Ciência > Asteroide passará perto da Terra nesta segunda-feira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marquinho

    Se o 2011 MD vai passar a 18.000 km da Terra e, tendo 20 metros de diâmetro, teve sua trajetória alterada pela massa da Terra, o YU55, que tem 400 metros de diâmetro, embora passe a 350.000 km da Terra, certamente deverá ter sua trajetória alterada, bem antes da aproximação do 2011 MD.Há, sim, uma chance do YU55 bater, ou na Terra ou na Lua.

    Responda
  2. careca

    Veio buscar o Paulo Renato para "brilhar" no Céu.........

    Responda
  3. Beto

    Na verdade é um enorme feito se encontrar o asteroidinho uma semana antes. Ele é tão pequeno que no momento de "raspar" a Terra só poderá ser visível por telescópios. Seria pois impossível detectá-lo muito mais longe. Mas quanto mais difícil detectar menor o estrago que poderia fazer. Além disso é sempre muito mais provável que caia num oceano ou numa zona inabitada. Em 1932 caiu um pequeno asteroide ou núcleo de cometa na Amazônia, fronteira com o Peru. Deixou poucos vestígios e susto só lo

    Responda
  4. It_Does_Not_Make_Sense

    Há vagas abertas pra comentarista científico na Folha? Estou me candidatando......... P elo jeito que as coisas vão, uma vaga será aberta em breve!!

    Responda
  5. Marcelo Moreto

    Devem ser os Flintstones.

    Responda
  6. luigino

    O asteróide se chocará com a terra,mas os cientistas escodem essa informação. Ele cairá na casa da Virginia,uma antiga namorada.

    Responda
  7. Julio Simões

    Só lembrando que a lua fica a 300.000 km de distância da Terra. Isso, por sí, já demonstra o quão perto este asteroide vai passar daqui.

    Responda
  8. Marquinho

    Estranho é que somente agora estejamos sendo avisados de tais asteróides... Em 08 de novembro, teremos outro, bem mais grandinho, do tamanho de 8 quarteirões, e que vai passar raspando.... Será que está começando o processo dos asteróides, previsto no Apocalipse?

    Responda
    1. Nicholas Diamond

      Comecei a ler achando que era um comentário sério, mas quando falou de apocalipse, perdeu o crédito totalmente.

    2. Bender

      hmhum.... rsrsrsrsrsrs

  9. Nicézio Ribeiro Borges Junior

    Por favor,repassem o ponto de impacto aqui na TERRA ao Asteroide;-15º50'16" sul 47º42'48" oeste,mais precisamente na Praça dos Tres Poderes.POR FAVOR.

    Responda
    1. ZP

      Deixe lá pro sucessor de Bin Lade mesmo. Recomende este para o sr WASHIGTON.

    2. Beto

      Nicézio, nem você nem o Jorge lá em baixo leram com cuidado a matéria. Apesar das falhas apontadas ela nos conta, com precisão, que o asteroidinho vai passar na segunda feira. O que adiantaria cair em Brasília? Não haveria políticos lá!

  10. Mane

    Só espero que esses quantos fanáticos, misticos, crentes, etc. não façam nenhuma romaria ...!

    Responda
  11. delei

    Imaginaram se caísse no terreno do estádio? dos gambás?

    Responda
    1. Nicholas Diamond

      Supondo que você esteja em SP, você não teria a oportunidade de rir do acontecido, pois não sobreviveria.

  12. VHS

    Do tamanho de uma casa? Olha depende da casa hein! Se for casa de politico corremos serios riscos. Agora se for casa de brasileiro simples, podemos dormir sossegados!

    Responda
    1. Daniel

      Pensei o mesmo, hahahah.

  13. Ricardo Moraes

    "do tamanho de uma casa" muito engraçado isso !! Dependendo da casa pode ser gigante !

    Responda
  14. Francisco Junior

    Ótima oportunidade para que o Serra, o FHC, Aécio e toda a galera da direita falida façam um pedido...

    Responda
    1. Mano

      A matéria é sobre asteroides e tem ptista falando mal dos tukanos ! kkkkkkkkkkkkkk....

  15. Pois é

    Fiquem tranquilos, é uma daquelas casas do plano "Minha Casa Minha Vida", eu ficaria preocupado se fosse do tamanho da pilha de dinheiro que foi desviado para fazer essas mesmas casas.

    Responda
  16. germanoottmann

    CONTINHA DE VESTIBA.- Se este asteroide tiver o volume de uma casa de 300 m2. ou 1000m3, e se constituir de uma rocha com densidade média de 4 ton/m3 , pesará algo como 4.000 ton, entrando em nossa atmosféra a 7.000m/s, teria uma energia cinética ao redor de 1 bilhão de MJ ! Isto equivale a energia gerada pela usina de Itaipu por 18 horas!

    Responda
    1. It_Does_Not_Make_Sense

      Também não podemos nos esquecer da radiação do corpo negro. Estando esse objeto no vácuo do espaço interestelar (pressão de cerca de 10−10 torr ou 13 nPa) existe perda de massa pela emissão de bósons.Quando ele passar pela Terra terá menos massa!

    2. It_Does_Not_Make_Sense

      Cadê as evidências desse seu currículo?? Não achei nada na rede.

    3. Fernando Davillar

      Ok. Não tem importância. Obrigado por sua gentileza.

    4. germanoottmann

      Embora eu reconheço que você mostra muito interesse. mas é dificil sem um conhecimento de calculo tensorial e uma bagagem academica de ITA/MIT/NASA, tentar explicar isso!!!

    5. Fernando Davillar

      Hahahahahah! Paaaara com isso Germano. Isso dá cerca de 4,5x10²¹ m/s (??). A não ser que voce esteja usando "A" como uma improvisação para angstron ao invés deUnidade Astronômica Métrica...

    6. germanoottmann

      Vo = 3A/Fento segundo !

    7. Fernando Davillar

      Ah! Beleza, amigo Germano! Então não foi uma "continha de vestiba" e se eu conheço o rigor do ITA, certamente foram considerados a variação exponencial da gravidade (em função da distância), a desaceleração do arrasto aerodinâmico e a variação da massa e da densidade do corpo em queda (e aí sim a prevalência dos metais "periFerricos"... Mas afinal amigo Germano, qual o valor da Velocidade Inicial pressuposta?

    8. germanoottmann

      A densidade média de entrada pode ser muito diferente da remanescente medida nos que chegam até o solo. Este vestiba passou no ITA, hoje da aulas no MIT, e faz uns bicos na NASA!

    9. Fernando Davillar

      Boa! Germano Ottmann! Estes comentários já produziram mais informações que a matéria original. O que deveria acender um sinal amarelo para o Jornal. Afinal, veja só! Existem leitores interessados em notícias mais elaboradas. Quem diria... Mas, amigo Germano, lembre-se que Ferro, Cobalto e Manganês, são constituintes frequentes dos asteroides, portanto, no espírito da "continha de vetiba", dá pra adaptar d = 7,5 ton/m³ no cálculo. E perg

  17. Biteco

    Afinal, essa encrenca vai cair aqui ou não??

    Responda
    1. Fernando Davillar

      Tranquilo Decio Oliveira. O "cara" já foi identificado e a trajetória já é conhecida. Como dizem as publicações internacionais, o ponto mais proximo da superfície terreste estará 17.700 Km abaixo do asteroide, portanto cerca de 7.000 Km fora da Exosfera. Embora nos garanta segurança, em distâncias astronômicas é uma "casquinha". E o aterrorizante nisso, como já disse o Vinicius, é que mesmo havendo vários projetos rastreando corpos potencialmente perigosos,

  18. Vinicius

    Ninguém se assusta com o fato de terem descoberto essa semana que um asteroide do tamanho de uma casa vai passar semana que vem bem pertinho da terra?Já esqueceram daquele outro, que vai passar mais perto q a lua por volta do dia 8 de novembro, e que é bem, mas bem maior q o primeiro? E vale lembrar, ainda sobre o asteoride de novembro, que as estimativas foram revistas duas vezes e só agora calcularam de forma menos incorreta a órbita...por isso se diz q ele quase certamente não vai... boom

    Responda
  19. tiririco

    Com a realidade atual no Atântico Sul,é claro que o asteroide vai passar longe...

    Responda
  20. Turco

    Em vez de cair em Braília - nossa capital - será melhor que caia entre as pernas da mother (cagna) do cara que sugeriu. Eita que existe im bbbe cill !!!!

    Responda
  21. Fernando Davillar

    Erro na matéria: Segundo o Universe Today e a SOTT.net, o asteroiode vai passar a 11.000 milhas que equivalem a 17.700 Km da terra. Ao contrário dos 11.000 Km do texto, provavelmente editado pelo filho do jornalista enquanto ele foi ao banheiro...

    Responda
    1. Nicholas Diamond

      Herrar é umano, não precisa esculachar o jornalista. Todo mundo aqui já cometeu algum erro na vida.

    2. Fernando Davillar

      Pois é Amigos. Tá na hora da editoria do Jornal cuidar melhor do conteúdo e precisão das matérias científicas... Como vemos aqui neste espaço, existe público interessado. Abraços

    3. Marisa Coan

      É Fernando,a Foia tem disso.lol

    4. volodia

      Êêêê... fita métrica errada!

    5. mavs65

      Deve ter sido o próprio jornalista...se fosse o filho teria sido mais esperto!

  22. O Auspicioso

    Uma casinha,uma casa ou um casarão?

    Responda
  23. Ronaldo Luis Gonçalves

    Do tamanho de uma casa ?, vejamos, uns 250 metros quadrados ? Sim, é muitíssimo perigoso, e pode m@tar muita gente, dependendo de onde cair.

    Responda
  24. Biteco

    Obrigado Fernando...Isso que é informação.

    Responda
    1. Fernando Davillar

      Pois é Decio Oliveira... É assustador que eu consiga dar uma informação mais precisa do que a de um dos maiores veículos informativos do Brasil. Abraço!

  25. Fernando Davillar

    A falta de rigor científico da editoria de ciência do jornal é constrangedora. A informação " é o dobro do tamanho de outros"... n ão explica absolutamente nada! A rigor, o asteróde também é a metade de outros ou a décima parte de outros... E já que os editores não o fizeram, informo que o asteróide tem o diâmetro entre 9 e 45 metros de acordo com o Midnightwatcher Wordpress.

    Responda
    1. Bender

      Não querendo defender o jornal no quesito qualidade da matéria, mas o que diz é exatamente: "O 2011 MD é o dobro do tamanho de outros asteroides que foram observados e passaram perto da Terra.". Ou seja, desses que foram observados e passaram e perto da Terra são, no máximo, a metade desse asteroide. E, suponho, é por isso que ele virou notícia...

  26. Biteco

    Do tamanho da casa de quem, cara pálida??

    Responda
  27. jorge souza ramos

    queria que caisse em Brasília

    Responda
    1. Ronaldo Luis Gonçalves

      Quem não participa da política, é o verdadeiro idio_ta

    2. Dr. X

      Tá insatisfeito com a política nacional? Organize um protesto ou uma "marcha" em vez de fazer comentários inúteis em notícias sobre ciência.

    3. antipetista

      Queria? E queria que caísse numa quadra repleta de crianças também? Queria que esse asteróide matasse milhares de pessoas inocentes? Re-tar-dado mental.

    4. Camargo

      Não seria melhor que a eliminação fosse completa, inclusive São Paulo e demais estados, que tal ....

    5. Eduardo Carvalho

      Pois é Seria ótimo, né? Dependendo do material, isso poderia equivaler ao poder destrutivo de uma bomba nuclear Muita gente morreria, infelizmente a maioria dos srs. políticos iria sobreviver, já que a maioria não costuma estar trabalhando hoje. Também não gosto nada da política brasileira, mas pense antes de falar baboseiras

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.