-
jona
Em Taubaté encontra-se preso o jornalista JoséDiniz Júnior (66), condenado à cadeia por ter publicado denúnciascontra um delegado. Diniz não pode recorrer em liberdade e nem sairdurante o dia para trabalhar (semi-aberto). Tudo isso pelo crime deescrever no seu jornal. E ninguém da grande mídia veio cobrir o caso doprovavelmente único jornalista do mundo ocidental preso por delito deopinião. Cadê os pauteiros?
-
Atena
Em alguns casos de câncer, especificamente, creio que não são pobreza ou a falta de instrução os fatores atuantes. Muitas pessoas PREFEREM o prazer de manter seus vícios, tais como fumo, álcool, sexo desprotegido, alimentação inadequada. Já cansei de ver o discurso pronto "ah, vou morrer mesmo, prefiro ter prazer na vida do que viver como um monge"... Quando se arrependem já estão com a saúde irreversivelmente comprometida! Existe informação ampla e gratuita, não é falta de acesso
-
Sincera
Pode ser, pq o pobre não tem condições de ter um convenio, o SUS é uma lástima quando se consegue uma consulta, os médicos atendem de qualquer jeito, alimentação das mais erradas possíveis, então quando descobre alguma doença do tipo, já está em estado avançado na maioria das vezes... Mas se for genética pode ser o mais correto, o mais rico e não tem jeito, só Deus para ajudar!
-
Denilto Carvalho
Puxa, isto é óbvio
-
Marc_O
Realmente... não sei... mas sei de uma coisa... existem muitos cânceres no BRASIL... Lula, Sarney, Collor, ACM, Serra, Renan Calheiros, enfim... TODA A CLASSE POLÍTICA BRASILEIRA... ISSO SIM É UM TREMENDO CANCER NO BRASIL...
-
silva honesto
Pobreza é um cancer!Principalmente a de espirito!
-
Andres Calil
É pobre porque é ignorante ou é ignorante porque é pobre? Na minha opinião a primeira sentença é a correta... Todo o ignorante é pobre (os que vem de família rica só não ficam enquanto forem apadrinhados).Nem todo o pobre é ignorante... O pobre que não é ignorante cresce... O pobre ignorante fica mais pobre... A maioria das pessoas, infelizmente e indiferente da posição social, é ignorante.
-
Felipe
Pobreza e ignorância não estão necessariamente ligados. É o segundo o grande vilão do câncer uma vez que câncer é doença de país rico já que se evidenciou que boa parte deles é fruto de uma má alimentação (comer demais, mta gordura, mta quimica, etc...)
-
MPSP
A ignorância, sabe-se há muito tempo, sempre foi e sempre será a maior causa de mortalidade precoce. E ignorância sempre atinge mais intensamente os pobres.
-
Mane
A pobreza não "dá" cancer - ela apenas limita a compreensão dos fatores sociais (e educacionais) relacionados à saude, e por outro lado, expõe a desigualdade de acesso aos meios e instrumentos para a sua recuperação. Isso nos remete à dicotomia das classes sociais e o corpo. Em um país injusto e desigual como o nosso, em que exclusão de classe a aquele acesso é a tonica, faz emergir um "grupo" de "doenças preveníveis" ditas de "etiologia social" (diga-se, erradamente).
-
Carol Martins
Excelente texto! Gostei... muito inteligente.
-
Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro
não podemos ligar pobreza com nível de instrução. Tem muito rico por ai extremamente ignorante, e muito pobre que luta, se informa e estuda.
-
Dayana Oliveira
Concordo, mas certamente são mais instruídos quanto à prevenção de doenças como câncer.
-
Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro
Não necessariamente. Quantos jovens mais ricos ficam de balada em balada, com carrão do ano, sem frequentar a faculdade que o papai paga?
-
Dayana Oliveira
Fabíola como ñ associar? Claro que existem as exceções e também graças aos avanços tecnológicos cada vez mais pessoas estão tendo acesso à informação, mas pense comigo...alguém que nasce em um ambiente miserável, naturalmente dará prioridade para sua sobrevivencia imediata: acordar cedo e trabalhar para não morrer de fome, então os estudos acabam se tornando segundo plano. Agora, alguém que já nasce em um ambiente com um mínimo de estrutura terá mais meios para estudar e se informar. Ou não?
-
-
fred diegas
Caro Cesar Augusto, do que adianta colocar "horário integral" para a educação sendo que, não há nem merenda de qualidade, salários dignos para os professores, uma boa infra estrutura em geral..... ?????
-
caio1945
Bem lembrado.
-
caio1945
E eu acrescentaria: em muitos casos, também não há conteúdo útil nas cabecinhas dos professores. Ocupar os alunos com "encher lingüiça" não vai dar em nada, né? Onde estão os laboratórios de ciências naturais? As gincanas e acampamentos de estudo? Porque fazem "trabalhos comunitários" em vez de trabalhos manuais em carpintaria, costura, cozinha etc.? Porque os alunos não são instados a experiências reais em vez do "virtual no computador"? Se tiver tudo isso, pode-se falar em jorário integral
-
Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro
não há lugar físico para acomodar todos os alunos em horário integral. E sem ensino de qualidade, seria pura perda de tempo.
-
-
Igualdade
Enquanto aqui no Brasil não se faz do ensino HORÁRIO INTEGRAL com certeza a fila do Sus diminuiria
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.