-
Adriano Castro Rosa
Para que mentes se abram e criem, independente da idade, é necessário que estejam "antenadas" com a realidade, métodos e tecnologias. Impossível viver alienado dentro de uma bolha na era do conhecimento.
-
Rafael Laffront
O problema nao é porque somos brasileiros... o problema é porque somos brasileiros em um Brasil nao está nem ai pra nada a nao ser lucrar em cima de tudo o que se pode obter lucro. Não interessa lucrar 5% interessa lucrar 40% e alguns brasileiros em vez de boicotarem isso, vão e pagam esses 40% de lucro achando que sao "diferentes". Invençoes aqui tem de monte, o problema está em colocar elas pra funcionarem sem alguem querer tirar proveito disso. Ve se alguem apoia os carros elétricos?
-
Fernanda Lima
A educação formal não acompanha a rapidez da tecnologia e da informação, porém podemos adquirir muito conhecimento sobre determinado assunto, e, se não aprendermos como utilizar este conhecimento para determinado fim, ou transformá-lo em algo produtivo, ele não valerá nada. O papel da escola é instigar o desenvolvimento de hipóteses, projetos e o potencial de todos os indivíduos. Creio que Zuckerberg não teria tanto sucesso se não tivesse estudado em Harvard (dito por ele mesmo).
-
André Zanata
Isso é bem comum em todos os lugares do planeta realmente e acredito que no Brasil não seja diferente, o que precisamos no nosso país é de um pouco mais de liberdade e oportunidades à essas pessoas que têm o perfil do empreendorismo para que sejam acompanhados por instituições para terem êxito nos negócios.Quando se trata de uma pessoa que já é tem dinheiro o bastante para desenvolver fica mais facil, mas quando falamos de jovens de classe média baixa ou menos do que isso,é mais difícil. /p
-
McAfee
Um vez vi um comerciante de uma cidade do interior de São Paulo desenvolver um sistema de alarme do carro com acionamento pelo celular, através do celular, ele poderia por exemplo, cortar a partida do carro. Não ficou famoso, nem milionário.
-
RDF
Pergunto-me o que pensam os que aqui escreveram sobre "ter uma idéia". Não basta imaginar algo fantástico debaixo do chuveiro. Este é apenas o primeiro passo. O seguinte é o seu amadurecimento, por meio da avaliação das tecnologias disponíveis e do que é necessário ser aperfeiçoado. Depois ainda é necessário saber formalizar essa proposta de forma inteligível. Pelos comentários que li, poucos assinantes do UOL têm cognição suficiente para o segundo passo.
-
Guto Prates
Tudo muito certo, tudo muito bom. Grandes inventores precoces, milionários precoces, empreendedores precoces. Primeiro, se é precoce, necessariamente não é bom, pelo contrário, não é, veio antes da hora, pulou etapas. Qual a formação ética, moral e social desses indivíduos? Não é hora de acrescentar filosofia aos currículos escolares bem mais cedo? Para isso não é necessário tirar o computador de nenhum lugar, mas a máquina que o operar saberá dar mais valor à sua semelhança do que essa gera
-
Acylino Xavier
Grande coisa ganhar dinheiro e ficar rico fácil aqui no Brasil, basta ser consultor. heheheheheh
-
Eduardo Carvalho
Infelizmente a mentalidade burrocrática está firmemente arraigada no brasileiro. Por coincidência estava lendo o caso da jovem que cursa faculdade com 16 anos, sem ter concluído o ensino médio. É terrível ver o tanto de opiniões que são contra isso, enquanto em outros países jovens assim são ávidamente procurados. Talento é nato, mas pode ser podado em sistemas mediocrizantes.
-
Cidadão
Satisfeito com a soltura do italiano homicida?
-
ernani sefton campos
Olha, GILBERTO, meus cumprimentos. Há tempos não leio ou escuto uma manifestação e pensamento sobre educação tão sóbria e real da necessidade de nosso jovens estudantes.Serve como uma luva para solução educativa no Brasil. Seria ótimo que nossos Professores e inclusive o ministro da área afim tomasse conhecimento de sua matéria e refletisse.Extensiva aos Pais, logico. Aplicados os recursos neste "foco", em dez anos o Brasil será uma potência criativa e produtiva.
-
TO NA AREA
GRANDES COISA.................NÃO ME ENCHE OS OLHOS.....AQUI NO BRASIL NÓIS TAMBEM TEMOS NOSSOS INVENTORES...... TEMOS MINISTRO QUE EM 4 ANOS , FICOU MILIONÁRIO........PQP......VCS NÃO TEM........VCS. NÃO TEM................
-
dennis
Outra coisa, em muitos países a cultura DIY (Do It Yourself) é muito forte, o Brasil ainda é muito iludido com a industrialização e nossos jovens gostam das coisas prontas.Na Alemanha, EUA, Japão etc... o negócio é criar coisas, mesmo que rudimentar, aqui ninguém se importa com isso, o valor é agregado a marca e o marketing.. O humano é nada... então vai ser dificil tornar jovens motivados a criação
-
Ana Paula Lattes Marino
Prezado gilberto, o duro é que ser empreendedor no Brasil não é valorizado, o Brasil é o país da carteira assisnada, não tem vantagem nenhuma termos o nosso próprio negócio, tenho uma empresa pequena e os impostos e taxas que pagamos são muito altos, conseguir um empréstimo para ampliar o negócio é tão burocrático, difícil e penoso, os juros são altíssimos é tudo muito complicado. Mas admiro o garoto de 13 anos, e tenho certeza que o negócio dele vai dar certo, se fosse no Brasil acho que nã
-
Classemedia
Se você no Brasil, o menino não poderia patentear sua invenção a menos que houvesse "a aprovação técnica" de um doutor engenheiro que pague o CREA. Aqui, o direito de projetar qualquer coisa pertence a quem paga o CREA. Senão, quem é que vai sustentar os caras destas autarquia?
-
luiz henrique
P isso acontecer aqui no BR primeiro sera necessario acabar com a progressao continuada a moda paulista, ja q as criancas se formam sem saber ler ou escrever, muito menos pensar e ter opiniao sobre as coisas!
-
Mario Vidal
Vocação do professor vem da valorização, enquanto houver governos que pratiquem a lei da vantagem, só educador que não pisa em sala de aula pode ganhar bem, nada vai funcionar, examine que tem educadores que jamais colocaram o pé numa sala de aula e estes são os valorizados, conforme a sua herança política ou genética.Diretores de escola praticam o nepotismo e até a corrupção agora que tem dinheiro na mão por preguiça e inaptidão dos governos.
-
Zé Humberto
Senhor Luiz, O problema não é a "progressão continuada". É o nível da escola o problema. Os pais não se importam, os professores não tem vocação, e os governos, independente de partido, não tem interesse, com ou sem a progressão. São Paulo está correto, tem que ter progressão continuada, evitando a evasão. Mas se queremos nos tornar uma potencia, temos que incentivar os jovens a criar, a empreender, a querer algo mais que uma "Carteira Assinada".
-
-
isnatonete
A Unica coiza que o Brasileiro ainda não descobriu, é votar em um politica honesto capaz de produzir para o Brasil, boas escolas, saúde e segurança puplicas.
-
Yra doce
O que o brasileiro ainda não percebeu,,,é que ele deixa na mão de quem votou...aqui no Brasil politico para trabalhar é preciso ser provocado... no dia que pararem de reclamar e agirem.... é isso que falta...o povo agir,,,votar e só reclamar não leva a nada.
-
Guto Prates
Caro AlpireNão tenho o menor prazer em ler textos mal escritos, mas prefiro, neste espaço, conteúdo à gramática.Você estaria melhor debatendo com os abelelistas chazistas duzistas da tarde.
-
Beto
Bom, Isna, pra votar e político honesto é preciso ter candidato honesto. Esse é o problema: a corrupção tem dois lados, o ativo e passivo. Este último é o político. O outro é .... na maioria das vezes o próprio eleitor. Quem se hatilita? O honestos raramente se candidatam, por que o jogo que se joga no poder não é o deles.
-
Alberto Alpire Fonseca
Gostam de dar opiniao? Primeiro aprendam a escrever certo. Dar n eh igual a da. Aprendam n eh igual a aprendao. E coiza eh uma coisa q n existe.
-
-
nilton vaz
É verdade, precisamos ensinar a curizada como ganhar dinheiro e ficar rica. "Dinheiro é o que interessa, o resto não tem pressa".
-
carlos saurio
Gilberto sempre atento. É bom ter na mídia alguém interesado em jovens, "bons ou maus". Acredito na escola como lugar de acesso aos bens tecnológicos que os jovens tem dificuldades de acessar. Na periferia das cidades eles acessam a Web por alguns minutos, por alguns centavos só para atualizar o perfil nas redes ou responder contatos. Não dá para pagar a Web todos os dias e o que dirá pesquisar novas descobertas ou pesquisa escolar. As revoltas arábes são respostas desta geração!
-
dennis
aqui no Brasil ninguém dá valor para os próprios brasileiros inventores Há anos esses dispositivos baseados em GPRS ou mesmo circuitos em DTMF é mais comum do que se possa imaginar. Não é questão exclusivamente de escolas, saem por ai atras de "gênios" da eletrônica, mas não procure só em escolas ricas ... visitem fóruns de eletrônica, robótca etc. O que me indigna, é que só o que vem de fora é novidade... Estas invenções são mais comuns do que se possa imaginar, o probl
-
paulo duarte
Dennis, verdade o que você disse! Dias desses li a reportagem sobre este mesmo assunto e lendo os comentários, fiquei sabendo de um brasileiro chamado "NÉLIO JOSÉ NICOLAI". Pesquisei na internet e fiquei feliz e ao mesmo tempo chateado com a situação do cara. Aconselho a quem não o conhece, procurar saber quem é esse cara que está tão perto e que talvez não tenha recebido, em momento algum, elogios do Dimenstein.
-
RF
Não adianta somente inventar, ser criativo. Tem que saber vender o "peixe", e quem o faz se dá bem, muito bem. ;)
-
Roger
O problema não é sermos brasileiros, não adianta só ter idéias, nós temos que patenteá-las para transformá-las em propriedade intelectual e sermos recompensados por elas.
-
dennis
Roberto, eu concordo com você, mas há de convir que o sucesso é garantido quando vc sai daqui, more lá e faz a coisa acontecer lá, do contrário, alguma empresa compram idéias de alguns "gênios" , lança no mercado visando o lucro e acabou. O gênio fica nos bastidores (quando continua, e ganhando é claro) desenvolvendo outras melhorias. No exterior qualquer coisa vira manchete mundial, eu acho que se as industrias e o governo tiver vontade e patentear idéias, ... gringos vão ficar no vácuo /p
-
Roberto Oliveira
Prezado Dennis, Faltou completar a sua última frase "somos brasileiros e não sabemos explorar comercialmente nossas boas idéias". Moral da história: de uma forma ou de outra falhamos. Pela falta de criatividade (não acredito que seja este o caso), ou pelo despreparo para executar os projetos. Esconder a cabeça debaixo da terra como um avestruz é que não podemos. Temos de identificar nossas falhas e trabalhar nelas para um dia sermos tratados com respeito.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.