Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. guiga

    A culpa é tbm da policia, que sem investigar já aponta culpados, lembro-me do caso de um casal assassinados na pompéia, onde o delegado deu apontou o filho como principal suspeito e dias depois prenderam um vizinho que era o verdadeiro culpado. Como sem ter tido tempo de analisar o local do crime e as evidências, o delegado já sai apontando suspeitos ? A mesma coisa ocorreu com o DSK, ele foi preso no mesmo dia do ocorrido sem que houvesse tempo de averiguar se a vitima era confiavel ou não.

    Responda
  2. MAURO RICARDO DE MATTOS

    Um promotor público com ambições carreiristas, uma mídia ávida por escândalos, uma sociedade preconceituosa, hipócrita, falsamente moralista e pretensamente políticamente correta. Eis alguns dos ingredientes que resultaram no episódio DSK.

    Responda
  3. Jonathan Hannay

    E os antecedentes do Strauss Kahn?!? Concordo que as reportagens de hoje em dia ficam cada vez mais superficiais e sem pensar antes de publicar. Como ouvi na CBN ontem, tudo bem que a mulher que acusou SK tem questões sérias a responder mas isso em si não afeta a acusação - vide o cas o do "caseiro" e Antonio Palocci.....

    Responda
  4. zecamaeda

    Desse mesmo jeito ou pior age a neo imprensa tupiniquim por isso acredito muito pouco nos jornais do Brasil.

    Responda
  5. Prof Rogério Lustosa

    Gilberto concordo plenamente com vc. Isto é um acontecimento que deve ser evitado pela sociedade como um todo (imprensa e instituiçoes sociais): um cidadao só pode ser condenado depois de julgamento, porém baseado em provas concretas. Em caso contrário, além de ser antidemocrático, é processo kafkiano. Com diz poeta: "Quem condena sem provas; quem mata em nome do futuro é um verdadeiro reacionário..."

    Responda
  6. Spider Mann

    E então o nosso gêniozinho da esquerda envergonhada acusa a imprensa internacional de se apressar em suas conclusões e apresenta ele mesmo a sua própria conclusão, naturalmente precipitada: "se houve sexo, foi consensual". Chega a ser doce a maneira ingênua que o aspirante a jornalista e dublê de educador dá seus vereditos, como se usasse um esfregão como peruca e de martelo de carne na mão, se vê tão natural no papel de juiz.Me recuso a denunciar seu "argumentum ad hominem" contra a camareira.

    Responda
  7. Reinaldo

    Quando a imprensa não presta conta de seus atos à sociedade, a própria sociedade acaba sendo a vítima. Os conselhos de comunicação são o controle social da mídia. Não podemos censurar, mas devemos punir maus veículos e maus profissionais quando erram, com ou sem dolo. O que varia é a pena. Esse é um papel constitucional da sociedade. Uns e outros - veículos e profissionais - (de)formadores de opinião tumultuam esse debate.

    Responda
  8. Guilherme Lemmi

    "Escândalo sexual atinge jornalistas" - incluindo o Clovis Rossi! nao foi ele que escreveu um artigo aqui chamando o DSK de predador sexual?

    Responda
  9. ailton rosa

    agora eu quero ver os argumentos dos que se dizem favoráveis a que a imprensa seja parcial, dê "democraticamente" seu favorito para a eleição, e, se algum tinha os americanos, como sempre, por referência, é necessário rever esse "conceito".lá sempre foi assim, demagógico.aqui, estávamos num estágio muito acima, aceitável, até a agencia es ta do, publicar aquele atentado a credibilidade popular, UM MAL A EVITAR, onde se explicita partidário de serra, o quarto poder no país perdeu.eu desconfio

    Responda
  10. cuti

    Gilberto, jornalismo de péssima qualidade não existe apenas no Brasil, existe também na maior nação dita democrática do planeta. O que fizeram com o ex-diretor do FMI, mesmo que ele seja culpado é um crime, é uma leviandade sem tamanho. Alguns jornais e revistas brasileiras publicam denúncias sem saber primeiro da veracidade. Muitas se comprovam com o tempo, outras são inverídicas. O jornalismo brasileiro tem que passar pelo texte das três peneiras.

    Responda
  11. GersonSantos

    O direito da liberdade de imprensa é algo que deve ser limitado com punições rigorosas, para aqueles que tem essa responsabilidae de passar informações. Somente assim farão de maneira consciente e limpa. O BRASIL, é um exemplo claro de imprensa conduzida, esse caso ocorrido nos E.U.A, para nós brasileiros é curriqueiro, porem, basta uma liberação de verbas para propaganda institucional, que o réu vira vítima, e o inverso tb é comum. Quem paga por esses prejuizos causados por ma

    Responda
  12. Ronaldo Amorim

    O Maior problema é que a maioria dos jornalistas prefere manchetes bombasticas a se aprofundar realmente no fato e a descobrir o que realmente aconteceu. Da mesma maneira que se apressaram ao condenar DSK, agora muitos estão se apressando em absolve-lo completamente no caso.

    Responda
  13. Henrique Küste

    Por isso, a "liberdade de imprnsa" deve ter limites. As indenizações devem ser exemplares contra esses meios de comunicação. Não estão acima dos demais poderes, da Sociedade e das Constituições.

    Responda
  14. Edison Gomes da Silva

    Esse é apenas mais um caso da paranóia que cerca esse assunto (abuso sexual). Só porque houve sexo casual entre um homem rico e uma mulher pobre não quer dizer que houve abuso. E essa pistoleira não perdeu tempo em tentar tirar proveito da situação. Para esta sociedade pseudo moralista, basta um simples factóide para se condenar publicamente, não importando se há culpa ou não.

    Responda
  15. gilpd

    Ele vai ser indenizado pela imprensa? E a Escola de Base, foi indenizada? Com certeza não, aqui no Brasil só rico é contemplado com as benesses da justiça, e no caso os ricos eram os da imprensa.

    Responda
  16. Maicon Fagundes

    O quarto poder sentencia, condena ou liberta, com uma diferença: contra suas decisões não cabe recurso ou não tem efeito.

    Responda
  17. paulo

    em muitos hoteis grandes, ate no brasil, mais de um funcionario cobre um setor. acho que ela poderia ter gritado e chamado alguem que estivesse proximoe se tinha esperma na gola da roupa dela, so se ele tivesse dominado e ficado sobre ela.o que na idade dele, sendo ela uma trabalhadora braçal seria dificil... no minimo ocorreu algo de comum acordo e a coisa degringoloupremeditadamente ou não...

    Responda
  18. paulo

    serviu para vender jornal e ocupar espaço na tv...desde o começo estava muito estranho, ainda mais para quem gosta de ser advogado do diabo como eu...camareiras são fortes em geral ou pelo menos não são fracas. é um trabalho duro. ela teria força suficiente para fazer barulho pelo menos e chamar atenção de alguem. essa situação é possivel de ocorrer, num hotel, nos estados unidos aposto que elas devem ter algum treinamento em relação a isso.

    Responda
  19. Luiz Felipe

    O pano de fundo dessa história, à evidência,é político-eleitoral.São inúmeros os casos de gente destruida pela banda pobre da mídia politiqueira (aliada à banda pobre partidária-eleitoral e submissa à banda podre econômica...),apenas por se dizer candidato a isso ou aquilo.O mais grave disso tudo é a covardia e a leviandade com que se fabricam fatos,denúncias e autorias. Pior ainda é que nessas searas quanto mais se reza mais assombrações aparecem.Isso sem abordar a maldade humana sem limite

    Responda
    1. Luiz Felipe

      Por tudo isso, às vezes, a impressão que temos é a de que o "ser humano", na verdade, é filho do Demo e não de Deus, porque não é possível que o Arquiteto do Mundo, em sua infinita bondade e sabedoria, seria capaz de projetar e construir obras tão falíveis e tão malignas. A nosso ver, não deve ser verdade que o "ser humano" é filho de Deus.

  20. Ronaldo Amorim

    Pelo menos esse jornal não fez como a Revista V.E. J. A. que publicou reportagem contra o então ministro Alceni Guerra, descobriu que as informações e a reportagem eram inveridicas e nunca retificou ou publicou qualquer menção a respeito.

    Responda
    1. jose rosito,jr

      Lendo s/comentário,voltou-me à mente uma foto que não esquecerei nunca,Alceni sentado no meio-fio ao lado de seu filho(ainda pequeno) chorando,c/ a mão no rosto e ao la do 2 bicicletas.Em outra revista,claro,e c/ um pequeno texto.

    2. Gil

      Boa noite , Gilberto ! Ja faz tempo que a Imprensa se julga a dona da verdade....condena a todos e a tudo !! Ja esta na hora que alguem colocar um basta nisso !!! criar leis onde se possa punir jornalistas, pois o que tem acontecido da imprensa abusar de seus direitos, sao coisas absurdas....e nao se faz nada.... esta na hora, do congresso criar leis , como antes queria o sr. Lula ...me parece que ele tinha razao..... Jornalistas esportivos entao , é absurd

  21. walter josé de matosinhos matosinhos

    O fato é um forte argumento para que Promotores não denunciem "a la vonté" e o juizes não recebam de forma inexcrupulosa, como fazem, as denúncias calcadas somente na versão policial. O fato é um vexame internacional do direito penal americano. Aqui as cadéias estão abarrotadas de condenados inocentes porque pseudas verdades dos autos foram fabricads pela polícia.

    Responda
  22. Vitor sincero

    A nossa imprensa é mestre nisso!!!!! P..I....G!!!!!!!!!!!!

    Responda
  23. jlisboa

    Escola Base? É o único exemplo que lhe veio à mente? Que tal praticamente todo o noticiário dos últimos 9 anos?????

    Responda
  24. Fabricio Carvalho

    Cabe a mídia internacional aprender com o jornalista que escreveu este texto, se for para atacar, escolha no máximo donos de uma escolinha de bairro ou religiosos, corra de assuntos polêmicos com políticos e poderosos, mantenha o assunto da coluna tão raso que uma formiga possa atravessar com água pelas canelas como sempre lemos por aqui

    Responda
  25. José

    Segundo todas as reportagens a promotoria passou a achar foi que ela não tem "credibilidade" devido a possibilidade de ter mentido no pedido de asilo e ter ligações com pessoas supostamente culpadas de tráfico de maconha e "lavagem de dinheiro" (e estas pessoas não foram condenadas). Ou seja, estão prejulgando a africana pobre para salvar o rico françês. E o jornalista aqui faz o mesmo ao afirmar que se houve sexo foi consensual. É por isso que imigrantes tem medo de denunciar crimes nos EUA.

    Responda
  26. Fabricio Carvalho

    Cabe a mídia internacional aprender com o jornalista que escreveu este texto, se for para atacar, escolha no máximo donos de uma escolinha de bairro ou religiosos, corra de assuntos polêmicos com políticos e poderosos, mantenha o assunto da coluna tão raso que uma formiga possa atravessar com água pelas canelas como sempre lemos por aqui.

    Responda
  27. ana list

    Calma, please! Há múltiplo$$$$ interesse$$$ emvolvido$$$. De fato. Muito estranho que a camareira não soubesse da presença do hóspede no apartamento. E o retorno do Kahn para apanhar um celular. Com sua fortuna, se fugindo estivesse, poderia adquirir milhões de celulares. Mas ... o caso está ainda em juízo.

    Responda
  28. Baggio

    Destruição. É só lembrar-se do caso do Castro Neves, o corredor da INDI. Prenderam-no, acorrentado nas mãos e nos pés, usando roupas da cor laranja para a primeira audiência. Após analisada toda a contabilidade do réu, constatou-se que não houvera sonegação de impostos e nenhum crime. E daí? O sujeito foi exposto como um animal, num grande circo?? Sem critério prenderam-no. Pois se houvesse critério teriam descoberto o que foi descoberto no decorrer do processo.Muito errado.

    Responda
  29. lugardetucanoénagaiola

    Pior que isso foi a história da "agressão" a Serra com uma bolinha de papel ...

    Responda
  30. kilboy

    tem muita coisa a ser explicada, desde o começo eu percebia falta de clareza, como um estuprador classe A sai do seu quarto de luxo deixando celular, depois informa o esquecimento e vai preso rapidamente, quantas pessoas estavam em seu quarto? porque essa funcionaria antes de entrar nao se certificou que o mesmo estava vazio? o jornalismo serio acabou, temos mais sencacionalismo na ansia de um furo, esquecendo do obvio a reputaçao das pessoas, no Brasil fica latente a falta de escrupulos del

    Responda
  31. Maria

    O fato de haver provas incriminando a camareira em outros crimes não altera outros aspectos do caso, como a saída rápida de DSK do hotel, os comentários grosseiros que ele fez para as aeromoças (segundo testemunhos), arranhões no rosto dele. Além do mais, se a camareira tem histórico de crimes, DSK tem um histórico de assédio sexual (depoimento de 2 mulheres na Europa e uma história mal contada no próprio FMI). Se neste caso houve erro, as primeiras pedras devem ir para a Justiça dos EUA. /

    Responda
  32. marcelonius

    Isso é o que acontece quando o quarto poder é corrupto.

    Responda
  33. Noel

    O hotel também é atingido, não tem gravações da camareira em fuga do quarto, fez o check-out do DSK e avisou posteriormente a polícia para detê-lo dentro de um avião, aparentemente em fuga. Caiu em uma armadilha (talvez o hotel também). Ele deveria ter desconfiado mas aproveitou a ocasião. Devem ter sido minutos tragicômicos os que se sucederam dentro daquele apartamento. E o comportamento dele, o tempo todo, foi o de ter "culpa em cartório".

    Responda
  34. Midas

    errado ou planejado?

    Responda
  35. carolina valadares

    Dimenstein, Sinto muito mas descordo de vc. Quem condenou Dominique Strauss não foi a mídia, foram as instituições americanas que mandaram prender ele, com base em um único depoimento. Sinto muito, mas ouvi dizer que se esse caso tivesse acontecido na França, iriam apurar melhor antes de mandar prender o cara. E agora?? Ferraram com a vida dele, ele não poderá concorrer às eleições, perdeu o cargo no FMI...Não há danos morais que pague isso! Abraço,Caroli na Valadares (jorn

    Responda
    1. Noel

      Não esqueça que ele estava aparentemente em fuga do território americano, pois foi detido dentro de um avião, preparando-se para sair do País. Se tivesse ficado no hotel, para esclarecimentos, acredito que o desfecho teria sido outro.

  36. valdenir marcondes

    Me parece mais uma orquestração milimetricamente calculada contra uma figura política com, até então, possibilidades reais de exercício de atividade política, i.e, exercício de poder.

    Responda
  37. Sebastião Simionatto

    Não concordo sr. articulista!O escândalo na Escola Base tem suas raízes em fatos e cuidados bem conhecidos da psicologia infantil e de massas mas negligenciados pela mídia aqueles tempos.A pureza infantil somada a incompetência policial e escorada na ganância do sensacionalismo barato do jornalismo da TV são os vilões.No caso de NY o culto ao politicamente correto cooptado por donzelas de maus bofes e elas estão em toda parte inclusive aqui.Mas que o caso parece ser ligado a política é evide

    Responda
  38. Carnavale

    Caros,não acredito muito na imprensa norte-americana e tampouco nas novas informações que incriminam a camareira. Continuo achando,até que me provem o contrário,que o ex.chefão do FMI é culpado.Repito: até que me provem o contrário.Será que tão armando pra cima da camareira?

    Responda
  39. Renato

    Pois é caro o sr. jornalista! Por onde anda o jornalismo investigativo?

    Responda
  40. Eduardo Ramos

    No momento me parece que o jornalista Dimenstein faz o mesmo, sustentado por um boato espalhado pela defesa do poderoso. Esse é o erro do jornalismo em geral, ninguém tem o menor trabalho, trocou-se o investigar pelo pesquisar. Googar. São tempos de miséria esses que os funcionários de jornal vivem. Miséria profissional.

    Responda
  41. Edivaldo Tavares

    E a Falha de São Paulo com a ficha falsa da Dilma??.A Bolha de sampa queria destruir a candidatura da petista.Ou não foi??.

    Responda
    1. Henrique Küste

      Excelente exemplo, Edivaldo. A Phoglia e a INVEJA vivem burlando os limites da ética jornalística, confundindo notícia com editorial. Por isso perdem o maior patrimônio de um jornal, a credibilidade. Os leitores desaparecem em seguida.

  42. Marinho

    Dimenstein, há tempo você não vê nada....

    Responda
  43. Saraiva Jr

    Ora! E mais um caso de condenação sem que o réu seja julgado.

    Responda
  44. Fabio Gouveia

    Bastava pensar um pouquinho para concluir isso. Trata-se de um grande palco...

    Responda
  45. Jacob Ovelha

    Dimenstein que não é trouxa acaba sempre ficando do lado dos poderosos. Quem disse que as acusações contra a camareira não podem ser falsas também??

    Responda
    1. Henrique Küste

      Não se pode julgar nem um, nem outro. Ambos têm antecedentes negativos. Um é ta.r.a.--do, a outra tem irregularidades e mentiu. O que DSK disse diante das primeiras acusações? Negou relações sexuais ou disse que foram consensuais?

    2. ceramista

      Vc. não deve ter lido toda a reportagem. Também está julgando sem estar a par de todos os fatos. A investigação chegou a uma gravação de um telefonema entre a suposta vítima e um traficante preso, onde combinam que ela irá extorquir a pessoa em questão... Precisa mais????????????????????? Pagou bem caro, por uma relação sexual rsrsr!!

    3. Roger

      quanta desinformação. Pq existem gravações e a ligação dessa camareira com um criminoso. Onde ela pedia ajuda para armar algo contra o ex diretor do FMI. Se informe, antes de dar declarações sem fundamento.

  46. nel

    Essa talvez seja uma boa oportunidade pra que medidas sejam tomadas contra condutas indevidas da imprensa. Parte da imprensa age como uma metralhadora giratória sem a menor responsabilidade com as consequências do que divulgam. A imprensa tem o poder de construir imagens e conceitos e do contrario o efeito e devastador. Já está na hora dela (a imprensa) ser fiscalizada e penalizada por danos que causam quando plantam notícias ou publicam versões erroneas de fatos sem checar antes sua veracid

    Responda
  47. Luiz Carlos Souza Santos

    O problema começa com a polícia e a justiça. Se a promotoria apresenta a denúncia e o juíz aceita, pronto, ara os jornalista já é soficiente, a condenação é mera formalidade. Para um simples leitor, como eu, fica muito difícil duvidar do que lê, já que a polícia, a promotoria e a imprensa já condenaram, por que não eu também?

    Responda
    1. alquimista

      Duvide sempre, Luiz. Aliás, o que mais faço é duvidar do que leio, ouço e vejo nos meios de comunicação. Desde o início, eu não acreditei na versão divulgada pela imprensa americana e macaqueada pela do resto do mundo. Para mim era evidente a armação para derrubar SK. Será que ele não poderia pagar uma noite de sexo com pr-osti.tu. tas de luxo? Será que precisava estuprar camareira em hotel de NY? Julgaram e condenaram sem provas; e agora? Que justificativa apresentarão?

    2. Renato

      Pois não deveria ser assim. Sair julgando só porque um jornalista ansioso por um "furo" e por uma imprensa sempre disposta ao sensacionalismo repercute? É só ver quanta opinião contrária está nos blogs fora do circuito da grande imprensa.

  48. kimbo

    Aqui é pior.Num caso desses a verdade continuaria escondida para preservar os coleguinhas!

    Responda
  49. Richard Wakefield

    Uai, Dimenstein, tá reclamando do quê? Você é mais um representante desta camarilha do pensamento único que infesta a imprensa. Ou se esqueceu daquele seu artigo preconceituoso contra os religiosos no caso da parada gay? Ou voces se reinventam ou deixam que outras vozes mais condizentes com o que pensa o povo se levantem.

    Responda
    1. Richard Wakefield

      Viu, Leon? Seu "pensamento" apenas confirma o que eu digo.

    2. Richard Wakefield

      Prezado Houriet, Sua "surpresa" é apenas mais uma prova do que eu disse. O preconceito contra religiosos não é nem mesmo considerado como hipótese pelos articulistas do pensamento único e você é apenas mais um contaminado por eles. Hoje em dia só existe preconceito contra "gays" e outra minorias barulhentas. Ninguém é capaz de enxergar a perseguição que os religiosos vêm sofrendo ultimamente por causa de pensamentos como os seus. Viu o outro lá em cima que já quer mandar todos pra cad

    3. Rogerio Cardoso

      Perfeito Moacir, A liberdade dos jornalistas em suas colunas os fazem sentir-se acima do bem e do mal, submetendo as pessoas às suas ideias muitas vezes estapafurdias, preconceituosas e discriminatórias a partir do seu unico ponto de vista que é de quem escreve e tem a liberdade de imprensa.

    4. Eduardo Houriet

      Artigo preconceituoso contra "religiosos"? O que têm de mais preconceituoso que qualquer religião???