Comentários para:

É um crime

VER COMENTÁRIOS EM Gilberto Dimenstein

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Phillippe Carvalho

    É evidente que há uma parcela grande de culpa por parte do aluno se ele não passa no exame de ordem, mas dizer que a culpa é exclusiva dele e que "se estudar direito passa" é um pensamento estreito e pré-concebido. Uma análise não muito profunda e percebe-se que ninguém pagaria mais por uma universidade que tenha uma melhor qualidade de ensino se dependesse apenas do aluno.

    Responda
  2. tenho memoria

    Está correto o colega Pietro Picolomini ao afirmar "grande parte isso se deve ao Paulo Renato , enquanto ministro da educação no governo federal, permitiu a proliferação criminosa (para usar o termo do articulista ao se referir ao mesmo assunto) de faculdades e universidades particulares".Mas o pecado original foi cometido pelo ministro Jarbas Passarinho com sua reforma do ensino, que na época foi batizada pela imprensa - talvez a própria FOLHA tenha criado o termo "REFORMA ORNITOLÓGICA"

    Responda
  3. Claybson Barbosa

    como a industria do saber se proliferou pelo Brasil o que se esperar???? Apesar de já ter ido tarde, Paulo Renato arrebentou o sistema educacional brarasileiro. Grande parte dos Cursos superiores realmente estao muito ruins...mas e o aluno que chega ao curso superior? nao tem responsabilidade também? ah esqueci...eles perderam a importancia do estudo quando foram absorvidos pelo sistema de aprovação continuada ( isto no estado de SP), que premiava o aluno desde que ele estivess

    Responda
  4. henrique pereira de andrade

    É A OAB fazendo reserva de mercado....nada mais. PORQUE A OAB não cai de pau nessas faculdades ??? é mais facil penalizar quem pagou. GANHA A OAB com a reserva de mercado,ganha as faculdades....É O SISTEMA.

    Responda
  5. Afonso Pinheiro

    Quero ver o esses 90% reprovados na OAB a nota deles do ENEM ! Se não passou na OAB uma simples comparação vai deixar bem claro ! Infelizmente neste pais as pessoas inteligentes, digo que se esforçam em fazer as coisas DIREITO ! Não são valorizadas ! A resposta está ai 90% reprovados que vergonha !

    Responda
  6. Ludwig Van

    Sou professor universitário e leciono em uma faculdade particular. O crime que o jornalista cita existe, mas tem um cúmplice oculto. O Estado brasileiro, ao manter as escolas públicas em situação de miserabilidade e seus professores em situação de penúria material e intelectual, é o grande cúmplice, ou talvez, o mentor intelectual e facilitador moral para que o crime seja perpetrado. Se tivéssemos qualidade no ensino fundamental e no ensino médio, tal crime talvez não ocorresse.

    Responda
  7. Elmirio Boaventura

    Um crime é a escola pública não ensinar nada e ainda colocar a culpa nos pais e alunos. Esse desastre é resultado de uma escola pública falida. Crime é professores antigos, os cobras criadas mandarem na escola, na direção e na coordenação e não querem que a escola ande. Todos inclusive o GB, grande figura, fingir que não sabe que o problema das faculdades que não ensinam é apenas a triste consequência de uma escola pública arruinada pela corporação que domina tudo. Cabri

    Responda
  8. cremilda

    Se o problema fossem essas 90 faculdades até que seria fácil de resolver. O problema vem de baixo. Aliás o buraco é lá na escola pública, vespeiro que nem a OAB quer mexer. Quem vai querer mexer no maior cabide de emprego do pais e principalmente de São Paulo ? Se houver a moralização e acabar com a corrupção e a impunidade da escola pública, onde as autoridades e politicos vão encostar seus parentes, apaniguados e cabos eleitorais. ? Escola pública é lugar onde não se pode cobrar nad

    Responda
  9. Marilda Brunetti

    Somente os estudantes são punidos, as faculdades não sofrem nenhuma punição.Ferindo os princípios basilares da constituição:do contraditório,da ampla defesa,do devido processo legal,da isonomia,do fundamento da própria República Federativa do Brasil: que discorre sobre a dignidade humana,o livre exercício do trabalho e o valor social do trabalho.

    Responda
  10. cremilda

    Negativo. Acho que não devemos responsabilizar as 90 faculdades pelo fracasso de seus alunos. Certo a OAB endurecer e selecionar bem os bachareis. As faculdades apenas refletem um problema que vem da escola pública desde o ensino infantil até o médio. Tem faculdade que até tenta inutilmente compensar a defasagem, Isso é para quem pensa que escola pública é problema de pobre. Escola pública puxou a qualidade do ensino particular para baixo. cremildadentroda escola.

    Responda
  11. Marilda Brunetti

    È crime contra o consumidor (estudante).Crime contra o Estado Social Democrático de Direito em que vivemos. Um desrespeito aos cidadãos brasileiros e um privilégios para os Portugueses que vivem em nosso país, uma afronta a Constituição em seu artigo 209, uma fronta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,Lei 9.394/96 em seu artigo 48" Os diplomas de cursos superiores reconhecidos,quando registrados terão validade nacional como prova recebida por seu titular".Um desrespeito aos pric

    Responda
  12. Marilda Brunetti

    Quem qualifica são as universidades reconhecidas e fiscalizadas pelo MEC inclusive com o aval da OAB. A privação do emprego e um ataque frontal e direto aos direitos humanos.

    Responda
  13. Marilda Brunetti

    Vejam a aberração da OAB, os bacharéis em direito formados em Portugal estão isentos de prestarem exame de ordem no Brasil, através do provimento da OAB 129/2008, ferindo frontalmente a Constituição Federal /88, em seu artigo 12,parágrafo primeiro que diz: " Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor dos brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro".Tremenda discriminação entre cidadãos Brasileiros e um privilégio em favor dos Por

    Responda
  14. Marcelo Xavier

    Concordo basicamente com todo o dito. Mas afirmo, Sr. Dimenstein, que nem todo aluno é vítima. Sou professor de ensino médio e alerto constantemente meus alunos sobre essas arapucas educacionais, mesmo assim sou pouco ouvido. A maioria sabe da má qualidade do ensino, mas quer seu diploma de modo fácil e rápido. Optam pela facilidade em detrimento da qualidade. Grande parte dos alunos que procuram essas instituições também são mal-intencionados. Parabéns, OAB. http://amarretadoa zarao.

    Responda
  15. carlos scapin

    Quando todo o sistema de ensino tá um caos, e os jovens chegam na Faculdade sem sequer saber ler e interpretar um texto, atribuir a culpa a elas quase que exclusivamente é ingenuidade. Muitas fazem o que podem e têm seus cursos muito bem avaliados pelo MEC. Porque alguns alguns alunos passam? Será que a culpa é das faculdades? Não atinja genericamente "donos de faculadade", pois, como na sua profissão, existe muita gente honrada e trabalhadora no meio, que merce respeito!

    Responda
  16. Wilson Rizzo

    Na verdade, são quatro os crimes: o primeiro, o furto aos alunos praticado por essas pseudo instituições de ensino que são verdadeiras lojas de diploma; o segundo, a conivência do Governo cede ao loby das escolas autorizando novos cursos sem preparo mínimo; o terceiro, o dano moral causado pela OAB ao divulgar o nome das escolas e não o dos professores, muitos da OAB; o quarto, tb da OAB que corporativamente impõe reserva de mercado como a única categoria a exigir exame para o formado trabal

    Responda
  17. Wilson Rizzo

    Gilberto, que eu saiba, Medicina não tem exame prévio de Ordem (ou de Conselho) para permitir ao médico clinicar ou abrir seu consultório. Salvo engano, essa exigência é uma aberração corporativa da Constituição. Qual é, então, essa PEC que obriga médicos recém-formados a passar em exame do CRM para poderem clinicar e prescrever remédios? Me esclareça, por favor. Grato.

    Responda
  18. Denilto Carvalho

    O ensino básico na rede pública também éfalho, mas só vai mudar quando os formadores de opinião e o governo parar de creditar toda a culpa exclusivamenbte aos professores.

    Responda
  19. quinho

    Porque será que o ensino medio particular aparenta ser tão acima do ensino publico em todos os niveis. Porém quando o ensino e avaliado temos que as vinte piores faculdades publicas são do mesmo nivel que a vinte melhores particulares. Evidente que existem ilhas de excelencia em todos os lugares, mas será que não estaremos sendo lesados tambem no ensino medio? Estranho escolas de ensino medio tão propagandeados como excelentes gerarem Cursos superiores horrendos em alguns casos.

    Responda
  20. Homem Sábio

    Que culpa tem essas faculdades se os seus alunos ficam as 4 horas de aula, quinta e sexta feira, em butecos?

    Responda
  21. Sebastião Simionatto

    A minha área é exatas mas há alguns anos teve um aluno de MG que tinha graduação em matemática.Ele si quer sabia o que era uma equação diferencial fosse ordinária ou parcial e, lógico, o ferramental para resolve-las.Denunciar! É inútil!Em SP a política de aprovar sem exames já mostra os sinais do enfraquecimento do poder produtivo do estado e o reflexo na nossa economia vem logo.Falta gente qualificada e temos que importar gente de outras nacionalidades sem que os políticos se importem com i

    Responda
  22. SARAH MARCONDES

    PENSO EU, SER MUITO OPURTUNO DA OAB ESTA ENXURRADA DE REPROVACOES, QUANDO SE QUESTIONA MUITO A VALIDADE DO EXAME DA MESMA...SERA QUE ELES IMAGINAM QUE NOS SOMOS TONTOS OU ALGO PIOR....KKK

    Responda
  23. Lucia Helena

    Eu sugiro ao colunista que suspenda o assunto também ao universo dos examinados. A questão é a seguinte: O conteúdo das provas do exame de ordem é compatível com a tarimba jurídica que a OAB exige de recém-formados?

    Responda
  24. Akhenathon Akhton

    A culpa não é só das faculdades. É boa parte culpa também dos alunos, que não estudam, não se esforçam e só visam o diploma para prestar concurso público.

    Responda
  25. João Silva

    Este é apenas o resultado da política para o ensino superior adotada na década de 90, onde houve um corte nos investimentos nas universidades estaduais e principalmente federais, sucateando-as. Desde então vimos a proliferação das Uni"Esquinas", verdadeiros caça-niqueis sem qualquer compromisso com o ensino e pesquisa. Ainda por cima temos de ouvir o Sr Presidente da OAB dizer q a culpa é do atual governo, mas esquece este cidadão q a OAB é avalista no credenciamento de novas i

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      O atual governo transfere recursos públicos para faculdades de fundo de quintal através do ProUni. Ou seja, é totalmente conivente com esse desmonte do ensino superior.

  26. du

    Colocam toda a responsabilidade na faculdade, mas quanto ao aluno que não assiste aula, fica a noite inteira no bar e depois pede meio pontinho pra passar com nota mínima. O índice de aprovação de quem faz cursinho preparatório para OAB é muitissimo maior e a duração destes não é maior que 1 ano, o que significa que quem realmente quer e batalha, passa. Outro absurdo é a quantidade de gente que faz direito no Brasil, apenas para passar em um concurso publico e passar o resto da vida encostad

    Responda
  27. eduardo rodrigues

    Uma professora, irmã de um famoso senador do PT (um bigodudo...), que tinha carta branca junto ao MEC para abrir cursos em quaisquer áreas e em quaisquer lugares são a mínima restrição. O empresário, um "gênio" da "educação" é uma figura bem conhecida...

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Aliás, isso é coisa "di gênio"...

    2. Akhenathon Akhton

      "Eu, gênio"???

  28. Lindão

    Faltou falar do fundamental noensino fundamental, ou seja, a capacidade de ler e compreender o que seestá lendo, gerando com isso os analfabe-tos funcionais. Não aprendeu a ler atéao ensino médio, não conseguirá na faculdade e tomará bom-ba no exame da OAB. Se um número exagerado de profissionais neófitos ainda não écapaz de interpretar um texto simples, imagina um analfabe-to funcional tentandointerpretar, no dia da prova, o Código Civil.

    Responda
  29. Rafael

    Pra conseguir vaga em concurso, você precisa acertar 90% da prova. Para conseguir passar na OAB, você precisa acertar 50% da prova na primeira fase. E mesmo assim mais de 80% das pessoas reprovam. E o nivel de dificuldade da prova da OAB não chega nem perto do de um concurso de promotor. Aos que reclama do exame da ordem, tomem vergonha na cara e vão estudar.

    Responda
    1. Lindão

      Rafael Silva, você simplesmente calou os chorões. O cara não consegue acertar a metade (50%) e quer reclamar?

    2. Rafael

      Aos que reclamam do exame da ordem, tomem vergonha na cara e vão estudar.

  30. cyro

    em 1998 comecei uma licenciatura em uma universidade federal. via colegas que só apareciam para fazer prova, entregavam trabalhos atrasados, nao liam os textos e sempre eram aprovados. a desculpa era a mesma: todo mundo só quer o diploma para fazer concurso juridico. no final a maioria nao foi aprovada nos concursos concorridissimos e foi fazer o que sabe: dar aula ruim em colegios publicos em troca de uma mixaria. tornaram-se profissionais incompetentes e prejudicam os alunos carente

    Responda
  31. Luiz Vigilante

    Quantas são PÚBLICAS dessa Universidades que não tiveram nenhum aluno aprovado?

    Responda
  32. saminho

    Alunos sem 2o. grau decente muitas vezes trabalham o dia inteiro e não podem estudar, apenas frequentam e pagam qualquer coisa apenas para passar. Ninguem estuda, ninguem lê nada, apenas se "pipoca" ou copia na Internet. Universidade é elite, é tempo integral. A culpa não é só das faculdades muita gente acha que tirar um diploma universitário é como tirar uma carteira de motorista. Entrar numa Faculdade é assumir um imenso débito intelectual consigo mesmo e ninguem quer ou pode pagar porisso

    Responda
  33. JMRodrigues

    O mais curioso é saber que o pessoal que elabora as provas da OAB normalmente da aula nas faculdades onde os alunos são reprovados.

    Responda
  34. popoio

    Mas foi o MEC que aprovou e distribuiu cartilhas ensinando: "nós pega o peixe"..... Para a zona rural, sabe-se lá o porquê, só para a rural: 10 - 7 = 4. O que já estava ruim, vamos piorar, né!? Esperando o quê?

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      E esse estado de coisas só piorou nos últimos 8 anos...

    2. cyro

      lembrando que a explosao de cursos de direito se deu nos anos 1990, muito antes dos "peixe" ja tinha bacharel com diploma indo pro lixo, uma consequencia logica de abertura indiscriminada de faculdades.

  35. cooldoc

    O nome disso eh estelionato. e a OAB legitima a situacao ao tirar a responsabilidade das faculdades fajutas com seu exame de ordem. Eh tudo combinado.

    Responda
  36. Sócio

    Existe um círculo vicioso, trágico e escandaloso que o Gilberto não atacou: - as faculdades querem/precisam da grana dos alunos; - os alunos querem o diploma, sem estudar, pq (senão não) pagam a faculdade; - os professores não podem reprovar os alunos pq a faculdade precisa dos alunos (ou da grana do aluno); - o aluno, feliz, é aprovado sem aprender/saber quase nada e recebe o seu diploma - e a faculdade, mais feliz ainda, recebe a grana. - E A OAB B

    Responda
  37. eduardo rodrigues

    Já trabalhei em uma universidade na qual as visitas "surpresa" do MEC eram anunciadas com meses de antecedência e, quando chegavam, NÃO FISCALIZAVAM ABSOLUTAMENTE NADA! Isso explica muuuuuita coisa.

    Responda
  38. julio CANDAL

    É simples! A Faculdade que impõe rigor para aprovação dos alunos perde "clientes" para as que não o fazem! Assim, reprovar o "cliente" em qualquer dos 10 períodos semestrais de estudo, implica direta redução do faturamento, uma vez que tal cliente não estará disposto a continuar... Talvez em outra, mais fácil! Nisso reside a "concorrência" entre "instituições de ensino superior", já que dirigidas por empresários como quaisquer outros, que visam somente ao lucro! O sistema está equivocado! /

    Responda
    1. John Galt

      Quase esqueci: seu comentário é mais um da série "os i-d-i-o-t-a-s que acham que lucro é coisa do demo"...

    2. John Galt

      Seu argumento tá furado. Há unis privadas que impõe rigor - PUC-RG, FGVs só pra dar os exemplos mais conhecidos. Logo, é um problema de segmentação do lado da demanda que parece ser dividida em dois grupos: os que aceitam serem cobrados e os que não aceitam. O mercado simplesmente atende a demanda desses grupos. A culpa é dos alunos que optam por unis que não cobram nada e depois, sabendo que nunca fizeram esforço, querem responsabilizar as unis por não terem aprendido.

  39. bodiroga

    Dimenstein, Me desculpe, mas você está com uma abordagem um pouco ingênua sobre o exame da OAB.No Brasil para se tornar um profissional da advocacia a pessoa tem que se submeter a um exame controlado pelos advogados, via ente corporativo.É evidente que qualquer profissional tendo um instrumento para controlar a concorrência o utilizará para restringir o acesso ao mercado.O exame pode até ser válido, mas não poderia ser aplicado por aqueles que têm interesse no resultado.

    Responda
    1. Lindão

      Boa abordagem a sua. O Dimenstein foi relativamente açodado ao emitir sua opinião um pouco ingênua. Ta aí a oportunidade de o articulita melhorar a matéria. Talento pra isso ele tem.

  40. Roberto Bassan

    Cara você não tem idéia de como a coisa tá feia. A meninada tá chegando ao 9º ano com todo tipo de analfabetismo: escrita, oral, motora, funcional, etc. A educação tá um caos e, com a "aprovação automática" já instituída nas escola públicas a coisa vai piorar.

    Responda
    1. Lindão

      Cuidado,não é aprovação automática. O aluno pode ficar retido. Teoricamenteé uma boa ideia sim, no entanto, para que tenha sucesso exige atençãoindividualizada ao aluno e avaliação individualizada do aluno, tarefasimpossíveis de serem cumpridas por um único professor em sala de aula. O Princípioé bom, a logística não.

  41. edsm

    São as famosas UNILUCRO$

    Responda
    1. Lindão

      Boa.

  42. Belo Horizonte

    Falou bobagem, de novo, Dime! Culpado é o próprio governo que exige apenas o diploma (qualquer diploma) para concursos públicos em nível superior. Vale até diploma de "tecnólogo", que se consegue em 2,5 anos. A maioria dos diplomados só está interessada no diploma, porque perceberam que o conteúdo acadêmico é inútil para os concursos. Uma apostila vendida na banca da praça tem mais a ver que uma pilha de livros caros.

    Responda
    1. cyro

      o problema é que um aluno que nao passa sequer na ordem (em que se concorre consigo mesmo) tb nao passara num concurso muito concorrido. nao advogaarao, nao serao aprovados em concurso, vao ter que procurar emprego em outra area.

  43. Noel

    Os cursos superiores (a maioria, não só de Direito), estão inchados de estudantes que estão simplesmente esperando o tempo passar (rito de passagem, dura quatro/cinco/seis anos), frequentando cantinas, bares e coisas tais. Pela internet comunicam-se com os "colegas" para responderem chamadas, saberem qual o "trabalhinho", se já preparou a "mini-cola" e coisas também tais, para o dia de prova. No final do curso, só festa (o que nunca foi novidade).É isso, em parte...

    Responda
  44. mario albuquerque

    Curso superior é pra pessoas de nível superior ... quem não tem esse atributo, deve se contentar com seu nível, seja ele baixo ou médio. Eu conheço algumas pessoas que não têm o mínimo cacoete que se aproxime de alguém de nível superior, mas, no entanto, essas pessoas frequentam faculdades e algumas já conseguiram se formar. Tudo de acordo com as leis de mercado, apenas: Se elas têm condições de pagar a mensalidade, dá-se um jeitinho nas provas e nos trabalhos.

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      >> "o que são 'pessoas de nível superior'" Que tal: pessoas que gostam de estudar?

    2. Pietro Picolomini

      o que são "pessoas de nível superior"?

  45. marcos Antônio

    O aumento do número de faculdades não deve rimar com a queda da boa qualidade do ensino.Essas distorções fazem parte da democratização do ensino num país de sérias desigualdades sociais.Na verdade, convém que o Conselho Nacional de Educação e o Ministério da Educação invistam nas provas como as que ocorrem em Direito.Ter diploma de nível superior é uma coisa.Por outro lado, ser um profissional de nível superior é outra bem distinta!Reflitamos juntos!

    Responda
  46. Caracaramujo

    Com certeza um crime hediondo,pois agride o psicológico do cidadão.Ele vem sendo empurrado desde o ensino básico e rende-se a midia que convoca todos para estudar e "ser alguèm" na vida.Chegar ao ensino superior sem base nenhuma, nem ler direito.E com certeza, todas as outras profissões deveriam ter sua OAB,haja vista o derrame de profissionais e o crescimento da "Indústria do Ensino".E o masis lamentável é que são, na maioris,pessoas humildes que almejam uma vida melhor e pagam com sacrifíc

    Responda
  47. cotista ariano

    Não é beem assim. Muitos dos alunos acham que pagando todo mundo passa, e não se esforçam um mínimo para realmente aprender. Tenho certeza que percebendo que o curso e professores são fracos, bastaria um pouco de pesquisa e estudo por conta própria, que fácil, fácil se consegue o nível necessário para o exame da ordem.

    Responda
  48. Elizabeth Souza

    Seu texto vale pelo terceiro parágrafo. Todas as profissões deveriam ter uma avaliação, já que as pessoas se formam e saem de faculdades pagas ou não, sem saberem o suficiente para entrarem no mercado de trabalho. Principalmente para aquelas que lidam com a vida de uma forma direta.

    Responda
  49. Arnaldo Alves

    Para vosso conhecimento o CFC, requer que os acadêmicos façam o exame da ordem ok.

    Responda
  50. Guapiaçu50

    Primeiro, os resultados dessa aplicação do exame não podem ser levados tão a rigor por falta de escala na amostragem, pois uma boa parte dos formandos fez o exame anterior. Segundo, quem já viu o exame sabe que quem se esforça e estuda o suficiente durante o curso consegue passar na primeira fase e aqueles que tenham boa capacidade de raciocínio e escrita conseguem passar na segunda fase e obter aprovação. Infelizmente uma grande maioria de estudantes prefere fazer apenas o mínimo e ai não d

    Responda