Turismo > Repatriação de peças peruanas reacende polêmica sobre museus Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em minha opinião quase tudo o que há pelos museus do mundo foi subtraÃdo de alguma forma de algum lugar, independente de pagamento. Quando visito algum museu sempre penso sobre a origem de tal peça e como ela chegou até lá. Assim, sou favorável à devolução de tais peças aos seus locais de origem e ainda mais obrigar tais paÃses a auxiliá-los na criação de condições ideiais para manter tais peças de forma que o povo possa conhecer o seu passado e respeitá-lo dignamente.
Se vc ainda não conhece, vá! MP é simplesmente inacreditável!
O governo peruano deveria agir com firmeza nessa questão, seguindo o exemplo do Egito, que exigiu a repatriação de centenas de suas peças que hoje estão expostas nos melhores museus do mundo inteiro!
Acho que têm mesmo de devolver e ainda pedir desculpas.
Se forem devolver tudo, não sobra um museu no mundo... Tenho minhas duvidas se as peças não estariam mais seguras em Yale do que no Peru... Isso não tem como mudar. São coisas feitas no passado...É igual fronteiras, economia, religião, etc...Já era... É muito mais salutar tais peças estarem no Louvre, Metrpolitan, etc do que não mão de pseudos arqueologos em seus paises de origem... Ao menos lá, grande parte do mundo vê. Quem já foi ao museu egipcio sabe o
João, o problema é que estas peças foram levadas sem o consentimento das autoridades e hoje enchem os bolsos (e os egos) de muitos curadores mundo a fora. O argumento de "aqui estão em boas mãos" não é válido, se fosse terÃamos que aceitar também os gringos que compram crianças no 3º mundo como a coisa mais normal do mundo.
A França irá devolver tudo que Napoleão pilhou mundo afora? Duvido muito.
O fruto do roubo ou do furto que eu saiba pela lei de qualquer pais civilizado é devolvido ao dono após o fim do processo. Certamente os EUA não devolverão nada porque se o fizerem seus museus ficarão esvaziados porque tudo que eles tem é furtado ou roubado. É um pais de piratas modernos.
As coisas podem ser simples. Não há porque complicá-las. Quem, em nome de pesquisas e estudos, levou peças históricas de uma nação para outra, que faça como o arqueólogo americano; devolva. Quem comprou de saqueadores, vândalos e ladrões, peças históricas de uma nação e as levou para fora; devolva-as. Ou então que assuma sua condição de ladrão. Todos o povo, seja êle o mais pobre e mais fraco, tem e deve ser respeitado em sua história.
se tem dono devolve. tirou do Peru devolve.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Turismo > Repatriação de peças peruanas reacende polêmica sobre museus Voltar
Comente este texto