-
Francisco
O capitalismo financeiro está com os dias contados. Levou o Ocidente pro buraco! Os países emergentes são um mero efeito colateral da crise internacional, não vão liderar nenhuma mudança, pelo contrário, serão arrastados pelos titanics até porque nossa incompetência política é absoluta (O Brasil de Dilma é uma PIADA). Apaguem as luzes e apertem os cintos!
-
João Valentão
Quem manda no mundo é uma camarilha de gafanhotos internacionais, que só estão interessados no lucro. Essa gente detém mais dinheiro e poder do que nações inteiras. Os países ainda são soberanos? Acho que está crise, desde 2008, mostra que não. A solução? O bom e velho protecionismo e o fim do mercado financeiro especulativo. Isso foi tentado anteriormente, deu algum resultado, mas foi - e continua sendo - demonizado pelas elites liberais.
-
Renato
Começasse de um jeito e terminasse de outro. Tu quer dizer que nós estamos à merce dos tarados que estão em postos estratégicos e de comandos no FMI e outras instituições?
-
Krüger
Fernando, você poderia analisar qual seria o efeito de uma retirada total das tropas americanas de todas as guerras em que entrou? Não seria uma redução radical de gastos sem efeitos na economia Global?
-
Meunome (não trenho)
Ilustre jornalista, não acho interessante grandes viradas ou guinadas para qualquer lado.Aquí no Brasil se diz:"Cavalo de Pau".Algo parecido como não ter direito a erros, e trabalhar numa sintonia fina, em cima de um muro muito fino, em que de um lado está tudo certo e do outro estará errado.Posso perceber que nossa Presidente acerta no varejo e no atacado, por que? Porque tem sabido controlar a INFLAÇÃO e tem mantido nosso CRESCIMENTO. Nem tanto ao Mar e nem tanto à TERRA, sabedoria salomôn
-
Meunome (não trenho)
Dr. Fernando, todos os cidadãos que serão obrigados a fazer sacrifícios, estarão reduzindo seu patrimônio pessoal, certo? Não! Errado, por que? Porque tudo que foi ganho não será cobrado! O que será cobrado é uma ajuste às condições futuras que os governos não impuseram de forma assertiva recentemente (como dveriam ter feito). Então o ajuste só afetará os ganhos futuros? Achamos que sim, por que? Porque não foi decretado confisco, mas ajuste, foi sim. Penoso? Sim, por que? Porque intempestiv
-
Meunome (não trenho)
É verdade, preferimos falar por metáforas. Se é assim, podemos dizer que de bem intencionados o inferno está cheio. Países sofrem armadilhas, assim por exemplo a da Grécia é fiscal, quanto mais cortes fizer menos vai arrecadar, e a armadilha? Se não fizer cortes não sairá dela. O Japão passou por uma de liquidez, os juros eram praticamente negativos...Tem gente passando ou passou por uma de crédito. Tem gente passando por uma armadilha cambial...Todos se defendem, todos estão bem intencionad
-
Hercilio Silva
Vai chegar o tempo de deixar queimar essas dívidas, com queimar digo que terão que ser reduzidas ou até mesmo extintas em alguns casos, se isso não houver o buraco é cada vez mais sem fundo. Os republicanos parecem apostar no pior para tentar evitar a reeleição de Obama, será que se forem eles os eleitos irão conseguir justificar reduzir impostos para os ricos e cortar gastos em meio a uma recessão que tende a ser mais forte com as medidas que defendem?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.