Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Canton

    Em um pais de mestiços - graças a Deus - quem não é um pouco negro, um pouco indio, um pouco europeu? A politica educacional deste governo, é uma vergonha, deveria sim, investir mais em educação, proporcionando chances iguais para todos. Parem de enganar e segregar esse povo tão sofrido.

    Responda
  2. Torreal

    Cotas são ruins de qualquer maneira, porque seguegram, diferenciam e acabam com o sistema de mérito.quase todos temos sangue negro e indígena.a diferença na cor da pele é apenas genética.posso ser branco e ter sido criado por uma pobre familia de descendentes de negros.posso ser visualmente um índio filho de pai branco e rico.posso ser um negro que estudou nas melhores escolas.posso ser um branco pobre que não teve nenhuma oportunidade na vida.julgar pela cor da pele?

    Responda
  3. CENTRODIREITAMODERNA

    QUERIA SABER QUEM FOI O POLÍTICO RETARDADO QUE INVENTOU ISSO ! SOU EXTREMAMENTE CONTRA AS COTAS, MAS QDO O ASSUNTO É EDUCAÇÃO ATÉ QUE MERECE SER DISCUTIDA. MAIS TRABALHOOOO ?? CONCURSOOO ?? MEU! A PESSOA PRECISA SER COMPETENTE E NÃO DIFERENTE.

    Responda
  4. The slice

    chega de cotas, de vitimização. não da mais para aguentar tanto privilégio e discrimação as pessoas normais e heteras.

    Responda
  5. The slice

    é uma vergonha, era só o que faltava.daqui a pouco vai ter cota para petista, gay, lesbica, etcc Ora, é brincadeira, cade a competencia, a honestidade, a cultura o conhecimento.Realmente o Brasil esta sem rumo.So uma revolução na educação para voltarmos a ter esperança.

    Responda
  6. Ana Skywalker

    Ahhh chega !!! Que bandalheira é essa? Isso sim é uma baita descriminação contra os brancos e pobres. QUem vai pensar neles? Que direitos eles tem? Não somos todos iguais perante a lei? E a meritocracia para acessso a determinados cargos? Fica com quem não demonstrou capacidade??!! Isso é andar pra trás, viver no passado!

    Responda
  7. Zeca

    Os gays não foram incluidos nas cotas? Vai ter passeata de protesto.

    Responda
  8. FJSRO

    Continuando. Engraçado neste caso orienta-se aos prejudicados para ingressar na Justiça, contudo, e no caso da OAB, como fica a situação dos bacharéis em direito que são impedidos de participar em concursos para procuradores, defensores, advogados de empresas públicas, autarquias, etc. pelo fato de não possuirem inscrição na OAB. Ora, se a CF prega que os cargos públicos são acessíveis a todos, deveria então o requisito inscrição em órgão de classe valer para todos ou para ninguém.

    Responda
  9. FJSRO

    Sou favorável a lei criada pelo gov. Sérgio Cabral, aliás tinha que estender a todo o Brasil. Pensem bem. Os concursos públicos de hoje em dia estão cada vez mais exigentes, inclusive, pede-se até inglês ou espanhol. Gente, qual filho de pobre tem condições para bancar cursinho de inglês?. Em tese, o sistema de cota deveria ser para pessoas comprovadamente pobre (dados do IBGE) e nunca da forma como é posta (negros, indios, pessoas vindas de escolas públicas).

    Responda
  10. Ferspan Ojuart

    A cota racial é uma piada, pois todos nós temos sangue negro. Dificilmente um brasileiro não é fruto de séculos de uma boa mistura, então por que separarmo-nos pelo que fenotipicamente nos diferencia, se na essência genética somos uma pluralidade de raças?Seria justa uma cota sócio-econômica TEMPORÁRIA.Sou pardo, filho da classe média e tive boas condições de estudos. Passei em 2º lugar no TRF5, com muito estudo e sem cotas.A cota é pra quem precisa e a cor da pele não determina isso.

    Responda
  11. ESPARTANO

    Defitivamente o governo do RJ é "bincadeira". O governador é surreal.

    Responda
  12. Líviamorena

    NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOO... NÃOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...

    Responda
  13. Regina Martins

    Todos são iguais perante a lei? Acho q sim. Não preciso dizer mais nada.

    Responda
  14. Regina Martins

    Como pode um estado q se "acha" um dos melhores culturalmente no país, fazer uma aberração dessa? Todos nós sabemos q a maioria da população brasileira é misturada, quer dizer temos sangue indígena, africana e européia; cota para índio e afro descendente? qq pessoa q tenha pai, mãe, avós, um deles afro descendente ou índio, mesmo sendo branco de olhos azuis, pode requerer a cota para si. PAREM O MUNDO Q EU QUERO DESCER!!!!!

    Responda
  15. djsl86

    Quero COTA para quem NÃO TEM COTA.

    Responda
  16. JCARLOS

    Porque não se cria esse sistema de cota também para entra na polític@, é difícil ver ne-gros e in-dios por lá.

    Responda
  17. naldo

    Este negócio de cotas já esta passando dos limites. As pessoas devem ter competencia para concorrer em um concurso, não devem se aproveitar dessas oportunidades para conseguir uma vaga.

    Responda
  18. KAKGB

    O maior direito que se pode dar a um ne gro, branco, índio, amarelo ou azul é direito à EDUCAÇÃO!! Cota = pre conceito = tadinho do afro descendente/ín dio, nunca vai conseguir chegar num concurso público por meios normais.

    Responda
  19. Osnizinho

    Os afro decendentes passaram por 400 anos de escravidão e quando foram libertos, foi sem direitos enquanto terras eram distribuidas para imigrantes europeus. Agora quando vem uma medida como esta para equalizar estas diferenças é esta choradeira toda. Os brancos tem pena de outros brancos e tentam canalizar para os afro decendentes suas frustrações. poblemas de auto estima. se resolve no psicologo. O sol nasceu para todos.

    Responda
    1. inez ro

      Dona Ana, se tu tivesse estudado um pouquinho mais, saberia que a política de cotas nos EUA existe há muito tempo, foram criadas como políticas reparatórias sendo uma das principais bandeiras do movimento negro norte-americano. É por isso há tantos negros ocupando cargos importantes neste país, diferente do nosso!!!!

    2. Ana Skywalker

      Se fosse verdade a sua afirmação, o presidente americano não seria afrodesc. e a mulher mais rica do EUA, Oprah, tb não seria afrodesc. São pessoas inteligentes, que vieram da classe baixa, que estudaram!!!! E mereceram toda recompensa, a carreira brilhante deles! Vc parou no século passado. Tá na hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor, com estudo e esforço como qualquer brasileirinho!

    3. Fausto Augusto

      Revoltaaaaaaaado ! Sou descendente de portugueses e meus antepassados nunca receberam por... nenhuma do governo. Êita historinha mal contada.

  20. Mano

    Existe propostas para criarem também cotas para aposentados e ex-presidiários.No futuro só entrarão negr0s, índios, ex-presidiários, deficientes físicos e aposentados em alguns concursos públicos, pois não sobrarão vagas para os demais.

    Responda
  21. Mano

    O sujeito já tem direito a entrar numa faculdade através de cotas e depois ainda tem direito a arrumar um emprego graças a outra cota?Oras, se não foi capaz de entrar numa boa universidade através de uma cota, então deve-se dar uma outra chance ao incompetente? Pois é, o cara passa num concurso público através de uma cota, pede demissão e presta outro concurso e assim vai, o sujeito ficará usado a cota várias vezes a vida inteira.

    Responda
  22. Rafael

    Cotas para an a.lfa.betos já existem faz tempo, com o nome técnico de cargos de confiança ou cargos de livre provimento.

    Responda
  23. brazbear

    CERTIFICADO PÚBLICO DE QUE O "QI" DOS P/R/E/T/O/S/e/Í/N/D/I/O/S É ABAIXO DA MÉDIA...SE EU FOSSE PERTENCENTE A QUALQUER DESSAS CLASSES EU ENTRARIA COM UMA MEDIDA JUDICIAL REQUERENDO CORREÇÃO IMEDIATA POIS ISSO SIM É MOTIVO DE VERGONHA, NÃO A C.O.R DA P.E.L.E!ISSO SIM É DISCRIMINAÇÃO! E DADA POR UM ÓRGÃO PÚBLICO!

    Responda
  24. Marcus Henrique Paiva

    COTAS PARA ANALFAS, JÁ!!!!

    Responda
  25. Marcus Henrique Paiva

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É PRA RIR!!!! Então a lógica é: Eles foram escravizados no passado, vamos dar um emprego público pra eles!! ahahahahahahah Será que os blacks concordam com isso?? Ou os índios?? Acho que sim, né... Fica mais fácil. rs... Abraço!! (rssrs... achei muito engraçado mesmo!)

    Responda
  26. fernando resende

    Já que tá virando bagunça mesmo! Acho que vou pedir uma cota pra mim, todo concurso eu terei direito a uma vaga. hehehe.

    Responda
  27. alisson

    cota para concurso público é inconstitucional ...

    Responda
  28. Gecilio Quirino

    O comentário foi removido a pedido do leitor.

  29. kantucco

    O que será do futuro do homem branco, pobre e hétero.

    Responda
    1. Fausto Augusto

      Caro Seymour, para começar, a palavra "hétero" não existe, o que existe é heterossexual. Na condição de neologismo e gíria, a palavra "hétero" tem, sim, acento, já que toda (entendeu: toda) palavra proparoxítona é acentuada. Na nova e na velha ortografia. Definitivamente não gosto de gente que dá palpite naquilo que não conhece...

    2. brazbear

      honey hetero não leva acento agudo, dispensável dizer que você é "hétero"... quan do a ter ou não futuro, acho que seu passado de escola pública já responde por si só... LOL

  30. repdesc

    Em Vitória-ES, a lei que criou as cotas não está valendo. Foi criada pelos vereadores e a procuradoria municipal conseguiu a declaração de sua inconstitucionalidade pelo TJ ES. Em Santa Catarina, também foi julgada como inconstitucional medida similar. A propósito, me surpreende que a reportagem não tenha se aprofundado sobre os aspectos inconstitucionais desse sistema.

    Responda
  31. Lupo Hellrider

    Logo no Brasil, vai ser crime ser caucasiano. Minha filha é chamada de branquelala, bicho de goiaba e anêmica na escola e tem que ficar calada pq que os "outros" estão protegidos por essas leis ditas "anti-racismo". Só se for pra eles! Está se abrindo um precedente perigoso!

    Responda
  32. sukateiro

    Quando será que vão criar cotas p/brancos ,amarelos e outras raças agora definidas por lei.O governo deve é dar estudo de qualidade,professores preparados e escolas adequadas isto sim irá levar qualquer pessoa a uma melhor qualidade de vida.Já IMAGINARAM SE COMEÇAREM A DAR COTAS PARA JOGADORES DE FUTEBOL,VOLEI,BASQUETE E OUTRAS MODALIDADES ESPORTIVAS .como ficará a participação ,

    Responda
  33. O PALADINO!

    A MELHOR COTA QUE PODE EXISTIR PARA QUALQUER GOVERNO É EFETIVAMENTE FORNECER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E ACESSÍVEL A TODOS. SE FOSSE ASSIM O ABISMO EDUCACIONAL ENTRE RICOS E POBRES SERIA DRASTICAMENTE REDUZIDO. MAS COM AS ÚLTIMAS ATITUDES "INCLUSIVAS" RELACIONADAS AO ENSINO DE PORTUGUÊS PARECEM LEVAR A OUTRA CONCLUSÃO. NÃO HÁ COMO CONSERTAR ERROS DO PASSADO ATRAVÉS DE MAIS ERROS QUE CERTAMENTE SE PROJETARÃO NO FUTURO CAUSANDO MAIS DISTORÇÕES.

    Responda
    1. Marcus Henrique Paiva

      Mas isso é muito difícil!! Dá um trabaaaaalho!!! imagina, os governos tendo que melhorar a educação, a acessibilidade nas cidades, a saúde... quanto trabalho que não ia dar para o governo!!! Ahhh não, que trabalheira!! Muito mais fácil é baixar uma medida colocando um monte de cotas!! Só uma assinatura já resolve o problema! eheheh

  34. VandersonLuis

    Putzzz...branco, trabalhador e de baixa renda...me dei mal...

    Responda
    1. VandersonLuis

      Opa...esse pecado eu não cometi.....huahuahauhuahua

    2. Marcus Henrique Paiva

      Se deu mesmo, fí!!! Foi votar no analfa, tá vendo!! eheheh

  35. Ricardo de Oliveira Lima

    Do jeito que as coisas andam, daqui a algum tempo irão criar cota para quem sofreu bullying, para os obesos, idosos, homossexuais (não tenho nada contra eles), etc... de modo que uma boa parte da população terá que ficar de fora dos certames por não se encaixar em nenhuma 'cota'... Já dizia o bordão do governo anterior: 'Brasil um país de todos'.........

    Responda
  36. Alex M

    ESTÁ OFICIALIZADA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL. Está liberado, pessoal, podem discriminar. Saiu no Diário Oficial do RJ. Sistema de cotas é remendo mal feito, é colar com cuspe, é a admissão do governo de seu completo fracasso e incapacidade de oferecer iguais oportunidades para todos através da educação. Igualdade de verdade é acesso a EDUCAÇÃO PARA TODOS.Infelizmente o governo é preguiçoso demais para isso.

    Responda
  37. edsm

    N Br existe "raças" e "raças", tal qual alguns tem previlégios comopoliticos nas imunidades, nas mordomias públicas, em dinheiro público,etc. Ninguém é capaz de ver que só existe uma única raça, a do homem,mas sim apenas condição social diferente. E a única condição socialnecessitada é a dos POBRES, independente de atributos inexistentes quese criou. Portanto, um miserável numa favela não é melhor que um"negro" ou indio como impõem. Gente cega!

    Responda
  38. Thomas Nielsen

    Será que vão criar cotas para brancos em escola de samba ou no "Filhos de Ghandi"?

    Responda
  39. Deriki Sullivan Castro

    Me lasquei: sou branco e pobre!

    Responda
  40. Formol Arado

    A política de cotas nada mais é do que a oficialização da discriminação, mera cortina de fumaça para tapear os incautos e desviar a atenção do verdadeiro problema, que nunca será resolvido, a péssima qualidade do sistema público de ensino. Enquanto todos os brasileiros não tiverem acesso à educação de qualidade a desigualdade só vai aumentar. Por um ensino público, laico, gratuito e de qualidade para todos!

    Responda
  41. paulinho

    liberdade de fazer com suas possibilidades e não na marra. isto sim é democracia.

    Responda
  42. Albinha

    Detesto estas cotas, elas não resolvem nada e sim aí é que vai haver discriminação porque vão pensar que eles entraram por causa da cota e não da sua capacidade. Querem reparar um erro do passado cometendo outro. Deveriam sim, destinar cotas a pessoas pobres que não tem condição de pagar um bom colégio, um cursinho, independente de sua cor.

    Responda
    1. deminha

      Concordo plenamente com vc Albaniza.

  43. baccili

    Horrível. Fere todos os direitos humanos. Racismo deslavado. 

    Responda
  44. Alex Miguel

    Em breve quem não for ne_gro, ín_dio, cafu-so, par-do etc. não poderá concorrrer em seleções e concursos públicos.Defendo a separação de co-t@s para àqueles que não tiveram acesso a educação de qualidade.Enquanto o go.verno não criar condições de educação de qualidade para o povo brasileiro, não há condições daqueles que estudaram em escolas públicas concorrerem com aqueles que estudaram em escolas privadas, de reconhecida qualidade.No Brasil só existe duas classes a pobre e a rica.

    Responda
    1. Leonaldo Vidas Boas

      Alex, Também não defendo a política de cotas em concursos públicos ou em qualquer outra espécie de seleção. Mas, pela qualidade do seu texto, é provável que não passe em concurso nenhum.

    2. Marcelo Augusto

      Infelizmente, as cotas só resolvem para o marketing governamental... Não se dá educação de qualidade, e tentam remediar o que não foi prevenido. Sou a favor apenas das vagas reservadas aos portadores de deficiência, pois as demais ferem claramente o princípio da isonomia estabelecido na Constituição Federal. Só não vê quem não quer.

  45. Coimbra

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  46. Barney

    Quem é negro realmente nesse país ? Minha mãe é morena escura, meu pai branco, meu irmão moreno escuro, pode-se dizer negro. Eu sou branco. Ele tem cota, eu que me f ?

    Responda
  47. carlos pontes

    racismo aparte, totalmente a parte ....  mas como farão para lidar com a eventual ineficiência ( cronica ) na prestação do serviço. Não estou dizendo que sejam incompetentes, mas digo que o critério competência fica em segundo lugar ... pergunto, alguma cresce contratando os últimos colocados ?

    Responda