-
Klinger Ericeira
É incrível que esse elemento ainda insista em falar de educação...
-
Paulo
Interessante 'coisificar' a USP para que ela se 'envergonhe'. Seria engraçado se não fosse patético esse comentário, já que não pode ser classificado como artigo pela superficialidade e quiçá leviandade de quem se intitula jornalista. Por favor verifique o histórico dos Exames de Ordem, e mais que isso o que fazem as pessoas que se formam em Direito - um aprendizado de humanidades que vai muito além das provas da OAB. Talvez quem te mantenha financeiramente devesse se en
-
TTS
"Sinceramente, a escola mais renomada de direito do país ter esse resultado é um motivo de preocupação. Afinal, muitos de seus alunos, ao contrário das instituições privadas, fizeram um vestibular duro, vêm de boas escolas do ensino médio e são de famílias mais abastadas." Esta a me cheirar um bairrismo inócuo, porem como ele escreve para a foia deve ser ???
-
fbruno
Gilberto, nem todo mundo que conclui a graduação em direito pretende advogar.O exame da OAB privilegia habilidades exigíveis do futuro advogado, e não do jurista. Sei de muita gente (e me incluo entre eles) que cursaram o Largo de São Francisco com interesse explícito na filosofia do direito, no direito internacional, na sociologia do direito etc; em outras palavras, disciplinas que não contam quase nada para o exame.
-
Wilson Cohen
Por isso estou a estudar em Portugal, ora pois! Pelo menos a melhorar o português, ora pois! No Brasil, a albufeira já está cheia! Pelo menos, lá se paga "propina" para estudar legalmente no ensino público! Ora pois, pois!
-
Maicon Fagundes
Por qual motivo alguém que faz Direito é obrigado a fazer e passar na prova da OAB se existem inúmeras outras carreiras dentro da área, não vejo motivo para vergonha. Vergonha é a disparidade socioeconômica dos estudantes brasileiros.
-
ESPARTANO
Dimenstein, por quê voçê é assim?
-
Bruno
Quer advogar? Então estude um pouco e passe na prova da Ordem! Não há absurdo algum nas questões, é uma prova bem acessível. Só reclama quem não quer estudar!!!!!
-
anselmo Arruda
Você está apto a ser advogado por ter estudado cerca de 16 anos (5 na universidade) ou por passar em um exame? Este resultado demonstra a falência do ensino superior, inclusive público e que é desprestigiado é o aluno. O rigor na avaliação dos cursos universitários é que deve ser aumentado.
-
-
Luiz
O ensino público há muito foi abandonado. Cansei de ir a faculdade e não ter professor, ou de me sentar para a aula e o professor agir de má vontade, passar a matéria de qualquer maneira e fingir que o assunto estava esgotado. protestos e reclamações nunca surtem efeitos. passei pela greve da copa de 2006, greve do pan de 2007 e olimpiada de 2008, além da suspensão das aulas em 2009 em razão da gripe. vergonhoso? claro que sim!
-
Djalmaelima
Oi, Gilber.to. pux.a vc sempre é do contra! às vezes me parece que vc tem problemas pesso.ais com a USP. Sempre busca um ângulo negativo ! Vc só analisa pelo lado institucional, e será que um curso de direito deveria se resumir a simples preparação para uma prova? Uma prova depende muito tb de quem faz, não é assim? Se esta lógica fosse aplicada aos cursi,nhos, então todos deveriam ter vergonha, não é mesmo? Senão, por que eles não devolvem o dinheiro para quem não consegue pa.ssar no
-
ajoaoff
Sua comparação com os cursinhos é esdrúxula. O vestibular é uma prova classificatória, somente x podem passar. O exame da ordem é eliminatório, não tem limite de "vagas", quem tirar a nota mínima, passa.
-
-
luciano
A verdade minha gente é que todas as universidades e faculdades desse País viraram verdadeiros caça-niqueis, onde qualquer um entra e se forma. O MEC nesses ultimos anos deu alvará até pra barzinho de esquina ser faculdade, nivelando o ensino superior para baixo. O reflexo esta aí, profissionais se formando e não conseguindo sequer passar numa provinha dessa. Porque nao fazer para medicina, engenharia e tantos outros cursos, aí sim iríamos saber quem são os bons profissionais.
-
muscovita mica
Primeiro, é um absurdo um órgão que não é do Ministério da Educação ter qq poder de dizer quem pode ou não pode exercer sua profissão. Segundo, este exame só serve para manter reserva de mercado e justificar os preços absurdos q os advogados cobram. Terceiro, tem inúmeros advogados q passaram na OAB e são uns incompetentes. Quarto, se for pra aplicar qq prova em qq área pra dizer se pode ou não trabalhar então que seja anualmente pra TODOS os formados (os de hj e os de 5
-
-
Ricardo
.. meu caro Dimenstein.. no caso, dados os recursos colocados à disposição dos alunos, talvez o caso seja de comodismo mesmo..
-
giovane ramos
Vergonhosa me parece essa campanha pela entrega da educação aos empresários!
-
Moises Lopes
Isto é equivalente a admitir que o colunista está correto né?
-
-
Pietro
Vamos ser claros. Estes cursos so' existem para entregar diploma. E o individuo so' quer o diploma para prestar concurso. Se fossem avaliar o desempenho nos concursos a situacao que ja' e feia ficaria mais horrivel ainda. E' a escola fingindo que ensina e o aluno fingindo que aprende. Provavelmente temos mais bachareis em direito que a soma de todas as outras carreiras juntas. OAB, CRM, CRO, CREA, etc sao a protecao dos profissionais serios e do consumidor tambem.
-
Fagner Gomes
Sou Engenheiro e não vejo o CREA como um órgão de proteção para profissionais sérios. Para mim é mais um Clube seus sócios pagam para poderem exercer a fusão da qual passaram, em média, 5 anos estudando. No meu ver, todos os Conselhos e Ordens deveriam realizar essa prova, específicas para cada área, é claro. Mas fazer algo sábio. Como foi falado, as questões são elaboradoras de forma a tentar induzir os candidatos a errarem. Isso não é testar conhecimento.
-
Moises Lopes
Exato seria se o país em questão não fosse a Bruzundanga!
-
-
lilith
Se 60% foram aprovados e o restante não podemos também considerar o mérito dos alunos que fizeram a parte deles, ou não? Mas , se tratando do Dimenstain, evidentemente os 40% restantes são "vítimas" da Universidade e dos " maus professores".
-
Giulia
Talvez finalmente o descaso com o ensino público esteja agora atingindo a USP. Não é de hoje que se ouve falar de uma queda no rendimento de suas faculdades.
-
Douglas Pires
Será? Entretanto, por outro lado, será que a prova da OAB não pode estar com problemas metodológicos e, consequentemente, avaliando de forma equivocada os formados? Nunca realizei o exame, faço outro curso, mas sei que um dos maiores problemas na gestão de RH está ligado ao mérito, "como se deve avaliar e para qual fim".
-
kaffa
esse é o resultado de fazer faculdade em bares.......!!!
-
Moises Lopes
Mandou bem! O excesso de festas nas faculdades está diretamente relacionado ao de alunos reprovados no exame da OAB...
-
-
josydinorah
A qualidade de estudos pode até não ser tão boa assim, mas já se perguntaram se os novos profissionais são capazes de escrever uma redação ou fazer qqr tipo de teste?
-
Paulo Kasinsky
"...fizeram um vestibular duro, vêm de boas escolas do ensino médio e são de famílias mais abastadas..." Dimenstei n, sinto vergonha de você! Sua realidade só funciona na sua cabeça. Continue assim!
-
Renata Carneiro
concordoMesmo pq da Sãfran vieram os poetas e escritores...presidente e outros vieram da fflch e poli... falo nada meu filho... ficam causando assunto para falar mal do que não conhecem...
-
Joyce Oliveira
Paulo, a frease não disse "todos fizeram um vestibular duro... e são de famílias abastadas" disse muitos deles. O que estava sendo comentado era o fato de alunos da USP por terem em sua maioria uma estrutura melhor, deveriam estar mais preparados para o exame da OAB. Você acha que isso não é a realidade??
-
mktin
Paulo, leia com atenção porque o Dimenstein diz "muitos" antes de dizer "...fizeram um vestibular duro, vêm de boas escolas do ensino médio e são de famílias mais abastadas". Ele não fez nenhuma generalização, longe de mim defendê-lo mas no caso sua reação me parece um pouco exagerada. Até mais.
-
tadeu aguiar
Acho que alguem nao estudou o suficiente ou ainda acredita no sistema arcaico de ensino da usp... EEEE lulinha...como vc estragou o Brasil...Agora td mundo quer mao na cabeça e q alguem facilite as coisas....Dilberto Dimenstein está certo!!! acrescento +! Com esse resultado, a USP deveria acordar e correr atras do lucro, e procurar o que está errado em seu ensino e reformular td!!!Só pq o governo nao esta nem aí p educacao que vai deixar assim!
-
luiz graziano
Concordo. Porque o Gilbertonão colabora em campanha para um escola pública desde o PRIMÁRIO ATÉ O SEGUNDO GRAU com qualidade. Com currículo e professores do mesmo nível da Usp? Isto é construir algo. Ficar criticando alunos esforçados porque não tiraram nota máxima é mesquinho e deplorável. Além do mais conheço muita gente pobre que se esforçou e entrou na Usp. Já notaram que neste país escola particular de 1º e 2º grau são boas e faculdades particulares são deploráveis?
-
luiz graziano
Concordo com voce. Em vez do Gilberto batalhar por uma escola pública de primeiro e segundo grau com currículo e professores do nível das particulares, ele ataca a faculdade pública que tanto forma bons profissionais. Será que a consciência dele não vai pesar? Usa dinheiro de ong (verba pública) e só joga lenha na fogueira. Só vai pelas beiradas. E divulgar impedir que faculdades particulares passem qualquer um por dinheiro, isso ele não se compromete.
-
mcvalente
Qual foi o erro dele aí? É alguma mentira que pra entrar em faculdades como a USP e a UNESP precisa ter um bom preparo de ensino médio e fundamental que NÃO é fornecido pelo governo brasileiro sendo conseguido mais facilmente pelos mais abastados? De fato alguns jovens esforçados de classe mais humilde conseguem essa façanha, mas a grosso modo, são jovens mais abastados SIM. É demagogia inútil pensar de outra forma.
-
Reinaldo
Exatamente. Quer dizer que por atender os alunos da elite a USP tem a obrigação de oferecer o melhor curso? Se não fossem das elites, então, essa obrigatoriedade desapareceria? Ai ai ai ai ai
-
uliam
Todos nós sentimos vergonha do Dilmenstein.
-
Douglas Pires
Provavelmente ele não estudou na USP para saber que "fácil é entrar, difícil é sair"... Resultado no vestibular não é diretamente proporcional ao seu desempenho acadêmico! #FATO
-
-
HONMART
O governo não proporciona ensino fundamental, médio e superior para todos os seus cidadãos... Pífias faculdades de esquina lucram por anos, com medíocres cursos em suas salas... Não se cobra o governo, mas se briga por reserva de mercado. Neste mundo, exaltemos aqueles que se destacam, estudando muito e superando as dificuldades. Guardadas as devidas proporções, e apenas fazendo um exercício de imaginação, vc voaria com um piloto de avião que não conseguisse acertar 50% de pous
-
Frederico
Concordo que exames desta natureza precisam ser rigorosos, sem dizer que existem faculdades de direito sofríveis, que no fundo apenas estão praticando estelionato com as pessoas. Mas gostaria de levantar uma questão para considerações: tenho também ouvido por parte de gente que entende do assunto, que a OAB tem "exagerado" no rigor do exame, talvez fazendo isso, principalmente, pelo fato de existirem tantas faculdades ruins. Sei lá, não seria interessante pesquisar um pouco sobre isso?
-
Paula P
Seria muito mais interessante analisar não os dados isolados de um dos exames realizados pela OAB, no meio do ano letivo mas, sim, da aprovação em concursos públicos e contratação nas maiores bancas de advogados do Brasil. A análise feita com fundamento em um único exame demonstra, sinceramente, pura dor de cotovelo de quem se formou em uma faculdade particular, como a Casper Líbero (não é Sr. Dimenstein) e ficou, por anos, remoendo não haver estudado na USP.
-
-
ricardoso
É aquele ditado: Para bom aluno não existe escola ruim, e para mau aluno não existe escola boa, ou seja, para qualquer exame o examinando tem de estudar, estudar e estudar, se quiser aprovação. Criticar esta ou aquela instituição não mudará a realidade dos fatos de que os nossos formandos não possuem a minima capacidade de exercer seus ofícios. Hoje o ensino superior no brasil virou puro comércio, e tenho dito.
-
Sebastião Simionatto
Qualquer escola de direito onde se prega o "direito achado na rua" não dá para pedir muito.No máximo a fazer é como um aluno que ao presenciar a introdução deste abjeto princípio jurídico de "direito achado na rua", levantou-se e nunca mais perdeu tempo nas arcadas e seus doutos.Eu mesmo há 30 anos atrás desisti de assistir aulas na pedagogia da USP pois os professores só discutiam Marx,Paulo Freire e os alunos abertamente os espicaçavam, mas em vão!A USP em humanas é fora das nossas realida
-
Danilo Cerqueira
O exame tem que continuar e avaliar com rigor, se acabar vai acontecer o que acontece com a medicina. Dois tipos de advogados, os ruins para os pobres e bons para os ricos. Na medicina é assim, infelizmente.
-
G C
Os alunos formados em direito que não conseguem passar no exame da ordem deviam processar as universidades onde estudaram. Afinal, para que serve um diploma de curso superior se você não pode exercer a profissão. Algo aí cheira mal...
-
zlogdan
Caro Gilberto, por favor não seja hipócrita. Falando da Inglaterra, onde está "morando a trabalho", ganhando seu alto - e não merecido diga-se bem - salário, como se vê no direito de fazer criticas sem sentido 'a USP, UNESP, alunos de faculdades públicas ? Além disso, quem é o Sr. para falar que no Brasil faltam profissionais da área de tecnologia ( como disse em uma coluna anterior ) ? Um abraço.
-
Silvana
Caramba..."falando da Inglaterra"...EUA mudou de nome?? Esse simples erro resume o problema abordado por Dimenstein: as pessoas falam sem pensar e saber do que falam. O resultado dos exames da OAB reflete o problema da educação como um todo, independente de serem de escolas públicas ou privadas. Os vestibulares inclusive, são, em sua maioria, destinados a quem sabe reproduzir, e não, produzir conhecimento. Infelizmente, será necessário uma transformação gigantesca para promover qualquer melh
-
luiz graziano
a uol está censurando minhas respostas? O quarto poder não quer o bem da população?Tentarei novamente:Daniel concordo com voce. Gilberto porque voce não denuncia as faculdades particulares com ensino ruim? Porque não colabora em campanha para um escola pública desde o PRIMÁRIO ATÉ O SEGUNDO GRAU com qualidade. Com currículo e professores do mesmo nível da Usp? Isto é construir algo. Neste país tem escola particular boa só até o segundo grau e depois faculdade ruim.
-
mcvalente
Eu trabalho com tecnologia e faço faculdade de TI e tenho como professores profissionais que trabalham na IBM. O côro de todos eles é o mesmo: faltam mais de 200 mil profissionais qualificados em TI no Brasil HOJE. Deixa de ser recalcado que isso é bom, amigo, significa oportunidade. Mas pra isso, a gente tem que estudar, é fato.
-
anderson
Daniel, Então vc acha q a qualidade do ensino nas universidades públicas é ótima, e nosso país tá cheio de bons profissionais em Tecnologia? A USP em 1 ano letivo tem no máximo 3 meses de aula, o restante é greve. Na empresa onde trabalho, estão pagando bônus para aqueles que indicarem bons profissionais de TI. É duro admitir, mas na Inglaterra e qualquer país Europeu, tigres asiáticos, etc, as coisas funcionam como todo brasileiro decente sonha que um dia funcione no Br
-
arnaldo2204
E faltam mesmo. Só tem pseudograduado que comprou diploma e não se preza a escrever um email de 10 linhas.
-
-
Leonardo Brito
Na condição de leigo total, pergunto a quem entende:O exame da OAB é tão difícil assim ou poderia ser extinto sem prejuízo para a profissão?
-
Zakk
É difícil dizer se a dificuldade do curso é compatível com o conhecimento mínimo para exercer a profissão, mas sim o exame é extremamente difícil, por outro lado, muita gente que se forma e presta o exame não sabe quase nada.
-
-
DuLima
O que acontece é que, direito no brasil é uma área super protegida. Na minha opinião o curso de direito deveria ser oferecido pela internet. É muito fácil de instituir uma faculdade de direito on line, mais isso não acontece porque? Porque leis não podem ser aprendidas um qualquer. Essa prova não deveria ser tão dificil. Essa prova esta fora da realidade. Os magistrados querem proteger uma área que deveria ser oferecida a todos. A OAB não deveria nem existir da maneira que é.
-
Danilo Cerqueira
Vai se informar primeiro cara, magistrados? OAB? do que vc está falando
-
-
Wellington Valente
Deveria existir um exame deste pro cargo de presidente, prefeito, vereador, deputado e etc...
-
jomar vasconcelos
Existe sim um exame para esses cargos sim. E a maioria da população participa da banca, inclusive vc.
-
Giulia
Sim, também concordo. A exigência de uma bagagem mínima a parlamentares não prejudicaria a "democracia" em nada, pelo contrário.
-
DuLima
voce nao sabe o que é democracia?
-
-
Vinícius Loyola
1 - O exame da ordem não é classificatório e sim eliminatório. Basta acertar metade das questões da prova e tirar nota 6 na 2a fase que o candidato é aprovado. 2 - A prova não cobra conhecimentos profundos. Cobra apenas as matérias básicas que devem ser ensinadas ao longo do curso. 3 - A anuidade da OAB é 5 ou mais vezes maior que a taxa de inscrição no exame. Logo, financeiramente, a OAB deveria mais é querer que todo mundo fosse aprovado. Pensem antes de repetirem as b
-
Vinícius Loyola
1 - Só para esclarecer, eu sou totalmente a favor do exame da ordem. Não acho que o objetivo seja criar reserva de mercado, mas sim tentar manter um padrão mínimo de qualidade na advocacia. Se já com exame você já vê várias barbaridades por aí, imagine sem. 2 - Acho que a média de aprovação da USP é ótima. Não dá para comparar aprovação de um Estado com outro pois as provas não necessariamente tem o mesmo nível. Além disso, é totalmente natural que alguns candidatos não passem.
-
douglascoliveira
Sempre ótimos comentários, Vinícius. Neste, muito bom o item 3, tem total razão... Pena que o plano do Lula, sobre incluir exame semelhante a todas as profissões, foi rapidamente rejeitado e tirado de cena... Inacreditável que médicos sejam tão mal avaliados em suas provas, mesmo que ainda não obrigatórias... São profissionais que "assitem aulas" (e não que aprendem) que estão realizando cirurgias, construindo pontes, etc...
-
luiz graziano
O GILBERTO NÃO COLOCA O MAIL NEM NO SITE CATRACA LIVRE. TEM DE TODOS MENOS O DELE. PORQUE SERÁ? TEM ATÉ DE UM PARENTE.voce queria muita gente acessando seu blog para patrocínio de marketing? Responde por favor como voce aplica o dinheiro recebido do governo para a sua ONG? Como voce trabalha nesta ong se sempre esta atráz do computador e fora do país. Quem são os beneficiários da sua ong? REFLITA E RESPONDA
-
luiz graziano
Quando voce passou com 100% em algum teste? Porque não colabora em campanha para um escola pública desde o PRIMÁRIO ATÉ O SEGUNDO GRAU com qualidade. Com currículo e professores do mesmo nível da Usp? Isto é construir algo. Ficar criticando alunos esforçados porque não tiraram nota máxima é mesquinho e deplorável. Além do mais conheço muita gente pobre que se esforçou e entrou na Usp. Chega de desviar o assunto com ódio de quem estuda lá. Amadurece.
-
DoctorDoomhammer
1- O Exame é eliminatório sim. A essência dele é esta. Quanto mais ele conseguir extirpar, menor o número de advogados e com isso, os serviços continuam caros e a clientela, sem opções. 2- Não sei em que universo se cobra somente as matérias básicas na prova. Provavelmente você deve ser um dos advogados que foram beneficiados ao garantir sua carteira sem necessidade de fazer prova, ou seja, antes de 88.3- A anuidade pode ser maior, mas o numero de inscrições, somados, é muito superior
-
Ronaldo Alfredo
nada como uma opniao balizada que valeu mais que o texto (como sempre pre-guiçoso) do idi-o-t-a do dimenstein..
-
Chico Mineiro
E daih Loyola? Se a prova fosse classificatoria os alunos da USP se sairiam melhor? Nao! Se a prova cobrasse conhecimentos profundos eles iriam saber? Nao sabem o basico! A anuidade da OAB eh mais cara que a inscricao no exame, isso quer dizer que a OAB deveria passar esses incompetentes? Voce acha que dinheiro no r.abo eh tudo Loyola? Que tal colocarmos um medico incompetente para operar seu filho ou voce mesmo Loyola, voce seria tao logico quanto tentou ser com o exame da OAB?
-
-
David
Existe sim exames para outras profissões é que a imprensa infelizmente não aprofunda suas fontes. Todos os Bacharéis em Ciências Contábeis para conseguir o registro de Contador no Conselho Regional de Contabilidade devem fazer o exame de suficiência. Exame que foi criado em 1999 e posteriormente suspenso por alguns anos em virtude de um mandado de segurança, voltando a ser aplicado ano passado após regulamentação por Lei Federal. Entendo que sua aplicação é correta.
-
ismael ossoski
Se nao me engano ela foi uma das que teve entre 80 a 90 % dos alunos aprovados assim como outras federais Ufpr por ex, diferente dos dados da reportagem, ao menos li isso, estou errado?
-
Rafael
Para a OAB, seria melhor não existir exame da ordem. Já pensou toda essa galera semi-analfabeta pagando R$ 800 de anuidade da OAB? Dá muito mais dinheiro do que fazer estes exames. . Exijo que tenha exame para todas as profissões. Será que meu médico ou seu engenheiro também não conseguiriam acertar ridículos 50% de uma prova?
-
Danilo Cerqueira
E o pior, os "médicos cucas" (formados na bolívia, cuba, etc) ainda querem revalidação dos seus diplomas no Brasil. Cuidado, pague um plano de saúde que se isso acontecer o SUS vai acabar com os pobres.
-
-
André
Acho que não. Está na cara que o exame da OAB se tornou uma forma arbitrária ce se reservar o mercado para os advogados, com base na lei da oferta e procura. Menos advogados, mais serviços, melhores honorários. Aliás, a arbitrariedade por parte daqueles que estão no poder está em ascensão no Brasil porque a CF 88, promulgada um ano antes da queda do muro de Berlim, já nasceu arbitrária e ultrapassada. Deveríamos ter uma nova CF.
-
Marta Magalhaes
Olá. Tudo bem? O exame da OAB é prova da incompetência desta ordem de fiscalizar os cursos de Direito nas faculdades.O correto é a ordem ir às faculdades e fiscalizar as que cumprem ou não os padrões. E uma vez que o aluno obtenha o diploma ele tem direito de advogar.Criaram uma classe chamada "bacharel". - Para mim é uma forma de discriminação.Obrigada.
-
babaca
O exame de ordem existe ha muito tempo nos Estados Unidos, pais que prima pelo ensino superior (basta ver sua lista de Nobels), assim, é fundamental sua permanencia neste Brasil onde se pode tudo! O filho do presidente Kennedy só passou na terceira tentativa, em New York...
-
Pietro
Marta, fiscalizar cursos de graduacao deveria ser (e e') obrigacao do MEC. A classe bacharel existe ha' muitos anos ... Bacharel e' quem conclui o bacharelado (curso superior de 4 anos, em geral). Nao e' uma classe. Nem advogado e' doutor. Nem eu sou advogado.
-
-
Wilson Rizzo
Gilberto, vc é a favor ou contra o exame da Ordem para advogados, uma vez que ele não existe para Medicina e outras profissões?
-
Thiago Ribeiro
E o que dizer do CREA, CRM e afins ? Tá certo em manter o exame, errados são os cursos por.cos que são oferecidos a preços exorbitantes.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.