-
CARLOS ROBERTO SILVA
Clovis Rossi,os neo liberais são mesmo engraçados ,quando eles estavam do outro lado da banca[credores ] , eles agiam como vampiros sugando o sangue dos devedores subdesenvolvidos,agora quando são cobrados por suas dividas ,já é possivel falar em calote , e até mesmo voces jornalistas acabam por endossar essa nova postura.
-
droubi
Ai se fosse o Lula ou o Kirchner ou o Chávez ou qualquer Banana Republic, como nos chamam lá fora. O preconceito do pessoal de plantão contra os esquerdistas radicais da AL não se aplica quando estamos falando dos países sérios da UE. Ora bolas, agora calote não é palavrão? Quando o Celso Furtado, maior economista brasileiro de todos os tempos, único de nível internacional, e o PT propunham o calote na dívida brasileira, calote era palavrão e o Lula e a turma do PT eram
-
Zezé
Já que alguém citou a Argentina, devo dizer-lhe que acompanho a moratoria daquele país e posso afirmar com certeza, que não pode servir de exemplo, pois êles estabeleceram as condições para um nôvo acôrdo, o que não será permitido à Grecia e outros, Quanto à situação de nosso vizinho, é impressionante como êles vem crescendo, e até acredito, que deverão se constituir numa grande surpresa, o que deverá contrariar tudo que se escreveu sôbre êles.
-
dimi
a teimosia destes neo liberais e de virar o estomago,fhc deixou governo com as calças na mão e eles ensistem em dizer que deixou a casa arrumado para o lula é a tatica do gebels da ss alemã,na crise de 2008 se o governo tivesse seguido os conselhos do presidente do banco central o tukano meireles que queria fechar as torneiras como os bancos da iniciativa fizeram e perderam mercado para os estatais que hoje lideram o financiamento de bens,hoje estariamos amargando uma crise terrivel.
-
Ro
continuação: a força do calote, a força do descrédito em geral, fortalece os que tem mais poder. Os que tem mais poder, se unem aos que tem mais poder. Dessa união nasce um governo, sim, nasce um governo para colocar em ordem todo esse descrédito no mundo. E aí, nossas crianças serão criadas sem mãe, serão educadas pelo Estado, pela força do poder único, sim poder único. Daqui a 3 ou 4 gerações, teremos crianças sem mãe, por que? Porque a impunidade democrática, gera votos. Iremos pagar caro
-
jose prado
continuando... E ainda tem gente que esta nessa de heterodoxoxortodoxo, neoliberal x ? ! Pergunto O Brasil de Lulka é neoliberal? A China é neoliberal? A India é neoliberal, Qual a alternativa? Chavez, Fidel, Pyongyong, Vitenam? Muda de seculo gente!!!!!
-
Ro
Caríssimo Jornalista, a palavra calote nunca foi palavrão em lugar nenhum do mundo, pois circulam mercadorias de troca, compra ou venda, negociadas com suas respectivas moedas, sempre houveram calotes, isso é de pessoa à pessoa ou de País a País, aliás aumentando a cada dia que passa. O descrédito está se tornando rotineiro no mundo, a começar pelo descrédito nos governantes, o descrédito na justiça, o descrédito na educação do estado ou até das famílias. A democracia despenca no mundo.
-
jose prado
Calote não é palavrão para o devedor,. Pergunta a quem teve seu rico dinheirinho confiscado pela dupla Collor?Zélia(lembram-se? já ouviram falar?) se calote é palavrão? E ainda, então porquê que os USA/FED, que inundaram o mercado de dinheiro, cobriu o rombo dos bancos hipotecários, socorreu as montadoras e etc... não sai do buraco? Porque a politica heterodoxa e socialista do Obama não funciona? Os níveis de desemprego só crescem, a economia só afunda?
-
luiz henrique
Resta saber quem aconselhou os mega fundos especulativos a comprar titulos da divida grega, sera q foi a miriam leitao? Ela nao deve ter sido, mas alguem q so erra suas previsoes como ela!
-
luiz henrique
Resta saber quem sao os credores. Infelizmente a coluna nao tras essa informacao, mas basta a gente pensar um pouquinho p saber quem é q comprava titulos podres a preco de banana p ganhar mais adiante?
-
Don Lutianno
É só ver a Argentina arrenbentada até hoje para avaliar quanto custa um calote. O Brasil passou dois governos FHC brigando com a inflação, especuladores e foi muito caro. Após mais dois governos Lula conseguimos chegar ao tal investiment grade no fim da fila. Ainda assim temos uma taxa Selic que impede investimentos decentes em infraestrutura que pesa muito no nosso custo Brasil... Ainda tem gente defendendo calote?! Depois de correr tanto suor, sangue e lágrima com anos de rémedio amargo???
-
Midas
Sua analise está equivocada, a Argentina cresce mais que o Brasil atualmente e já faz alguns anos inclusive.
-
-
Marcelo Silvestre
É impressionante a ignorância dos neo-liberais. Sempre defendem austeridade fiscal para países em crise. Justamente quando o país precisa de um estado forte, que incentive o crescimento econômico, eles defendem o estado mínimo. Se o Lula tivesse seguido a "austeridade fiscal" neo liberal na crise de 2008 estaríamos no buraco junto com a Grécia. O curioso é que, quando é com eles, como no caso dos EUA, o governo injeta 3 TRILHÕES na economia... Cadê o papo furado do estado mínim
-
Edson Ishi
Curioso. Eu podia jurar que a atual presidente está cortando gastos onde consegue pra equilibrar o desfalque dado pelo ex-presidente. Isso não é aplicar austeridade fiscal? Será que a presidente é neo-liberal também?
-
dimi
eu so queria saber qual foi a arrunação do fhc,emprestando grana do fmi pra salvar o bnds e as reservas que nem mais existiam,lula teve grandes gastos em seu segundo mandato,ampliou o ensino superior e deu acesso aos mais carentes e quebrou o paradigma de que empresa estatal so dava prejuizo,banco do brasil,caixa,bnds e petrobras deram lucros records na gestão lula.
-
wfdzeca
Desculpe Marcelo, mas veja o seguinte: Quando o Lula entrou encontrou a casa arrumada, e não se trata de ideologia, como já li aqui. O Lula gastou o quanto quis e até usurpou. Olha o estado da Petrobrás, veja a inflação de volta, a bolha imobiliária que se criou e que vai estourar na cabeça dos mais pobres, e por último veja o tamanho de nossa dívida interna. Quem está penando tentando arrumar a casa agora, Marcelo?
-
-
Maria Manuela Frade De Almeida
Rossi Aqui estou, como sempre, e vejo que seus leitores não parecem muito entusiasmados com o tema. Eu, da minha parte, o considero oportuníssimo e, como de hábito, vc. foi didático , leve, divertído e, acima de tudo, absolutamente esclarecedor.
-
Marcus Henrique Paiva
Enquanto isso, pagamos bilhões de dívida todo mês, e mesmo assim ela (a dívida) só aumenta! Vamos ter que eleger um ultra-conservador de direita nas próximas eleições.
-
licinia albuquerque
Pelo menos no Brasil isso, calote, não é palavrão, faz tempo. É uma das práticas mais usadas entre os políticos brasileiros já que, ao reinvindicar o voto, eles se comprometem em fazer - pagar em forma de trabalho que beneficie a sociedade. Mas, depois de eleitos, eles não cumprem. Dão calote no povo!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.