes do Brasil começarem a estudar formas de desenvolvimento biologicamente corretos. Não podemos continuar calados, enquanto destroem nossas florestas, matas e boa parte da biodiversidade. Precisamos agir enquanto ainda é tempo.

    Responda
  38. Pedro Lisboa

    Vendo alguns debates no Senado (TV Senado), verifico uma crescente preocupação com as possibilidades futuras em relação à soberania da Amazônia Brasileira (A Amazonia verde e "Amazonia azul") perante o mundo, sendo considerada cada vez por mais paises, como um patrimônio da humanidade. Sou contra o descontrolado e devastador desmatamento,mas, talvez não seja inadequado retornar o "Integrar para não entregar" dos anos 70.

    Responda
  39. Max Marin

    Não tem mais jeito. Ainda bem que minha jornada neste planeta habitado por malucos autodenominados Homo Sapiens (racionais ?), que em nome do progresso e crescimento económico vem destruindo seu próprio habitat, aos poucos vai chegando ao fim.Tenho pena dos meus filhos e netos.

    Responda
  40. martinho henriques

    GOSTARIA DE VER ESTES AMBIENTALISTAS, QUANDO HOUVER RACIONAMENTO DE ENERGIA, SERA QUE ELES VÃO FICAR DE ACORDO COM O RACIONAMENTO OU VÃO GRITAR. AS HIDRELETRICAS AINDA SÃO AS MAIS BARATAS, AS QUE POUCO POLUEM, A EOLICA E A SOLAR NÃO POLUEM POREM É 18 VEZES MAIS CARAS E UM CUSTO DE MANUTEÇÃO ALTISSIMA

    Responda
    1. Erico Martins

      Sr. Henriques o sr. inventou essa de "18 vezes mais cara". Na realidade o preço da eólica já é competitivo com o da hidréletrica. Com a decomposição da matéria orgânica no solo coberto de água da usina de Balbina, essa gera mais gases de efeito estufa que uma usina térmica, o mesmo irá acontecer com essa usinas. Esse dado foi fornecido por cientistas, ao contrário do seu que foi inventado.

  41. José Sousa

    Usina atômica não pode por que pode ter vazamento, além do mais, as potências atômicas vão sempre nos acusar de algum outro objetivo com isso. Usina térmica não pode por que polui. Usina eólica produz energia cara de mais. Quem vai pagar a conta? A energia mais limpa e viável em grande escala, principalmente em um país que tem abundãncia de agua e através de hidrelétricas. Somos um dos países que tem a melhor matriz energética. Chega de protestos. precisamos de progresso

    Responda
    1. Erico Martins

      Há vinte anos a energia eólica era cara, atualmente, principalmente no Brasil ela já é economicamente competitiva. Informe-se. Isso já foi repetido centena de vezes sempre que se discute belo monstro e outras hidreletricas na amazônia: por causa da composição do solo a energia hidrelétrica na região norte não é limpa! Destruir nossa natureza, nossa biodiversidade e nossos rios não é progresso.

  42. Lipess

    Brasilia so vai quietar quando a amazonia estiver que nem a mata atlantica, um pqno fio no mapa brasileiro !

    Responda
  43. Rafael Rosa Dias

    Hora de internacionalizar a Amazônia.

    Responda
    1. Felipe O.

      HORA DE INTERNACIONALIZAR A SUA MÃE.

    2. Lipess

      voce disse tudo Rafael, o Brasil nao sabe cuidar da amazonia. Com internacionalização da amazonia é provavel que venham investimentos voltados para a salvação e a sustentabilidade da nossa floresta, muito diferente do que nosso "desgovernantes" tem feito !

  44. Lipess

    Que otimo, mais destruição para o Pará e suas belezas naturais. Esses desenvolvemer****das estao acabando com a amazonia e ainda tem gnt que defende em nome de um ideal deturpado de progresso ... dalhe brasil pais de Idi...o..t.as !

    Responda
    1. MILTON REZENDE

      Como tem gente igno-rante , não Pedro Bó , os computadores funcionam com bio diesel

    2. jose prado

      a começar por voce, ecologista de boteco! Seu computador funciona a lenha?

  45. lu costa

    É hora de todos que discoradam se movimentarem para que coisas erradas não aconteçam. Não adianta só lamentar ou reclamar. Se conseguimos tirar um presidente, conseguiremos tb defender interesses que realmente interessam ao Brasil e aos Brasileiros. A mata é mais valiosa em pé. Existem inúmeras formas de se obter energia. O sol, no norte e nordeste é abundante. Aproveite-o.

    Responda
    1. Erico Martins

      Sr. Oliveira, a unica alternativa a hidreletrica é a nuclear? Que afirmação mais absurda! Temos enorme potencial eólico, que tem preço competitivo com as usinas hidreletricas e causam impacto muito menor, ainda mais se forem construidos no litoral. Alem disso a energia hidreletrica na amazonia não é limpa, pois o solo muito rico em matéria organica, quando coberto de água, gera toneladas de gas metano que vai para a atmosfera. Esse projeto é não só estupido, mas criminoso.

    2. Felipe O.

      Energia Hidroelétrica nada mais é do que energia a energia Solar captada pela água. Essa é a única tecnologia limpa solar viável economicamente e que não precisa de materiais raros e tóxicos para fabricar como as placas solares, além disso os campos necessários para instalar as placas para gerar a mesma quantidade de energia que uma hidrelétrica é até maior. Mas concordo que a Mata é mais valiosa em pé, mas o que desmata é a Pecuária, a área que alagada por usinas não é absolutamente

    3. gaodias

      Lamentavel que pessoas por falta de conhecimento vivendo no ar condicionado com todas as mordomias venha dizer que temos outras alternativas de energia, mais limpa,o brasil com um potencial enorme em agua, então vamos optar por Energia nuclear quem sabe fazer uma proxima a sua residencia? é muito facil defender a amazonia enquanto o resto do pais usa todo seu potencial , e a mesma filozofia amaricana destroi a natureza, mata seus índios agora quer impor que os outros preservem.

    4. AWanderley

      O que tiramos não pagava bolsa esmolas para garantir o apoio. O medo que a maioria tem de perder estes bolsas os manterá no poder por muito tempo.

  46. carlão

    E´MAIS FACIL AUTORIZAR O DESMATAMENTOTOTAL DA AMAZONIA ,ASSIM JA PROVOCA UMA ALTERAÇÃO CILMATOCA DE VEZ E QUEM SABE NÃO DESTROI BRASILIA PRIMEIRO ?????????????????????????????? ?

    Responda
    1. Lipess

      seria uma otima noticia em meio a tanta noticia ruim ...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.