Comentários para:

É um crime

VER COMENTÁRIOS EM Gilberto Dimenstein

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MPSP

    Eu estudo em uma das melhores; mas deixa eu contar com isso e não estudar, pra ver se eu passo ou fico reclamando da OAB.

    Responda
  2. Salazar Chagas

    Comungo com a opinião do leitor que questiona porque ainda não fecharam estas escolas de baixa reputação. Por outro lado, a lei de mercado, que define demanda e consumo, não é levada sério pelos estudantes que se inscrevem em qualquer curso sem verificar seu histórico de avaliações junto ao MEC, titulação de professores, laboratórios e bibliotecas. Como outro produto qualquer a educação deve ser avaliada seriamente,com isso, quem não tem competência não se estabelece,fiquemos atentos.

    Responda
  3. médios

    TENHO AMIGOS QUE ESTUDARAM EM FACULDADES QUE SE ENCONTRAM NA LISTA E PASSARAM NA PRIMEIRA TENTATIVA .... SABE O QUE ELES FIZERAM???? ESTUDARAM!!!! COMO EU TENHO AMIGOS QUE NAO PASSARAM PORQUE LEVAVA NA ZUEIRA!!!!

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Não estudam, não passam e depois se juntam à turma da UNE dizendo que a culpa é dos tuc@nos... Cambada de vag@bund0s.

  4. John Galt

    O argumento de que é escandaloso que quem paga universidade não passa no exame é ridículo. Aliás, querer inferir algo relevante desse índice de reprovação sem termos informação sobre o esforço de estudo, o "background" educacional do aluno, o tempo de preparação para a prova, etc, etc é pura enrolação. Não dá. O único escândalo mesmo é o fato de um orgão de classe regular quem exerce a profissão mesmo tendo diploma validado pelo orgão máximo de educação.

    Responda
    1. Marcos

      Ainda bem que existe esse órgão regulador, deveria também haver em outras profissões, principalmente relacionada a área de medicina, que é um verdadeiro faz de conta em grande parte das universidades, o problema é que se fizer isso...algumas profissões entrariam em extinção. É triste considerar a necessidade de um órgão regular o alundo depois de tanto investimento e muitas vezes dedicação, mas infelizmente a curto prazo não existe outra alternativa, a longo prazo tem que intensificar a cobr

  5. Fernando Araújo

    Acho que o problema não é nem tanto das faculdades - já que muitas delas contratam os mesmos professores de gabarito de faculdades bem avaliadas - mas sim, do nível acadêmico dos alunos que chegam na faculdade. A proliferação de instituições privadas, e portanto, de vagas, permite a entrada de qualquer um que consiga pagar a mensalidade.

    Responda
  6. GMORAISADV

    1 ESTELIO NATO 7 EDUCACIONAL 1

    Responda
  7. Nando

    Ao pensar,sendo otimista,que o Ministério da Educação se pretende um orgão sério no exercício das suas atribuições,deveria utilizar o percentual de não aprovação como indicador para fechar,sumariamente,essas instituições.Nada de impor prazos para melhorar a performance ou outra medida marketeira(no sentido de dar uma satisfação para a sociedade)que não soluciona o problema.Mesmo que o ME feche as escolas, ainda resta uma pergunta:quem irá ressarcir os alunos pelo tempo e dinheiro perdidos.

    Responda
    1. Aloma Silvia Lourel

      O MEC age como a ANATEL, ANEEL, ANS e outras, todas essas agências que na teoria seriam para fiscalizar e proteger o consumidor, e na verdade, o que vemos é uma ineficiência horrorosa. O MEC é a mesma coisa, não vê os interesses dos estudantes, só dos donos das faculdades, que fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem.

  8. lucaveira

    Isto é verdadeiramente um crime cometido contra a população, mas sobra pouco por fazer quando o governo está entre os criminsos.

    Responda
  9. LUIZ ANTONIO PEIXOTO

    Eu pessoalmente não acredito muito na seriedade desse exame de ordem, porque ele já foi feito pelo Cespe, o órgão da UNB, vítima de muitos escândalos. Vejo mais como uma reserva de mercado para os portadores de exame de ordem, tal avaliação deveria ser feita por uma entidade independente e desligada da OAB, das Faculdades e dos alunos.

    Responda
  10. Beto

    De fato,"É um crime";porem me pergunto - como aluno de Direito de uma das Instituições listadas,cursando do 5º período - acaso existe alguem fazendo alguma coisa para que tudo isto se reverta?O Governo cria cotas a fim de "tapar" sua ineficiência,as Federais tornaram-se "Elitistas", as Particulares quando de "nome",impossíveis de pagar. Afinal,alunos como nós ficaremos sem o direito de concluir um Curso Superior? a OAB só fala em diminuir o curso, sua taxa de inscrição é para rico (R$ 120,00

    Responda
    1. NANO

      Sugestão: os Diretórios Acadêmicos dessas facultades que não aprovaram ninguém deviam procurar a direção delas para exigir qualiadade. Ou então o Promotor dos direitos dos consumidores. Afinal, como disse o articulista, os aluno pagam e em troca recebem uma prestação de serviço de péssima qualidade.

  11. medicocansado

    O problema é que o Brasil quer ser primeiro mundo pulando etapas. Quer ter pessoas com curso superior mesmo que elas não entendam um texto simples. Quer gerar números fictícios para se amostrar em nível internacional. Essa foi a tônica do governo Lula e não vai acabar nem tão cedo. Isso dá votos!!!!

    Responda
  12. Augusto

    Educação no Brasil é criminosa sim! E não estamos falando de educação avançada. Trata-se da educação básica. A maioria das escolas não consegue ensinar Português nem Matemática. Os baixos salários dos professores, a falta de merenda e a falta de livros são criminosos. Ainda existe distribuição livros com erros. O kit gay p/ crianças e as fraudes do ENEM também são motivos p/ prisão. O Ministro da Educação deve ir para cadeia! ACORDA BRASIL!

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Os petr@lhas agora resolveram jogar a culpa de suas lambanças e incompetência na área de Educação nas costas do finado Paulo Renato. Como são caras-de-p@u. Petr@lhas e esquerdistas dos mais diversos matizes aparelharam a Educação, tornando-a terra arrasada. Acorda Brasil!!

    2. cyro

      qual ministro deve ser preso? o paulo renato que autorizou a abertura desse monte de curso ruim?

  13. Pietro Picolomini

    Em grande parte isso se deve ao Paulo Renato que, enquanto ministro da educação no governo federal, permitiu a proliferação criminosa (para usar o termo do articulista ao se referir ao mesmo assunto) de faculdades e universidades particulares, enquanto que não investia um centavo nas universidades federais, mais uma faceta nefasta de um governo neoliberal. Só por isso o finado "Paulo Renato Souza já mereceria ficar na história da educação brasileira", para usar outra expressão do articulista

    Responda
    1. guerreiro

      Tolice! Foi o maior ministro da Educ. que o Brasil já teve Aprovou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que originouo Enem. Criou o Saeb (Sistema Nac. de Avaliação da Educ. Básica) e o Fundef(Fundo de Manut. e Desenvolvi//o do Ensino Fundamental Como secret. de Educ. de SP, Paulo Renato consolidou oprograma Ler e Escrever (mat. didático p/ alunos e professores) e implantou aEscola do Professor (aprimora//o pedagógico aos aprovados em concursos domagistério)

    2. Akhenathon Akhton

      Só falou bobagem. Mais uma da série "a culpa é dos tuc@nos". O PT acabou com o Provão, criado por Paulo Renato para avaliar os cursos superiores; faz média com os alunos e é conivente com faculdades de fundo de quintal. Atualmente Fernando Haddad é uma catástrofe na pasta da Educação. O PT está há 8 anos e meio no poder e fez o quê pela Educação? E ainda botam a culpa nos tuc@nos. Petr@lhas caras-de-p@u!

    3. Lindão

      Vocêcomete um equívoco e uma deselegância. Acredita-se ter sido apenas uma opinião sem substância informativa, nummomento de paixão, talvez partidária. Aculpa do baixíssimo nível dos cursos universitários floresceu no governo pósPaulo Renato. Quem conhece Educação, sua história no Brasil e falaapartidariadamente sabe que na era Paulo Renato a educação brasileira teve a suamaior revolução administrativa e qualitativa (pra rimar). Informe-se melhor.

    4. ANA PAULA R

      Ratifico suas palavras, Pietro. É duro de engolir esses pseudoconhecedores de Educação vangloriarem o Ministro Paulo Renato. Ele foi a maior falácia da educação brasileira: só quem trabalha nas escolas e/ou universidades públicas sabe o que foram aqueles oito anos valorizando a privatização para cumprir metas do Banco Mundial. Realmente é um crime: fruto daqueles oito anos nefastos, apoiados quase sempre por muitos jornalistas pseudoconhecedores da Educação brasileira.

    5. Pietro Picolomini

      bobagem é acreditar que o Paulo Renato algo pela educação (como ministro e secretário paulista) que não tenha sido apenas enriquecer seus amigos e aliados, como este jornal, que ganhou milhões em assinaturas realizadas sem licitação. Quantas universidades federais foram abertas e quantos professores foram contratados nas mesmas na gestão do Paulo Renato? E quantos cursos privados foram abertos? Só em 1999, foram mais de quinhentos.

    6. Pietro Picolomini

      responda você.

    7. Luigi

      Desculpe-me mas oque V. escreveu é pura bobagem. A privatização desenfreiada do ensino surgiu na época da ditadura militar como saída pragmatica para a falta de vagas no ensino publico que gerava pressão dos movimentos estudantis . Uma vez aberta a porteira .... passou a boiada .Hoje o lobby do " ensino privatizado " é tão forte (economica e politicamente ) que sómente um governo idealista e comprometido com a educação ( como teria sido o de Cristovan Buarque poderia resolver (ou tentar...)

    8. Noel

      E quantos cursos de Direito foram criados DEPOIS da "era" Paulo Renato?

    9. Pietro Picolomini

      Velasco, se você não conhece a história recente da educação brasileira, nãodeveria se pronunciar. Mas como estamos em uma democracia, e prefiroantes que as pessoas tenham o direito a falar bobagem do que não,sinta-se à vontade para opinar sem embasamento no assunto.

    10. Tô de Olho

      Petis ta é uma bos.. mesmo. Estão há quase 10 anos no MEC e querem colocar a culpa no governo FHC.

  14. Jose Antonio

    E o mais grave nisso é que muitas faculdades dessas que fazem parte da lista são conveniadas ao sistema Prouni.

    Responda
  15. Vitor sincero

    Enquanto a Educação for vista como mercadoria esse tipo de quadro se repetirá até a exaustão. Não estou surpreso!!!

    Responda
  16. Darth Vader Bonzinho

    Crime é o estudante ter que se submeter a oab, essa mafia... Depois de tudo que ele fez, depende desses caras para ele poder trabalhar... Proibe-se o trabalho no Brasil... Pais sem futuro... Essa entidadezinha só serve pra cobrar taxa e ficar dando declarações pela imprensa... E o goveno permite essa saca nagem... Fora oab !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responda
    1. MPSP

      Acho que os lesados nem sabem direito quem está contra eles. Não é a OAB, pois quem faz direito não apenas advoga. Pode prestar concurso, por exemplo. E são inúmeros concursos na área. Mas esse mesmo que não passa na OAB não passará nos concursos.

    2. Tô de Olho

      Ainda bem que tem uma OAB prá cercar esse ban do de analf@betos que acham que um canudo é suficiente. Por acaso vc não está nesse meio?

    3. Julio-Dantas

      O governo permite a existencia de faculdades que não ensinam. Ora seria um crime permitir que pseudo bachareis exercessem a profissão.

  17. Mosquim, João

    Caro Gilberto. Será que existe mesmo algum interesse em trazer bons cursos e elevar a educação do povo? Um povo consciente é mais difícil de ser enganado com meia duzia de propagandas. E isto faz tempo que ocorre por aqui. Talvez seja uma das mais nefastas heranças da ditadura.

    Responda
  18. DANIEL ROCHA MENDES

    sem falar nas faculdades que abrem cursinhos preparatorios para o exame da ordem e cobram de seus alunos por isso....

    Responda
  19. Zé do Bode

    Em time que está ganhando não se mexe. O sistema é montado com engrenagens perfeitas. No final o círculo se fecha. É tudo para lesar o cidadão: carga tributária excessiva e péssimos serviços públicos. E agora para completar, faculdades com mensalidades nas alturas com resultados pífios ou nenhum. Tudo parece até uma conspiração para continuarmos colônia. Acaba não Brasilzão. Vou é comprar meu ingresso que quarta tem futebol.

    Responda
  20. MD

    Perguntas : 1 - Para que serve o Ministério da Educação ? 2 - Supondo-se verdade que : Empreiteiras = Faculdades Particulares , existe similaridade na forma de atuar em relação ao nosso " digníssimo " Ministério dos Transportes ? Tudo se resume a GRANA !!! 3 - Pq não fecham estas e outras " faculdades " ???? Tirando o jogo do bicho , nada é sério nesta terra . E dá-lhe " advogados " de porta de cadeia !! Esta sim , a profissão mais antiga do mundo .

    Responda
  21. Fefo

    Vergonha mesmo é a USP ficar em 4º. Absurdo!!!

    Responda
    1. Martin

      E desde quando ela tem obrigação de ficar sempre em primeiro? Acaso não existem outras universidades e/ou faculdades públicas de qualidade no Brasil? Aliás, da forma como o Governo do Estado de São Paulo trata o ensino público, é de se admirar que a USP ainda figure em quarto lugar neste ranking...