Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gurin

    Recebi meu diploma de Engenharia das mãos de Paulo Renato Um orgulho Uma pena o PSDB dar tiro no pé Uma pena ele não ter saído e levado no lugar do Lula ou Serra Com ele teríamos mais investimento na Educação e ganharíamos um tempo danado na tentariva de tornar esse país uma nação desenvolvida Enquanto isso temos "os livro"

    Responda
  2. abittar

    Engrassado que em nenhum comentário postado nas notícias desse site o PT é enaltecido com comentários consistentes e verdadeiros. Os que negativam os comentários desse artigo são àqueles exatamente da cor do botão, que devem tê-lo apertado somente para defender a cor do partido, talvez nem entenderam a totalidade seu conteúdo. Pena que são maioria nesse triste país. O PSDB sempre foi lógico e técnico nas análises e medidas sociais, porém não teve homogeneidade de caráter. Obrigado PR!

    Responda
    1. alicecp

      alguém que escreve engrassado não tem competencia para avaliar nada por escrito muito menos falar de educação. Melhor você começar a estudar ortografia

  3. Wag

    Finalmente encontrei algumas pessoas inteligentes comentando esta reportagem, olha o bom competidor, quele que é inteligente, reconhece virtudes do adversario, já vi Pelé elogiar Maradona, já li que Sto Agostinho encontrou virtude no diabo, disse ele pelo menos é persistente, mas os medio cres, odeiam e minimizam quem pensa diferente, o Paulo Renato criou formas de avaliar o ensino, isto iniciou um processo que poderia mudar a educação no Brasil, mas os medio cres só vêm valores em suas file

    Responda
  4. roberto olivers

    Como era período de eleição, acharam que tinha jogada aí, afinal Paulo Renato era pré-candidato para a sucessão de FHC. Já o PeT não tá nem ai se é vespera ou não de eleição, "o que der lucro agente fatura, o que der prejuizo agente esconde" Não é assim??

    Responda
  5. Dani

    Paulo Renato foi boicotado por Serra que era ministro de FH e queria ser o nome sucessório do psdb para a presidência. Ele se sentiu ameaçado, quando PR deu a idéia da ampliação do projeto para FHC. Porque vc não dá o nome certo ao boi, Dimenstein? O nome do boicote, é Serra. Antes de criticarem o pt por haver se "apossado" do benefício, vcs devem ver que a trai.ragem começou pelos próprios tucanos.

    Responda
  6. Rogerio Aro

    PARA MIM A PALAVRA É COVARDIA! O PSDB FOI COVARDE E PAGOU O PREÇO POR NÃO DEFENDER OS GRANDES FEITOS DE SEUS ANTECESSORES!

    Responda
  7. Juliana Farias

    Gilberto Dimenstein não sabe de nada. Eu passei pelo governo FHC e LULA e posso dizer das dificuldades que era estudar no governo FHC. Não dá pra comparar, hoje as faculdades estão 100% mais acessíveis. Muito fácil tentar decifrar os problemas somente através de jornais ou livros. Acho que a pholha deveria ceder um espaço para a publicação de um artigo por quem vive as dificuldades de verdade.

    Responda
    1. Wag

      É mais facil mesmo para os medio cres e corpo rativistas, não precisa ser eficiente é só colocar uma estrelinha na carteirinha.

  8. Paulo Rossi

    Partido algum no Brasil investiu ou investe em educação como se deveria fazer de fato. Entre os governos FHC e Dilma já se passaram 17 anos, e a educação só piora, o nível de ensino no país é péssimo. O que de bom aconteceu nos últimos anos é o fortalecimento das Universidades Federais. Basta ver os números relativos às avaliações governamentais sobre o ensino no país. Paulo Renato contribuiu para o crescimento do ensino privado - de baixa qualidade - em detrimento da escola pública.

    Responda
    1. roberto olivers

      Nenhum governo quer educação, pois isso significa mais entendimento, mais esclarecimento das coisas. Melhor dar Pão & Circo (Bolsa esmola & Carnaval+Futebol)

  9. Turco

    Sr. Dimenstein, o PSDB fixou uma MARCA indelével na sua história. Ninguém pode apagar do governo trucano a marca da PRIVA///TARIA, que permitiu entregar a riqueza e o patrimônio nacionais aos rat de sempre. O ministro P.Renat não fez nada pela educação, mas colaborou com o chefe FH na pilhaa///gem do Estado brasileiro.

    Responda
    1. roberto olivers

      Tem nova droga na praça?? Deve ser pior que OXI!!

    2. Senta Pua

      Meu querido "Blogueiro Progressista" Geraldo Gotardo: Primeiro, felicito vcs pelo pronto atendimento à convocação do grande, inatacável e honestíssimo José Dirceu para cerrar fileiras pela verdade do partido. Depois, quero dizer que é isso mesmo. Falem, falem, estejam em todos os cantos. A completa imbecialização do povo brasileiro há de chegar. O reino do Grande Cefalópode (o grande irmão que nada vê e nada save) Lula da Silva haverá de ser único, eterno e irá durar mil

    3. Abagame

      Ué. Pensei que Mensalão e Lulinha milionário fossem da época do Lula ...

  10. Abagame

    O PT tem um dono: Lula, assim como o PDT tinha o Brisola e o PRONA tinha o Eneas. Isto é mau, nada democrático. O PSDB não tem um dono, o que é bom, MAS a miopia de suas lideranças e a disputa encarniçada entre elas faz o partido um saco de gatos. O partido não sabe aproveitar os erros (muitos) dos adversários e mal sabe divulgar as suas próprias realizações. Esta história do P.R. é apenas uma de várias do mesmo tipo. Enquanto isto, o PT, esperto, prospera.

    Responda
  11. O fato de o programa bolsa escola não ter germinado direito no PSDB que caminhou e caminha tanto pra direita é absolutamente compreensível. Todo o olhar dos tucanos para o Estado se tornou tão definhador quanto o dos demos. Imagine como passaria o país a crise de 2008/2009 com essa gente adelgaçando a instituição estatal? Era buraco na certa. Por sorte chega ao fim da era dos tucanos. Digo: não acho que o Aécio dê mais em nada.

    Responda
  12. Robin Hood Urbano

    Só esta referência basta para virar rapidamente a página a procura de melhor informação: o sr. Dimensten é do conselho editorial desse jornal.

    Responda
    1. Olavo Antunes

      Está aqui fazendo o que então?

  13. vitor

    Paulo Renato me pareceu ser sempre um político correto. Mas foi promovido para pastas que infelizmente pouco conhecia. Deveria ter sido deputado ou senador. Quanto a Cristovão Buarque sempre o admirei por sua inteligencia, honetidade e fidelidade. Fidelidade não a partidos mas sim a aqueles a quem representa. Quem dera termos ao menos metade de nossos políticos com as mesmas qualidades de Buarque. Ja estariamos no primeiro mundo a muito tempo.

    Responda
    1. Wag

      O Paulo Renato foi professor da unicamp que cargos deveria ocupar? a Educação era sua especialidade, as pessoas não entendem que as politicas educacionais no Brasil não são as piores do mundo, depois dos meios de avaliação, entrega de livros, mesmo os com erros de português, melhorou muito, o que ele trouxe ao Brasil e princ. a S. Paulo é o que se pratica no 1. mundo o problema é a EXECUÇÃO, esta é falha, o erro são dos professores ( e sou um) dos diretores, dos pais, dos alunos e dos govern

  14. Hercilio Silva

    Gilberto, de fato o Bolsa Família é evolução dos programas anteriores, porém há um problema, o eleitorado que ficou com o PSDB é majoritariamente conservador, fato reconhecido há pouco por FHC em artigo muito divulgado. Porque não querem falar do Bolsa Escola? simples, esse eleitorado que lhe sobrou é contra os programas sociais e acha que pobre é pobre e isso é coisa de Deus ou do destino, assim deve ficar, são assim por falta de iniciativa.

    Responda
  15. Virgilio

    Agora é um momento em que só as coisas positivas são lembradas. Talvez seja o comportamento mais justo. No entanto, no período de PR as universidades públicas foram sucateadas. Perdemos milhares de professores que se aposentaram e os concursos eram raríssimos. A Universidade encheu-se de substitutos que até hoje não foram eliminardos completamente. As universidades não tinham dinheiro para pagar luz, água. Foi um período terrível! Explodiu o ensino privado. É preciso lembrar esta face negati

    Responda
  16. Nutella

    A própria reporragem já responde: Tucanos não se preocupam com "marcas sociais", eles se importam em conquistar o poder a todo custo.Onde estão as marcas sociais do governo tucano em saopaulo? Sim, pois a gestão deles aqui vai fazer 20 anos...E não venham me dizer que eles são ótimos gestores, pois o resultado está aí, no dia a dia dos paulistas que precisam de educação, transporte público, saúde,  segurança.Com a imprensa toda ao meu lado, até eu sou um excelente gestor...

    Responda
  17. JMoraes

    Mereceria ficar na história também, senhor Dimenstein, por ter sido Secretário da Educação em SP e um dos responsáveis pelo maior arrocho salarial do magistério paulista. Em 6 anos, os professores tiveram somente 5% de reajuste. Essa pólítica salarial nefasta levou SP a despencar de melhor salário do magistério do país, para o 14°. Isso é fato. Até o jornal que o senhor trabalha reconheceu. Que Deus conforte sua família, mas ele como político, não deixará saudades.

    Responda
  18. JR

    O problema e ainda maior - e pior. O candidato de FHC a sucessao era, claramente, Paulo Renato. Serra fez, entao, o possivel e o impossivel para derrubar PR e ser ele o candidato - com as consequencias que todos conhecemos. Claro que o "se" e uma particula infeliz, mas nao tenho duvidas de que (1) PR tinha mais chance de ser eleito e (2) o Brasil e todos nos teriamos ganho com isso. Do jeito que ficou, perdemos todos - e agora perdemos tambem o PR. Serra e Lula estao ai - saudaveis.

    Responda
  19. antonio

    Esse tema hora por outra aparece em discussão. Qo que sei o pt não briga pela paternidade. Apesar que sempre se associa ao Cristovam a gênese dos programas sociais no Brasil. No lado do PSDB um figura inteligente e que batalhou por um desenho de politica social de grande alcance no Brasil foi Ruth Cardoso, porém sem eco no governo do marido. Que eu saiba o grande mérito de Lula foi universilizar o programa. Gostaria que o Gilberto levantasse os dados para comparar. Só idéias o mundo está che

    Responda
    1. lsbrandao

      Dona Ruth Cardoso mulher brilhante, intelectual de alto nível, simples e avessa à toda extravagância. E o PSDB sempre colocou-a no limbo, nunca mencionaram o seu nome e suas qualidades. Esta sim que mereceria ter sido a primeira Presidenta(sic) do Brasil.

  20. bete

    Dimenstein, você sabia que o Bolsa Escola veio do Projeto de Renda Mínima criado pelo Senador Eduardo Suplicy em 1992, sugerido pelos Professores Antonio Maria da FGV e o ilustríssimo Economista Paul Singer. O PSDB nem falava em Projetos Sociais. Talvez seja este o motivo pelo qual o Partido de Paulo Renato nao tenha empunhado a bandeira. Daria ainda mais pontos ao PT. Quanto a você, ainda dá tempo de você corrigir o seu equívoco em respeito aos verdadeiros criadores.

    Responda
  21. thais cappellano

    Graças ao Sr. Paulo REnato, que implantou o sistema de aprovação continuada, hoje temos uma legião de analfabetos nas escolas.

    Responda
  22. BigFox

    Os mortos devem ser lembrados por suas boas ações. Principalmente se for tucano. Mas comparar, ainda que indiretamente, o que era e as finalidades do ENEM inicial ao que é hoje, é piada, é forçar a barra demais. Da mesma forma, o bolsa escola com o bolsa família. Que Deus se compadeça da alma do Professor Paulo renato. Ele teve, para a sua ideologia, o seu valor. E não precisa de apropriações indébitas nem de fermento para o que fez ou deixou de faze

    Responda
  23. marcelo

    Estudei 2 anos e meio na UFJF, por volta de 94, 95... Pois é, tinha greve todo semestre. Estudei na ufsj de 2003 a 2008 teve apenas uma greve. O Bolsa escola do Renato não atingia quase ninguém, não passava de um nome fantasia, que a pseudo-social democracia tucana tentava forjar...

    Responda
  24. MONTANHISTA

            Cursos de engenharia nao conseguem formar o suficiente de engenheiros pois, grande parte dos alunos do segundo grau ou não conseguem passar no vestibular ou nao conseguem acompanhar o curso.Que ensino é esse ?? Os paises que evoluiram, no passado e recentemente , o fizeram alavancados por universidades arrojadas (Coreia do Sul, China , India, etc ).Assistimos diariamente a morte de pessoas nas filas dos hospitais ou dentro deles por falta de aparelhagem

    Responda
  25. h1-folha

    O jornalista Gilberto Dimenstein tocou num ponto que ninguém parece quer dar o devido crédito. Parabéns ao jornalista por fazer evidência de um fato histórico. A criação de avaliações objetivas do sistema de ensino e o "bolsa-escola" são 2 das mais significativas ações do economista, professor, ex-reitor da Unicamp, ex-vice presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, ex-secretário da educação de SP, ex-ministro da educação e ex-deputado federal.

    Responda
    1. ofluna

      Haroldo,esse P.Renato sempre esteve a serviço da elite, da rede particular de ensino e contra o professor da escola pública, os professores universitários no seu tempo tinham salário de fome, tal qual, o professor público do fudamntal e médio.

  26. Wilton Monteiro

    Não gosto de falar sobre quem já foi, sem poder se defender mas não podemos esquecer que o sr. PR foi o Ministro da Educação nos governos FHH e deixou, vejam vcs, um professor universitário receber a digna quantia de 1,5 salários mínimos em início de carreira dentro da universidade. Isso foi um desserviço ao país, o que não exclui a boa idéia da bolsa educação, mas condena até hoje o nosso mercado de trabalho, pois se há apagão de mão de obra é porque não houve investimento correto lá atrás.

    Responda
  27. ofluna

    ô Gilberto, você andou muito para traz e ainda sofisma sobre um pulha que empobreceu o professorado e destruiu literalmente a educação pública brasileira. O Paulo Renato com o cínico sociólogo e o Zéquemente só beneficiou a escola particular.

    Responda
  28. Jasson

    olhe eu adimirava muito o Gilberto Dimenstein como jornalista a uns dez anos atraz ele parecia politicamente inparcial, mas da era FHC até hoje ele se demostrou tão partidário do PSDB que dá até nojo ler as reportagem dele,pois são todos pro- PSDB

    Responda
    1. Senhora de Minas

      Aconteceu comigo também, caro Jasson. Admirei o Dimenstein, lia-o com avidez. Hoje, é indigesto. E o pior, parece que suas matérias são neutras, mas estão cheias de meias informações que confundem e iludem os menos avisados. Lastimável.

  29. lalau 2

    Todos sabem o que é preciso fazer. Ter e dar idéias, falar da boca prá fora para ganhar dividendos políticos. Só que o LULA foi lá e REALIZOU. Quem quiaser chorar, chora na cama que é lugar quente.

    Responda
  30. MONTANHISTA

    MONTANHISTA DAS GERAIS. Única "voz" dissonante aqui nesse debate , a de LORIAGA. Enriquecedora por sinal . O restante é briguinha de comadres. De uma lado a turma do Mensalão do PSDB . De outro a dos comensais do Mensalão do PT, aquele do Lula e seus 40 aloprados. Enquanto isso nossas Universidades que deveriam ancorar um novo modelo de desenvolvimento , se distanciam daquelas de outros paises. Para pior. Isso por causa do sindicalismo universitário paralisante.

    Responda
  31. Irineu Brum

    Paulo Renato foi uma grande farsa como ministro. CONDENOU o Brasil a décadas de atraso. A morte desse senhor não importância alguma para o país. Desgraça seria a sua volta a qq posto de poder. O Brasil hoje tem UM PROBLEMA a menos.

    Responda
  32. jorge carvalho

    O PR tem méritos, sim. Mas, o problema dos programas sociais do PSDB nunca foi divulgação, mas, sim, seus caráteres de meros pilotos, ou seja, sem verba que pudesse alcançar parcela significativa da população. O governo FHC priorizava programs como o PROER e outros. O mérito do Lula foi dar efetividade, abrengência aos programas sociais.

    Responda
  33. cedov

    ok gente realmente foi ele juntamente com cristovao buarque que criou mais agora quero lembrar a todos que o nosso querido cristovao buarque foi candidato a presidente no qual ele pregava o tempo todo esduca saude, e sabe quanto ele ficou3% vcs nao viu como foi as manchetes aqui fora uma vergonha um pessoa que prega educa nao chega a5% eneias pregava uma bomba e todos achava ele doido o nosso problema e nao dar valor quem realmente que fazer algo

    Responda
  34. Velhinho

    Eu fico impressionado com o alto grau de informação dos petistas que postam seus comentários neste espaço. Decoram com precisão cirúrgica toda a propaganda petista orquestrada pelos marqueteiros do João Santana, onde a mentira histórica é tônica. Prá eles, o mundo realmente começou em 2003. Que pena que não foi o lulla que emprestou caravelas pro Cabral. Se não foi maluf, foi lulla.

    Responda
  35. LAU

    Um dos principais líderes do PSDB, Paulo Renato . Seu último cargo público foi como Secretário da Educação do Estado de São Pauloaté dezembro de 2010. Formado em Economia pela U do Rio Grande do Sul, foi também reitor da (Unicamp) nos anos 80. Entre outras funções, integrou o quadro da ONU em temas ligados a empregos e salários, foi gerente de operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington e o presidente da Abmes (Assoc. Brasileira das Mantenedoras do Ensino Super

    Responda
  36. Luiz Felipe

    Taí Dime. Hoje o tema rendeu. Valeu. Até mais ver. PNBC, saudações. Fui.

    Responda
  37. Felipe Falcão

    Ja foi tarde!!! Quem fez o que fez com os professores durante todo o tempo que ocupou o ministério só merece crédito como facínora e ainda tem bozo como esse repórter de jornal eco de são paulo que tenta dar o crédito de medidas sociais, perguntem aos professores que foram tratados a bala e a pancada de fuzil da policia quem foi Paulo "the ripper" Renato. Parem com essa pieguice de que depois que morre o cão vira santo!!!!

    Responda
  38. Lyra

    Tudo bem, o Sr. PR morreu e a essa condição devemos manifestar todo o nosso respeitoso lamento. Mas ele como todos os governos desde Sarney fizeram o possível para favorecer ao "lobby" das escolas particulares. Jogaram a universidade pública numa encruzilhada ... Sem panos mornos, nada fez de bom que deixasse sua marca ...

    Responda
  39. Sergio

    O Bolsa escola foi criado pelo PT quando Cristovam Buarque era governador do DF pelo PT, vale lembrar, não é Dimenstein? Os tuc.anos não inventaram nada disso, verdade seja dita. E o bolsa escola implementado pelo PSDB no ambito federal ficou conhecido como bolsa esmola, tamanha a mixaria paga.

    Responda
  40. zeros

    Esse é o problema do PSDB. Tem caciques de mais.Não valoriza seus membros e sempre vê alguma jogada por trás.Paulo Renato viu seu Projeto ser aperfeiçoado e implantado por Lula, ajudando a tiar milhões da linha da miséria.Mas o PSDB esqueceu Montoro e suas diretrizes, além de outros nomes ligados à Decentralização,que nunca acontecue e que foi abandonada, enquanto política pública, pelo partido.a cúpula do partido não escuta as bases, impõe linhas de conduta baseadas em experiências da Alema

    Responda
  41. Luiz Felipe

    Debate de avestruzes,é isso o que querem,o que convém e o que interessa,o resto não tem pressa.Hipocrisia, bravatas,sofismas, bolsa-esmolas,palanquismo vazio, demagogia,estelionatos eleitorais,rivalidade esperta,bipolaridade malandra,entre outros, são os ingredientes mais vistosos do velho caldeirão,do velho continuismo da mesmice,que ferve de 4 em 4 anos,sem se importar com a decadência ampla do sistema,que já transpira por todos os seus poros,coberta pelo manto diáfano da fantasia econômic

    Responda
    1. Luiz Felipe

      Tem nada não. Vamos morrer enfartados de tanta indignação face à letargia política em relação às grandes mudanças estruturais que se fazem necessárias, há décadas, mas até lá, enquanto nos sobrar um sopro de vida, vamos seguir fazendo o contraponto e propondo o rompimento ao velho continuismo da mesmice, das velhas heranças malditas, porque evoluir é preciso. PNBC 2014. NOVO CAMINHO/NOVO BRASIL. LIBERDADE, LIBERDADE, ABRE O FOCO SOBRE NÓS. DEPOIS NÃO DIGAM QUE NINGUÉM FALOU DE FLORES.

  42. bigus

    Que coisa! Estive postando comentários ao longo da tarde e não havia viuvas de FHC...Será que voltaram da Parada?

    Responda
    1. bigus

      Postei sim amigos. Fiz um pequeno balanço e postei 6 comentários com meu nome. Alguns com meu pseudônimo, e fiz vários cliques azuis e vermelhinhos. Trabalhei um bocado!

    2. Chumbo Grosso

      FALA A VERDADE, Ñ VI NEM COMENTARIO SEU HJ A TARDE.

    3. Chumbo Grosso

      PQ VC ESTAVA LÁ? AO LADO DE MARTA SUPLA.

  43. Robin Hood Urbano

    Como é usual, é um desprazer ler um artigo desse colunista.

    Responda
  44. Lins

    que segredo?? o cara depois de morto vira herói? ou não se lembram do tempo dele e de fhc quando tudo que era federal era disposto ao fmi, privatizavam, arrochavam tudo e governavam para os ricos menospresando os pobres que ficavam apenas com as migalhas e contadas a dedo. Saúde, educação?era pra ricos e sucateadas, ficaram como marcas do psdb , isso sim é desgovernar. Agora o PT fez e ficou com os louros não apenas eleitorais, mas de confiança da maioria do povo brasileiro, adiós

    Responda
    1. Chumbo Grosso

      VC JA OUVIU FALAR DO TAMANHO DA NOSSA DIVIDA INTERNA, CRIADA PELO PT, E SABE O PERIGO QUE ELA REPRESENTA PARA O BRASIL. QUERO VER VCS ASSUMIREM ESSA. ESSA FOI O PT QUEM FEZ, E ELA VAI FICAR COM CERTEZA. BOA SEMANA.

  45. bigus

    Senhor Dimenstein, que se diz educador, se for só mediano, deve com certeza saber que Paulo Renato só é comparável a Jarbas Passarinho, o ministro da ditadura, que deve ter atrasado o Brasil pelo menos em uns cinquenta anos.

    Responda
  46. Suely Evangelista

    A honestidade do PR em relação a criação do bolsa-escola, sendo de Cristovão Buarque, senador do PDT Brasília é que vale. Para variar como o projeto foi criado por um político que trabalha junto com o PT, voces não mencionam o seu partido. Caso fosse ao contrário, para elogiar, teriam frisado o nome do partido. E por essas e por outras que o PIG perde assinantes todos os dias por voces ocultarem as informações e só mencionarem a os que pagam para isso. Desce ladeira não é só para o Serra não

    Responda
    1. Abnel Silva

      O Sr. Paulo Renato era experiente dentro do ninho Tucano tanto quantos os outros integrantes do PSDB. As disputas por espaço fazem parte do jogo político. A questão não foi o fato do Sr. Paulo Renato não ter conseguido expandir o Bolsa Escola como queria segundo Dimenstein, não dava. O governo do FHC chegou a conclusão que o povo estava desatendidos por eles depois que perderam as eleições municipais de 2000

    2. Abnel Silva

      Não existia estudo, fato, ou movimentação alguma no sentido de se investir no social, a não ser após a derrota. Só restou ao PSDB em 2000 se lamentar pela falta de sensibilidade social, ver de camarote a chegada da onda vermelha, e admitir a derrota. Era tarde. Criaram o Bolsa Família federal no ano de 2001, praticamente final de mandato. O PSDB estão se lamentando até hoje. Fazer o que né.

    3. Lins

      Vale lembrar Suely que quando o Cristóvam Buarque criou o bolsa escola era do PT, aliás o contrário de muitos comentários aqui vistos o PT é o partido de que tem muitos governos premiados por instituições internacionais, graças a Deus. Pq o psdb não tem algum? fácil: só governam para os ricos privatizando tudo, ou seja: entregando o que do povo aos ricos(capital privado) assim é dose, se culpam por q?

  47. wdener

    Paulo Renato levou as Universidade Federais ao caos ... O bolsa escola pouca eficácia teve porque ninguém sabia realmente se as crianças na escola estavam aprendendo. Seu sistema de avaliação foi opressor ... pouco contribuiu. Não fara falta à galeria dos grandes educadores ... Como secretário de educação de são paulo foi emdiocre. Que a terra lhe seja pesada.

    Responda
  48. Allan

    O problema é que o PSDB sempre fez muito pouco com seus projetos sociais. Fez o minimo do minimo pra dizer que fez, pra poder entrar no seu programa de televisão nas eleições.Como pode um ex-reitor não construir universidades? Como pode não ter feito nenhum programa para colocar jovens carentes ou estudantes de escolas publicas em faculdades?Respeito o Paulo Renato como ser humano e sua família que vai viver de uma rica pensão, mas como politico ele não vai deixar saudade nenhuma. Adeus. /p

    Responda
    1. Lins

      Olhando por outro viés: Psdb, governo de ricos para ricos, o social fica só na LEGENDA PT, governantes sensíveis ao sofrimento das maiorias: Bolsa familia, universidades, moradias, emprego, autoestima altíssima.... e por ai vai. Dá prá comparar?

  49. Luiz Felipe

    O fato é que existe um complô neste país (um paredão intransponível),um pacto ungido pelo demônio (poder econômico),que não permite que seja colocado na pauta dos debates políticos democráticos nenhuma espécie de Projeto novo e independente que não esteja de rabo preso com o velho continuismo da mesmice das velhas heranças malditas.E,a que parece,vamos morrer enfartados de tanta indignação face à letargia nacional,a exemplo do Paulo Renato,enquanto eles,os continuistas,morrem de velhos no Po

    Responda
    1. Luiz Felipe

      Deve ser mandinga do empedernido Tio San, que está lá, caiando aos pedaços, levando os americanos também à loucura, mas não deixam o sistema evoluir para um novo modelo de organização estrutural que torne o Estado bem mais próximo do cidadão.

  50. sergio afonso

    qdo o psdb, o foia e a grafica plural conspiraram contra o ENEM, será que ele foi contra.

    Responda