Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. antonio

    o meu papeeellll, meu canudo de papeelll!!! eita Martinho da Vila, há mais de trinta anos vc já vinha "colaborando" e avisando, mas fazer o que? politico nao precisa de "canudo de papel"! só ser corrupto e mamar nas te.tas da viuva!

    Responda
  2. JCSF

    Especialização da FGV? Sei não, não sabem nem fazer uma prova para o Exame da OAB.

    Responda
  3. Eumms

    Muitos políticos são donos de faculdades, por isso abre-se tanta vaga e bolsas do pro-uni e não há nenhum controle do MEC. Pior muitas pessoas trabalham em campanhas políticas pra ter um descontinho na faculdade ou fazer um estagio aqui, conseguir um contrato acolá. Esté é o Brasil. Pesquisas que visem lançar produtos e inovações tecnológicas são raros no Brasil não há incentivo. Resultado: teremos profissionais com MBA vendendo muamba nos shoppings populares!!

    Responda
  4. Ric Buiz

    De tempos em tempos a midia surge com novas vedetes mercadologicas, a bola da vez é a área ambiental. Com isso se formara uma horda de pos graduacoes, cursos superiores (e alunos deslumbrados pela midia verde), MBA´s e tudo mais o se pode imaginar para dar uma reforçada na industria da educacao. Não dou dois anos para a área ambiental ser o novo curso de Direito: mega saturado e brigas de foice por uma consultoriazinha.

    Responda
  5. Camerucho

    Tudo segue a mesma lei, a do mercado, da demanda e oferta. Quem não consegue entender isso, fica correndo atrás do rabo.

    Responda
  6. Helena Sch

    Me parece que está mudando! O governo Lula teve suas mazelas inegáveis, mas o fato de ter estimulado o ensino técnico é um dos méritos que não se pode tirar dele. Muita gente já está percebendo: tanto empregadores quanto estudantes: um bom ensino técnico de 3 anos é muito mais útil e importante do que uma facul caça-níqueis em que se compra um canudo a prestação. (quem viu aquele "Profissão Repórter" sobre alcoolismo viu o que acontece exatamente nas portas das fa

    Responda
  7. Severo Gomes

    A máfia dos cursinhos, de empresas privadas buscando o lucro e ignorando conteúdo, faz o brasileiro de palhaço. Não há campo de trabalho para todos concluem curso dito superior. Há tantos cursos vazios e pior ainda quando realizados a distância. O mercado precisa de mão de obra barata e assim os algozes se satisfazem. A corrupção e ignorância do MEC aprova qualquer coisa. Desvalorizar o profissional de ensino básico e supervalorizar o curso dito superior tem sido um equívoco e uma grande bur

    Responda
  8. Adriana Oliveira

    E ainda vem me dizer de fazer uma MBA em Harvard (EUA) ou Paris???? Acorda para a realidade brasileira e olha mais em sua volta!!!!!

    Responda
  9. Adriana Oliveira

    Quem escreveu essa reportagem, não conhece a realidade do povo e dos estudante brasileiros. Já é tão difícil conseguir se formar aqui no brasil, uma vez que os menos favorecidos estudam em escolas estaduais, que todo mundo sabe é uma porcaria, e quando chega ao ensino superior precisa pagar a faculdade, já que as federais estão todas ocupadas pelos filhos dos pais que puderam bancar uma escola privada com ensino de qualidade, por isso estão nas federais, enquanto os pobres estão tentando pag

    Responda
    1. Helena Sch

      Pois é, Adriana. Podiam ter avisado a esses pais da classe C ou D (?) que em vez de pagar 5 anos de "Facul" ele poderia ter pagado os 5 anos do final do colegial e 2o grau completo, assim nunca mais ia precisar pagar nada pro garoto se dar bem. Mas agora o coitado do pai vai pagar % anos de Facul, mais não sei quantos de cursinho preparatório pra OAB...

  10. Escusável

    Uma observação importante que deve ser feita sempre que se falar da carreira de direito: Direito é pra quem gosta de estudar. Pra se tornar um profissional do direito, ou tem que ser aprovado no exame da OAB, ou tem que passar em algum concurso público. Mas, se o objetivo for apenas mostrar pro papai q fez um curso superior, ou dizer pro namoradinho que é "formada em direito" aí é outra estória.

    Responda
    1. Fernando

      Olha, Jorge, realmente concordo com as palavras do Adm. Fábio e acredito que medíocre tem em todas as áreas e com todas as formações. E por experiência verifico que os primeiros sinais de mediocridade são a intolerância e a arrogância. Não existe ninguém melhor do que ninguém, ou área melhor que outra, apesar de algumas pessoas (e profissões) assim o desejarem, como é o caso da carreira jurídica.

    2. Escusável

      Concordo! Mas a diferença é que os estudantes medíocres de todas essas áreas que vc citou, conseguem trabalhar na sua área depois de formados. Os medíocres formados em direito, não.

    3. Adm. Fábio Araújo

      Estudar não é exigência exclusiva para os estudantes de Direito. Quem leva a sério a escolha que fez, tem que estudar muito, seja Engenharia, Psicologia, Administração, Física, Contabilidade, enfim, qualquer Ciência tem muito conteúdo para ser absorvido. Não existe profissão menos nobre, o que existe são estudantes medíocres . . .

  11. cyro

    concursos públicos sao uma boa saída para alunos de direito, mas a concorrencia está cada vez maior, o que faz que só os que realmente se dedicam consigam ter sucesso. conheco muitos recem-formados que estao ralando há dois ou mais anos para conseguirem ser aprovados.

    Responda
  12. PROFESSOR

    Concordo com a anotação do leitor anterior: Curso Profissionalizante. A síndrome do canudo, imortalizada em música de Martinho da Vila, faz alguns anos, é uma característica da cultura brasileira. Afinal, cursar educação profissional "é coisa de pobre". A família brasileita sente vergonha em dizer que seu filho está matriculado em um curso técnico. Emprego? Vejam só: o Técnico em Edificações é um mestre de obras altamente qualificado, muito bem remunerado e pode assinar projetos de até 80m2.

    Responda
  13. krothzvox

    "Com licença. Eu vou pegar um ônibus pra fazer um MBA alí em Harvard e já volto."

    Responda
  14. silviodolce

    - Façam um curso técnico de qualidade que vão acabar ganhando mais que os profissionais mencionados nessa matéria; - Uma vantagem com certeza: Um estudante de um bom Curso Técnico não precisa nem procurar emprego nos grandes centros, ele já sai do curso empregado; - O brasileiro precisa parar com essa besteira de que apenas curso superior coloca a pessoa no mercado de trabalho; - Especialize-se em fazer bolos que você ganhará mais que muitos adm

    Responda
    1. Ane ..

      Concordo plenamente! Sou administradora formada há 3 anos e hoje me esforço muito pra conciliar trabalho com pós-graduação para conseguir um bom lugar no mercado. Com o tanto de faculdade meia boca oferecendo o curso por ai as empresas pagam salários baixos e desvalorizam os profissionais porque não acreditam na qualidade. Se eu tivesse feito um curso técnico teria perdido menos tempo e ganhava o mesmo ou até mais!

  15. Everaldo Amaral

    O MEC talvez não considerou: Direito - Um ótimo curso para fazer concurso público Pedagogia e Administração - Pulverizado nos ensinos a distância por instituições com salas de aulas em alugadas. Houve uma por aqui que no anúncio já dizia que se tivesse "alunos" suficiente alugaria uma sala no centro de Florianópolis! Bom para as estatísticas do MEC aumentou o número de matrículas no ensino superior. Espero que esses estudantes potencializem suas capacidades e continuem na espec

    Responda