Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Giovani Coura

    A veia do empreendedorismo, típico do brasileiro, bateu-lhe à porta, mas infelizmente gostaria de alertá-lo que sua Narcobrás, não teria futuro algum, pois o Conglomerado Beira-Mar, trabalhando na clandestinidade, sem pagar impostos, sem uma única carteira assinada, tendo como garotos propaganda astros do futebol, mantendo vastas plantações, num exército de semi-escravos, sufocariam sua empresa no primeiro ano. Não haveria SPC, cliente inadimplente, cabeça decepada. Concorrente

    Responda
  2. Henrique Veber

    Maravilohoso teu texto, algo que eu estou tentando elaborar a anos,mas jamais consegui com tamanha clareza. Parabéns!

    Responda
  3. CHICO DE BRITO

    Jimmy Who? O Pior Presisente dos EUA depois de do Obama, está querendo liberar o uso de drogas?

    Responda
  4. odilon ferreira

    Sou contra a "legalização":1) É inútil para redução do crime (ou alguém crê que os traficantes não venderiam para crianças? o que, em tese, continuará proibido);2) o combate o crime se dá pela redução do consumo;3) a redução envolve políticas de saúde, educação/esportes/cultura, aumento do policiamento, efetividade dos processos e das penas;4) há possibilidade de o Estado investir nestes campos. Talvez se gastássemos menos com Copas e Olimpiadas, sobraria dinheiro para isto.Há um mundo mehor

    Responda
    1. felipe duarte

      Ha Ha Ha 1° Não entendi oque vc falou em primeiro ! 2° Não ah redução do consumo com uma politica voltada para o ambito criminal. 3° Eu fumo independente de jogar futebol, lutar muay thay, academia, trabalhar, fazer faculdade etc.Aumentar o policiamento pra que ? para prender mais gente ?(matematica simples-Quanto mais gente tem em cana, mais caro/dificil fica o para administrar o sistema penitenciario,logo ...) 4° Apenas concordo com o que vc disse sobre a Copa !

  5. rosalves

    concordo com o editla da foia na necessidade de uma medida internacional de liberalização por força da globalização do mercado de drogas, não de um eventual represália. quanto ás religiões não devem ter privilégio algum mesmo. e quanto ao cérebro, bem, aqueles que não conseguem superar seus instintos, que tenham a liberdade de sucumbir a eles.

    Responda
  6. verdade

    A solução é pena de mor-te para traficantes e cana para os usuários.

    Responda
    1. felipe duarte

      Vira Presidente Genio ! (quanta originalidade)

  7. jose

    e foi com esta linha de pensamento que a China chegou ao fundo do posso com o opio legalizado vendido por europeus... so quer a liberação das drogas quem nunca conviveu ou teve em familia um drogado/viciado. so quer a liberação das drogas quem é egoista e nao pensa no coletivo so quer a liberaçao das drogas quem nao faz ideia do peso financeiro que isto é no sistema de saude. afinal, voce quer que o sistema pague seu tratamento de cancer ou o do filho do vizinho inutil q

    Responda
    1. felipe duarte

      1° A china esta no fundo do Poço ? 2° Eu uso droga e sou afavor da da liberação (tb tenho na minha familia) 3° Só pq meu pensamento é diferente do coletivo eu sou egoista ? 4° Vc tem ideia desse peso ? Apartir do momento que as drogas forem tratadas como um produto, vc estaria pagando impostos referente ao seu peso ! (igual o cigarro) e o peso no sistema de saude não é o cancer, e sim a dependencia quimica ! (tratada como um problema de saude ...)

  8. maria

    Quanta hipocrisia. Discutir um tema onde já é feito campanhas e leis contra o tabagis- mo. Já li nos jornais artistas serem criticados por aparecerem fumando na televisão. E esse mesmo país quer legalizar drogas, alguém poderá aparecer na televisão apreciando algo parecido.

    Responda
  9. maria

    Droga é droga. Legalizar lixo, lixo é coisa que se joga fora, como muitos que estão aí jogado nas ruas, ou, em suas casas pertubando a família. Justo no momento em que existem campanhas contra o tabagismo, aparece pessoas importantes a favor, até a justiça a favor da liberdade de expressão sobre o assunto, até chegar o ponto de parar como é o caso do cigarro muitos já morreram e muito dinheiro já foi gasto. Fora os assasinatos que irão aparecer por asaltos,

    Responda
    1. felipe duarte

      Que analogia horrivel ! UIASHAISUHA Pq vcs tem esse preconceito de que quem usa droga perturba a paz ou fica jogado na rua ? Ninguem pode trabalhar e fumar ? agora ir na balada se encher de whisque pode ? e muita hipocresia !

  10. ouropretano

    O que vimos com a proibição do uso e comercialização legal da maconha no Brasil, foi apenas o crescimento das organizações criminosas. Não acho certo colocar nossos jovens na cadeia por um simples cigarro de maconha. Devemos colocar no mesmo pacote a bebida alcoólica e o cigarro, que são tão droga ou mais droga que a maconha. Então ou se proíbe tudo ou não se proíbe nada!

    Responda
    1. rosalves

      e colocar por simples cachimbo de crack, pode?

  11. Lemob

    Falando em numeros: 90% dos usarios de crack se tornam dependentes. Custo médio para reabilitação R$ 4.500,00/mês. 70% da população brasileira é pobre. 50% dos universitários já experimentaram drogas ilícitas. Não é uma questão de hipocrisia ou se iremos erradicar a droga é uma questão de segurar o quanto se pode para evitar um prejuizo maior.

    Responda
    1. felipe duarte

      ja que vc ta falando em numeros ... Qual a porcentagem da população carcerária de usuarios de mac0nha ? (e de crack ?Qual a distinção de usuari0s e traficantes ??? KKKK) Qual e o investimento que temos em clinicas de reabilitação ? e condições ? (só quem ja foi sabe ...) logo se ve o motivo do Brasil eleger seus representantes não por aqueles que leem jornal e sim aqueles que limpam a Bu ... c ele !

  12. -------

    Olá Hélio,Talvez todos nós tenhamos que chegar na frente das crianças do ensino fundamental (são as "bolas da vez") em todas as salas de aula do mundo e dizer: Alunos perdemos a esperança. Perdemos a dignidade. Perdemos o futuro. Em nome da liberdade de expressão vamos fazer a marcha das drogas pois é somente isto que temos a oferecer. Veja, alguns eminentes querem descriminaliza-la. Eu sei que uma grande maioria de drogados é doente. Como fazer? Vendemos cigarros e bebidas para menor

    Responda
  13. evasnunes

    Outro problema, ninguém desenvolve dependência química por experimentar se não, não haveria leito nos hospitais para abrigar os alcolistas, a dependência é algo inerente ao indivíduo, como você diz apenas avanços médicos poderá talvez solucionar, no caso da nicotina um princípio ativo chamado, creio, bupropiona associado a adesivos de nicotina foi um grande avanço e auxiliar poderoso para o vício em nicotina, porém, a recidiva é uma possibilidade constante mas, com bom atendimento psíquico!!

    Responda
  14. evasnunes

    Já que você voltou tanto tempo no passado, devia ter mencionado também, de passagem ao menos, a Lei Seca dos EUA,que só mostrou a hipocrisia das elites e serviu para elevar a criminalidade, muito semelhante ao que ocorre hoje, já imaginou proibir bebidas e cigarros?Tão viciantes e prejudiciais quanto as drogas ilícitas, claro que o cigarro demora muito mais para matar do que o crack!!!!

    Responda
  15. Sonia Gonçalves de Araujo

    Interessante posição: em tese aceito a idéia de se discutir a legalização das drogas  na mesma proporção que deve - se discutir a liberação do aborto e da diminuição da maioridade penal e por tabela a pena de morte, Ao contrário do que se pode pensar você ou o governo a liberdade de expressão ela não pode ser baseada apenas no que vc acredita ou o que eu acredito, mas na liberdade essencial do ser humano

    Responda
    1. felipe duarte

      o ser humano é essencialmente livre ? Vc poderia discutir coisas mais relevantes como o investimento na educação do que a diminuição da maioriidade penall ... discutir pena de m0rte em um assunto de legalização e desnecessario ! Quer dizer o governo tem tanto o direito de escolher oque vc iingere quanto o direito de te tirar a vida ? SAI FORA VAI !

    2. renata ardida

      ASSINO EMBAIXO

  16. irado furioso com tudo

    na holanda vc pode ir a um "caffe" e curtir seu baseadinho/bomba/skank/transge nico à vontade, sem repressão. Por incrível que pareça, a Holanda NÃO está fadada a desaparecer, a marginalidade NÃO tomou conta da sociedade e tampouco a sociedade está se dissolvendo no vicio.

    Responda
    1. Ricardo Nascimento

      Considerando que este movimento dificilmente vai terminar, ao menos é melhor do que o "LEGALIZAR por LEGALIZAR". Tem que haver uma contrapartida.

    2. ReacionarioRS

      Sensacional! Esse deve ser o pensamento de todos. Vamos imitar os holandeses em tudo.

    3. Ricardo Nascimento

      Exatamente, mas a Holanda têm duas coisas que o Brasil não têm. Lei penal Dura, e sistema público de saúde eficiente. Acho coerente o Brasil seguir o exemplo da Holanda por completo. Tem de haver uma contrapartida para a legalização. Ao menos na Holanda, se a pessoa mata alguém, estando sob efeito de drogas e álcool, ou não, vai ficar preso pelo resto da vida. Prisão Perpétua. Esta é a diferença entre Holanda e Brasil. Se a legalização no Brasil tiver este tipo de contrapartida, terão meu ap

  17. Ricardo Nascimento

    Antes que algum legalista venha criticar meu comentário, quero deixar claro que não sou contra a legalização. Sou a favor da legalização se esta vier acompanhada de contrapartida legal, tal qual ocorre na Holanda, ou seja, legaliza-se a cannabis, mas endurece a lei penal. Legalizar por legalizar (famoso oba oba brasileiro), serei eternamente contra.

    Responda
    1. felipe duarte

      Pois e uma droga LEVE !

    2. rosalves

      por que só cannabis?

  18. Ricardo Nascimento

    Texto coerente com a formação acadêmica do autor. Na verdade, me causaria estranheza se o Sr. Hélio Schwartsman estivesse fazendo um movimento contra a legalização. Nota-se que o Sr. Hélio é apenas mais um que justifica a legalização dizendo que "o balanço da guerra às drogas não é muito animador". Onde foi esta Guerra? No Brasil jamais houve guerra às drogas. Houveram apenas operações paliativas, em resposta a crimes de que causaram a revolta da opinião pública.

    Responda
  19. luizcandidob

    Continuando, uma visão muito difundida é que o fim do tráfico forçaria todos os membros desta "cadeia produtiva" a se dedicara a outras atividades criminosas, como assaltos, o que faria a situação da segurança pública piorar. Não é bem assim, pois uma enorme parte dos traficantes o são pela facilidade e alta lucratividade. Destes, poucos se arriscariam a tentar um assalto, por exemplo. Lembrem-se do filme "O Expresso da Meia-Noite": o garotão americano traficou só porque era fácil e lucrativ

    Responda
    1. felipe duarte

      A unica diferenca do seu exemplo é o produto Não se pode compara um CD de midia com um pé de mac0nha como produto! eu te respondo qual empresa conseguiria competir aquela que tem qualidade, só isso e não precisaria mais de nada pois como hoje o preco das drogas e empirico !(vc teria um preco menor. uma qualidade maior mesmo colocando impostos abusivos como qualquer outro produto brasileiro) (O que seria ? seria e facil pois ele quebraria economicamente e sem dinhe

    2. rosalves

      qq empresa que pagasse impostos não conseguiria competir com os atuais traficantes que têm pontos e clientela estabelecidos. se as lojas de CD não conseguem competir com os pirateiros, mesmo sem vantagem inicial destes, imagine o que seria desbancar os carteis atuais.

  20. luizcandidob

    Muito bom artigo, com o qual concordo em pelo menos 95%. Os 5%: 1) Os EUA certamente não admitiriam uma descriminalização unilateral, pois fizeram da repressão ao tráfico um tipo de guerra santa; 2) Não se trata tanto de "dependência ou não dependência", pois tal qual o álcool, a grande maioria dos consumidores é eventual, não composta de dependentes; 3) Qualquer forma de propaganda é inconcebível, pois se acabaram com a do tabaco e pensam em acabar com a do álcool, as outras drogas estão fo

    Responda
  21. Pietro

    O Helio sempre argumenta bem. Mas o vies liberal nao deixa de aparecer. Eu ate' que seria a favor dessa liberacao, assim como ab0rto, pena de m0rte, uniao homoafetiva e outras agendas similares, se fizessemos a seguinte licao de casa: 1. Judiciario 100% eficiente na distribuicao da Justica; 2. Educacao de qualidade, obrigatoria e em tempo integral para todos menores de 18 anos; 3. Saude, Moradia e Seguranca Publicas de boa qualidade e ao alcance de todos; Senao, e

    Responda
    1. Ricardo Nascimento

      Concordo com você em parte. Não acho que ele argumenta bem. Ele falou em "guerra às drogas". Jamais existiu guerra às drogas. Todos os governos, seja lá qual for o motivo, nunca tiveram compromisso no combate ao narcotráfico. O que existe são apenas ações paliativas, em resposta a crimes de grande comoção nacional, causado por traficantes (O menino João Hélio, Tim Lopes, a queda do helicóptero, etc.), Nunca houveram ações preventivas. Tudo graças a corrupção de políticos, juízes e po

  22. Igor Bertolossi

    Parabéns Hélio, FHC, Milton Friedmam e todos aqueles que tiveram coragem de abordar o assunto e acabar com essa hipocrisia quando se fala de drogas. "Just Say Know"!!!!!!!!!!!!! Timo thy Leary

    Responda
  23. felco

    O exemplo que o colunista da olhando para o Tabaco é provavelmente o argumento X. A questão é a seguinte, como o Estado pode 'cuidar', 'trabalhar', 'controlar', 'suportar' ou simplismente 'lidar' com alguma coisa que ele mesmo diz que é Ilegal. Ora, se é ilegal é intocavel, está marginalizado. Está evidentimente fora do alcance. Legalização, liberdade e principalmente divisão. Não pode se misturar o direito do individuo com a sua responsabilidade. Sejam dadas suas responsabilid

    Responda
  24. EC

    O que tem de maconheiros, até mesmo na imprensa e na politica, felizes com mais esta barbaridade do STF...

    Responda
  25. Marco Vancetto

    Só para deixar claro aqui, os GOVERNANTES estão abrindo as pernas por que vocês acham? Eles dão aumento de salário para nós de 10% e para eles de mais de 50% todo ano a mesma coisa. Faça a conta QUANTO dinheiro eles ganham para roubarem mais ainda da gente. Será mesmo que não dá para combater o narcotráfico? Será que as medidas que o governo tem tomado as décadas são mesmo para acabar ou só para calar os jornais e o povo? Pensem nisto.

    Responda
  26. Marco Vancetto

    Gostaria de deixar aqui minha indignação por parte de quem é a favor da marcha da maconha ou intaum o que é pior a legalização, me deixa muito indignado uma coluna tratar assim a marcha da maconha, por que daqui uns 20 anos liberaram o crack desse modo. Pessoal se toquem o governo se liberar é somente para ele cobrar impostos, maconha não faz mal mas assim como o alcool e o cigarro é a porta de entrada para outras drogas. Liberar maconha é a mesma coisa que dizer para o seu filho pode se matar

    Responda
  27. Antonio Jose

    Sem contar que os atuais bandidos iam migrar para outros tipos de crimes.

    Responda
  28. Antonio Jose

    Não há solução simples, é impossível proibir totalmente a entrada de drogas nos países e impedir o seu consumo, por outro lado, uma liberação total seria de consequencias imprevisíveis, ninguém sabe o quanto o consumo aumentaria se as pessoas pudessem comprar drogas em lojas legalizadas e sem repressão policial. De um lado diminui o poder de grupos criminosos e de outro gera um grave problema de saúde pública.

    Responda
  29. Saraiva

    Por que diferenciar o álcool de outras drogas? É cientificamente provado o status de droga "pesada"para o alcool, e todo mundo acha normal tomar uma "cervejinha" que dura todo um final de semana, ou um churrasco que dura dois dias, não por causa da are mas porque seus participantes não podem parar de ingerir a bebida. E as propagandas dirigidas aos jovens, embaladas por mulheres tão gostosas quanto? Estou hoje com um familiar de 43 anos morrendo num hospital por causa do álcool, não de maco

    Responda
  30. Elcabongy

    Urna eletrônica, voto obrigatório, livro que ensina errado, serviço militar obrigatório, licitaçao secreta de obras, liberalizar consumo de drogas, operaçao anti-tráfico que nao prende ninguém, emprestar dinheiro para Cuba, cotas raciais em universidades mas com ensino básico porcaria, altos impostos e baixos serviços, etc. Por que o Brasil gasta tanto dinheiro público para fazer o que nenhum país desenvolvido faz ou fez para chegar onde chegou?

    Responda
  31. Bruno

    É tão fácil obter canabis que dificilmente legalizá-la vai aumentar significativamente o consumo. E o risco social vai continuar existindo: ninguém, por exemplo, vai fumar maconha no trabalho, mesmo que legalizada. Talvez o gradualismo possa começar com a liberação da canabis. Estabelecido que a população viciada não aumentou a níveis alarmantes, libera-se as outras drogas.

    Responda
  32. Prof Cunha

    É impressionante como a reação conservadora é irracional. Agora estão comparando marcha pela legalização da maconha com "marcha a favor da pedofilia". Que absurdo. Comparar o "crime" de enrolar num papel uma porção de uma planta e fumar, com uma ação que agride fisicamente e moralmente um outro ser humano, e o que é mais grave, um ser humano indefeso. Não sabem perder. Quando perdem querem radicalizar. Muitos dizem que agem em nome de Deus e Jesus Cristo. Jogar cristãos contra cristãos

    Responda
  33. Mirna Oliveira

    Boa, Helio. Esse texto mexeu com muitas de minhas "crenças". Vou ler de novo, e de novo, e de novo... Grata pela apresentação instigante de ambos os lados da questão. Porém confesso que sua inquietação, no último parágrafo, é também minha; cá entre nós: não dá pra ser muito otimista... Abraço.

    Responda
  34. Osmar F. P.

    Eu pelo menos jamais tomaria parte num contrato social no qual precise abrir mão de decidir o que posso ou não ingerir. Ótimo! Desde que eu não pague suas contas, diárias e remédios nos hospitais públicos, pode tomar, fumar, cheirar todas e morrer feliz!

    Responda
    1. Fernando

      É curioso que o discurso dos impostos (altíssimos para cigarro e álcool) e do quanto que se gasta por ano com essas drogas (médicos adoram essa) parece desaparecer quando convém. Pegue os mil e tantos reais que o fumante gasta por ano, pegue o tanto que vai para os altíssimos impostos, multiplique isso por sua vida como fumante e, ainda que ele não adoeça pelo cigarro, terá pago uns 10 tratamentos contra enfisema, ou uns 3 contra o câncer. A diferença é que hoje a maconha não paga impostos.

    2. luizpereira

      então vamos estender isso para todos que usam álcool, quem fuma, quem se expõe a esportes radicais, quem não cumpre recomendações médicas (como eu), quem toma sol sem protetor solar.... tenho certeza que você não se enquadra em nenhuma dessas "restrições" é engraçado como certas "ideias" repetem-se sem ao quem a repetiu entender o seu conteúdo.

  35. Castelo Figueiredo

    Deu no "Le Monde". Ministros holandeses afirmam a necessidade de lutar contra o aumento da influência, no país, de grupos mafiosos que se apoderaram dos estabelecimentos chamados "Coffee Shops", locais de comercialização e consumo de drogas chamadas "doces" como a maconha. Se em um país mais evoluído e liberal como a Holanda isto acontece, o que se passaria em um país sem contrôle de nada como o Brasil. Alguem imagina que grupos mafiosos e de traficantes ficariam de fora deste

    Responda
    1. ana list

      Pois é, sr. Pereira. Podemos olhar o que ocorre nos demais países (e não somente contemplar o próprio umbigo, escandindo teses proibição/liberação). A Holanda resolveu, também, não permitir o comércio numa territorial faixa limítrofe à Bélgica, além de adotar outros procedimentos que, pela limitação do espaço aqui, não vem ao caso especificar.

  36. Castelo Figueiredo

    Segundo um estudo do "Brithish Medical Journal", especialistas holandeses, alemães e britânicos asseguram que o uso de "cannabis" em adolescentes e jovens adultos, aumenta em muito o risco de desenvolvimento de transtôrnos e doenças psicóticas. Afirmam ainda ser esta uma evidência solidamente estabelecida. Pergunto, com a descriminalização do uso da maconha e com o evidente aumento de problemas sociais e médicos, o gasto público para se dar apoio a estes viciados não irá aumentar em muito?

    Responda
  37. Castelo Figueiredo

    No caderno "Ilustrada" da Folha de hoje, o ator Cory Monteith da série "Glee" confessa que o uso da maconha quando adolescente o levou a experimentar outras substâncias, qualquer coisa e na maior quantidade possível. Ele alega ainda ter tido sorte de ainda estar vivo. Ou seja, o uso da maconha assim como o álcool é a porta de entrada de consumo de drogas mais pesadas. Liberar é a solução? Acho uma idéia muito simplista.

    Responda
    1. Fernando

      Sim, a diferença é que poderíamos coletar impostos, hoje temos só os gastos (ainda que menores) e a violência do tráfico (que também leva uma soma considerável de recursos para sua repressão).

  38. marinas

    Parabéns!Simples, inteligível, sem receita mágica nem debate miojo!É estultice e não humildade criar "estória" de classe;partidos para uso de drogas!A relação das drogas com "esquerda" é que ambas fizeram "mer.." no mundo! Se não nos abrirmos pra debater e fugirmos pro mundo "bacaninha", então não muda nada! O problema existe e exige respostas (Oxi é uma); talvez Hélio esteja certo: a chave seja fazer perguntas "certas"! Entrincheirar a favor/contra não é participar da administração do Estad

    Responda
  39. Adriano Souza Almeida

    São coisas como essas que me fazem ter saudades do regime de 64. E antes que já comecem a me chamar de nazzista, fasscista etc., basta dizer o seguinte: Naquela época, o cidadão podia andar com a família nas ruas à noite, sem medo de assalto, assassinato, ou de cruzar com droggados, travvestis, e sabe-se lá mais que tipo de monsstros e louccos. Para quem como eu viu o que era um mundo de lei e ordem, o Brasil "progressista" de hoje é um pesadelo de crime, morte e loucura.

    Responda
  40. ap

    Hélio,parabéns. Honesto, substancioso, pertinente e extremamente oportuno, seu artigoA irresistível marcha pela legalização das drogas,para mim é um marco, a pá de terra última na estratégia do combate às drogas,via ilegalidade. A virulência do crak e do oxi mostra o grau de "perfeição top" aque a tal estratégia levou a cocaína. para dar um exemplo iconográfico. Sabemosagora duas coisas: o fracasso da ilegalidade das drogas + a tremendainterrogação de sua abolição.

    Responda
  41. raphaelperico

    Fico triste, e preocupado, com a postura reacionária da maioria aqui, que não aceita nem debater o assunto. As drogas, todas elas, não são boas para o organismo humano, é fato. Mas colocar uma venda nos olhos não ajuda. O proibicionismo provou-se ineficaz, e pensar em uma sociedade livre de drogas é de uma ingenuidade e de uma burrice atroz. Mais uma vez, pensar em proteger o "nosso belo quadro social" é um murro em ponta de faca, pq ele vai sempre te decepcionar. Chega de hipocrisia!

    Responda
    1. felipe duarte

      Não é bem por ai ... E isso mostra oque ? ISSO MOSTRA QUE A POLICIA É INEFICAZ NO BRASIL !

    2. raphaelperico

      Então, se vc é aquele tipo de pessoa que tudo generaliza, falando coisas do tipo "ah vamos liberar tudo mesmo, se é isso que querem", sinto pena, e medo, claro, pq sei que sua opinião é a da maioria. Comparar legalização das drogas com legalização de sequestro é "forçar" no silogismo. Os crimes gerados pelo tráfico acontecem justamente por ocasião da proibição, pq o dia que um baseado ou uma carreira usada por alguém que vc nunca viu na vida te prejudicar diretamente eu viro um mico.

    3. Dinei

      "O proibicionismo provou-se ineficaz" Mas que argumento patético! Roubar caixas eletrônicos também é proibido, porem a proibição mostra cada dia mais ineficaz. Sequestro é "proibido", porém o proibicionismo mostra cada dia mais ineficaz. Se seguirmos essa lógica estamos ferrados

  42. Capitu

    Caros leitores, devo lhes dizer que não somos seres livres. Somos presos à encruzilhada da m0rte, presos aos limites do nosso corpo, presos à nossa genética....e, só tem liberdade de ir e vir, quem tem muito dinheiro no bolso, porque, o resto tem que ficar... e ficar trabalhando muito e pagando impostos. Essa liberdade descomedida só existe na cabeça de quem pensa com úm único neurônio: o de extrema autoritária t0talitária absolutista esquerda.

    Responda
    1. Dinei

      Ana, se um dia, repito em caixa alta, SE UM DIA, haver marchas para os motivos que você citou pode ter certeza absoluta que estarei lá com vc. Agora, marchar para uma liberdade individual e egoísta do direito de poder se entorpecer, não contem comigo!

    2. Capitu

      Mas, se eu tivesse tempo de marchar, eu marcharia por mais liberdade. Pediria pra ser livre de doenças(mais hospitais),livre da ignorância(professores bem preparados e remunerados),livre pra andar nas ruas sem ser assaltada ou m0rta, livre pra não dar meu dinheirinho para políticos corruptos, livre pra respirar bastante oxigênio sem desmatamento e é isso. Como meus comentários são hostilizados pela maioria, daqui por diante, limitar-me-ei a ler. Boa sorte a todos.

  43. valdecir araujo

    Esses conhecimentos filosóficos são só teoria, servem muito pouco. Na prática as drogas estão devastando o jovem no Brasil. Pesquisas apontam aumento significativo no número de usuários e quase uma epidemia no uso de crack - isso porque ainda é proibido. Diariamente constato pessoalmente essa realidade no meu trabalho. Quanto ao Governo do PT, já fizeram um monte de besteiras, mas nao se esqueça que o FHC encabeça a campanha de legalização, e foi na sua gestão que afrouxou a lei antid

    Responda
    1. renata ardida

      Ainda bem que os usuários hoje são tratados como doentes e não como bandidos como antigamente.E como você disse, o número de usu@rios só aumentam, a proibição resolve o quê?

  44. praluma

    Meu pensamento é bastante próximo do seu, mas é preciso tratar drogas diferentes de maneiras diferentes descriminalização é necessário, legalizar é com mais calma e começando pela cannabis e afins.

    Responda
  45. Dinei

    Vem cá... Será q só eu percebi q ele não defende nada? Que na verdade ele fica é em cima do muro?

    Responda
    1. Fernando

      Ele colocou os dois lados, como disse que faria. Opinião é fácil dar, difícil é promover discussão, por isso essa coluna é f...

  46. alquimista

    Hélio, Parabéns pela coragem de assumir e marcar posição, contrariando a linha editorial. E mais uma vez usas excelente argumentação, contra a qual os neocons tentam se voltar. Mas eles são incompetentes para refutar tuas observações. Aos que faturam alto com a ilicitude e com a intromissão na vida do cidadão não interessa descriminalizar e legalizar as drogas. E o exemplo do tabaco está aí p/ quem quiser ver. Nota: não uso qualquer tipo de droga, mas defendo a liberdade individual e

    Responda
  47. MD

    Como disse um escritor recentemente : " este país tinha tudo para dar errado " !! E deu !! Este " país " não precisa de mais estados , como querem alguns " brilhantes " legisladores . Precisamos é criar um outro País , de pessoas sérias e com espírito elevado , e separá-lo . Quem viver na zon@ , que continue no brasil .

    Responda
  48. Akhenathon Akhton

    O articulista é autor de vários textos excelentes. Mas ultimamente vem errando a mão demais. Neste aqui realmente extrapolou. Os m@conheiros querem é ter seu vício liberado, e pouco se importam com os custos sociais dessa medida. Os direitos de uma minoria não devem se sobrepor ao conjunto da sociedade, seu Hélio. A esquerdopatia reinante na atualidade está indo um pouco longe demais.

    Responda
    1. odilon ferreira

      o debate desvia-se de problemas mais relevantes:1) A proibição já está na lei, ou seja, a ofensa à liberdade individual caminha sem grandes problemas ou alardes. A revogação da proibição traz a falsa mensagem de que o Estado apoia o uso;2) Manter ou não a proibição não terá o condão de resolver o problema de fundo. A proposta de liberdade só ajudará na redução de custos jurídicos (cadeias,tribunais, etc.)3) No Brasil, já não se trata direito dos doentes de alcoolismo;4) Como reduzir o consum

    2. renata ardida

      Sr. Akhenathon, os usuários já fumam sua m@conha, a legalização mudará entre poucos aspectos, sua obtenção. A forma de fumar, o tipo, a quantidade, isso o usuário já tem definido.A legalização interessa à população cansada da violência que o tráfico gera, cansada de ter de pagar o tratamento de saúde destes usuários. Conhece outra forma de se conseguir isso?

    3. Thiagodof

      ...sobre certas regras específicas, e não ao bel-prazer de cada um.

    4. Thiagodof

      Sr. Akhenathon a partir de que momento legalizar a produção e o consumo, sob certas regras, privadas que sejam (assim como hoje está sendo com o álcool e o tabaco) é sobrepor o direito de uma minoria sobre a maioria? O sr. é a favor que da noite para o dia o cigarro e o álcool fossem tomados como mercadoria proibidas e ilegais? Sim, pois a maioria do povo não fuma nem bebe! Legalizar é a garantia de que todos tem o direito individual garantido de consumir o que bem entender, diga-se bem: sob

  49. Thiagodof

    De acordo. E a Folh@ que agora adotou esta postura legalista, poderia deixar de censurar a palavra maconha

    Responda
    1. rosalves

      e maconheiro também, assim como não censura alcoolatra.

  50. Pacal

    ¨FUMUS BONI LURIS¨. Fica aqui uma pergunta: Qual CRIME no Brasil não é DESCRIMINALIZADO, quando se tem um bom aporte financeiro, conhecimento jurídico e influência social ?

    Responda