-
andrefadel
Mandou ver, Hélio! As gambiarras do meu cérebro agradecem pelo seu texto! Abraço
-
ap
Etelvino Henrique Novotny, você ousaria dizer que o hagiógrafo ao redigir os fatos miraculosos de que está cheia a Bíblia, se beneficiou das condições de sua épocaem que era mais fácil tais fatos "colarem" sem problemas ?
-
Pedroso
Outro belo artigo. Nós somos de fato "gambiarras e puxadinhos" neuroniais. Com o tempo alteramos muitas vezes a verdade ao nosso bel prazer. Quem nunca contou uma mentira? Quem nunca após contar uma mentira, consciente inicialmente que se tratava de uma mentira, com o tempo passou a acreditar sinceramente como verdadeira a mentira contada? Em verdade somos todos um pouco esquizofrênicos que vivemos cada um apenas no nosso mundo pessoal, com suas mentiras e verdades. Num mínimo de interação.
-
Kiko
Excelente texto! Porém penso que importante também é o fato que evolutivamente não estamos preparados para o registro fiel dos fatos (fotos, vídeos, documentos) e confronto de nossas versões e esses registros. Penso que numa situação pré-civilizatória as versões da Hilary e cia "colariam" sem problemas...
-
felco
"... segundo a qual a mentira e o logro com vistas a obter posições sociais mais elevadas..." That's the real deal, darling. Eu concordo em partes. Não duvido do poder de dissuação de uma mente motivada, mas tenho comigo pela experiencia de vida que as pessoas, racionalmente usam de má fé... as pessoas são injustas por um egoísmo. Ou simplismente fracas demais pra fazer o certo!
-
José Silva Jr.
Excelente artigo.
-
marinas
Defender Paloci?Hã? Eu o execro em nome do pai(Maquiavel), do filho(Hobbes) e do espírito (Raul Seixas). Quem quer se dar com ratos tem que transar de ratos! Política é arte, tem meios de realizar fins(desvio de verba, comissão vendendo o país, apropriar os R$do PAC)! Deixar que lhe "passem a mão" porque fez uso estratégico de informações para CLIENTES é o Ó! Não há erro psicológico e sim matemático (cálculo, previsão, precaução, enfim amadorismo/ego inflado). O mesmo vai le
-
MArcio Fragoso
Hoje dia 10 de Junho de 2011 exatamente as 10:31 horas da manhã acabo de inventar uma palavra, adjetivo que poderá ser usado por muitas pessoas um dia para justificar certas coisas: ( Supersufástico ) - Capacidade de elevar a criatividade em fato verídico e surpreendido pelo ato de enganar-se a si mesmo. resumindo o texto acima. basicamente é o mesmo que jogar xadres sozinho, roubar de si mesmo, não descobrir pq é bom demais para ser pego roubando por si mesmo, e ganhar a parti
-
Eustaquio Santos
Acho que quem governa e tem que administrar aqueles pepinos todos tem que ganhar bem sim. Se fosse só para ganhar o salário oficial, tenho certeza que ninguém competente aceitaria um cargo desses no governo. Segundo, o que não entendo é porque um sujeito com muito dinheiro no banco, ainda vai se expor, aceitando um um cargo onde vão saber até da cor da cueca do seu avô. Burrice de um lado,falso moralismo do outro.
-
deminha
Muito pertinente o artigo envolvendo politicos brasileiros. Um deles(Maluf) é mestre em fugir pela tangente quando lhe fazem perguntas embaraçosas. É insuperavel nesta arte.
-
Mane
Creio que a derrocada do Palocci deveu-se ao seu estado de "confundimento limite". Como ponto de partida, as suas "necessidades e expectativas", constitutivas do seu caráter, o fizeram marginar os limites da probidade em toda sua trajetória política, em permanente estado de confusão - do certo ou errado politicamente. Como os primatas, apenas adaptou-se, e soube usar, as oportunidades surgidas. Tentou ir para além da "onipotencia" e dos limites da impunidade!
-
não tenho
não tem nada de puxadinhos ou gambiarras,neste caso é desonestidade falta de vergonha na cara,mau caráter,aproveitador.
-
Antonio Carlos
Se o Criador, algo que nao sei definir mas tenho fe, criassehomens dada uma nocao de "perfeicao"s , a vida humanaseria vazia. A busca do aperfeicoamento - pessoal e coletivo - comtodos os seus percalcos, nao haveria necessidade de existir. Os proprios estudos citados na reportagem sao parte desta busca humana por conhecimento proprio. Ainda bem que nao sou perfeito. Nao teria nada por buscar. O Criador, ao nao nos fazer perfeito, nos da o presente de evoluir. Cabe a nos aproveita-lo.
-
Antonio Carlos
Artigo muito interessante. Nao interpretei como qualquer defesa do P. Todavia ele nao apresentou sinais de auto-engano. Ele estava consciente de suas mentiras. Especulo que ele pensou que as mentiras eram justificaveis (sobre algum ponto de vista torpe). Mas auto-engano e dissonancia nao. Quanto a referencia ao Criador, nao sou fanatico reliogoso, mas sim espiritual - nao acho que a existencia de "falhas" no nosso sistema nervoso sejam prova que nao existe um espirito maior, no qual e
-
Cesar Silva
Tá difícil manter o soldo, Hélio? Não há nenhuma outra explicação para a "atual" memória de Palocci que não o fato dele não querer expor o quanto de influência exerceu sobre o poder público em favor de seus clientes. Por um lado, até acho que ele - em sua baixa ética - está certo. Se divulgar o que fez e a quem, como conseguirá novos clientes? Afinal, para valer 20 milhões, deve ter tungado a viúva em mais de 200 milhões, concorda? Por mais que vc queira, defender o Palocci, não dá!
-
Antonio Catigeró Oliveira
Boa noite! Independentemente das simplificações das teorias, o caso Hillary Clinton, se fosse no Brasil, não seria digno de qualquer nota ou averiguação por parte da imprensa ou adversários políticos, porque uma "mentirinha" dessa, no Brasil, não é motivo para perder moral ou votos... É aí que começa o problema.
-
Robertp
Jornal. Helio boa tarde. Acho que entendi o contexto da matéria, mas eu comento que o Criador nos deu o livre arbítrio para sondar o nosso coração (ou seja, nós mesmos) que Ele diz ser enganoso e por vezes desesperadamente corrupto. Ou seja, não adianta eu ter em mim ou nos outros a melhor justificativa que a minha alma deseja ou acredita, porque o certo sempre será ético, e o errado o contrário disto.Tênue é a linha do mal e bom caráter. Cada um que se julgue. Ponto final. Não há desculpas.
-
Claudio Goldman
Saboroso artigo ! :-)
-
Sóleio a Foia, a Oia e acredito na Grobo
É do PIG???? Sem comentarios....
-
Kinob
"Se o cérebro humano foi concebido por um Criador, então Ele precisavoltar para o cursinho do Senac. Uma descrição mais precisa das camadasevolutivas que compõem nossa mente passa por gambiarras e puxadinhos." Engraçado que essas gambiarras e puxadinhos não afetam a nossa percepção do que é certo, então se temos capacidade de apreender a verdade, não significa que essas "gambis cerebrais" sejam algo essecial e sim acidental. Ou seja, um Criador não tem necessidade de criar tudo perfei
-
José da Silva
No mês passado, quando lia uma das colunas do Hélio, de repente, notei que, atrás de mim, um ET tentava decifrar seu conteúdo... É fato que realmente nossas mentes realizam determinadas peripécias com vistas a amenizar e até camuflar nossos comportamentos. Não é à toa que existe aquela máxima de que o sujeito mente com tanta convicção que até ele acredita no que está dizendo. O fato é que as atitudes imorais e até criminosas dos políticos não têm explicação!
-
germanoottmann
Interessante matéria, querer entender a mente dos criminosos, é trabalho de pós-graduação para o FBI. No caso do reincidente ex-ministro, éra só dar tempo ao tempo que iria acontecer de novo! Muitos dos criminosos são muitissimos inteligentes(ou seria esperteza), mas como diziam nossos avós,... "pau que nasce torto continua torto"!!
-
Osmar F. P.
Se o cérebro humano foi concebido por um Criador, então Ele precisa voltar para o cursinho do Senac. Jura? Existe essa possibilidade? Talvez refazendo o SENAC possa, da próxima vez, ajudar a evoluir melhor o cérebro das amebas transformers atoas que vieram do NADA. Quem sabe? Boa sugestão!
-
paranaense
Para os mais antigos isso se chama: "falta de vergonha na cara". Simples... assim!
-
isnatonete
Falou,Falou mais esqueceram do Jader Barbalho do Para, ele deu um cano na SUDAM que até hoje a mesma não foi recuperada.
-
macboy
Concordo em parte, porém como explicar o comportamento de alguns politicos e funcionários de alguns governos asiáticos, que quando descobertos, choram, se envergonham, alguns chegando até ao suicídio ? Acho que esses puxadinhos e gambiarras são obras do "cérebro brasileiro".
-
Fernando
Para quem estudou psicologia foi até um pouco óbvio. Inovador foi tentar entender a mente de um político a partir deste prisma. Muito bom, arriscado, mas o resultado no mínimo é um bom mote para o tema. Gostaria que os comentaristas políticos que logo virão aqui (e a culpa é do autor, hehe) pensem um pouco em como os mesmos mecanismos funcionam neles, antes de tentar fazer propaganda gratuita e sem sentido (como se convencesse alguém que já não estivesse convencido, vai entender?)
-
josydinorah
Somos tdos culpados... começando por não adquirir o conhecimento necessário para dicernir politica, educação, questões sociais e religiosas, depois por votar por interesses próprios e não por competência e depois por acreditarmos nos contos da carochinha e fazer o mesmo pela vida...
-
joãoflmelgarejo
ótimo texto, não pelos personagens e seus desencontros, mas pela construção do texto, considerando que a menção aos mesmos foi mero pretexto para exposição da tese sobre os caprichos da memória e sua ligação com a estrutura dos fatos que estes desenvolvem a contar de um determinado momento. os meios nem importa, mas claro que em momento próprio criam vida a partir da imposição de outras circustâncias e com estas criando um fim autônomo cabível por certo à uma nova acomodação da antiga memóri
-
Meunome (não trenho)
Dr. Hélio nada impede que o executivo envie projetos, mas não deverá enviar projetos impositivos! e porque são impositivos? Porque quem deve ser impositivo é o orçamento! E, infelizmente existem as chamadas medidas provisórias. Existe o que se chama rolo compresor, não sei se entendo? Mas é como se quem tem maioria aprova o que quer! Assim sendo o legislativo fica sem o seu chamado poder, que todos sabemos é concedido pelo voto (o povo). A Lei Orçamentária Anual (LOA) se transformaria como d
-
Meunome (não trenho)
Ilustre cientista político, não sou político, mas apenas um aposentado e já caminhando para o fim de minha permanência aquí neste plano. Outra sugestão: Proponho que os políticos se unam a favor de idéias previamente discutidas com o povo e não de idéias previamente discutidas dentro dos gabinetes. Sugiro que o Legislativo seja indendente do Executivo e que as maiorias formadas dentro do legislativo não sejam formadas em torno de governos, mas de construções de melhorias discutidas em seu âm
-
Meunome (não trenho)
Resumindo Dr. Hélio: Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra.Ilustre cientista:Não tenho formação jurídica e me sinto incapacitado para julgamento de quem quer que seja.Portanto, deixando o ministro seguir sua trajetória, sabe-se, não é o primeiro nem o último que deixa governos.Todavia, sugiro o orçamento impositivo ou seja é preciso reformular a Lei 4.320/64.Já la se vão quase 50 anos !Ao invés de os políticos se revezarem nas tribunas com discursos que não constroem, mude-se a 4.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.