Ciência > Poli-USP quer captar verba para pesquisa nos moldes de Harvard Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fabio

    Excelente inciativa. Espero que outras unidade da USP / Unesp / Unicamp sigam esse exemplo.

    Responda
  2. marcos binelli

    Como se já não fosse suficiente o dinheiro que o governo despeja na Universidade...

    Responda
  3. João Batista Nascimento

    Atualmente milhares de graduados pagam curso de especialização em universidade pública e, boa parte, para aprender o que songeram ensinar na graduação. E.. nem um centavo disto aparece no orçamento público, mas em conta de fundação privada que gasta isso como quer.

    Responda
  4. edsm

    E esquecem do perigo: deve-se lembrar que a USP é controlada pelo governo, muito diferente da Harvard e outras grandes americanas (dai a se confiar nelas), onde POLÃTICO (quase todos) só pensam e ROUBAR. Imagine algum politico (ou partido) insistir pro governador e conseguir nomear seu apadrinhado como reitor, visando esse dinheiro arrecadado. Enquanto a USP não for independente e autônoma, NINGUÉM em sá consciÊncia dará 1 centavo a ela. Só doido!

    Responda
  5. edsm

    Depois que familias de doadores pediram o dinheiro de volta a USP, como ocorreu no largo Sao Francisco, não se pode acreditar em nada no Br. Nem doação é respeitada.

    Responda
  6. José Maurício Barbosa júnior

    Senhores. O orçamento de Harvard é de US$ 27,4 bilhões!!!! Quase 20 x o orçamento da USP. Assim como o do MIT ( US$ 10,68) e Caltech (não achei dados) muito superiores aos das instiuições brasileiras por motivos óbvios: 1) Sabem que o ensino superior e o investimento em educação de ponta é muito mais importante do que construir estádios. 2) Os EUA ainda é a maior economia do mundo e os imensos investimentos em P&D em suas universidades de ponta é necessário para mante-los compe

    Responda
  7. Joelmir Baumgratz

    Parabéns à Poli e Endowments do Brasil. É uma ótima idéia para melhorar a qualidade do ensino público brasileiro.Não podemos mais depender somente do orçamento público para financiar a educação superior. Buscar financiamento com alumni e empresas é uma alternativa para fomentar a pesquisa, aproximar a universidade da sociedade e melhorar a qualidade da educação superior no Brasil.

    Responda
  8. Leonardo Cazeloto

    Não que haja algo de errado em simplesmente fazer reivindicações, mas a preocupação com a universidade não deve se esgotar com a graduação.

    Responda
  9. Leonardo Cazeloto

    Estava mais do que na hora de importar essa fórmula, muito bem-sucedida, como se sabe, nos EUA, onde há uma cultura de "devoção" de ex-alunos às suas universidades. Por aqui é comum os estudantes organizarem protestos e reivindicações de melhores condições às universidades públicas; resta esperar que eles, atingido o sucesso profissional, demonstrem a mesma preocupação aderindo a iniciativas como esta.

    Responda
  10. valdir carlini

    a diferença de estudos de Brasil e EUA e quem lá sai do colegial -EUA supera quem acaba as faculdades aqui,precisa falar mais.Mas quem disse que os politicos querem no Brasil um povo com cultura informação tanto é que faz mais de 9 anos que não se investe o recomendável em internet e agora vem com planos caros que deixara muitos ainda sem por condições além do despreparo e de falta de informação,assim é o Brasil onde alguns dizem estar tudo bem. Acorda Brasil.

    Responda
  11. Banana Republic

    Incríveis 85% apenas para pagar o pessoal? Qualquer empresa privada nessa situação já teria falido há muito tempo! Está explicado porque nenhuma Universidade brasileira está entre as 200 primeiras do mundo. Sinto muito, mas essa bela iniciativa está fadada ao fracasso...

    Responda
    1. Flávio Portes

      Querido banana, a USP já está entre as 200 melhores do mundo... Continue pensando assim que voce vai longe!

  12. Daniel Fernandes

    Ótima iniciativa,a universidade só tende a ganhar com isso...agora,a fiscalização é sempre bem vinda para que quando colocado em prática os resultados sejam ainda mais satisfatórios.

    Responda
  13. João Silva

    Parabéns por se inspirar no modelo privado de Harvard, só não nos esqueçamos que Harvard é uma universidade privada e os alunos pagam para estudar lá, por aqui sai de graça e para quem não precisa.

    Responda
  14. Zé

    Uma excelente noticia. Começa a dar sinais de algum dia termos um premio nobel. Para o dinheiro de doações exige-se uma contrapartida, enquanto que para o dinheiro publico muitos entendem que não.

    Responda
  15. Zevith

    Seria uma maneira também de segurar Brasileiros que vão embora daqui porque aqui não tem pesquisa o que por si só é péssimo. Se a Sociedade e o Governo percebessem que isso pode mudar o perfil do País a médio prazo seria magnífico. Espero que dê certo.

    Responda
  16. Arthur S.

    Vejo com bons olhos essa iniciativa da Poli. Pois na ausência de órgãos públicos como intermediários, o desvio de verba é menor e o investimento em pesquisas de fato é ampliado, o que é positivo não só para a USP, que mais uma vez faz escola entre as universidades brasileiras, mas para toda a comunidade acadêmica, que passa agora a aguardar que cada vez mais universidades adotem esse modelo. E convenhamos que já estava na hora!

    Responda
  17. Dewey

    Lembro-me do caso do Reitor da Un. de Brasília que usou dinheiro de pesquisas para montar um apartamento de luxo. Estão se esquecendo que para montar um esquema como esse é fundamental encontrar homens probos. Será que tem alguns lá pelos lados da USP?

    Responda
    1. mrfukaya

      Brasília é um chão amaldiçoado. Todos os homens fracos e covardes que pisam por lá se corrompem.

  18. LANDA

    Até que enfim!!!! É mais do que justo entrar recursos de outras fontes, principalmente de ex-alunos que hoje gozam de situações privilegiadas, o que não é pouco. Sou mãe de aluna da USP e concordo plenamente que ela contribua quando chegar sua vez. Parabéns aos idealizadores.

    Responda
    1. Nathália Corrêa Pires Magalhães

      Um comentário de uma mãe de aluna?! Uau! Yolanda, deixo aqui meus parabéns pelo comentário e digo mais, aaaahhh se todas as mães pensassem como você! Que sua filha seja muito bem-sucedida! Um abraço!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.