-
RAFA
Sem dúvida Gilberto está certo. Uma universidade deve promover o melhor de si mesmo e a USP é um exemplo. Mas talvez falhe num clichè, quando chama a 'renomada' usp. Sao humanos como qualquer outro e falham necessariamente. Na vida real, os resultados objetivos práticos valem mais que um título colorido na parede
-
lilith
A Usp manda dizer que vai fecha o curso de Direito porque ficaram muito envergonhados. Eu acho que a OAB não deveria reprovar ninguém, fazer como o estado de SP, uma promoção automática para não frustar os pobrezinhos dos alunos...
-
silva
Esse tal de G. Dimenstein e Ioschpe são os verdadeiros inimigos da educação. Necessitam escrever besteiras para sustentar suas coluninhas que mais parecem calhaus! Gostaria de ler o Lattes do Ioschpe!
-
cremilda
Quem deveria estar envergonhado é o grande GB, eu e todos os brasileiros. Temos falta de químicos e engenheiros qualificados segundo aPetrobrás. Temos falta de bons médicos e os casos de erros pipocam.Temos falta de profissionais qualificados por causa da escola públicamedíocre, sinistra e castradora. Desde a creche até o ensino médio éoferecido ao povo como se fosse uma esmola. Ensino público de má qualidade deveria envergonhar todos. cremildadentroda escola.wordpress.c
-
cremilda
Quem deveria estar envergonhado é o grande GB, eu e todos os brasileiros. Temos falta de químicos e engenheiros qualificados segundo a Petrobrás. Temos falta de bons médicos e os casos de erros pipocam. Temos falta de profissionais qualificados por causa da escola pública medíocre, sinistra e castradora. Desde a creche até o ensino médio é oferecido ao povo como se fosse uma esmola. Ensino público de má qualidade deveria envergonhar todos. cremildadentroda escola.wordpre
-
Boca de Ferro
Os escrevinhadores da fo-lha estão insuperáveis: que tal fundar um pasquim?
-
eliezer sp
o sr. só fala bobagem.
-
Leo Anjos
Mais envergonhado deveria estar o governo que não leva a educação a sério como o faz em tempo de campanha eleitoral. Dá licença meu!
-
Renan Cândido
O senhor deveria comentar em sua coluna sobre a escolha do governo em não investir no ensino público de base e superior, preferindo dar incetivo à abertura de cursos superiores particulares de péssima qualidade. Isso faz com que muitas pessoas que estudaram em escola pública e não tem preparo para estar em um faculdade de verdade, prestem "vestibulares" em verdadeiras fábricas de diplomas (muitas delas financiadas pelo prouni), gerando o resultado apresentado no exame da OAB.
-
Beatriz Bellintani
Com todo o respeito, essa análise foi extremamente superficial. Existem muito mais fatores a serem levados em conta do que simplesmente de que escola e de que família vieram os alunos para ter um bom índice de aprovação no exame da Ordem.
-
LEITOR
A USP não seleciona talentos, ela seleciona quem tem habilidade, tempo e dinheiro para decorar conceitos, financiado com dinheiro público, 40% de reprovação no exame da OAB prova esse escárnio com o dinheiro público.
-
lilith
Os alunos que não passaram deveriam, talvez, estudar mais...
-
Mark
Dimenstein possui um forte ressentimento com a USP. Provavelmente reflexo da inconsistência de seus escritos jornalísticos, e que são, invariavelmente, criticados dentro da universidade.
-
Sofia
O dimenstein tá é doidcho pra arrumar uma boquinha no pt né? Sempre que pode ele ataca o governo de SP... Vá morar na Bahia, lá é governado por um p.e.t.r.a.l.h.a RE.CAL. CA.DO!
-
Sergio
Embora de constitucionalidade duvidosa o exame da OAB, a sua necessidade é evidente e notória e deveria ser ampliado a todos os cursos superiores, vez que deve se exigir do bacharel o mínimo de condições para atuar no mercado. O advogado lida com direitos de terceiros, inclusive a liberdade. O médico lida com a vida de pessoas. As faculdades privadas lidam com a lei do mercado que, por sua vez, em muitas ocasiões, divergem do real interesse estudantil. O resultado do exame deixa bem claro is
-
acordabrasil
Notícia boa é Noticia ruim! Esta deve ser a frase que o Dimenstein enxerga quando acorda. Pessoal, vamos com calma, ele precisa na verdade é de um bom livro de auto ajuda, coitado...
-
Sofia
Para mim ele é um re.cal.cado...
-
-
Camila Gomes
Eu costumo concordar com boa parte de seus textos, mas discordo que a maioria de alunos da USP sejam de famílias abastadas. Estudei em universidade estadual e, de meus 30 colegas de sala, dois eram de famílias ricas. Mais da metade estudou em escolas públicas, do interior do estado. Acredito que esses 4 alunos que não passam na OAB são os tais filhos abastados que só estão fazendo direito porque o pai é desembargador, que ao contrário do que pensa a opinião pública são minoria nas públicas.
-
lbbarros
Boa, Dimenstein. Presumo que seria um resultado bem melhor que o atual. Palavra de Uspiano.
-
Paula P
A Folha não deveria estar envergonhada? Faz anos que o Sr. Dimenstein faz duras críticas aos profissionais e às instituições brasileiras sem o menor conhecimento do que, efetivamente, acontece aqui, menosprezando todos aqueles que, com muito esforço e dedicação, conseguem se graduar e atuar em um mercado tão difícil. Criticar é fácil, apresente alguma sugestão útil para melhorar, o que entende ser tão ruim, da próxima vez.
-
Paula P
Há anos o Sr. Dimenstein faz duras críticas à USP (basta procurar no google) e nunca fala sobre o péssimo ensino nas faculdades particulares. Não lhe é interessante apontar que, no exame da OAB, do 2o. semestre, a aprovação da faculdade de Direito da USP, que é anual, é superior a 90%. A maioria dos alunos da USP, que presta o exame da OAB no meio do ano letivo, é composta de treineiros, do 5o. ano. Trata-se de um artigo tendencioso, de quem não conseguiu ser aprovado por uma federal.
-
zlogdan
Na verdade, ele se possui esse ressentimento por que não estudou em faculdade pública. É óbvio. Agora entendo por que ele quer tanto que alunos paguem mensalidades em faculdades públicas. Pior é que por ser amigo dos donos da folha, ele tem esse cargo que tem e é levado a sério.
-
-
Dilmino Brasileiro
Mais uma instituição sucateada pelos tu.ca.nos em SP. Daqui a pouco, a USP vai estar como as escolas estaduais...massa falida.
-
robsondamasceno
Rapaz, o sucateamento da educação (bem como de outras áreas) é muito maior do que qualquer partido político. Quem dera se fosse possível demonstrar por A + B que a educação foi destruída por este ou aquele governo. Se perguntarmos sobre educação (também sobre saúde, transporte, infraestrutura, etc.) a alguém do povo, ele dirá que está ruim. Mas se perguntarmos a mesma coisa a algum detentor de poder, ele dirá que está boa, pois é um dos grandes beneficiários dela.
-
-
Henrique Dias
Dimenstein. Seu comentário é leviano.
-
FRANK JAAVA
Desculpe-me, Dimenstein, mas você está tratando essa questão de modo um pouco superficial. Comece primeiro entrevistando, ouvindo os professores que lecionam no ensino superior privado e público, para poder começar a tratar o tema de modo um pouco mais realista e aprofundado. O tema possui sua complexidade e é necessário ouvir os profissionais que lidam com isso no dia-dia.
-
Observador Patriota
Não é justo, por exemplo, se tivermos um aluno da Universidade A que fez cursinho e foi aprovado e outro aluno da Universidade B que NÃO fez cursinho e foi reprovado se concluir que a Universidade A é melhor do que a B.
-
Observador Patriota
Já que se está concluindo, sobre a qualidade das Universidades, com base nos resultados da prova de ingresso na OAB, acredito que se deveria, na apuração dos dados coletados, separar os alunos que fizeram cursinho preparatório para este ingresso. Não é justo que um aluno que estuda na Universidade A e fez CURSINHO, passando no exame da OAB, seja comparado com um aluno que estuda na Universidade B sem fazer o cursinho e não passou. E se conclua que a Universidade B é de baixa qualidade
-
Dewey
Centro de excelência em universidade brasileira só pode ser piada. São antros de "professores" bbp, barbudos, barrigudos e preguiçosos. Esses antros viraram refúgio para comunistas retrógrados que odeiam o capitalismo, mas adoram dividir o bolo. Até na China as Universidades são pagas, mas por aqui os espertinhos preferem conviver com a mediocridade de graça, a construir um sistema de ensino auto-suficiente e de qualidade.
-
Cecilia .
olha a invejaa!!
-
-
carlos
o grande problemas nao sao as faculdades de direito. se este país fosse serio nao teriamos tantos advogados,juizes,e outros.em tese para que servem essa gente? ÀS VEZES ME PERGUNTO:para que serve o BRASIL? o pior é que somos pessimos em ciencias.com 190mi.de habitantes nao temos 1 cientista importante à nivel mundial.é só vermos os premios tops em todas as ciencias.NAO hÀ NINGUEM.SÓ GENIOS "BRASILEIROS".
-
Dewey
Culpar só as escolas pelo péssimo nível dos alunos e formandos é injusto. O problema é como as pessoas vêm a educação. A educação deve ser uma conquista e não algo que uma instituição outorga ao indivíduo. Sai formando competente de qualquer instituição, assim como sai analfabeto funcional. Ensinar a alguém que não quer ou não está preparado para aprender é impossível.
-
luiz henrique
Concordo c o colunista! Todo bacharel deve sair da faculdade preparado p ser advogado! A questao é seria, mas quando tomamos conhecimento q sobram vagas p juiz e promotor pq quase ninguem consegue ser aprovado nos concursos, ai a gente se assusta mesmo. E no concurso sao exigidos conhecimentos necessarios p se exercer o cargo de Juiz, nada mais. Nas universidades privadas a gente sabe q eles passam o aluno de ano so p diminuir a evasao e arrecadar mais, agora nas publicas o problema deve ser
-
Paulo
Se informe melhor antes de afirmar que em universidades privadas passam o aluno "só para diminuir a evasão". A história de que "pagou passou" é uma lenda.
-
-
João Carlos
A OAB só pede matérias estritamente jurídicas. Não pede nada de Economia, Sociologia ou Filosofia, que ocupam boa parte do currículo da Fac. de Direito/USP. Na verdade, ela pede apenas uma decoreba de legislação. O método da São Francisco não inclui a simples decoreba. Isso é uma anomalia do ensino jurídico atual. A porcentagem da São Francisco foi de 63% enquanto da UnB foi de 67%. Pequena diferença. O fato é que, se centro de excelências estão indo ""mal"", o problema deve ser da OA
-
João Carlos
O problema é avaliar as faculdades de Direito como se avaliam cursinhos pré-vestibular: quem aprova mais é melhor. Faculdade não deve ser medida dessa forma. Centros de excelência, como USP e UnB formam, no curso de Direito, antes de tudo, humanistas em sentido amplo, já que o curso não se reduz ao jurídico. É claro que a Fac. de Direito da USP apresenta problemas que devem ser resolvidos. Mas comprová-los, usando por base a OAB, é uma visão, no mínimo, bastante reducionista.
-
-
Cidadão
Este é o reflexo da sociedade brasileira com a educação. Entre as 200 melhores universidades do mundo não encontramos nem uma brasileira. A ïndia, China e até o Egito possuem as suas representantes. Assim não me surpreende os resultados básicos dos "bachareís em direito"numa prova para Advogado. Falta ensino básico de qualidade! Enquanto nossos congressistas, a mídia em geral e o governo discutem abobrinhas o mundo evolui e nós continuamos dormindo em berço, não muito esplêndid
-
jona
Enquando isso, em Taubaté, permanece encarcerado o jornalista JoséDiniz Júnior (66), único jornalista do mundo ocidental preso por crimede opinião. Apesar de habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiçade SP - 2ª instância - em 30/06/2011. E ninguém na grande mídiarepercute nem vai atrás. Se fosse um jornalista chinês ou cubanoestavam caindo em cima.
-
Guilherme Wood
Caro Gilberto, meus parabéns pela reportagem. O nível dos melhores alunos universitários no Brasil nunca foi tao baixo, nunca houve tanta devocao à mediocridade. Obrigado por lembrar-nos disso.
-
roberto baraldi
Gilberto "Dimenstein", tá mais para "Gilberto Kassab"; seus comentários nada contribuem para nossa sociedade. O seu mundo não é real... Você seria um bom "Secretário de Comentários Idiotas" no governo do Kassab, que também vai de mal a pior.
-
MPSP
Os mesmos que criticam o vestibular da FUVEST são os que criticam a OAB; ou seja, os que neles não conseguem ser aprovados. Deveriam criticar sua falta de dedicação aos estudos e suas próprias escolas.
-
Eduardo Santos
Dados: -USP (6ª colocada), com 307 inscritos e 191 convocados (62,21%);UNIP 3302 inscritos com 230 aprovados (7%);Estácio de Sá 2916 inscritos e 390 aprovados (13,37%);Universidade Federal Piauí - 41 inscritos e 25 aprovados (60,97%)Total de inscritos -104.126, aprovados 12.534 (12,03%).Acho que não trata-se de faculdades de alunos abastados e sim inchadas, visando somente a lucratividade e não a formação de profissionais.Isso sim deveria ser revisto.
-
MPSP
Então as famílias mais abastadas estão na USP (apenas)? Hmm. Na GV (mensalidades acima de R$3.500,00), nas escolas nos EUA e Europa (cheias de brasileiros), na PUC, Mackenzie etc. estão quais famílias? Carentes? Chamar esse Dimenstein de "articulista" não dá, né!
-
robsondamasceno
É que além de ser abastado, é abestado.
-
-
zlogdan
E tudo isso porque você estou na Casper Líbero e não conseguiu entrar na USP ?
-
Cidadão
A USP sem dúvida nenhuma é uma boa universidade, mas está aquem das melhores do mundo. Se compararmos o que nós contribuintes pagamos para manter aquela estrutura com o que se obtem veremos que o benefício é baixo.
-
-
zlogdan
Oi Silvana, o jornalista está ( de acordo com a sua coluna de domingo ) morando em Cambridge, UK. Lembrando que a Inglaterra fica na Europa. Os EUA ficam na América do Norte. Entre eles há um oceano. Um abraço.
-
MPSP
"O USP, maravilhosa, cheia de encantos mil,O USP, maravilhosa, a melhor escola do Brasil!Você que tentou, e não conseguiu,Vai pra PQP" hahaha
-
MPSP
Como sempre, "análise" superficial, generalizando e concluindo bobagens. Se houvesse algum exame no jornalismo semelhante ao da OAB, muitos dos que aqui escrevem não o fariam (basta ver os erros de Português nessa diminuta coluna).
-
Ricardo Cunha
Caro Dimestein, Sua visão de que a maior parte dos alunos da usp veio de famílias mais abastadas está equivocada. Se fosse assim, porque existiria tanta pressão para a construção de alojamentos, restaurante universitário e bolsa alimentação para inúmeros alunos? Além da bolsa Ensinar com Pesquisa, que possui critério socio-econômico. Vários alunos que não vieram da escola pública possuiam bolsa em escolas particulares, e portanto não podem ser considerados abastados. Pense nisso.
-
André Cruz de Aguiar
Considero válida a provocação feita pelo articulista, porque o índice de aprovação no Exame de Ordem é realmente um dos indicadores precisos do sucesso ou fracasso do ensino jurídico, juntamente com os índices de aprovação em concursos públicos. Aliás, o primeiro é um dos critérios utilizados para o "rankeamento" de faculdades de Direito nos EUA, como o feito pela revista US News. E a Faculdade de Direito e a própria USP não podem dormir sobre os louros se quiserem se manter no topo.
-
Lana Faccini
Eu estudei na USP e o q tenho a dizer que sim, é um centro de excelência. Mas fico feliz com resultados como este, serve como um tapa na cara daqueles professore e diretores da USP q se consideram semi-deuses. Não aceitam ser contrariados ou receber críticas. Acham q estão acima de tudo e q a USP é a melhor universidade do mundo.Ai de vc como aluno se fizer alguma crítica a algum dos "deuses" ali!
-
Diamante Santos
Centro de excelência? Mas não em profissinais excelentes em Direito. Acorda Brasil.
-
-
Ricardo Pereira
Essa foi boa. Acorda seu jornalista patético, aluno de escola particular na USP? Você acha que algum aluno saído de uma dessas fabricantes de diploma (não generalizando) teria a capacidade de se formar na USP? Você é mais um querendo a privatização das faculdades públicas. Essa sua última frase nada tem a ver com sua crítica inicial ao desempenho dos alunos da USP no exame da OAB, tá me parecendo a típica oportunidade que você esperava para alavancar o assunto. Seu Ridículo.
-
Joyce Oliveira
Alunos de esolas particulares tem tanta capacidade de se formar na USP quanto qualquer filhinho de papai que teve os estudos pagos a vida toda e agora se sente melhor que os outros. Eu entrei na USP graças a muito esforço, e acho esse tipinho que sente melhor que os outros como você Ricardo, bastante patético. Que coisa mais infantiu chamar o escritor de ridículo, só faltou chamar do bobo e mandar chamar seu papai pra bater nele.
-
Paulo
Quem dera tudo fosse privatizado. Quem for esperar pelo governo, morre de sede e fome.
-
-
visconde
Espertalhões já querem a privatização,,,, Uma vez USP sempre USP,,,,,SUPA QUE A CANA É DOLCE
-
visconde
U S P!!!!, a burguesia não tem capacidade nem competencia para cursa-la, só sabe atacar para privatizar,,,, FORA PSDB com giulbert, Zeraldo e Zé Ferra,,, A burguesia cheirosa chora....
-
LuckyLuciano
Concordo com o Prof. Cyneu! Isso acontece em "todas as áreas". E mais, não é só o ensino formal que está ruim. A educação básica, em casa, está uma calamidade. Um aproveitamento de 60% na USP e UNESP é uma maravilha!!!
-
Clean
Não vamos nos enganar. O resultado do Exame da Ordem é somente a ponta do iceberg! O ensino no Brasil está falido e todos sabem disso e se fazem de cegos, mudos e surdos! Dêem um pulo em qualquer escola estadual e verão o que e quem está frequentando os bancos escolares! E os professores então? Na minha época professor era respeitado e os alunos se levantavam em sinal de respeito quando o "Mestre" adentrava a sala de aula! Hoje...todos...professores e alunos vão para as "baladas"! Misturam-s
-
Vito
concordo! 60% nao é um aproveitamento compativel com a SUPOSTA qualidade do ensino!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.