Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Observador

    Mais Dimenstein:Quem quer ver alguém preso?Vc que é um intelectual, sem hipocrisia, deve ter lido e ouvido os discursos, com as mesmas pessoas que citei em comentários sobre esta crônica desta coluna, desnecessária e idiotizada.

    Responda
  2. Observador

    Mais Dimenstein:Vc agora pode alegar civilidade e ñ atuação política?78º DP - 160 frascos de lança-perfume;72 porções de cocaína;Políticos:Jean Wyllys -dep.fed;Sen. Marta Suplicy;Min.Maria do Rosário.dep.fed;Ataques verbais a quem é contra a Lei dita da homofobia.Adolescentes bêbados...este é o jeito da sua civilidade???

    Responda
  3. Observador

    Mais Dimenstein: O que vc nega e diz é verdade? Com alguns dos suspeitos levados ao 4º Distrito Policial (na Consolação) e ao 78º DP (nos Jardins) foram apreendidos160 frascos de lança-perfume e 72 porções de cocaína. O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) também compareceu e discursou ao lado da senadora Marta Suplicy (PT-SP).  

    Responda
  4. Observador

    Mais Dimenstein:Civilidade e Atuação de políticos, negados por vc.

    Responda
  5. Observador

    Dimenstein sob a sua ótica a civilidade é isto?"Lado B" da parada tem venda ilegal e jovens alcoolizados27/06/2011 01h12- Por UOL Notícias-Reportagem do UOL Notícias flagrou adolescentes embriagados, venda ilegal de bebida alcoólica e consumo de drogas na Parada do Orgulho Gay de São Paulo. Participantes do evento reclamam de tom carnavalesco.Parece q o tom raivoso foi vc q externou.

    Responda
  6. Rodrigo

    Fico pensando se amanhã sumissem todas as Bíblias do mundo. Milhões e mlihões de Cristãos só vivem de citá-las e seguir o que ela prega. O que será que aconteceria? Pois a minoria racional vive civilizadamente por si só, mas e eles? Seria o fim do mundo?

    Responda
    1. Observador

      Visão tosca da Bíblia.Ela já está nas leis, na Ciencia, na vida moral seja boa ou ruim, ela permeia a humanidade por seu próprio conteúdo.Se milhões e milhões a citam será pq são desprovidos de inteligencia ou ela tem algo mais...Quando vc respeita sua família pais, filhos vc só está cumprindo o q está contido Nela.Que preconceito!Bilhões de pessoas fazem uso da Bíblia e vivem civilizadamente, só vc é civilizado?A Europa, EUA,Ásia -parte- vivem c/ a Ela ñ são civilizados?Faça-me o favor...

  7. Akhenathon Akhton

    Do Gl0bo, sobre a parada de ontem: "A festa foi marcada por discursos políticos a favor da criminalização da homofobi@ (...)." Segundo Pret@ Gil, "Eu sou uma tr@vesti que já nasceu operada. Sempre fui militante da causa."

    Responda
  8. Rodrigo

    Tenho 29 anos. Quando tiver um filho ele não vai frequentar a igreja e muito menos tocar na bíblia. Farei de tudo para dar a melhor educação que ele possa ter, não só na escola, mas de vida também. Ensiná-lo que a vida não é justa, mas que ela depende em muito dos seus atos. Que viver numa sociedade é respeitar, aceitar, fazer sua parte e exigir seus direitos. Além de tudo, respeitando ao próximo é que se obém respeito. Quem sabe não nos livramos da lavagem cerebral de massas não pensantes.

    Responda
    1. Observador

      Leia sobre a questão verá q é uma forma de desrespeito ao filho, qdo tiver.Vc está cerceando direito de escolha do q ainda vai nascer.Filho é um ser c/ direitos individuais, ninguém pode tirar dele c/ pessoa o direito de decidir a sua pp vida.Aliás, muitos ateus e cristãos acabam c/ filhos c/ pensamento diferente;Este seu pensamento mostra:discriminação, ignorancia, preconceito;a sua fala ñ combina com o q vc acha q é ter educação;rotula tds q lêm a Bíblia de s/ educação e s/ respeito c/outr

  9. edmir silva

    É , pelo visto esta é a sua reportagem mais comentada em relação as outras que acabo de ver, espero no minimo uma retratação pela ofença c/ o publico evangélico, eu não estava na marcha mas minha esposa e amigos estavam. Depois vcs mandam o pessoal do call center me ligar no meu trabalho dizendo "Nós somos portadores de boas noticias" p/ vender assinaturas deste jornal faccioso.

    Responda
  10. Euna Diniz

    Sabe há um um tempo atras achava um absurdo, quando ouvia algumas pessoas falarem em uma "ditadura gay". Agora vejo que já estamos nesses dias. Leis importantes, que esperam anos para serem aprovadas, mudanças na constituição que estão há anos sendo discutidas, são minimizadas diante de aproveitadores que defendem causas da moda para acelerarem suas vontades. Não precisamos escolher lados e sim respeitar a todos, pois São Paulo, o Brasil e o mundo é composto pela diversidade!!!

    Responda
  11. Iran

    Não sei se estou certo, mas tirando a parcela de pessoas que nasceram dentro das religiões evangélicas, uma grande parte é ex. ex-católico, ex-umbandista, ex-qualquer coisa, inclusive ex-homossexual (?????). Então acho que eles não tem direito de falar de ninguém. Acho que não devemos misturar religão com outros conceitos. A Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus, palavras dele... Jesus.

    Responda
  12. Ilz

    Que pena!! A pior coisa é colocar os homos como vítimas! Eles são como qualquer cidadão!!

    Responda
  13. Kiko

    Caro Dimenstein, Sou evangélico e não concordo com parte do que você escreveu. Não queremos tirar o direito de escolha de ninguém. A Bíblia prega o livre arbítrio, logo o direito de alguém ser o que quiser. Também diz o que é certo ou errado e aí está o nosso ponto.Você não verá evangélicos espancando ninguém na rua. Entretanto, alguns pontos da PL 122 e do "kit-gay" remetem claramente à mordaça e à apologia. A Bíblia é confiável, falta aqui espaço para explicar. Mas estou à disposiçã

    Responda
  14. josé de sousa bezerra

    Gilberto, sou seu leitor incondicional, te respeito e gosto muito de seus textos, mas tenho que discordar de você, pois  não existe povo mais alegre nessa terra que os evangélicos e outra Deus abomina o pecado(homossexualismo,roubo,mentiras e tantos outros), mas AMA o pecador, seja ele gay, lésbica e tantos outros.

    Responda
  15. jose adailton

    Isso é uma abominação a familia. a mídia agora so defende isso, gay pra lá, gay pra cá. bom seria se no planeta so exestise gays, queria ver ate quando... Não sou contra. mas você defender só essa classe, como se quisesse que as outras deixasse de existir; pois é o que a mídia vem fazendo. axiste preconseito em todas as areas da sociedade, ex. gordo,magro,feio,pobre,preto e assim vai,porque so si fala fielmente em gay?.

    Responda
    1. Jotacelv

      Creio meu caro, que você deva estudar mais antes de escrever tolices. As religiões que se baseiam nas leis do Antigo Testamento, são os Judaistas com o Torá e os Mulçumanos com seu livro Sagrado Alcorão, os quais tem suas leis baseadas neles. O mundo ocidental tem suas leis baseadas na cultura Cristã, Novo Testamento, a qual pertencem os Cátolicos e Protestantes. Assim sendo a sandice de escrever em apedrejamento em nossa sociedade é apenas um preconceito seu, pois você não tem informação.

    2. Chileno

      Existe preconceito em muitas áreas da vida. Mas se pergunte: quantos magros, gordos e pobres morrem espancados, assassinados, torturados em comparação a quem simplesmente gosta de alguém do mesmo sexo? Aí você enxergará o por quê de termos que garantir direitos dos gays. Pq eles morrem, vítimas de pessoas que tem a intolerância que você demonstra ter. Pq um simples livro que manda apedrejar mulheres (Velho Testamento) é usado como a vontade de Deus. Se essa é a vontade de Deus, Ele qu

  16. msales

    Clap Clap Clap Clap Clap... de pé!!!! Definição absurdamente simples e sensacional... Sem mais.

    Responda
  17. Luiz Felipe

    São Paulo é mais tudo. É mais gay, é mais evangélica, é mais nordestina, é mais cosmopolita, é mais rica, é mais pobre, é mais honesta, é mais ban-dida...EnfiMM São Paulo é MMais, Muito Mais.A nosso ver,o único gênero contra o qual vale a pena levar o pé atrás é o gênero "ban-dido", lato sensu, seja elle de que segmento ou camada social for.No mais,cada um nasce com a sua codificação genética própria e todos devem respeitar todos e ponto final.Por quê os gays não podem ter Bandeira Política

    Responda
    1. Luiz Felipe

      Caro Dime, não entendi essa colocação, daí a pergunta: Por quê os gays não podem ter Bandeira Política, se, pelo visto, gays e evangélicos são os únicos segmentos, mais conscientes, que estão demonstrando disposição, poder de mobilização e coragem para sairem às ruas ? Imagine vc, que bom seria se conseguissemos unir os segmentos, gays e evangélicos, em torno do PNBC, a Bandeira Polítca MMais idealista da história do Brasil.

  18. Fernanda Gouveia

    Nossa, que texto mais maniqueísta!

    Responda
    1. Mary M

      Pois é, Fernanda. Eu custo a acreditar que um cérebro tão brilhante pode escrever isso.

  19. mmendola

    Se o tom da conversa é respeito....vamos respeitar o que Deus criou, homem e mulher...se vc não crê em Deus blz...nada muda...é por sua conta e risco...respeite o que a natureza criou então... São Paulo pode ser mais gay do que evangélica...Sodoma e Gomorra também eram, mas uma coisa não podemos negar...o Brasil é um país injusto...onde se custodia uma operação de mudança de sexo e não as que podem salvar pessoas de morrerem. Em um país de injustiças o que valee é ser feliz! Que pena....

    Responda
  20. caio1945

    Sr. Colunista, porque o Sr. menciona tantas vezes a idéia "direito"? Será que os brasileiros não nascem mais com liberdade, com faculdades, opções, arbítrio, e tudo tem que ser "dado" pela câmara, como "direito"? A arrogância dos rábulas chega ao ponto de escrever (e a manada de sancionar) que "nada se faz a não ser em virtude da lei." - pura boçalidade. Se vc pensar um pouco, verá que o que temos é liberdade disso e daquilo, "direito" é mercadoria da mala de advogados, juristas e quetais.

    Responda
  21. caio1945

    Sr. Colunista, pessoas têm liberdade natural (sem preço) de ser gay, ou a elas foi "outorgado" (leia-se: vendido ou alugado) um "direito", pelos rábulas e seus comparsas do Congresso e no judiciário? Porque será que hoje em dia brasileiros se esquecem que nascem com liberdade, com faculdades, opções, arbítrio e vão logo usando o têrmo inventado para o artificialismo vendável, o tal "direito" ("Aquilo que a câmara diz que é."). Será mais 1 conseqüência da "Constituição do Coitadismo" de 88?

    Responda
  22. Jotacelv

    A discordancia de idéias faz parte da liberdade dos individuos. Aliás o STF confirmou isto com a liberação da marcha pela maconha (a qual é criminalizada), como direito de inalienavel, pois as idéias não devem ser proibidas e podem ser explanadas. Assim sendo tenho dois questionamentos para você: Você é gay, ou incentiva a prática? Você é homofóbico ou ateu? Por favor não leve para o lado pessoal, são idéias que vieram a minha mente após ler este seu artigo.

    Responda
  23. Observador

    "Civilidade é a diversidade. SP é mais gay que evangélica".Ou seja os evangélicos são cidadãos sem civilidade.Idiotice filosófica.A Igreja Evangélica é porta de entrada de muitos que eram impedidos de viver entre a sociedade.Liberdade de fé é a coluna mestra da diversidade.Somos civilizados o suficiente em fazer valer a nossa voz.Democracia.Ei acorda!Ñ seja discriminador pela sua pp história.Raiva,parcialidade,ac usação,boçalidade

    Responda
  24. Renato Cdrel

    Pois é, um texto que numa passada rápida, parece coerente, mas vamos aos detalhes: "Gays agem com alegria na parada" - agiram com sacanagem, e sexualidade explicita e descompromissada = desestruturação da base moral da sociedade. " Gays querem direito, evangélicos querem tirar o deireito do gay" = lorota deslavada, quando gays defendem a PL122, eles querem rasgar a bíblia e proibir o direito de opinião de padres e pastores, colocando eles na cadeia. Isso é democracia ? A

    Responda
    1. Mary M

      Pois é, Renato, somente cegos não vêm que o que ocorre é justamente o contrário. É só dar uma lida geral em todos os comentários dos espaços da Folha.com que contém temas correlatos, que, rapidinho, se constata que os mais intolerantes e truculentos são eles e afins. É impressionante o nº de ataques explícitos aos evangélicos, pastores, bíblia, igrejas. Se perdem todo esse tempo postando "dardos inflamados".... é porque há algo neles não resolvido. Não acha?

  25. cyro

    quando uma ex-detenta que cumpriu pena restritivade liberdade como bispa sÔnia e um politico envolvido em doacoes irregulares de verba pública como garotinho se tornamporta-vozes da moral é sinal que há algo de errado!

    Responda
  26. marx Lenx

    Se você assiste novelas, programas de humor, ou especiais na Globo, já teve oportunidade de perceber o livre discurso Gay e cenas favoráveis ao movimento, em todos os programas. Não estou aqui para dizer se ser gay é certo ou errado. O que questiono é que sento na minha sala para ver entretenimento e não apologia, pregação ou situações em que o texto induz o telespectador a entender as coisas pelo lado Gay. Por isso Gay é alegre e Evangélico ranzinza. Democracia e imprensa livre? Assim jamai

    Responda
    1. ricardo moura lopes coelho

      E o que os evangélicos poderão fazer quando não concordarem com os gays, no caso da PL-122 for aprovada? Mudar de cela? Pois é para onde irão todos que discordarem dos "democratas" gays. Acho que isso não será tão simples assim.

    2. Chileno

      Troque de canal quando algo que você não concorda for transmitido. Simples.

  27. cyro

    parabéns ao colunista pela racionalidade! mais do que nunca temos que saber separar estado de religiao, especialmente quando as igrejas tornam-se trampolins para políticos que manipulam pessoas honestas.

    Responda
    1. msales

      Entre outras, dizem que os casinos são proibidos no Brasil pela dificuldade em sua fiscalização. Seriam prostíbulos legais onde humanos venderiam sua vida ao "diabo" e arruinariam famílias inteiras. Mas pastores agem como crupiês que falam, aceitam cartões de crédito e débito e, pasmem, até sujam os nomes de contribuintes que não possuem saldo na conta... Isso seria legal, não é? Ou não? Enfim...

    2. caio1945

      Certo, afinal, religião é business, não é mesmo? E ainda mais: é business do ramo de negócios do Entretenimento, como o teatro, o cinema, shows etc. Deveria ser tributado exatamente como essas outras atividades do ramo do entretenimento. Ou será que não?

  28. Observador

    "Por trás... não há esquemas políticos nem partidários.Na parada evangélica...mistura religião com eleições,basta... políticos..em posição de liderança. " Isto é verdade, Dimenstein?Liderança Marcha é pastoral veja origem;gays:todos políticos:Marta Suplicy, Maria do Rosário, Sérgio Cabral, Kassab, Suplicy e tantos outros...Ou eles não vão a este evento?Eu sempre ouço teus comentários e leio as tuas colunas, desta vez vc deu uma olhada vesga no assunto...gays querem cadeia p/ contrários

    Responda
  29. peixeira

    Nao gosto de religiao, mas, acho que realmente o tal diabo, gosta mesmo, e de coisas ao contrario!.

    Responda
  30. Andrézinho

    O perigo é dar poder aos líderes evangélicos. As ovelhas são só comandadas não oferecem perigo!

    Responda
    1. caio1945

      Religião é business do ramo do entretenimento. Igrêjas deveriam deveriam ter o mesmo tratamento tributario e fiscal dos cinemas, TV, Teatros, shows... E mais, é bom que as igrejas se submetam caladinhas porque podem vir a ser acusadas de estar vendendo coisas que não existem (conto do vigário), ou competindo com os psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e outras profissões regulamentadas, né?

  31. Leonidas

    Ô Gilbertinho, tu é gay ou tem só o jeitinho ???

    Responda
  32. Lufe

    Se ler a coluna com atenção; se vê o forte preconceito deste Sr.Gilberto, ele ataca os evangélicos e qualquer outra religião pois como Ateu convicto ele as detesta. Tem pose de "papai sabe tudo" e se acha!!! Vive se jactando de sua pseudo super inteligência e pensa que o restante da população é trouxa; Quando diz que os evangélicos são financiados por politicos se esquece da militancia pT e importantes membros deste partido que apoiam a causa G.

    Responda
    1. peixeira

      E a Tal Igreja universal, ta envolvida ate o talo, nesse governo.Sera porque arquivaram todos aqueles processos, levantados pelas telinhas do Srs.Marinhos...

  33. jcunha

    Que interessante quando se trata de liberdade de expressão não vale para os evangélicos. Voce quer obrigar os evangélicos a aceitarem aquilo que por convicção consideram pecado. Quando é que voce vai propor probir a circulação da Bíblia.

    Responda
    1. Lana Faccini

      Já passou da hora de proibir circulação de biblia e passar a cobrar impostos de igrejas, pois nao passa de uma indústria altamente lucrativa baseada na exploração de mentes ignorantes!

    2. msales

      Em minha casa ela já é proibida a anos...

  34. Elias Issa

    Minha visão sobre o autor do texto mudou drasticamente após ler seu conteúdo que a meu ver é preconceituoso, faz diferença entre seres humanos absolutamente semelhantes e que igualmente merecem respeito, mas acima de tudo mostra que o autor simplesmente ignora que hoje os evangélicos são + 50 MILHÕES no Brasil, que vergonha que alguém que parecia retratar São Paulo bem, a vê de forma separatista. O texto lembra os discursos preconceituosos de nazistas, cuidado com esta leitura.

    Responda
    1. msales

      Não concordo com você, por isso você é feio, bobo e ignorante... tô de mal... hummmm... É pra rir ou pra chorar? :)

  35. Spider Mann

    Aproveitando o ensejo, o colunista também cometeu um erro crasso de português, o que se torna ainda mais grave vindo de um pretenso educador: "Nada contra --muito pelo contrário-- o direito dos evangélicos terem seu direito de se manifestarem." Por favor: "terem seu direito de se manifestar". Sem mais.

    Responda
  36. Spider Mann

    O colunista se equivoca, talvez de maneira tendenciosa, quanto afirma que a Parada Gay não tem por trás um forte aparelhamento politico, sera que ele ignora o fato de que estiveram presentes, alguns discursando inclusive, a senadora Marta Suplicy, o deputado carioca (o que faz em SP? Deveria cuidar de seu Estado, de seus eleitores!) Jean Wyllis, o prefeito da cidade e o governador do Estado... Se isto não caracterizar aparelhamento politico, não sei mais o que caracterizaria!

    Responda
  37. Lufe

    Como tudo neste pais o mais importante é ter a maior torcida, galera, ibope etc...! pelo que se sabe do Gilberto é obvio que ele vai sempre apoiar as causas que o agrandam; não pode ser diferente. Quando vai começar o movimento para apoiar a pedofilia em Gilberto!!!( já existe na Holanda) e mais adiante a zoofilia!!!

    Responda
    1. cyro

      pedofilia é crime, homossexualidade nao. tambem é crime deixar uma igreja desabar na cabeça dos fieis e lavar dinheiro no exterior (com direito a prisao cumprida nos EUA e tudo)

  38. zeros

    Olhe bem para os políticos que foram à passeata raivosa dos evangélicos.Guardem bem seus rostos para não votarem neles. Querem apenas os votos dos evangélicos.Nada mais.Atacar o Supremo?Justamente a corte de justiça que mais tem permitido a transformação da Religião em negócio lucrativo, em nome da liberdade religiosa.São Paulo não é gay nem evangélica,S.Paulo é trabalhadora e nunca olhou a cor, religião ou costume para abrir os braços e receber gente do mundo inteiro.São Paulo é a diversida

    Responda
  39. Caipirão

    A decadência hoje no Brasil virou motivo de júbilo nos grandes centros megalopolitanos, como São Paulo e Rio. Alegria superficial não é justificativa. O Ocidente se deteriora moralmente e o Brasil infelizmente acompanha isto.

    Responda
  40. VALERIA ARCHANJO BODRUC

    As críticas aparecem quando alguém se manifesta. Manter uma posição firme naquilo que se acredita deveria ser uma virtude e não intolerância. Os homens obedecem as leis,os cristãos obedecem a Palavra de Deus e as leis dos homens, ou seja, estão mais dispostos a cumprir o bem comum.

    Responda
  41. Marcelo Moreto

    Hoje, certamente é preferivel que qualquer cidade tenha mais gays do que essa série de lunáticos ignorantes seguidores de papai noel das igrejas! Estes segundos, são capazes de qualquer coisa pela fé que tem no vento!

    Responda
  42. Christian Strategies

    Deus detesta os atos homosexuais (parte 1 de 2) Deus detesta os atos homosexuais: há várias referências na bíblia... por causa desses pecados foram destruídas Sodoma e Gomorra: o mar morto está lá para nos lembrar o futuro da humanidade que seguir essa via... uma nova destruição do tipo de Sodoma está prevista por causa do mesmo tipo de pecados: é o apocalipse e um dia virá de surpresa, quando o pecado se tornar enorme...

    Responda
    1. Marcelo Moreto

      A pior destruição que essa estória de deus fez ocorreu no seu cerébro!

  43. Christian Strategies

    A doutrina que Deus quer é o catolicismo romano, a religião legítima, seguindo a tradição antiga Nas suas aparições privadas, Maria e Jesus são bem claros: eles desejam a adesão da humanidade ao catolicismo romano. Eles desejam que se retorne às tradições de antes de 1960, sem abandonar a igreja de Roma. Ex. ajoelhar nas orações e na consacração da hóstia, retorno do véu feminino, comungar só pela boca etc. Ver também www.christianstrategies.eu e www.tldm.org, link 'directives from heaven'

    Responda
    1. Caleffi

      Concordo.

    2. Marcelo Moreto

      Quanta asneira!

  44. Christian Strategies

    A doutrina que Deus quer é o catolicismo romano, a religião legítima, seguindo a tradição antiga

    Responda
    1. Marcelo Moreto

      Prosperou o pai muçulmano que aceitou o casamento de sua filha com um cristão ou tal do Christian católico, que bateu na filha por esta ter se apaixonado por um evangélico?

  45. Christian Strategies

    Deus detesta os atos homossexuais (parte 2 de 2)

    Responda
  46. Christian Strategies

    Deus detesta os atos homosexuais (parte 1 de 2)

    Responda
    1. FJAndrade

      Deus não é amor? Como pode detestar?Cuidado com as palavras ou Deus pode te castigar, viu?

  47. Edmilson Lima

    Lamentável um comentário tão preconceituoso e a favor dos homossexuais sem nenhuma isenção, se esse país ainda não se transformou em uma Sodoma e Gomorra, agradessam as pessoas de bem e aos cristãos, infelizmente vemos cada vez mais pessoas que não tem nenhum princípio familiar a frente dos meios de comunicação tentando enfiar goela abaixo na sociedade o homossexualismo, Deus é "amor" mais existem outros pilares do seu caráter com "justiça", "santidade" etc.

    Responda
  48. Fernando Castanheira

    Deram muito espaço para os evengélicos, transbordaram e sairam do seu contêxto, inveredaram pela política e se contaminaram. O eufemismo usado no rodar a bolsinha, nada difere dos métodos utilizados pelos mesmos para a extor. são dos seus fiéis.

    Responda
  49. ericson vieira

    Não sou gay e muito menos evangélico e oque essa reportagem vai trazer de bom pra minha cidade , po foia para com isso vamos falar de temas que interessam ao cidadão e ao seu bem estar, isso é mesmo o fim do mundo.

    Responda
  50. Paulo Andrade

    A "Marcha para Jesus" soa como um evento militar - Pouco tolerante. Uma espécie de jihad evangélico. Uma drag queen a caráter seria discriminada, certamente.Já a "parada" é mais liberal e aceita até crente. Silas e Estevão seriam bem vindos, se ficassem calados.Fazendo as contas, deve ter muito evangélico homossexual e muito gay que encontrou Jesus, mas não resiste a uma "boa" sodomia.Viva São Paulo !!A cidade com maior número de evangélicos  homossexuais e de homossexuais evangélicos do pa

    Responda