Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Maria

    Imaginem as manchetes garrafais na imprensa se fosse o Lula que tivesse dito que era à favor da legalização das drogas

    Responda
  2. Realidade

    A Descriminação de drogas leves (ex: da Cannabis), irá acontecer querendo ou não. A quantidade de usuarios já chegou a um ponto de questionar a democracia. O que se deve debater agora é como criar um projeto de regularmentação em meio a toda essa ignorancia da sociedade. Assunto dificil, polemico, mais o debate precisa ser feito com urgencia.

    Responda
  3. mariedap

    Na minha opiniao a atitude de "estadista" de FHC é melhor definida pela visao de Maquiavel, o estadista é adaptável às circunstâncias, adequando o seu comportamento de acordo com seu interesse individual . Sua virtude é flexibilidade " moral", a disposicao de fazer o que for preciso para atingir e perenizar a sua "glória e a sua gandeza", nao importando que as acoes envolvidas sejam boas ou más. O estadista é visto como simulador e manipulador da opiniao pública, em uma sociedade acrí

    Responda
  4. Na Real

    Por que diabos meus comentários não aparecem???

    Responda
  5. lucia maria santos

    Fico preocupada como mãe quando ouço comentários sobre a não disciminalização de drogas. Combatemos o tabagismo, combatemos o uso de drogas nas escolas, combatemos a marginalização de viciados. Como vamos enfrentar o perigo de todas as drogas se vamos achar que uma é mais ou menos prejudicial qua a outra. Só que tem problemas na família sabe o peso e a responsabilidade de defesa ou combate às drogas.

    Responda
  6. AbaixoaCensura daFo/i/a

    Colunista que defende ma/co/nhei/ro...ma/co/nhei/ro é!!!!

    Responda
  7. RAFA

    NAO HÁ DÚVIDA QUE SE DEVE TRATAR AS DROGAS DE OUTRA FORMA. PAÍSES COM MAIS EXPERIÊNCIA (INGLATERRA, BÉLGICA OU HOLANDA) LEGALIZARAM O SEU USO E COMBATEM DE FORMA MAIS EFICAZ O TRÁFICO

    Responda
  8. pablo rodrigues

    Estatista é como o senhor fhc, agora defensor do thc, passará a história e não por um filminho esquecível, como as ideias do ex-sociologo.

    Responda
  9. F. Augusto

    Pois é, fosse Lula, Dilma ou qualquer outro membro dos governos atual e anterior e estaria a Folha e seus eficientes colunistas esbravejando e colhendo opiniões de "especialistas". Mas como foi o Príncipe da Sociologia da Vila Madalena, ele é estadista... Durma-se com um barulho desses.

    Responda
  10. Luciano Edler Suzart

    Ser estadista póstumo é fácil Sr. Colunista do texto em questão, quero ver é ser enquanto ainda se é vidraça... Como Lula fez ao visitar Israel e em seguida visitar a Palestina, e pra bem ou pra mal, foi à França tanto quanto ao Irã.O fato de eu, enquanto sou vidraça ficar só em París (até após se aposentar), e ao voltar, dar conta de que um tanto não notaram minha ausência, tentar a todo custo (causa em questão inclusive) resgatar minha a auto-estima nas manchetes, nem por me torno estadist

    Responda
    1. pablo rodrigues

      Estatista é como o senhor fhc, agora defensor do thc, passará a história e não por um filminho esquecível, como as ideias do ex-sociologo. A defesa da liberação das drogas é um oportunismo estratégico do psdb de alcançar a classe media com um discurso que atenda ao individualismo comportamental de uma parcela da sociedade que pensam antes em seu prazer do que na coletividade.

  11. sergio afonso

    que puxa saco este gilberto, heim. vixe

    Responda
  12. João Rodrigues Neto

    Infelizmente no Brasil quando as autoridades não conseguem resolver um problema tratam de amenizar as penas como é o caso dos criminosos, hoje os maiores crimes são cometidos por menores de 18 anos por que eles acreditam na impunidade, agora como o Estado não consegue combater o trafico e recuperar ou dar tratamento aos viciados já querem tornar o uso da maconha uma coisa legal, imagine você estar em casa reunido com sua familia e seu filho acender um cigarro de maconha. O que você vai fazer?

    Responda
  13. Oliveira jr

    Estadista?!! De qual estado você está falando? Do estado global, que pretende implantar o totalitarismo comunofascista no mundo inteiro? Como pode ser estadista se compromete as gerações de brasileiros por vir? Você ainda precisa ler muito para entender o que essa gente esquerdista está fazendo no mundo. Já sabe o que é o movimento eurasiano? O movimento islâmico "O Brasil para Alá"?

    Responda
  14. Zevith

    Esse colunista faz parte daquela classe média que vota no PSDB porque acha Chic. FHC foi um mais um triste exemplo de governante Latino que estuprou a Constituição pra se reeleger. É claro que com o apoio dos Banqueiros aos quais deu 8 Bilhões de Dólares e para o Trabalhador, ao qual deu uma enorme banana, como a esmola que seu Ministro Serra tratou o Salário Mínimo durante 8 anos.

    Responda
  15. esporongador

    Esse jornalista, tal de Gilberto Dimenstein, deve ser mais uma viúva de marido vivo, no caso de FHC. Chamar a atitude de ex-Presidente como pensamento de estadista, um cara que quer a liberação das drogas, é no mínimo um comentário suspeito. Será que ele, o jornalista ficaria feliz ao ver um filho fuamando crack e cheirando cocaína? Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

    Responda
  16. J.Mendes

    pOIS é ... Pena que FHC não foi um grande estadista na hora de distribuir renda para os mais pobres , de negar aquela montanha de dinheiro que ajudou os bancos falidos e mal-administrados , de aumentar o nível de emprego no país , na hora de privatizar empresas a preço de banana ou na hora de pensar em aumentar o salario minimo ... O que será que faltou ? Talvez um filme para ele aparecer naquelas ocasiões ...

    Responda
  17. Luiz Soares

    Eu não entendo o colunista emplumado. Porque o "estadista" durante a campanha do Serra, quando perguntado, não disse que apoiava a discriminação das drogas ? Sabe porque bicudo colunista ? Porque ia perder as eleições ! E agora, como midas, vai enterrar o partido com esse filme ! Onde põe a mão vira m.....

    Responda
  18. eduardo rodrigues

    Quanto ao assunto: coisa de estadista seria declarar guerra ao tráfico, fazer devassa em instituições que lavam dinheiro ilegal, fechar as bocas que todos sabem onde ficam, penas mais duras etc.

    Responda
  19. Klinger Ericeira

    Quem será mais cínico? O objeto da crônica ou seu autor? Talvez ambos o sejam, igualmente!

    Responda
  20. eduardo rodrigues

    Na descrição do colunista, deveria estar escrito"Gilberto Dimenstein, cabo eleitoral do PSDB". Fez bem a lição de casa, Gilberto. Agora poderá ficar mais uns dez anos fingindo que sabe o que é política educacional e bajulando políticos da Rede Bobo.

    Responda
  21. Trojan

    ESTADISTA COISA NENHUMA! ISSO É UMA BABOSEIRA! DROGA É COISA DE MARGINAL! TEM QUE DAR CADEIA! OS USUÁRIOS SÃO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR TODA ESSA VIOLÊNCIA!!!!!!!

    Responda
  22. pitanga

    A sociedade tem é vergonha de dizer que na famlia ou entre amigos sempre tem alguem dependente,como só vivemos de posé,vai ser dificil de ouvir essa palestra más temos que saber o que vamos fazer e agir para salvar essas pessoinhas queridas.

    Responda
  23. Vc recomendaria o uso de drogas, como maconha, crack, etc, para seus filhos e netos?

    Responda
  24. Senhor_do_seu_Anel

    Risos... Qdo convém...quem defende a descriminalização das drogas tem VISÃO de estadista... Qdo não convém... quem aposta na melhor distribuição de renda que para tirar milhões de pessoa da linha da miséria; no crescimento interno para afastar as crises e milhões de postos de trabalhos; na aquisição de equipamentos nacionais para as estatais que permitem o renascimento da indústria naval do país... acaba sendo chamado de P0PULISTA, BURR0 E B&B@DO.. Eita F0ia dazelite..

    Responda
  25. Taipan

    Quem engole esse tipo de estória são apenas dois tipos de pessoas: o usuário e o novo traficante(quando for liberada). Porque você Gilberto não fala da Holanda, onde prostituição e drogas são liberadas?E aí aproveita e fala que o aumento do uso de entorpecentes mais que duplicou..fala também das zonas liberadas na Suíça para consumo de drogas, diga como é maravilhoso transitar nelas.E por último...não aceito tratar o usuário como coitadinho, ele é sim responsável por cada bala perdida!

    Responda
  26. deminha

    FHC foi realmente muito corajoso. Na sociedade em que vivemos adotar posições como essa é quase um suicidio politico.

    Responda
  27. martinho

    Perfeita a análise do jornalista. Esse é o diferencial de FHC em relação aos demais políticos brasileiros. Muitos tentam manchar a sua biografia, em função de medidas adotadas sobretudo no segundo governo, mas o julgamento da história fará justiça ao seu governo.

    Responda
  28. Eustáquio B. diganãoacensura

    Complementando um comentário abaixo: FHC é um sociólogo e no filme ele não faz nada mais que uma análise sociológica do problema das drogas. Certamente ele não precisa de um filminho do tipo "eu tb já fui pobre" ao estilo que um outro ex-presidente fez

    Responda
  29. sukateiro

    O que o FHC disse é verdadeiro e devemos lutar contra o trafico de drogas,mas para isto devemos pensar seriamente nas maneiras de fazer isto.A justiça deve prender o traficante e o governo deve internar o usuario dando tratamento digno e respeito,o que não acontece hoje.Falta neste país ordem e progresso o mesmo jargão escrito na bandeira.Quanto tivermos isto seremos mesmo uma nação.E respeito muito o FHC por ser uma pessoa digna assim como muitos outros politicos corretos.

    Responda
    1. felipe duarte

      Não é isso que falta não ... Oque falta é coragem pro Brasileiro empunhar uma bandeira,uma ideia, um ideal ... Somos todos muitos acomodados e odiamos pensar de outro jeito ... A solução do pessual daqui seria "acabar com todos os usuarios e todas as drogas pois eles são ruins" Porem isso não ira acontecer por mais que todos tentem !

  30. EdgarOS

    É simplista a visão de se descriminalizar as drogas. Enquanto atua no ambito individual, a droga inicialmente eleva a sensação de bem estar, melhora a percepção, é verdade. Por outro lado, vicia, ultraja a dignidade da pessoa humana, pois se perde a noção dos valores, do respeito ao próximo. A dependencia gera ausencia de controle próprio sobre o seu próprio destino. Além disso, os custos economicos e sociais para se reverter a degradação humana serão incalculáveis. Estadista? Cínico!

    Responda
    1. felipe duarte

      Caramba. 1)quem controla o proprio destino ? 2)eu fumo mac0nha e não sou descontrolado nem psicotico ... 3)a unica coisa que ultraja e indigna o usuario é o preconceito Social. 4)quem te dá noções de valores a acreditar ? 5)com a regulamentação os custos não serão nada pois o preco atual da droga é empirico ...

  31. Gil

    Dimenstein caiu e muito em meu conceito, de um autor sensato foi para um cabo eleitoral que milita a favor de um ideal (não a respeito das drogas), que possui valores duvidosos e perigosos. Quanto a discriminização das drogas, percebo, junto aos meus alunos, uma enorme confusão onde muitos pensam em liberalização. Falar das drogas como problema de saúde e não também policial é forçar uma minimização do problema. Drogas e criminalidade andam juntos.

    Responda
    1. felipe duarte

      "Droga e criminalidade só andam junto porque é ilegal" Voce como professor deveria ter ido umpouco mais alem disso e ver que no mundo existem exemplos que a descriminalização regulamentada é muito positiva não so em questão de arrecadação fiscal tanto como em saude publica. (se voce perceber umpouco ele fala da descriminalização da mac0nha e não de todas as drogas. colocando como exemplo os entheogenos e não drogas destrutivas tipo 0XI ...)

  32. Na Real

    Sempre detestei esse FHC e seu neo-direitismo blasé, mas desta vez ele mostrou inteligência e ousadia. O maior estrago que a droga causa deve-se à (inútil) repressão e não à própria droga. Repensar, repensar e repensar! A droga em si causa pouco mais dano que a pinga. Por ser proibida, torna-se cara e é gerida por bandidos: o estrago se agiganta! E tudo isso para as famílias seguirem negando que seus filhos buscaram a primeira dose por já serem doentes e infelizes..

    Responda
  33. doca

    SERÁ QUE AS VIÚVAS DO fhc TEM ALGUMA CONSCIÊNCIA DE QUANTAS PESSOAS MORREM PELA VIOLÊNCIA QUE A DROGA ACARRETA ?? Não só a violência entre quadrilhas e polícia, mas a violência familiar. Não são todos que conseguem fumar "unzinho" e tocar sua vida. Muitos se perdem na droga. Descriminalizar é trazer a droga para bem perto pra sociedade. É como fazer roleta russa. Mas os pseudo-filósofos do PSDB só pensam na vaidade deles e cada vez menos na população

    Responda
    1. felipe duarte

      A maconha existia antes do homen ... eu fumo "umzinho" trabalho, faco faculdade enfim não deixo de fazer nada pelo fato de fumar ... Agora me explica uma coisa que eu não entendi direito ... Como algum homen consegue uma viuva estando vivo ? Outra coisa para falar de violencia familiar causada por drogas é preciso passar por uma violencia familiar causada por drogas ... (cara eu NUNCA vi ninguem fumando maconha e ficando agressivo me desculpe, e isso que eu fumo todo o dia...

  34. Raul Moreira

    A "ingnorança" é acolhidade e cultivada nas víceras do PT - com Lula de protagonista -, objetivando manter o "povo" na escuridão e este continuar (supostamente) incapaz de fazer juizo sobre aquilo que lhe cega. Fernando Henrique Cardoso é muito diferente: Ele sabe o valor da educação para a evolução (no melhor dos sentidos) da sociedade, daí suas sempre valorosas e permanentes contribuições para que avançemos. Porém, o ranço do atraso, teima em negar-lhe tal valor. Parabéns Fer

    Responda
  35. quirino minossi

    FHC neste caso está dando um enfoque extremamente lúcido com relação canabis; não vejo coragem nenhuma; apenas que vivemos numa sociedade em muitos casos hipocrita; querem tapar o ceú com a peneira;

    Responda
    1. felipe duarte

      Acho que por falta de coragem a maioria se resigna ... Acho que por falta de coragem a politica brasileira esta como esta ... Acho que por falta de coragem o brasileiro nunca se meteu em uma guerra ... Acho que por falta de coragem nos somos acomodados assim ... Agora empunhar uma bandeira e chamar uma causa com tanta polemica dando a cara a tapa ... Isso pra min é ter coragem !

  36. R

    Se ele é tão bom assim como você fala, porque não estava no dia em que os manifestantes levaram borrachadas e porradas dos Policiais Militares na Paulista...?????!!!!!!.

    Responda
  37. danilobc

    Não tenho nenhuma esperança que isso ocorra no curto prazo, mas acredito que no futuro o Lula vai ser só um capítulo numa fase na história do Brasil iniciada pelo FHC. FHC é impopular hoje, porque teve coragem de comprar brigas. O Brasil precisava disso para mudar de patamar (e ainda precisa, por sinal).

    Responda
  38. rsrsrsr

    Infelizmente em um país, onde o índice de analfabetismo é muito elevado, que por sua vez não se atualizam, através das mídias impressa, falada e/ou televisada, onde ainda existe a compra de eleitores e seus votos, onde o favorecimento como moeda de troca impera, onde os politiqueiros pensam e agem para o "QUANTO PIOR MELHOR", essa atitude além de dar o que falar, certamente vai lhe tirar muitos votos. QUE ATRASO LAMENTAVEL A COMUNIDADE NÃO ACOMPANHAR ESSA EVOLUÇÃO......

    Responda
  39. alcides emanuelli

    Tem coisas mais importante para diminuir a violência, e isso é a troca da impunidade penal por leis mais justas e com justiça social. O trabalho para todos e dignifica a pessoa assim vai diminuir e muito a violência com o Narcotrafico. Escolas mais empregos, vão ser o Esteio de uma sociedade com justiça social, a busca desse elo moderador da qualidade de vida social, vai trazer destruir com a violência tão nociva as liberdades sociais.

    Responda
  40. alcides emanuelli

    O desgaste é imensuravel, principalmente quando o Lula começar a Ironizar a questão e fazer chacota sobre o que o FHC está apoiando agora. Um perigo eminente é claro de perder espaço, mas tudo isso é muito mais complicado do que algumas pessoas estão tentando fazer ser. O Brasil não é a Holanda em nada, 1000 vezes maior em dimensão, um povo inculto, quando na holanda todos tem educação, renda percapica sendo patrocinio do estado na holanda vem do trabalha da produção, todos tem

    Responda
  41. Bruno Lima

    Só vai mudar o estilo do tráfico. Se for liberada,a droga vai ter de ser regularizada, e vão haver pontos legais de venda. Legal significa cobrança de impostos, como o cobrado sobre o cigarro e a cerveja. O usuário vai achar caro, estão vai subir o morro pra comprar a droga contrabandeada. A polícia do tipo BOPE, não vai mais fazer operações, pois não será mais considerado um problema de violência, e sim um problema fiscal. Em resumo, vai continuar do jeito que os pollíticos traficantes adoram.

    Responda
  42. Paulista

    É muito fácil lançar uma idéia polêmica no ar sentando em seu sofá de aposentado, para poder posar de visionário e estadista. Gozado, porque quando foi presidente, durante seus 8 anos de mandato, ele não lançou essa discussão para a sociedade discutir? Obviamente, porque não seria uma idéia popular, mesmo sendo uma discussão necessária à nação. Se não fez isso durante o mandato, foi por medo da polêmica, então não teve uma visão de estadista. Pensava apenas no próximo mandato. Como todos. /

    Responda
    1. felipe duarte

      Se pergunte porque o mundo não foi contra a proibição lancada por Regan no EUA ? Ou voce acha que os mac0nheiros vao o eleger como presidente ?

  43. nando

    Isso só favorece quem já produz, comercializa e ganha lucros fabulosos, ou seja as FARC, braço armado e aliado político do PT e da esquerda no Brasil. Basta verificar as atas do fórum de são paulo. Essa política é para fortalecer os traficantes, e para a esquerda poder colocar uma faca no pescoço dos brasileiros. A nossa democracia está por um fio, com sem vergonhas como FHC, lula e o resto da esquerda do Brasil. E o senhor dimenstein, tem que começar a defender a democracia.

    Responda
  44. Rodrigo Batalha

    Parabéns ao autor da nota, contudo acho que ela ficaria um pouco melhor no site do PSDB nacional..aqui na folha fica um pouco tendencioso, cade a parcela de isenção do jornal? cadê a imparcialidade? cadê a crítica?... decepcionante, que jornalismo favorável, aliás! se é favorável! não deveria se chamar jornalismo, ou deveria?

    Responda
  45. Antonio

    Só faltava essa... FHC "estadista", oportunista, isto sim. Se esse assunto tivesse a importãncia que ele agora diz que tem, então por que não foi tratado nos seus oito anos de desgoverno, digo "governos". Fez essa fala na tentativa aparecer, pois ninguém acredita em que se diz "sociologo" e renega todo o que disse. Alguém deve lembrar daquela triste afirmação: "...esqueçam tudo o que eus escrevi...". Alguém acredita nesse oportunista? Eu não!

    Responda
  46. Lucas1987

    Se o problema das drogas fosse só a corrupção, ele atingiria só o Brasil e países mais corruptos e não os países mais desenvolvidos, como são os europeus. Lembrando que FHC defende não a liberação ou descriminalização, mas que se pense sobre o tema de uma maneira diferente, já que esta maneira (prender todo mundo que usa ou que vende) se arrastar por 40 anos e nunca funcionou.

    Responda
  47. Eufrásio

    FHC É UM ESTADISTA AO CONTRÁRIO DA DILMA QUE BASEOU-SE EM SUA POPULARIDADE PARA DEMITIR O PALLOCI !

    Responda
  48. marcos

    Agora a verdade é; caro gilberto,se fosse o lula,a estoria seria outra por aqui .,prefiro acreditar que vcs do pig estão tontos !

    Responda
  49. Hidrógrafo

    É incrível como quando se fala em PSDB pensando em eleições é compreensível, mas se a esquerda pensa na próxima eleição... é problema.Presidente Lula criticado por ser apreciador (não um bêbado) da cachaça, bebida típica do nosso país (quem não aprecia é que deve ser criticado), e FHC elogiado por apoiar a "legalização" da maconha.Se ele é tão bom, por que ele não tentou fazer o que ele propõe no governo dele.Ele tinha o congresso e a imprensa a favor dele.Apenas um velho oportunista.

    Responda
  50. Edson Ishi

    A repressão às drogas só interessa pro traficante. Ele tira seu lucro da dificuldade de traficar as drogas até o usuário. Se a repressão fosse abandonada, as drogas custariam centavos e o traficante sequer teria condições de concorrer com um varejista. Sorte dele que o governo está aí pra cuidar de seus interesses.

    Responda
    1. Cidadão

      Que repressão você está se referindo? Não temos programas educativos na TV/Rádio/internet, qualquer um se droga livremente pelas ruas deste país, quem é preso é solto em 2 tempos. Quantidades imensas de drogas entram no pais pelas fronteiras sem qualquer problema. O que temos é guerra de traficantes. Temos que acabar com o consumo, ai o tráfico acaba.