Ciência > Ministro é contra contratação de professor universitário sem pós Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bom dia!Queria que fosse bom antes mesmo de ver essa reportagem e grande parte das opiniões dos leitores assÃduos ou não da Folha de São Paulo. Pois bem, será que esquecemos quem forma os futuros profissionais desse PAIS???? Há quem pense que um 3º grau é só para bonito, para a pessoa ser diferente, mas é esse diferencial que muda toda a história de uma educação má formulada e corrompida. Além de que, quem possui o mestrado ou doutorada está CAPAZ DE FORMAR PROFESSORES E PROFISSIONAIS!
Não acredito!! Será que essas pessoas que criam leis sabem o que é mestrado e doutorado?? É se doar inteiramente lendo e pesquisando; é deixar de passear com seus filhos e marido para poder ler vários artigos e teses; e ainda fazer tudo isso e muito mais com muito amor à profissão. Senhores, lhes pergunto: Devo pendurar num quadrinho na sala de estar meu diploma de mestrado para lembrar que um dia acreditei na Boa Educação desse PaÃs?
Realmente, acredito que ainda hoje existam muitos professores em Universidades Federais que não tem doutorado ou mestrado. O que o governo devia prover seriam bolsas e condições para que estes possam fazer ou concluir a sua formação (obter tÃtulo de Doutor). Não sei o que pensou o autor da proposta (falta de doutores em algumas áreas?), mas uma solução mais adequada seria viabilizar através de incentivos adequados, doutores estrangeiros. O Brasil perdeu muito tempo e essa lei seria um retroc
Concordo com a lei, tem no mercado profissionais excelentes, sem mestrado e doutorado, a realidade cientifica é uma, a de mercado é outra. Muitos mestres e doutores são alienados, sem noção, bitolados em livros empoeirados. Porém que seja dada a esses profissonais a chance de se pós-graduarem, pois a ciência não pode desprezar o saber Só a experiência tbm nao vale. Devia haver um meio termo para a valorização dos dois.
O Ãlvaro Dias quer desmontar o que resta de bom nas Universidades Federais. Não é verdade que faltem professores titulados. faltam, sim, mecanismos de estÃmulo à contratação de professores titulados e com experiência na Indústria, por exemplo. Quem vai sair de uma carreira de consultor, ganhando em torno de R$ 20 mil mensalmente, fora alguns proventos tipo participação em lucros e ganhos de eficiência e produtividade, para dar aula por R$ 6 mil mensais, mesmo numa vida muito menos desgastant
Não falta professores universitários, a falta é de vagas para professores efetivos, porque o governo agora contrata apenas temporários...vagas efetivas já!!!! Mais e melhores bolsas de Mestrado e Doutorado!!!
NÃO É DE SE ESPANTAR QUE UMA IDÉIA ATRASADA DESSAS TENHA PARTIDO DESTE SENADOR DO P S D B.... POIS, QUANDO ERA GOVERNADOR DO PARANÃ, ESSE MESMO SENADOR AUTORIZOU QUE A POLÃCIA MILITAR REPRIMISSE UMA GREVE LEGÃTIMA DOS PROFESSORES POR MELHORIA DE SALÃRIO, COM CACETETES E CAVALARIA.... ISSO MOSTRA O QUANTO ELE ENTENDE DE EDUCAÇÃO....
Esse Alvaro Dias fez o projeto de Lei com o Tiririca? Quer dizer que se faltam profissionais em um ramo, podemos colocar pessoas com nÃveis inferiores para substituir? Faltam médicos, vamos colocar pedreiros para diagnosticar?Ora, esse é o meu Brasil, sempre procurando baixar o nÃvel. RidÃculo.
Nessa o ministro está correto, pois numa analogia seria o mesmo que a contratação de um aluno com apenas ensino médio para lecionar para esse nÃvel, afinal, pós graduação, mestrado e doutorado existem exatamente não só para aprimorar o aprendizado em faculdade, como preparar o aluno a uma formação com maior capacitação.
Não acredito que cogitaram isso. Não preciso nem explicar o porquê sou contra, se com pós, mestrado ou moutorado tem muita faculdade que não forma profissionais, simplesmente imprime diploma imagine se qualquer um puder dar aula ... Cada dia que passa mais uma caca aparece para feder no congresso ...
Perguntam me pq n dou aula(apesar de graduado)e respondo q ainda preciso estudar muito mais pra poder passar aos outros a necessária tarefa de tentar pensar criticamente as coisas à nossa volta,como é exigido pela filosofia.Portanto,pra mim a especialização é importante instrumento de melhorar meu próprio aprendizado e poder passar aos outros,um conhecimento mais sólido daquilo q acho conhecer e esse sujeito,por sua vez,possa desenvolvê-lo e passá-lo adiante ainda mais rico.Projeto insensato
Esse tipo de proposta desqualifica a formação de profs. de alto nÃvel como é exigido nas grandes universidades do mundo,até pra se melhorar a dinâmica da passagem do conhecimento,onde um prof. bem preparado,forma pesquisadores ainda mais preparados.Mas isso tudo tem q começar na base,lá na alfabetização,no ensino primário,pra depois partir pra patamares mais altos de especialização q o mercado e o mundo acadêmico exigem.Até pq tbm,se especializar é desenvolver projetos mais arrojados.
E nós cidadãos somos contra polÃticos sem estudo algum!
O que vale mais para o ensino, um Doutorado ou um profissional graduado com décadas de experiência, inclusive internacional? Aliás, a escolha não deve ser nem de um ou do outro, mas de ambos, pois a convivência de doutores com profissionais experientes só pode melhorar o ensino superior.
Qual a base legal para essa exigência?
porém, por mais rigorosa e formal que seja a apresentação de uma problema, como este da validade e da fundamentação em ciências humanas e adjacências em função de resolução de problemas sociais graves e seculares, pode fazer explodir um departamento contra um. A distorçao feita sobre o pensamento de Foucault, tão necessáriona e atual, deveu-se ao fato que ele coloca as criticas das relações de poder ao nÃvel da microfisica institucional e isso leva a reflexões que exige mudanças de çposturas
E na verdade muita gente que conhece em humanas e artes, também, aqueles que poderiam serem os da Sartres e Foucault atuais não estão dentro das universidades porque, ao menos em humanas, a coisa se fragmentou demais e, ao mesmo tempo, busca-se, enfurecidamente, calar qualquer questão sobre fundamentação e validade pesquisa, pertinência dentro de questões de fato que não são fáceis de detectar em sua estrutura, o mais importante é saber colocar um problema...
que poderiam vir a ser os Sartres..
falando besteiras sobre Marx que ela nunca entendeu. Foucault então, o que mais nos serviria hoje, foi o crucificado como ninguém, sempre, buscando-se neutralizar o lado crÃtico epistemológico e social deste grande filósofo até o ponto de faze-lo ser odiado por muita gente séria que só conhece o que se diz sobre ele e não as obras do mesmo. É muito estranho o que vem dito e afirmado e colocado na conta do Michel Foucault, dá para rir se não fosse tão trágico para quem conhece...
Foucault jamais falou em genero, falou em minorias, conceito bem mais forte e fundado e que pode resolver muitos problemas como a violencias contra a mulher e contra os despossuÃdos em geral. Ele não podia admitir algo determinante como o gênero porque seria voltar a idéia de uma natureza humana pre existindo a cultura e isso Marx, Nietzsche, Freud e Sartre, entre outros, mostraram os absurdos. Mas quem conhece esses gigantes em sua obra, ao invés de ler um Marx, preferem ler uma Arendt medi
Claro que isso não significa que eu seja contra a graduação e a pós, mas, há casos e casos, em humanas e adjacências (saúde, direito, economia, etc) há que se avaliar a fundo o conteúdo das graduações, mestrados e doutorados porque há muito problema mau colocado, há temas que se tornaram absolutos, como o tema de genero, formando o eixo principal em quase todos os departamentos de humane e o simples conceito de genero não está fundamentado remitido fraudulentamente às pesquisas de Foucault.
remetido
Quando de um processo de constituição de um novo estatuto para a federal referida, foi convocada uma assembléia estatuinte, na qual apresentei um texto sobre o que era interdisciplinaridade de fato e o que era viagem, porque havia muita, foi eleito como primeiro representante desta área, os trabalhos levaram dois anos. Acabei me formando em artes e hoje oriento pesquisas em quase todas áreas, tenho muita gente titulada para confirmar meu saber, mas, não tenho mestrado e nem doutorado
E no entanto trabalho pacientemente em pesquisas que quando publicadas vão animar e abrir caminhos metodológicos ao meio acadêmico, especialmente, em pesquisas que concernem a problemas sociais sérios que necessitam de novos enfoques e perspectivas...
Abandonei medcina em uma federal na década de 80 para me didicar a pesquisas interdisciplinares, especialmente, contudo, permaneci no espaço universitário e ganhei notoriedade tendo começado a dar suporte a doutorandos, mestrandos, graduandos, etc. Depois de certos tempo foi convidado pelo Dep Direito da mesma federal para ministrar cursos de extensão em epistemologia visto que eu mesmo havia feito notar sua ligação com a interdisciplinaridade, a partir daà tornei-me uma referência nessas ár
A exigência de titulação não pode ser um entrave no desenvolvimento de profissionais interdisciplinares que, muitas vezes, ultrapassam o que está sendo dado nas linhas de mestrado e doutorado, e estes hoje estão dominados por temas e linhas que se questionadas a fundo não possuem, grande parte delas, fundamentos epistemológicos sólidos, na verdade, ouso dizer que um pensador autonomo das ciências humanas hoje teria dificuldades em entrar e permanecer nos doutorados e mestrados tais como estã
A polÃtica proposta não é apenas para a área de humanas, mas também para todos os campos do conhecimento onde a universidade atua! Ao contrário da área de humanas, em outros campos da ciência é muito difÃcil o indivÃduo atingir sozinho um alto grau de conhecimento de forma isolada ou sem equipamentos de alta tecnologia para lhe propiciar os recursos básicos para explorar os limites das ciências (mat. fis. bio. qui.). Notório saber em nanotecnologia não se adquiri trabalhando em casa.
Este senador, fala bobagem, é claro que no alvorecer da Universidades não havia mestres nem doutores. Eu mesmo quando entrei para a UnB em 1976 só tinha a especialização, mas me titulei. Hoje só se abrem concurso para doutores, na maioria das Universidades Públicas, apesar de poder ser aberto concurso para auxiliar de ensino que é para apenas para profissionais com bacharelado. Todavia estes passam no concurso, depois vão ter que se titular serão 6 anos de licença da Universidade em que está
Para pensar. Dois professores universitários, em escolas de cursos superiores diferentes, foram demitidos por não facilitar para seus alunos de graduação.Imaginem esquentar a cadeira daqueles que não querem estudar mais um pouco.Caminhamos talvez para recebermos conhecimento de iletrados, ditos com o saber do mundo. Lembra alguém da politica?.Mas isso só vai acontecer por aqui.
Em 2007, quando decidi sair da universidade privada e ir para a pública, o fiz por razões especÃficas da universidade na qual trabalhava (mudança de mantenedora, incompetência na gestão de pessoal, etc). Mas se esta proposta ridÃcula for aprovada, todos (ou quase todos) os meus colegas que ainda estão na universidade privada serão demitidos sumariamente. O argumento de que os graduados não podem dar aulas é infantil, já que pela lei os pós-graduados devem ser no mÃnimo 30% (para mim é baixo)
Socorro, O finado Paulo Renato nem acabou de esfriar direito e o Ãlvaro Dias quer assumir o seu lugar na defesa dos interesses dos grandes grupos que fazem da educação superior uma máquina de ganhar dinheiro (a princÃpio não é um problema) sem qualquer compromisso com a qualidade do ensino (o que é um grande problema). Neste ponto o PSDB é muito falho... Parece que não compreenderam que estas ações fazem com que mais que 90% dos professores universitários tenham pavor deles...
Fiquei contente em saber que meu comentário anterior causou tanta polemica e peço desculpas se fui mal interpretado só acredito que o problema está na base do sistema educacional. Claro que eu desejo profundamente que todos tenham realmente a oportunidade de seguir seus estudos e serem valorizados porém para quem tem pressa e suprir esta demanda ,no momento temos que ser mais flexiveis, quanto ao carater é obrigação.
Cadastrei-me somente para comentar esta notÃcia. Sou doutorando em educação e realmente, vivemos alguns paradoxos complexos. Tenho certeza que o sistema de titulação, produtividade em pesquisa e etc não é o melhor, mas como deixar de levar todo este processo em conta quando já temos uma educação a nÃvel superior tão fragilizada? Na grande maioria dos cursos qualquer aluno que faça a graduação e se licencie tem sequer capacidade para dar aulas na educação básica, que dirá na educação superior
Caro colega, Compartilho da sua preocupação. Quem já trabalhou numa escola privada sabe que eles só gastam quando obrigados...Não há nada melhor para o curso do que a visita do MEC (livros são comprados, salas melhoradas, laboratórios equipados, etc). Se o limite inferior de 30% de graduados for eliminado, vai ser uma devassa (não tenho poder de vidência, mas neste caso um simples raciocÃnio lógico já é suficiente).
Parabéns pelo comentário. Isso é que se espera de alguém que realmente tem bom conhecimento sobre esse tema tão complexo.
Na FInlandia (n1 no raking de melhor educacao) professor de jardim de infancia tem mestrado.Po Brasil, chega de pensar que nem indio e vamos crescer!!!!!! Criar lei para piorar a qualidade do ensino???
Então quer dizer que se Aristóteles ou Hume quisessem dar aulas no Brasil, seriam impedidos. Afinal, eles não têm mestrado ou doutorado. E não só isso, o professor Saul Kripke, um dos lógicos contemporâneos mais importantes, não poderia também dar aulas no Brasil, pois não possui sequer mestrado. Desde quando um tÃtulo é uma condição necessária para ser um bom professor? O que de fato importa é se a pessoa domina a área, não se possui um pedaço de papel que a autoriza dar aulas.
A questao é que no Brasil faculdades públicas estao atreladas a pesquisa.E para se fazer pesquisa no mundo inteiro, o indivÃduo precisa de uma experiencia comprovada, ou um tÃtulo de mestrado e/ou doutorado. ArÃstoteles modernos existem e te garanto todos eles tem um titulo. Naquela época a ciencia nao se organizava da forma atual por isso eles nao foram doutores no papel e sim na prática. Para cursos de ciencias essa lei nao deveria valer. ja para outros, tipo filosofia, ai sim vale pensar!
Em outras palavras Pedro, como diferenciar o bom do mal professor? E como evitar que empresas privadas e não públicas, caso de poucos professores felizardos, se aproveitem dessa brecha para reduzir os custos independentemente da preocupação com qualidade? O pedaço de papel ao qual se refere é uma segurança tanto aos profissionais que querem buscar uma posição digna, quanto das pessoas que pagam por um ensino esperando que ele seja atestadamente de qualidade.
Hoje não temos apenas algumas pessoas fazendo ciência e pesquisando no mundo. São milhões. Sua colocação quanto aos filósofos não respeita o mÃnimo de contexto histórico. O diploma é um atestado de qualificação. O professor Kripke é um exemplo dentro da filosofia. Por favor, me dê um exemplo dentro de uma área técnica, como medicina. Não acho que não exista a possibilidade de ter um professor sem pós. Porém, não acho que o mundo seja tão cheio de Kripkes para isso ser uma regra.
Ãlvaro Dias vem comparar Harvard no Brasil? Só se for UniHarvard... Lá vem o lobby das Uniqualquer coisa em BrasÃlia para eles não terem que pagar mais caro por professores que tem tÃtulos de graduação. Eu acho que no mÃnimo é bom senso se ter professores titulados.
Mais uma vez o PSDB, junto ao senador Ãlvaro Dias tenta acabar com o ensino público superior no Brasil. Já bastou o FHC, agora mais essa? Diga não a essa proposta. Ele que vire um competente e tire as titulações dele.
Como é possivel tirar um titulo de pos graduação e/ou mestrado num paÃs que trata a educaçao para poucos quando as universidades dificultam a obtenção de um titulo não divulgando o fato. Estou a varios anos tentanto obter um curso de pos graduação e não consigo em instituição publica e quanto mais nas instituições particulares que cobram valores exorbi tantes.Será que o ministro Haddad tem curso superior ou diploma de pos e doutorado, ?
A presença de profissionais sem pós nas Universidades públicas e, ou privadas se deve a indicação de grupos, pois há muitos doutores desempregados que são eliminados em concursos para dar lugar aos apadrinhados. Que o Ministério da Educação e os representantes do povo não aprovem esta lei, que fere os direitos daqueles que se dedicaram a ampliar seus conhecimentos (estudaram muito) e possuem maior bagagem de conhecimento para transmitir aos jovens profissionais. É preciso valorizar a
Caráter meus caros e inocentes, não faz parte da formação em nosso PaÃs. Poucos recebem no berço este valor tão escasso. O que estamos vendo são pessoas des-qualificadas fazendo graduação à distância ou aos finais de semana. O que vai acontecer é que as faculdades poderão contratar professores sem Pós para baixar custos e derrubar ainda mais a qualidade de ensino da graduação.
Não é a toa que na minha área (TI) as empresas contra-atacam exigindo certificação, é um forma de se provar que o candidato de fato domina o assunto.
Não acredito que seja uma questão de "caráter" e sim de coesão. Mestrado e Doutorado não são apenas tÃtulos, mas uma experiência concreta no campo do desenvolvimento de pesquisa, que ainda é precário em nosso paÃs. Se as próprias universidades [públicas], que deveriam ser as grandes incentivadoras da pesquisa, passarem a tratar a titulação com indiferença, qual será o motivo para alguém dedicar vários anos de estudo para obter um conhecimento não valorizado? E o descaso chega ao 3º grau...
Concordo! O Estado não pode resolver anos de descaso com a formação de recursos humanos de qualidade, simplesmente baixando o nÃvel de exigência. Se há notório saber, então seria muito rápido ser aprovado em um doutorado e defender uma tese provando seu amplo e notório conhecimento. Este é o Brasil de polÃticos! Preferem dar um jeitinho do que se empenharem em fazer o certo!
Agora todo mundo deve ter pós como se isso mensurasse a competência da universidade. Houve uma popularização incomoda das vagas e muitos pós graduados também estão em um nivel baixo de informação. Acredito que seria melhor o Sr. Ministro não perder a oportunidade de ficar calado e estudar mais a verdadeira realidade brasileira, afinal se o governo opta pela teoria da inclusão, que tal incluir quem realmente contribui com a cultura deste paÃs mesmo não tendo a pós. Basta ter carater.
Nivelar por baixo a educação num paÃs onde ela já é precária? A realidade brasileira é chocante, Delair. O Brasil tem que valorizar profissionais capacitados e experientes, e desenvolver mais capacitação na área de tecnologia, por exemplo, pois já estamos atrás nisso. Ainda bem que o ministro tem bom senso.
Sou aluno de pós-graduação.Trabalho intensamente todos os dias, ganhando bolsas miseráveis para um dia ter a possibilidade de ser realmente um especialista e poder de fato lecionar com competência no ensino superior. Não tenho dúvida que eu, assim como colegas pelo Brasil na mesma situação, estarão aptos a realmente oferecer conhecimento.Não acredito que caráter seja a única solução. O sr. poderia buscar entender um pouco melhor a realidade para então emitir um comentário.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Ministro é contra contratação de professor universitário sem pós Voltar
Comente este texto