Ciência > Empresas deixam de fazer pesquisa por falta de doutores Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como doutor, digo que o problema é o mesmo de sempre: baixa remuneração para uma mão-de-obra altamente qualificada. Nossas empresas em geral nunca investiram em P&D e agora apresentam essa justificativa. Geralmente os doutores brasileiros ou estão fora do paÃs ou estão desenvoilvendo suas próprias empresas.
Além destas questões impeditivas, curiosamente existem outras que partem das próprias agências de fomento, e que afugentam as empresas: a crescente burocracia das agências quanto à propriedade intelectual. Os programas de fomento a pesquisa em empresas tinham há alguns anos regras mÃnimas e justas, que não desestimulavam as empresas. Hoje há regras demais, e a FAPESP até exige a titularidade das invenções onde há bolsistas que financia, coisa que não fazia antes. A FAPESP não precisa disso..
pergunta que nao quer calar o que o governo tem feito de virtuoso para que o cidadao brasileiro se sinta motivado a buscar os aprimoramentos necessarios para que essa escassez nao viesse a tona ,impostoss exorbitantes salarios pressionados excesso de tributos na folha  e mais uma infinidades de situaçaoes que levam a desmotivaçao ,governo inchado ineficiente ,caro para o brasileiro corrupçao  sem puniçao  e tantas outras maselas governantes vamos acordar ou sera tarde demais
Falta de doutores? Porque será...
"O problema é que empresas (sejam do setor tecnológico ou educacional)não querem pagar o que é justo à mão-de-obra qualificada!!!" Num paÃs que suga 40% da nossa riqueza, sem contrapartida alguma e DESVALORIZA a moeda pra posar de superpotencia.... A saÃda é comprar TUDO FEITO né ? Não TEMOS alternativa, além do que doutorado é pra ser a COROA de uma vida de estudo, aqui qualquer muleque copia coisa de fora e posa de DOUTOR. Mentalidade TACANHA + GOVERNO COMUNISTA
"pesquisa APLICADA feita pelas empresas no Brasil" Resumo, quem se forma no Brasil somente se interessam em teorias, fantasias, delÃrios cientÃficos. Eles não conseguem produzir algo ÚTIL, só blablablbalba... pra posar de intelectual.
Falácia!! Nós produzimos proporcionalmente mais doutores em Ciência e Engenharia que a Alemanha, seguramente uma referência em Engenharia, e o problema é a falta de cérebros?! Mentira!! A Ãndia diploma 0,0015% da sua população com doutores anualmente. O Brasil, 0,0052%!!! Então, quem produz mais doutores?!?! O problema é a falta de investimento! O problema é que empresas (sejam do setor tecnológico ou educacional) não querem pagar o que é justo à mão-de-obra qualificada!!!
Não entendo muito bem a visão que é passada do doutoramento. Normalmente o pobre coitado abdica da vida social, trabalha em média 12 a 14 horas por dia entre atualizar-se na sua área [é, ler textos cientÃficos criticamente toma tempo, pasmem!]; realizar experimentos em laboratórios [nas condições que lá existirem, seja a disneylandia ou a ceilandia]; produzir resultados, ser continuamente criticado, escrachado e humilhado pelos detentores do saber, dar aulas nos programas, participar de reun
burocráticas, muitas vezes sem almoço ou janta [graças a Deus aos bandejões]. Dai leio aqui que é uma classe que só pensa em dinheiro, gosta do bom e do melhor, vive a vida boa com uma bolsa do estado... Gente...qualq uer concursado público só com ensino médio ganha mais que um doutorando, por favor se informem.
Eu, assim como quase todos de minha turma, voltamos nossa carreira para pesquisa cientÃfica. Passamos por graduação com iniciação cientÃfica, mestrado stricto sensu, alguns doutoramento direto, outros em dotouramento, alguns poucos trabalhando antes do doutoramento (vendedor, garçom, técnico em informática, professor de inglês, matemática, biologia, piano, squash, jiu-jitsu) e por fim, alguns no pós-doutorado. Queria fazer um ponto mas não há caracteres suficientes. Acho que passei a
Doutor pra que? Pra apertar parafuso? há mais de 20 anos (desde a época do Collor) que as empresas compram tudo na China e montam aqui no Brasil. Não se investe um centavo em pesquisa. Quem se atreve a investir é engolido por concorrência desleal, contrabando e corre o risco de ter todo seu patrimônio tomado pelo governo.
Este jornal informou aos seus leitores que existe inquérito do MPF/RJ sobre irregularidades (suposto superfaturamento) na licitação da obra de reforma do Maracanã, informando ainda que um inquerito desta natureza pode gerar ações de ressarcimento ao erário e/ou de improbidade administrativa Como brasileiro gostaria de saber o andamento do referido inquerito no MPF/RJ;
A informação é improcedente.
Não adianta querer aumentar a "Quantidade" de doutores, sem pensar antes em melhorar "Qualidade" das pesquisas desenvolvidas em nossas Universidades... É tanta "porcaria inútil" sendo escrita e defendida por ai apenas com o intuito de se cumprir prazos e metas estabelecidos por agências fomentadoras de pesquisa. O número de trabalhos desenvolvidos que realmente trazem algum benefÃcio para todos (não só apenas para portar um titulo de doutor) são extremamente baixos no paÃs, mas merecem crédi
Na reportagem aparece que temos a mesma proporção de doutores da Coréia do Sul. Podemos entrar no cerne da questão apartir da comparação. A Coréia do Sul é referência da ISO em educação. Qual a qualidade da nossa educação? Que oportunidade profissional tem para um doutor além de dar aulas no brasil? Na Córeia o cara está participando da indústria que está crescendo no mundo pela qualidade. Exemplos são Hyundai, lg, samsumg...
Esse artigo está estranho porque assume que só doutores podem fazer pesquisas. As pesquisas avançadas e teóricas exigem um certo nÃvel de doutores, mas a pesquisa aplicada pode ser feita por qualquer profissional treinado, com graduação ou mestrado. Doutores e pós-doutores não se dão bem em pesquisa aplicada, porque ela requer uma boa dose de praticidade e vivência, algo não muito comum aos doutores. Falo com a experiência de quem passou quase trinta anos na pesquisa aplicada.
Prezado Cloves, 75% dos doutores apresentam suas teses baseadas em pesquisas experimentais desenvolvidas por eles. Os doutores engenheiros teóricos são poucos. Concordo que qualquer profissional possa desenvolver uma pesquisa aplicada, mas tendo um responsável especialista na área com conhecimento suficiente para dirigir o projeto de pesquisa. Geralmente um doutor.
A questão é a financeirização da economia mundial. Quem tem doutores, produz, vende, toma a dianteira porque recuperou o capital investido. paÃs sem perspectiva deixa a coisa com os polÃticos.
A "escassez" na verdade está nos salários oferecidos aos pesquisadores (doutores). É uma questão de oferta e procura, se pagar bem não haverá escassez. Devemos lembrar que um bom "Doutor" tem o mundo todo como mercado de trabalho e vai trabalhar onde encontrar melhores condições de trabalho e melhor remuneração.
É simples: a gente precisa suar e trabalhar durante 5 meses por ano pra pagar imposto e receber serviço público deplorável, como educação de amargar e que esmaecem cérebros talentosos no Brasil; enquanto isto um plano de 8 anos de bolsa famÃlia que deveria colher frutos sociais (o montante de verba para o benefÃcio só aumenta ano pós ano). Pra que doutores se temos pão e circo!? Pra que doutores se as isenções fiscais para a s empresas dão mais retorno $$ imediato? Seremos outra China?
Interessante por que há algumas semanas atrás a INFO divulgou uma matéria de que mão de obra super-qualificada é desprezada nas empresas. Quem tem pós graduação tem mais dificuldade em arrumar emprego. É dificil morar e querer estudar num paÃs que nem se sabe ao certo o que precisam de nós. Por isso muita gente debanda para o Exterior.
sei de doutores que omitem o doutorado do curriculum para conseguir emprego "comum", senão são descartados pelo processo seletivo. Tente conseguir uma vaga de vendedor com doutorado no curriculum.
Estou analisando o que fazer em sequência à minha graduação. Sou formado em Ciência da Computação e ao conversar com um colega que trabalha na área ele me desestimulou totalmente a fazer qualquer tipo de pós. Disse que o Melhor a fazer são certificações. Ou seja, me formei para ficar a vida inteira usando tecnologia dos outros? Moro em um pais onde só se aceita o que outros criam? Um paÃs usuário? Como vamos se tornar a grande potência que tanto se professa?
Será que vale a pena ser doutor aqui no BRASIL???
Para os incompetentes, tudo é difÃcil, pois não querem trabalho. Aprendi que tudo na vida em termos de tecnologia e conhecimento é possÃvel desde que haja tempo, recursos e vontade. A cidade de Santos sempre deu ao Brasil homens probos e competentes e espero que nosso ministro da ciência e tecnologia siga o exemplo de José Bonifácio de Andrada e Silva, do recente Celso Amorim e de tantos outros, pois está na hora de mudar o Brasil e não há desculpa para não fazê-lo.
As universidades brasileiras hoje, com raras exceções, são formadoras de geradores de lero lero. Os doutores só sabem escrever, mas nada produzem que tenha retorno social. A maioria dos doutores está lá por serem apaniguados de algum dinossauro parasita da unviversidade, recebem bolsa do estado para produzir um texto sem nenhuma valia para a sociedade. Está na hora de fazer uma revolução nas universidades e fazer como as empresas sérias e competentes. Investir em novos talentos.
O velho discurso de quem não sabe o que é pesquisa...e acha que pesquisa básica não tem retorno social...Meu caro..não é por aÃ...
Infelizmente a escassez de cérebros está no comando de nossas empresas, pois os estrangeiros sabem como nos explorar e também nos 3 poderes da república que não pensam na coletividade e nos seus filhos e netos.
Ao pouco sábio que escreveu este artigo, informo que somente uma pequena parte e muito pequena parte das pesquisas no mundo inteiro são feitas por doutores. Isso é mais uma desculpa para os empresários preguiçosos, incompetentes e parasitas não investirem em pesquisa. Muitas vezes as grandes inovações, pela prática, foram desenvolvidas por simples trabalhadores ou técnicos. Doutores, com raras exceções gostam de muito dinheiro e pouco trabalho e pesquisa dá muito trabalho. Essa é a nossacult
concordo em 100%
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Empresas deixam de fazer pesquisa por falta de doutores Voltar
Comente este texto