Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marlon Mutton

    A homossexualidade está presente em todas as especieis do reino animal. A homo-fobia só está presente em uma. E agora?

    Responda
    1. Joana Figueiredo

      Eric, não darei uma aula aqui sobre comportamento animal. Não há falácia de autoridade, apenas não estamos no contexto para que eu lhe demonstre as dezenas de evidências sobre isto na natureza. Se quiser se aprofundar.. estude.

    2. Joana Figueiredo

      A diferença é o comportamento, Eric. Não é uma fa.lá.c.ia de autoridade, pois meu único questionamento foi sobre a sua ignorância sobre os fatos. Não há espaço aqui neste contexto pra exemplificar pra você as dezenas de evidências científicas sobre comportamento h.o.m.o.s.s.e.x.u.a.l na natureza. Não te darei uma aula. Caso queira se aprofundar... estude.

    3. Centipede

      qual a diferença animal entre um "hetero" e um "homo". E novamente seu argumento é este daqui: Não assistem discovery channel, não? falácia da autoridade detectada!

    4. Joana Figueiredo

      Quanta ignorância. Não assistem discovery channel, não? Ou leem? Comportamentos homossexuais existem SIM em diversas espécies animais. Procurem se informar mais. Agora, preconceito com embasamento religioso só existe em uma. O que é mais natural?

    5. Centipede

      Rodrigo, zoofilia vai ter sua vez tambem na diversidade sexual que os movimentos gays tanto defendem. Não só a zoofilia mas incesto, pedofilia, necrofilia e cropofilia!

    6. Rodrigo Esposito

      Quem sabe uma passeata gay com cachorros, gatos e outras espécies???

    7. Centipede

      animais desmunhecam? no reino animal o animal "homo" late diferente do "hetero"? nivelar a razão humana com a animal é querer tratar os seres humanos como animais. lamentável de novo

  2. marcio carvalho

    A pergunta para o Gilberto é em quantas marchas para Jesus ele compareceu e em quantas paradas gay ? Pelo que ele entende do que seria uma marcha para Jesus existe uma inferencia que se justifica pelo fato de que ele viu pela TV material editado e que da espaço a supostos lideres radicais e não a opinião de tolerancia da maioria absoluta dos participantes da marcha que tem em Jesus seu parametro de tolerancia. Quanto a preferencia do jornalista pela marcha gay diz o que o coração esta cheio.

    Responda
  3. Estaca no Vampiro

    Pré-conceito é quando vc diz que a homossexualidade não é natural, sem se perguntar o porque, como fazem muitos religiosos. Mas o que é natural ? Natural vem de natureza. E na natureza milhares de espécimes de animais praticam a homossexualidade, principalmente entre os mamíferos, e mais ainda entre os primatas. E nós, humanos, somos mamíferos primatas. Agora, nenhuma espécime da natureza vai a missa ou reza, donde se conclui que a prática humana da religiosidade é, esta sim, anti-natural

    Responda
    1. Joana Figueiredo

      Existe o gene "religião"? Que animal na natureza é religioso? ESTA é que é a SUA inversão.

    2. Centipede

      Se o homosexualismo é natural deveria ter sido provado pela ciencia. Existe o gene gay? Então a religião é que é uma pratica anti natural? Olhem a inversão das coisas ...

  4. Centipede

    diversidade sexual = legalização e incentivação de todo tipo de ato sexual

    Responda
  5. gusqueiroz

    Na verdade esse conflito gays x evangélicos só existe porque as igrejas se empenharam em criar essa batalha. Dentro das igrejas os pecados relacionados ao se.xo são supervalorizados em relação a outros pecados. Será que existe pecado maior ou menor? A questão é que pastores, muito espertos, escolheram esse tema bem polêmico para criar uma guerra ideológica e unir ainda mais seus fiéis contra o inimigo gay que supostamente quer impor uma ditadura. Isso não passa de um delírio. Abram os olhos!

    Responda
    1. GenteBoa

      Filho, a guerra começou quando a PL122 foi colocada na pauta de votação do congresso. A PL122 criminaliza a bíblia. Na verdade pastores e igrejas não estão nem ai para gays, nem pensam neles, fato. Entraram nessa porque foram provocados. Não inverta a verdade filho, seja coerente nas suas colocações.

  6. Rodrigo Esposito

    Antigamente o homossexualismo era intolerável, hoje é até incentivado. Vou embora daqui antes que seja obrigatório.

    Responda
    1. Rodrigo Esposito

      Sentar com prazer no grosseirão também é problema seu.

    2. Iris ***.

      Sento com prazer grosseirao.

    3. Rodrigo Esposito

      Iris. Eu posto o que quiser e problema é seu se não gostou. Senta lá também, vai...

    4. Iris ***.

      Se vc quer ser engracado Rodrigo, seja ao menos original... ou entao cite o autor dessa frase.....que nao é vc......Lembre-se q todo mundo ja postou isso por aki

    5. Rodrigo Esposito

      E você parece ser uma grande biba. Senta lá vai... Onde você quiser.

    6. Centipede

      Esse Marlon odeia todos que não são gays como ele. Lamentável.

    7. Marlon Mutton

      Obrigatório e incentivado é a heterossexualidade, onde ser heterossexual é obrigação em mais de 76 países. Você é um grande hipocrita!

  7. Edvaldo Ferreira

    Como podemos verificar o mundo está cada vez pior. Principalmente por causa dessas pessoas que acham que tudo deve ser permitido. Elas só aprendem quando tomam um susto ou quando já é tarde demais. Lamento muito pelo mundo que vocês estão criando. Seus filhos e seus netos só terão a lamentar muito mais do que eu. Triste...

    Responda
  8. Centipede

    Eu não sou gay e nao aceito que nenhum colunista venha me dizer que sou gay. É muita cara de pau alguem escrever em nome de 42 milhões de pessoas, total da população paulista. SP não é gay.

    Responda
    1. Celeste

      Ele não escreveu em nome de ninguém, escreveu em nome dele próprio, por isso que o texto chama artigo de opinião e por isso que ele escreve o nome dele embaixo, ele assina o que escreve.

  9. Emerson Duarte

    PENSEM ANTES DE ESCREVER POIS A IDÉIA MESMO QUE OBSCURA É DE APENAS INSTIGAR AS OPINIÕES QUE ACABAM POR SER PRECONCEITUOSAS SEJA DE UM LADO OU DO OUTRO E INCLUSIVE DE QUEM PUBLICA ESTE TIPO DE INFORMATIVO. POIS SE NÃO HÁ PRECONCEITO NÃO HÁ COMPETIÇÃO . COISA QUE SEMPRE OS MEIOS ESTÃO FAZENDO INSTIGANDO A COMPETIÇÃO UMA VEZ QUE ELES PRÓPRIOS SÓ SABEM FAZER ISSO.PORTANTO NÃO VALE PEGAR APENAS O LADO NEGATIVO DOS DOIS GRUPOS PARA MATERIA. ............SE M COMENTARIOS....

    Responda
  10. Centipede

    Os comentários aqui escritos querem transformar os evangelicos em criminosos! não sei pq essa intolerancia. Quem é o verdadeiro intolerante aqui? Mas só ontem foram 5 milhões e foram só evangelicos, e se os catolicos decidirem protestar tambem? Vão fechar SP toda! Que as minorias respeitem a maioria!!!!

    Responda
    1. jlisboa

      O problema da Marcha para Jesus em seu formato atual é que ela deveria se chama "Marcha para Cuidar da Vida dos Outros"

  11. Verdadeiro

    Nos causa espanto uma pessoa usar o jornal com atitudes de cunho pessoal e tendenciosa...certamente o armário desse cidadão é grande ou talvez seja um enorme guarda roupas ...cada um dá o que quer desde que respeite os outros...VIVA OS PELUDOS!! Uma coisa não se discute, a passeata de evangélicos, católicos, espiritas, budistas e muculmanos, certamente faz mais bem p sociedade do que as atitudes nojentas de pederastias, promiscuidade e imoralidades..

    Responda
  12. Marcos Sabbag

    São Paulo eu não sei, mas o editor da coluna é GAY!! Sai do armário Dimenstein!! Tanto gays quanto os evangélicos se acham donos da verdade. Os gays são "coitadinhos" brigando por direitos ... os evangélicos são "perversos" donos da verdade ... no fundo, são todos iguais. Vamos trabalhar e respeitar a individualidade.

    Responda
  13. Caladril

    Graças a Deus, Sampa é muito mais Gay, Cosmopolita, Vanguardista, Caótica e tolerante do que evangelhica.Por isso que assim como Caetano e os novos Baianos a gente pode te curtir numa boa.

    Responda
    1. Caladril

      corrigindo e aproveitando : Corrigindo : EvangélicaAproveitando : Evangélicos são muito chatos !

    2. Centipede

      evangelhica evangelhica evangelhica eva ngelhica vai estudar

  14. antonieta nogueira

    respondendo à pergunta, na minha opinião sp não é nem uma coisa nem outra...já o colunista, nem é preciso perguntar...

    Responda
  15. Mad

    Olá, nasci em família Evangélica, e achei brilhante suas palavras. Vem a calhar realmente com nosso contexto atual, grande parte deles estão falhos no que é se pregar realmente o verdadeiro amor. Prefiro uma são Paulo mais gays, pois é mais pacífica. Que Deus ilumine todos nós.

    Responda
    1. Alcione

      kkk....a-do-rei, kkkkkk

    2. GenteBoa

      Exato, os evangelicos ficam nos pontos de prostituição brigando por clientes. Eles vendem drogas aos seus clientes sexuais e também passam a noite toda na balada regado a drogas. É verdade, esses crentes são violentes mesmo kkkk

  16. avilareis

    São Paulo, gay ou evangélica? Igual queijo com goiabada, meio a meio.

    Responda
  17. Cético

    Se colocar ambos em uma balança ela fica equilibrada. Não adianta querer nem discutir porque é trocar seis por meia dúzia. Os gays se acham donos da terra e os protestantes se acham donos do céu, quem é que aguenta? É por essas e outras que não deixo minha fé pra abraçar doutrinas que o mundo inventa e quer torná-las verdadeiras.

    Responda
  18. xar1ez

    Jesus deve estar envergonhado vendo os que se dizem "seu povo" irem as ruas para julgar os outro em seu nome, quando ele ensinou exatamente o contrário.

    Responda
    1. Joana Figueiredo

      Muito bom, Carlos.

  19. Fabricio Carvalho

    Gilberto, sua notória "Evangelicofobia" mostra que seu papo de diversidade é só para enfeitar textos, que comparação fora de sentido, as duas manifestações não tem nada a ver uma com a outra. Não sou evangélico e ainda assim senti discriminação em seu texto.

    Responda
  20. eloiza gumiero

    marcha para Jesus, não é só evangelicos, é todos aqueles que amam a Jesus, independente de religião,sexo, opção sexual. Vejo bem que conhece o coração de 5 milhoes de pessoas, quem esteve presente viu um povo alegre, feliz, por um só motivo Declarar o seu amor a Cristo, sem precisar de alcool ou drogras, apenas a presença do Espirito Santo. Respeitar é muito diferente de concordar antes de tirara as proprias conclusoes, Conheça profundamente o trabalho das igrejas.

    Responda
  21. henrique costa

    Bem,nao creio que o colunista,Gilberto Dimenstein,tenha feito uso de opniao pessoal, nesse artigo, parabenizo o mesmo por sua posicão, equanto, formador de opniao pública, questionador e mediador de conflitos nas diversar esferas socias desse país, é de extrema importancia a sua comparacao entre as acões evangelicas e homoafetivas,e a sua conclusão, em relacão ao fato em questão,se os conservadores do senado e os evangelicos com suas ideoligias, opressivas, e repressivas vissem a democracia.

    Responda
    1. Alcione

      bla bla bla bla.......

  22. Lukas Ridges

    Em resumo: Os LGBTs não querem o fim da Marcha para Jesus.Já os evangélicos querem o fim da Parada LGBT. Em outras palavaras, os evangélicos são contra a diversidade. The End

    Responda
  23. ADAUTO GOMES DOS SANTOS

    Bilka parabéns você disse a grande verdade, ah se todos os cristãos agissem como vc!

    Responda
  24. Cético

    Graças à Deus que nem uma coisa nem outra.

    Responda
  25. Onofre Soares

    Tenho pensado... Acho q o futuro será a volta do passsado. Mais do que nunca vejo o Absolutismo voltando à tona. Tomam Deus para justificar seus atos e torná-los legítimos. Hoje, atravé de uma cosntituição que se diz laica, protege todos os desmandos da religião. Essa, com seus diversos dogmas, nascem às centenas.... Mais do que nunca vejo nossa Constituição protegendo o corporativismo de diversas igrejas e seus desmandos!! É preciso acabar com essa festa religiosa!!

    Responda
  26. Seriedade

    Lendo alguns comentários chego a chorar de tanto rir. - Falam em integridade, respeito, honestidade... e por aí afora. Pois bem, vamos aos fatos: Há inúmeros g4ys que não são íntegros e nem honestos. Há inúmeros evangélicos que não são íntegros e nem honestos. Vocês se esquecem de uma coisa: são exatamente iguais. São seres humanos. Porém, falta-lhes o mais essencial: EDUCAÇÃO.

    Responda
  27. caxito

    "Por trás da parada gay, não há esquemas políticos nem partidários." Gilberto Dimenstein foi vc que fez essa afirmação!!! Marta Suplicy e Eduardo Suplicy leem carta feita pelos manifestantes endereçada ao então governador do Estado, Mário Covas.O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), foi à Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, ficando cerca de 30 minutos. O fato chamou a atenção, em função de sua antecessora na prefeitura, Marta Suplicy (PT), ter ficado três horas no evento. O QUE ME DIZ???

    Responda
    1. Lukas Ridges

      A diferença é que esses políticos que vc citou fazem uso da Parada Gay para se manifestarem perante a multidão que ali está. Já na marcha evangélica são os próprios políticos que as comandam. A direção da Parada Gay não é comandada por políticos. Há uma grande diferença. Basta deixar de preconceito e tentar enxergar as coisas como elas realmente são.

  28. Nandão

    Quanto mais ignorante, manipulado e comandado for o povo (os evangélicos), melhor pros larápios como Edir Macedo, Silas Malafaia, RR Soares, etc. construirem suas fortunas. O povo merece o governo e a igreja que tem.

    Responda
    1. antonieta nogueira

      e os colunistas porcarias que tem também!!

  29. Will

    Sr. Dimmestein, todos sabemos que não é de hoje que o sr. não aprecia os evangélicos, e até mesmo os cristãos de forma geral. É sempre possível encontrar uma "farpa" aqui ou ali, quando surge a oportunidade. O que me admira é um sr. da sua idade, e com sua formação acadêmica, usar esse espaço para expor suas opiniões pessoais. Pq nunca abrem espaço honesto para entender pq os evangélicos se posicionam dessa forma sobre o assunto?

    Responda
    1. Celeste

      Sr. Will, o gênero textual de Dimenstien chama-se artigo de opinião, se não fosse para escrever sua opinião ele escreveria outro gênero.

  30. MIRO DOS SANTOS

    E mais , qualquer coisa que se escreva sobre os gays tem uma censura prévia, sabe por que? porque eles os jornais tem medo de serem acionados pelos gays na justiça pois eles são sensiveis d+ e certas palavras ferem a sensibilidade dels. Agora os jornais não publicam que os gays são pedófilos, os garotos menores de 17 não são crianças? ou será que para os gays podem aliciar os menores que não aconteçe nada? já repararam que a maioria dos assassinatos dos gays foram praticados por seus parceir

    Responda
  31. Robby

    Na minha opinião, a grande diferença entre a Parada Gay e a Marcha para Jesus, é que a Parada é um mobilização festiva que quer ser política. Já a Marcha é uma mobilização política que finge ser religiosa.

    Responda
    1. Alcione

      Querido Roberson, se vc conhecesse a história da Marcha para Jesus, saberia que ela começou 4 anos antes da Parada Gay, sem pretensões políticas nem para afrontar ninguém, e que nós temos os mesmos direitos que todos os outros cidadãos de lutar politicamente por nossos direitos se eles forem ameaçados por outro segmento da sociedade.

  32. paulo soares

    A intolerância e o ranço raivoso dos evangélicos são contrapostos à alegria gay. Supostamente os líderes gays são mais íntegros que os líderes evangélicos (?)Certamente o colunista é menos evangélico.

    Responda
  33. Luciano Lima

    RESUMO: O PROJETO SERÁ APROVADO DOA A QUEM DOER.

    Responda
  34. jose adailton

    É triste ouvir isso, de quem parece ser tão inteligente, mas...; sr. Dimenstein Deus ama o pecador, mas não o pacado.

    Responda
  35. Seriedade

    A intolerância está dos dois lados, sem distinção:- Alguns g4ys (repito, alguns) acreditam ser a evolução da espécie e superiores a todos os outros humanos; - Alguns evangélicos (repito, alguns) acreditam piamente no que está escrito na Bíblia e ponto final. - Ambos, digladiam-se ofendendo uns aos outros como se somente os seus pontos de vista fossem os corretos. - Querem ser diferentes? Que sejam. Querem acreditar em Deus? Que acreditem. Porem, a úni

    Responda
  36. adalberto jeronymo

    Aconselho aos evangélicos pararem de brigas entre si. É só observarem a infinidade de igrejas evangélicas e cada uma com denominação diferente. Sabem porque disto, fácil, são cisões provenientes de buscas de podêres religiósos. Entram em cisão e vão criando novas denominações. Isso que auto intitulam-se o povo de DEUS, é um povo dividido.

    Responda
  37. MIRO DOS SANTOS

    O jornalista foi infeliz ou desconhece os fatos ou simplismente tendencioso pois hoje em dia eles tem fobia de falar dos gays, tem medo de serem perseguidos, esta é a verdade. Os evangélicos não odeiam os gays como afirma o jornalista, isso é mentira, não aceitamos a pratica, isto é, sexo com o mesmo sexo não é natural, é abominação, agora quer dar o caneco, é problema deles, agora querer que o povo brasileiro aceitem e até apoiem esses gays ai é d+ não é questao de preconceitos não.

    Responda
  38. HCN

    Uma otimo colocação... somente finalizaria assim... que ambos os lados permaneçam na PAZ de DEUS, inclusive nós que respeitamos os dois, três,.... lados, respeitamos e aceitamos a diversidade, pois afinal somos todos seres humanos filhos de DEUS.

    Responda
  39. paulasartini

    O que importa saber se São Paulo é mais gay ou evangélica? As pessoas precisam parar de se incomodar com as escolhas das outras e viverem suas vidas. Resumindo: RESPEITO!

    Responda
  40. Marlon Mutton

    Texto excelente. Concordo o autor.

    Responda
  41. julio oliveira

    não concordo com esta coluna porque me parece quem parece os santinhos da historia são os gays e os vilões os evengelicos, que coluna mais infeliz, os evangelicos são alegres sim , mas não tão alegres a tal ponto de ser tornarem promiscuos. ah eu sou alegre e naum sou gay

    Responda
    1. barrossauro

      Promiscuidade é relativo, ok? Não é porque os evagélicos andam de roupas longas, que os mesmos não são promíscuos. Desvio de comportamento sexual não escolhe orientação sexual e nem religiosa.

  42. emanuel rosemberg

    Não sei se é gay, mas evangélico ficou claro que não. Isto não importa. Na sua posição, a opnião que parece possuir um tom de "grito à liberdade" de expressão e de opção sexual, julga o meio evangélico como "manchado" pelos interesses da "politicagem" e "desonestidade". Isto sim importa. Quando se julga uma multidão de mais de 25 milhões no Brasil, é fácil colocar-se como o arbítrio moral. Ainda que toda a mídia e a lei existente valide o homossexualismo como legal, será que um dia será norm

    Responda
  43. neneto

    Só quero fazer uma pergunta; Gilberto você é gay? Nada contra só curiosidade.

    Responda
  44. cajse

    Respondendo ao Paulo Lescaut! Paulo é isso mesmo, os evangélicos acreditam na bíblia e querem o direito de dizer o que a bíblia mostra. Talvez você não saiba mas, o que os homosexuais querem por exemplo com a PL 122 é justamente calar a boca dos evangélicos no que diz respeito ao homosexualismo e que está claro na bíblia. me responda, vc já viu algum pastor agredindo gays por aí? os que agradiram não eram pastores e muito menos evangélicos.

    Responda
    1. barrossauro

      Já vi sim, em pregação na praça principal da minha cidade. Pastor petencostal, seguidor do Malafaia.

  45. Ferspan Ojuart

    Se os evangélicos fossem para o Oriente Médio, ninguém ia saber a diferença entre Islâmicos e Crentes.

    Responda
  46. antonieta nogueira

    coluna do dimenstein cheia de achismos...ele acha que sp é mais gay baseado em que? que preguiçoso...vai ganhar para escrever isso? e a marcha para Jesus não é só de evangélicos (cristãos em geral: católicos, protestantes, espíritas) seu ignorante! achar que gay é só alegria é não querer ver quanta violência já houve em outras paradas gays.( e na hora de escrever deveria revisar os erros de ortografia, preguiçoso!)

    Responda
  47. angelo pestana dos santos

    É lamentavél vermos um colunista que fala em diversidade,respeito e liberdade de expresssão, criticar a participação de politicos evangélicos na marcha e os questionamentos feitos durante o evento (STF), quando o Brasil e o mundo pôde constatar a participação de icones políticos comandados pela senadora Marta Suplicy na marcha gay. A diferença entre o número de representantes políticos é proporcional a quantidade de adeptos. Isso prova que 90 % da população é contra essa "diversidade".

    Responda
  48. Fabiano de Souza

    Qual dos 2 grupos são mais intolerantes? O colunista, de forma tendenciosa diz que são os evangélicos, porém, basta ler alguns dos tópicios aqui postados para vermos o contrário. Os gays e simpatizantes debocham sobre a crença dos evangélicos, ofendem, insultam e nada sofrem por isso. Já os evangélicos, quando se manifestam são tidos como homofóbicos. Quem é mais intolerante?

    Responda
    1. Ferspan Ojuart

      E vai continuar assim: Vocês atacam, nós nos defendemos! A gente aguenta a paulada, mas ainda quer que aguentemos calados!? Aí já é demais!

  49. adalberto jeronymo

    Enfim descobriu-se o caminho. Os nossos legisladôres são apáticos, medrosos e atuam de acôrdo com a pressão. Esta decisão dos Ministros do Sipremo Tribunal Federal, é uma demonstração de força, de coragem e de demonstração de DEMOCRACIA. Eu disse democracia e não TEOCRACIA. EU FAÇO AQUI UMA PERGUNTA:- EXISTE NOS MEIOS EVANGÉLICOS, HOMOSSEXUAIS? Claro que existe. A evolução não se adapta ao ser humano, o ser humano é que tem que se adaptar a evolução. A evolução caminha, preguem o novo testam

    Responda
  50. Luciano Lima

    religiões podem manifestar livremente juízos de valor teológicos (como considerar a homossexualidade "pecado"). Mas não podem propagar inverdades científicas, fortalecendo estigmas contra segmentos da população PORQUE SERÁ QUE OS PASTORES SÃO CONTRA?

    Responda