Ciência > 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Marcelo Gomes Freire

    Eu acredito 100% na existência de Deus e nunca acreditei nas teorias de Darwin.

    Responda
    1. Josué Destefani

      Meus pêsames!

  2. ra

    Essa maioria não consegue enxergar conflito entre as duas ideias pois sequer se dá ao trabalho de estudá-las a fundo, aliás este mal de não pesquisar e estudar as coisas antes de tê-las como verdade é o grande mal dos brasileiros.

    Responda
  3. Sr

    Mas tá lá em Mateus 6.24,:Ninguém pode servir a dois senhores, Então fico com o Senhor Charles.

    Responda
  4. Sr

    Mas... tá lá em Mateus 6.24: Ninguém pode servir a dois senhores Então fico com o Sr. Charles.

    Responda
  5. Ricardo 77

    59% dos brasileiros são quase inteligentes.

    Responda
  6. Ceci

    Eu sou parte da população que acredita em Deus e em Darwin. Houve realmente uma evolução dos seres mas também houve "alguém" que dirigiu-a. Não seria possível a existência de qualquer forma de vida sem a interferência divina. Acredito que uma coisa não exclui a outra. Não concordo que quanto maior a escolaridade de uma pessoa as darwinistas sejam em maior número. Sou bióloga e tenho mestrado em Ciências e também sou católica atuante na minha igreja.

    Responda
  7. edgard souza

    J.Gomes J.Gomes ... Confundir Jesus com igreja católica é mostrar desconhecimento da historia. O fato dessa igreja ter se apoderado daquilo que ela diz ser o seu cristianismo, não invalida o Evangelho que Ele nos legou e que tem se mostrado tão atual, passados 2000 anos. Dizer que ele não existiu é a típica desculpa que os apoucados (intelecto/moral) se dão, como forma de não ter que enfrentar a sua propria nudez espiritual. Vamos lá camarada. Deixe de ver novelas e comece a ler um livro. /

    Responda
  8. edgard souza

    A evolução das espécies é o maior atestado da bondade de Deus, que permite ao protozoário atingir a angelitude. Nós, homens inteligentes, queremos que tudo se explique dentro das nossas teorias e teses. Um livro cientifico do século 18, intitulado "A Genese" escrito por Allan Kardec foi ignorado até hoje pelos cientistas. Entretanto, absolutamente tudo o que Darwin (geologia), Freud (psicanálise) entre outros cientistas disseram, ela já havia escrito. Quem tiver olhos de ver, verá.

    Responda
  9. ANTONIO CARLOS

    Não sei o que é pior neste tipo de discussão: Uma parcela de religiosos cegados pela fé exagerada ou a parcela de ateus arrogantes que se sentem superiores por não seguirem uma religião e acham que isso é o mau da humanidade.

    Responda
  10. Sandro A.

    Que negócio é este de cristãos participarem deste fórum? Eu não sabia que cristãos sequer soubessem ler! Para mim, eles só ficam escutando e acreditando no que quer que lhes seja dito nas seitas! Surpreendente!

    Responda
    1. Pepe

      Sim, não só sabem ler como também escrever, como você poderá perceber a partir de tão rara inteligência.

  11. José Brasileiro Sem Esperança

    Darwin e deus, são totalmente antagônicos! Dizer-se que acredita em ambos, é no mínimo um contrasenso! Quem se diz criacionista, nunca se disporá a tentar entender a teoria da evolução e, mesmo se tentar e conseguir, vai continuar sendo criacionista! No entanto, não se pode esquecer que: "a sinceridade de uma crença não a torna nem mais nem menos verdadeira", pois ela continua sendo somente uma crença subjetiva e pessoal! Evidências meu caro, evidências são necessárias!

    Responda
  12. Júlio Dalcin

    Foi há 300 mil anos que evolução de Darwin se encontrou com os Anunnaki, dando origem ao Homo Sapiens.

    Responda
  13. Dewey

    Alguém ja perguntou: Se descendemos dos macacos, por que ainda existem macacos? Resposta: alguns puderam optar. Agora sério. Se existe mesmo um Deus Supremo, ele deve ser tão medíocre como os homens, já que “fomos feitos `a Sua imagem”.

    Responda
  14. Naldo Cézar

    Ué, o Brasil um país tão católico e não acredita em Deus? Os próprios católicos nao acreditam e Deus? Coisas estranhas que só acontecem neste país.

    Responda
  15. Marcelo Gomes Freire

    "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17:5 )

    Responda
    1. José Brasileiro Sem Esperança

      Será que deus iria realmente querer que o homem encarasse seu próximo dessa maneira? Confiar numa lenda é bem mais fácil que confiar num ser real, isso está sobejamente provado, senão deus já teria sido enterrado há tempos! Mas, desse tipo de deus, corro léguas! De que século era mesmo o Jeremias, se é que ele existiu?

  16. mduo

    59% acreditam em Deus e 80% aprova o LULA... kkkkkk realmente LULA anda mais popular que DEUS!!!

    Responda
    1. Andre Ribeiro

      Marcelo voce esqueceu de uma coisa 59% nao aceita o aborto diga nao as drogas vote serra

  17. Mane

    É oportuno desfazer uma confusão secular. Crer em um deus, nada tem a ver com "religiões", enquanto corporações codificadoras e normatizadoras dos códigos e dogmas, e instrumentos de controle da sociedade e "religiosidade" enquanto comportamentos pautados por normas de valores e éticas. A religiosidade antecede as religiões (nos cultos pagaõs, na idolatria pré cristã ...) como componente da ideologia da dominação (na imposição de normas pelo dominante, etc.). Concordo com o colega Fernando./

    Responda
  18. Mane

    Há uma contradição insuperável para a existencia de deus nos pressupostos das ciencias evolucionistas. A evolução é um fato- constatado e constatável. Deus nunca foi um fato e nunca decidiu, intervindo diretamente, sobre nada em milhões de anos. "Achamos", pela fé, que sim. Por que decidiria os rumos da evolução? Ele é, no máximo, um conceito, ao qual nós contrapomos os fatos. A materialidade dos atos decidida por um deus, é uma impossibilidade lógica. Vide as guerras "santas". Enfim ...

    Responda
  19. JOHANN VON TISTTA

    4-Cont... De toda e qualquer maneira, sou de opinião que, sendo a vida gratuita, um presente de um ente superior (Deus), o maior presente da vida foi, contudo, a possiblidade da vida inteligente, através da evolução, do desenvolvimento intelectual com vistas a produzir mais e mais bem-estar, além da capacidade de dirigir essa inteligência para o conhecimento de uma ligação mítico-filosófica do produto com seu meio, o Universo, que pode ser tomado como a caracterização, então, de Deus!

    Responda
  20. JOHANN VON TISTTA

    3-Cont...e demais seres vivos do planeta. E este expandir (ou contrair) deve-se exclusivamente a forças de repulsão ou coesão, aleatoriamente, é também negligenciar, talvez por preconceito oriundo de desconhecimento, da mera possibilidade de algum ente superior haver, não se sabe para que nem porque, organizado as coisas de tal modo que, primeiro passássemos pelo processo evolutivo para então vislumbrarmos o início do intuito primário do Projeto Criação. A este ente primário chamamos Deus./p

    Responda
  21. JOHANN VON TISTTA

    2-Cont... Análises, provas e contraprovas, é deixar de lado, sem uma possibilidade técnico-científica palpável, a inferência de um início, de um estágio primordial. Dada a nossa absoluta incapacidade de comensurar, sequer intuir a centelha original, tentamos criar explicações, muito aquém da improvável orígem das coisas, como as teorias do Big Bang e até a sua reversão, o Big Crunch! Fato é, que o universo a cada dia se expande, se renova em nascimentos e mor-tes, como nós humanos e cont.../

    Responda
  22. JOHANN VON TISTTA

    Tema polêmico e apaixonante! Entretanto, apenas crer que somos fruto do processo lento e aleatório da evolução, é antes de tudo contraproducente, uma vez que a evolução, como processo, partiu de um princípio, de um estágio tal que permitisse essa evolução com vistas a chegar-se ao estágio em que nos encontramos atualmente. Por outro lado, atestar que a humanidade foi criada a partir do pó (depois uma costela), é simplesmente desdenhar de tudo que até agora a ciência, em processo de pesquisa-c

    Responda
  23. Marcos Berenstein

    Não vejo nenhuma contradição. Acredito em Deus e acredito que Darwin estava correto. Deus permitiu que o cérebro humano se desenvolvesse de tal magnitude que homens como Einstein, Newton, Galileu, Copérnico, Fermi, Chadwick, Darwin entre muitos outros, nos ajudaram a compreender o mundo sob uma ótica mais realista.

    Responda
  24. Lia

    Gostaria de saber porque eu não posso escrever "macaco",que é apenas  o nomede um animal e outras pessoas podem desrespeitar as pessoas que são religiosas?

    Responda
  25. Lia

    Essa pesquisa mostra o total desconhecimento das pessoas sobrem Deus.A Bíblia diz claramente que Deus criou todas as coisas.Como alguém que dizcrer em Deus pode acreditar em Evolucionismo?Se o homem descendesse do macaconão haveria mais macacos no mundo,o fato é que continuam a nascer macacos econtinuam a nascer seres humanos.

    Responda
    1. Diego Quirino Vital

      Então vc quer dizer que para conhecer Deus eu devo conhecer a Bíblia???

    2. CG

      Vamos lembrar que a Bíblia foi escrita por homens. Vejo muitas pessoas encarando a Bíblia como se esta tivesse sido escrita por Deus em pessoa. Não o é. Acredito em Deus, como uma força superior que criou tudo. Mas sem fanatismo.

  26. Benedito de Lima Fernandes

    Bom eu como não sou teista... imaginem se acreditando em Deus... os brasileiros são tão canalhas... imaginem se eles não acreditassem!

    Responda
  27. D Bras

    Grupo F olha, acredito que vocês deveriam bloquear os comentários a este tipo de notícia e demais notícias sobre religião... Pelos resultados, reparei que muita gente propaga intolerância religiosa a cada oportunidade, isso ofende o livre credo e acaba em briga. Sempre.

    Responda
  28. A. Scott

    "A ignorância é vizinha da maldade" - Provérbio árabe.

    Responda
  29. Lobão

    Seria bom se as pessoas apresentassem suas opiniões sem paixões violentas. Alguns conseguem fazer isso, mas nem todos. Há fundamentalismo em ambos os lados. Fundamentalismo vai continuar gerando ódios que fomentam guerras. Passaram-se 1.000 anos e o ser humano continua o mesmo. Se agora não empunham a espada da fé cega, agitam os furiosos estandartes da descrença. Não evoluimos. Continuamos animalescamente defendendo nossas posições ou territórios. Na ponta da faca ou no gume da língua

    Responda
  30. DEDANADO

    Tudo isso é muito lindo, bonito e maravilhoso... Aquelas pessoas que aqui dizem que a religião é o ópio do povo, não estão erradas, a final de contas a história é repleta da má influenci da religião, que assim como o nacionalismo divide o povo e democratiza o ódio e a intolerância. Mas é interessante que aqueles que aqui dizem ser ateus, são tão hipocritas, que: casam nas igrejas, batizam seus filhos, seguem oficios religiosos, patrocinam crismas, confirmações e orações em nome Deus. Hipócrit

    Responda
    1. Diego Quirino Vital

      eu não sou ateu, mas eu acho que vc está generalizando hein! Imagino que vc não conheça nenhuma dessas pessoas que se dizem "ateias", então não generalize, muito menos os chamem de hipócritas...

  31. Carlos Moura

    a maioria das pessoas questionadas nesta pesquisa só devem ter ouvido o nome de Darwin no momento em que foram perguntadas. jamais ouviram falar do assunto, mas mesmo assim resolveram dar o seu pitaco. não se pode esperar mais do que isso do brasileiro. é mais facil perguntar sobre créu, rebolation, calipso ou os jogos da próxima rodada do campeonato. infelizmente termina aí o nível de cultura do brasileiro.

    Responda
  32. Élcio

    Que bom que 41% dos brasileiros consigam perceber a irracionalidade da crença divina. Imaginava que mais de 90% acreditassem. Basta pensar que tudo neste universo começa passo a passo, assim ao construir uma parede voce coloca um tijolo por vez, como aparecer em primeiro lugar um ser complexo, sem antes ter sido uma formação elementar, seja energética ou material. -Tudo neste universo é de difícil explicação,a formação do combustível inical para a grande explosão (Big Ban), mas a ciênc

    Responda
  33. alessandra oliva

    Tentar conciliar dados de biologia evolutiva com fé em Deus é um ato dedesespero intelectual. É estar em estado de negação permanente.

    Responda
  34. Mateus Gandini

    Pessoal! Sou Católico e moro numa comunidade Católica. Estudo muito sobre a religião, a Igreja entre outras coisas. Bom, gostaria de dizer que essa matéria foi colocada, infelizmente, de maneira equivocada. O motivo é o seguinte: O Criacionismo bíblico não exclui o Darwinismo ou vice-versa! O próprio e falecido João Paulo II fez um discurso sobre isso há muitos anos atrás dizendo que a Igreja acredita e apóia os estudos fósseis e evolucionistas. Há toda uma Teologia, para quem acredita em Deu

    Responda
  35. Fernando Bergamaschi

    E o que eu faço com essa informação?

    Responda
  36. PregoKente

    A gestão Criação versus Evolução leva a pensar. As pessoas tendem a escolher uma ou outra, porém, ambas foram idealizadas por um Criador. Darwin, assim como outros, foi um mero m como os fenômenos físicos como a gravidade e o magnetismo, conceitos utilizados tanto na Criação como na Evolução, sempre existiram e não evoluíram de nada. Alguém criou estas ferramentas para serem utilizadas. São explicáveis por modelos matemáticos complexos e já no "Big Band" seus princípios estavam lá.

    Responda
    1. Luís Brudna

      Estranho é que vc não parece querer realizar tal rigor de questionamento com a tua divindade.

    2. Julio

      Sidnei, concordo com você. O ser humano possui os sentidos embotados (a visão cobre um curto espectro, a audição também, etc), está sujeito a erros devido à sua imersão em um contexto histórico e cultural, não consegue controlar sequer uma chuvinha que cai e ainda quer negar a existência de algo maior que ele. É como a formiguinha, que concentrada no seu trabalho dentro do formigueiro, quando muito dando umas saidinhas, sequer concebe a existência do homem e da civilização humana.

  37. Louis Fod

    deus é um conceito igual ao coelho da pascoa e ao papai noel: não pode ser visto, não pode ser gravado, não interage com nada. Algumas crianças ainda acreditam e se voce disser que não existe ficam birretas ou choram. Vejo uma pessoa nua e um m a c a c o vestido e a não ser pela roupa pode se confundir facilmente um com o outro.

    Responda
    1. Ringgo

      É preciso ser muito limitado em conhecimento para afirmar tanta asneira. Coelhos existem, pobre menino sem infância. O coelho da páscoa é um símbolo de reprodução, de multiplicação. A referência à páscoa é uma analogia com o "milagre" da multiplicação. Portanto, é uma simbologia de base verídica e factual. Papai Noel é outra alusão a um religioso que distribuia presentes a crianças carentes de sua região. Portanto, é um símbolo de base verídica. Só tolos acreditam em Noel que voa numa carruag

    2. Julio

      Louis: Deus não interage com nada? Estou pasmo.

  38. Antonio Marcio

    Amados, Sou seguidor de Jesus Cristo, e como ministro da palavra de Deus, informo a vocês que acreditar em Deus não significa coisa alguma, pois até satanás e seus demônios acreditam também... o que importa é: Arrependam-se de seus maus caminhos enquanto há tempo, aceitem Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador e Senhor, pois Ele está chegando, e aquele que crer será salvo. Bom, quanto a teoria evolucionista, é só mais uma mentira do deus deste século, que tem ouvidos que o

    Responda
    1. zaborato

      Antonio, Tenho dó de você, garanto que se é católico, foi criado desde pequeno nessa ilusão, e se for envagélico, deve ter tido algum problema terrível na vida, ficou fraco da cabeça e virou envangélico. De qualquer maneira você é um pobre ser condicionado que talvez não teve outra escolha. Tente abrir a mente, entenda pelo menos que além do cristianismo existem dezenas de outras correntes religiosas e bem mais numerosas que o cristianismo. Existem outras realidades no mundo!

  39. Grimartyr

    O que mais me deixa constrangido é ver que a maioria das pessoas só conhecem uma ou outra versão religiosa e acham que ela é a verdade absoluta de qualquer coisa que existe, indiferente se a ciência ou outra religião possuem pontos de vista distintos. Eu, sendo um dos raros Sikhs do Brasil, me espanto ao ver que a religião gera um tipo de intolerância tão cega as vezes que até eu fico com receio de alegar que possuo uma, visto que pocuos sabem diferenciar credo de fato. Pior são

    Responda
  40. Shandler Corrêa

    Eu sou um dos homens da ciência, alias somos eternos estudantes é claro... conheço todas as teorias da evolução e como ela se desenvolveram através dos tempos, desde a escada de Aristoteles, Lineu, Erasmo Darwin, Lamark, Charles Darwin. Nenhuma delas provou que Deus não existe, alias é absolutamente o inverso, pois desde Lamark acreditava-se em uma força que movia a complexidade de organismos simples ao mais evoluído. Nós homens da ciênc

    Responda
    1. Caio Péricles

      E de onde veio Deus? Veja, sua resposta não ajuda em nada... Não responde efetivamente a pergunta. De onde vem os raios? "do Deus Raio" dizia um homem do paleolítico. Hoje entendemos melhor a eletricidade graças ao método científico.

  41. PauloV

    Considerando o fato de acreditar em duas linhas distintas de pensamento ao mesmo tempo; Ciência e Religião como 59% dos brasileiros aparentemente tentam: Se a criação do mundo a partir do Big Bang até os dias de hoje se deu através da evolução (ciência), questionar-se-ia da onde veio o Big Bang? Surge então, para a maioria das pessoas, a base para acreditar em Deus (religião) e misturar os conceitos. De qualquer maneira que olharmos seja puramente científico, o Big Bang simplesm

    Responda
  42. PregoKente

    Bom, para aqueles que desejam argumentos, que tal assistirem a uns alguns vídeos: Uma série de cinco partes. Creio que irá ajudar a pensar. Isso é importante, pensar, e não assimilar ideias prontas. Argumento contra argumento. O endereço está aí, é só ter um pouco de curiosidade.

    Responda
    1. PregoKente

      Procura no youtube: Criaturas Incrivéis I. Boa sorte!

    2. PregoKente

      Desculpe-me. Acredito que moderador não permitiu postar o endereço. Porém, procure assim: Criação ou Evolução? (1-5) - Criaturas Incríveis I Você saberá onde procurar.

    3. PregoKente

      Vá no Youtube e digite: Criação ou Evolução? (1-5) - Criaturas Incríveis I

    4. PregoKente

      Vá para Youtube e digite: Criação ou Evolução? (1-5) - Criaturas Incríveis I

    5. Julio

      Sidnei, faltou o endereço, mande aí ok?

  43. zaborato

    Há uma inteligência inerente no universo? Se há, por quê há tanto disperdício? Existem mais de 100 bilhões de galáxias e mais de 70 sextilhões de estrelas. Apenas uma ínfima parcela dentre tantas estrelas pode ter algum planeta com condições para sustentar alguma forma de vida. E apenas uma ínfima parcela da energia produzida por uma estrela é usada por essas formas de vida. E mesmo assim, a maior parte da energia que as formas de vida usam não é totalmente aproveitada. Para mim, isso é uma p

    Responda
    1. Julio

      Sr. Manoel Mané, Realmente não entendi. ?

    2. Julio

      Senhor Luis: Quanto à questão das supercordas, o Sr. está certo, há a indicação matemática da possibilidade das 11 dimensões, mas há as contrafações (o que é natural, pois em ciência as teses e antíteses estão em constante debate). Apenas discordo quanto à religião: esta, muito embora quando institucionalizada, geralmente se baseie em um ou mais livros sagrados (o que não é uma constante, pois muitas religiões se fundamentam na tradição oral), possui um substrato i

    3. Luís Brudna

      Resposta para Julio Leite: A Supercordas tem uma justificativa matemática para chegar na ideia das 11 dimensões. Não é simplesmente o dito pelo não dito e também não é um dogma inabalável. Qualquer pesquisador da área, ou correlato, pode contestar a ideia das 11 dimensões e propor uma nova argumentação, esta baseada em matemática e/ou em evidências. - Já o cristianismo e algumas outras religiões, baseiam-se em dogmas, em um livro (ou livros) religioso(s). Na religião não

    4. Julio

      Quem somos nós para estimar se algo na Natureza é desperdício? Só porque o vasto Universo não está disponível para nosso desfrute não significa que o mesmo está em excesso. A suposta relatividade das crenças é um mito superficial. Se analisarmos a fundo todas as denominações religiosas em todo o mundo, poderemos verificar que as mesmas teem um substrato comum e invariável, que não difere das mais notáveis e recentes descobertas científicas. A Física, na teoria das cordas, está p

  44. zaborato

    Pessoal, entendam que quando relacionam alta renda com pouca crença ou racionalismo é porque no Brasil, infelizmente, as pessoas de baixa renda em sua grande maioria são também de baixissima intelectualidade, pois somos um país de pouca leitura, difentente de nações mais itelectualizadas como as européias, onde mesmo as pessoas de baixa renda tem um interesse cultural bem maior que o nosso, ou seja, o que a pesquisa revela é que quanto menos conhecimento (científico ou geral), maior a creduli

    Responda
    1. LILIAN SAEKI

      Sr. Pedro Alvarenga,1-Que bom que você tem opinião. Eu tenho a minha...As "massas ignorantes" são exatamente quem? Quer dizer que, de 100 católicos ou espíritas, ou macumbeiros, vc está generalizando que 99 são ignorantes.Outra, quem disse que religiosos não acreditam em si?2-Primeiro leia com atenção. NÃO disse que ateístas não têm. Há podridão em todo lugar e virtude também. Sim, devem ser filhos de Deus, apesar de não acreditarem nele;3- Cadastro? Primeiro saiba o que é ter uma religião e

    2. LILIAN SAEKI

      Engraçado, sou rsr Espero comentáosa? e o que mais? Bom, discutir religião a meu ver é sim, como discutir gosto. Simples. Discutor sobre religião é uma coisa, outra é tentar comprovar que uma é melhor que outra, e ainda, dizer que o ateísmo é melhor do que acreditar em Deus ou deuses.

    3. Julio

      Sr. Alvarenga, As instituições são compostas por homens e mulheres e o que garante a sua estabilidade é a liberdade de expressão e de crença. Se o Brasil esquecer o obscuro 1964 e os anos que se seguiram, a democracia estará em seríssimo risco.

    4. Pedro Alvarenga

      Sr. Júlio, À época eu tinha 6 anos de idade. O que garante o Estado democrático são suas instituições, que jamais devem ser vilipendiadas.

    5. Julio

      Senhor Pedro Alvarenga, Compreenda que a Constituição Federal, antes de definir nosso Estado como "laico", o define como DEMOCRÃTICO. Não há espaço para proibições. A propósito, o senhor nasceu antes ou depois de 1964?

    6. zaborato

      Pedro, Concordo plenamente com suas palavras, agora chegamos num consenso. Temos que lutar sempre por uma sociadade melhor, mais justa e digna para todos, e todos podemos fazer isso na educação dos nossos filhos, pelo diálogo franco sobre as questões existenciais sem jamais incutir neles dogmas sem sentido ou preconceitos de qualquer espécie, temos que estimular o bom pensamento, aquele que motiva e traz satisfação e conforto por estar em sintonia com toda a existência e o próximo, ind

    7. Pedro Alvarenga

      Fernando, Nosso Estado é +- laico, ou comporta-se como tal. A coisa vai ao sabor dos ventos. Veja a constituição "oferecendo" imunidade a impostos. Em um Estado "Laico" seu mandatário não poderia fazer evocações. A palavra "DEUS" deveria ser proíbida, não por demérito, mas por respeito à constituição. Não vejo isso acontecer neste governo que vem atropelando todas as instituições e se sobrepondo ao próprio Estado. No mais, devemos sempre esperar que as criancinhas cresçam e adqu

    8. zaborato

      Pedro, Minha amostragem não é pífia, soa politicamente incorreta, só isso. O que defendo é que o estado seja laico e não apoie de forma alguma a religião com privilégios inadimissíveis. Defendo sempre a liberdade de cada um, mas só exerce plenamente a liberdade quem tem um mínimo de cultura. Não podemos dizer que uma criancinha tenha liberdade para opinar sobre política, sobre religião, etc..., ela simplesmente não tem estrutura nem conhecimento para isso. O mesmo ocorre com o povão, s

    9. Pedro Alvarenga

      Fernando e Lilian, Por amor a algum DEUS, considerando que na atual conjuntura devem existir vários: 1. Lilian, a religião não é absolutamente necessária para nada. As massas "ignorantes" devem ser educadas e acreditar em si mesmas. Claro que convivendo com o que está à sua volta, aceitando sua condição e subir sem trepar no pescoço de ninguém; 2. Lilian, há virtude em todos, inclusive nos ateístas. Afinal, apesar de não parecer e segundo a regra geral, eles também são fi

    10. zaborato

      Lilian, Com certeza existem vícios e defeitos na "massa atéia", pois todos somos humanos, mas vamos pensar estatisticamente: Se pegarmos 100 ateus aleatoriamente e 100 religiosos também aleatoriamente, não precisamos nos esforçar muito para concluirmos que os maiores defeitos de caráter básico serão encontrados nos 100 religiosos, pois são compostos em grande número de pessoas "simples", não podemos é claro generalizar tanto, pois existem pessoas super-inteligentes religiosas, pessoas

    11. LILIAN SAEKI

      Fernando, "...a religiosidade é extremamente necessária como contenção aos vícios da massa ignorante, ou seja, é perfeitamente possível haver virtude no ateísmo..." Aí nessa sentença você foi convincente para a "massa ateísta" rsrsrsrs Claro que é possível haver virtude no ateísmo. Mas, e vocês, não têm vícios? É só o "povão" que precisa de muleta é que tem vícios? O que você chama de virtude?

  45. Karl Lobo

    E tem mais, a falta de estudos dos que se dizem "descrentes" é imensa. Não conseguem acompanhar os avanços da ciência que cada cientista vê a obra que esta a estudar como de UM PODER GIGANTESCO, VERDADEIRO E INESPUGNAVEL. Qual tolo se compara ao Universo e seu equilibrio, assim como o desenvolvimento do PLANETA QUE AMAMOS? Jesus é e foi um representante de Deus, os ENGENHEIROS SIDERAIS CONSTRUTORES DO UNIVERSO E TUDO QUE NELE VIVE, ou os Arcanjos como chamam alguns, ainda

    Responda
    1. Julio

      Muito embora eu esteja a favor da tese divina, no meu entendimento o argumento da precisão matemática existente no Universo para a existência da vida não procede para sustentar a mesma, pelo simples fato de que se assim não fosse, aqui não estaríamos para argumentar. Ademais, não há subsídio experimental para verificar se em outras condições não haveria outra espécie de vida.

    2. zaborato

      José, Estranhas e contraditórias suas palavras, pois pela forma que escreve, aparenta ser um conhecedor dos detalhes comológicos, que descreveu bem corretamente, mas a sua conclusão é infantil. Pois é o mesmo o que diz o cara que joga uma única cartela na MegaSena e acerta sozinho, ele poderá ter a ilusória certeza que foi ajudado por forças maiores a agraciado com a sorte em detrimento dos demais. Você também inverte as coisas, as grandezas cosmológicas não foram ajustadas para a vida

    3. Luís Brudna

      Estranho... se vc afirma que ainda estamos MUITO longe de conhecer sobre o Universo, pq exatamente vc prefere acredutar em um Deus. Não seria mais sensato vc afirmar que também desconhece este assunto, e que estamos MUITO longe de conhecer se existe algum deus?! Percebo, pelo tom de sua escrita, que vc prefere o ignorantismo. Prefere apreciar a ignorância e a adoração de divindades. Acho mais sensato perceber a nosso desconhecimento e tentar *entender*, e não diretamente apostar

  46. Karl Lobo

    Jesus existiu, e viveu de fato pelo certo e demonstrou o caminho a seguir. Agóra segue quem quer. Acredita quem quer. Vive esta realidade quem quer. O Universo, não esta nem ai para estes parasitas que vivem dilapindando a obra de Deus.

    Responda
  47. Cesar

    Caro Rodrigo Fagundes, como disse antes, ambas as posições são de fé (leia os dois comentários abaixo). A Bíblia não detalha sobre diversos assuntos e um deles é sobre a forma como os filhos de Adão geraram descendência, mas poderia fazer como os evolucionistas e fazer afirmações que não podem ser desmentidas (até que a ciência evolua e prove o contrário) e que podem esplicar isso. Primeiro, na Bíblia é comum citar apenas os nomes dos pais e ocasionalmente das mães, por isso não são citadas a

    Responda
    1. Julio

      Sr. Marcelo, não sou dogmático, não sou evangélico, nem católico, muito pelo contrário. Mas o senhor diz que "Adão e Eva é uma lenda". Prove. Quem garante que Adão e Eva não existiram realmente, que são o casal inicial da nação israelita, cuja memória se preservou pela tradição oral e depois redigida? Não poderia ter sido o "paraíso" uma nação civilizada que tenha expulsado o casal para o deserto por qualquer razão que desconhecemos? Etc etc etc... Um parêntesis: os estudos de DNA mito

    2. Nilton M

      Concordo com você, mas sobre essa parte da bíblia de Adão e Eva, ouvi dizer que ela é totalmente simbólica, na verdade, Adão e Eva não foram apenas 2 indivíduos, mas sim uma representação de milhares. Genesis é bastante alegórico, ela conta a formação do Universo de uma maneira diferenciada, os 7 dias utilizados por Deus seriam na verdade os milhares de anos de formação da Terra e o resto. Tanto que se você observar, tudo se inicia-se com a luz, como a explosão do Big Bang, e termina com a pa

  48. Wagner Hawthorne

    Repugnante assistir a comentários de pessoas como essas que opinam sem saber nada a respeito do que estão opinando. Simplesmente infeliz a afirmação que Jesus não existiu. Talvez essa pessoa deveria ser avisada que estamos no anno domini 2010, e por isso acho que ninguém tem dúvidas de que Jesus realmente existiu, caso contrário estaríamos no ano 6 mil e tantos. Para os desinformados, façam uma pesquisa por um estudo feito por um dos mais brilhantes professores de Direito de Harvard

    Responda
    1. Leonardo Correa

      Lá vem aquele papinho de sempre dos crentes dizendo q jesus, maome, yeva, silvio santos veio dos ceus e morreu pela humanidade e bla bla bla.... Entenda Wagner, vc se baseia num livro que mais se parece uma fabula para maiores de 18 anos com citacoes claras de violencia, tortura, racismo, sodomia, sexo, incesto e tudo que ha de mais podre junto. E tentam descer goela a baixo de todos como se tudo realmente tivesse acontecido literalmente!! Se for por isso, escolha um livro melhor para ensinar

  49. Elder Kened Cardoso

    Eu acredito, ou melhor tenho certeza que foi Deus quem criou tudo o que se existe. Ou uma simples explosão resultaria na beleza de nosso planeta com cada coisa no seu devido lugar? Se for assim vou explodir minha casa para ver se ela se transforma numa mansão! rsrsrsr. Brincadeiras à parte... essa é minah crença, ninguém pode tomar isso de mim! Agora quanto a relacioanr renda com essa crença em Deus ou em Darwin, Jesus já deu a resposta: E mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma

    Responda
    1. Luís Brudna

      Suspeito que quando vc fala em ´explosão´, está se referindo ao Big Bang. Bom, o Big Bang ocorreu a aproximadamente 12 bilhões de anos e a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Portanto a Terra não surgiu no momento da explosão (do Big Bang). Portanto a tua justificativa não se encaixa e suspeito que vc desconheça a sequencia de eventos que deu origem ao planeta Terra. É uma pena que perca a chance de conhecer a beleza do conhecimento científico.

  50. Guto

    Li quase todos os comentários, principalmente, os que acho ser de pessoas cultas, inteligentes e que de tão sabias ficam cegas e acham que só a ciência pode explicar os acontecimentos que nos acompanham desde a nossa existência. Sou Cristão e acho muito válido todos conhecerem os aspectos científicos dos acontecimentos da natureza, não sou a favor da ignorância pela religião, mas também não sou a favor da ignorância pela ciência, isso, significa a falta de fé do homem, é o que explica todas a

    Responda
    1. Guto

      Prezado Marcelo,Não sei, não o conheço, mas talvez vc seja um ignorante mesmo. Eu, apesar de ter lido a maioria das opiniões aqui colocadas, não as julguei querendo colocar o que eu acho verdadeiro como o correto a ser seguido e assim como todo mundo apenas expressei a minha opinião dando o meu ponto de vista. As primeiras oito linhas do texto são minhas, mas o escrito a partir de "O Homem natural" retirei de um texto que mais tem a ver com o assunto aqui comentado.O Sr. não tem como

    2. Julio

      Fui eu quem fez a avaliação positiva de seu comentário. Acho lamentável que alguns fazem sua avaliação e não se identificam e nem apontam, quando negativa a avaliação, os motivos da mesma. Permita-me acrescentar ao seu comentário uma coisa: os seres humanos andam tão envaidecidos com os sucessos da Ciência e da Tecnologia, tão encegados com o progresso econômico e social (se é que se pode chamar de progresso a fome que assola o mundo e a escalada da criminalidade), que não percebem (ou fingem

    3. Marcelo Castro

      Olá, Você ter lido tudo o que escreveram não o qualifica para julgar qual lado tem razão. Você defende que não ter fé é um tipo de ignorância, sendo assim eu prefiro ser ignorante mesmo. Sobre as atrocidades. afff. Sem comentários. Não tem fundamento algum. Usar a bíblia para defender a própria bíblia, desculpe, isso não cola. Ninguém vai ler o que escreveu... ou copiou e colou. Tchau

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.