-
oas
Caro amigo, desde muito leio o que tens escrito. Gostei do texto, mas colocaria um elemento que creio decisivo: autonomia para a escola gerir suas possibilidades. Para comprar uma vassoura, hoje, é preciso ao diretor ir mendigar na secretaria de educação. Os programas federais, como o PDDE, dão autonomia com uma mão (transferindo dinheiro) e tiram com a outra (limitando o campo de ação da administração), mas é o que há de mais avançado na direção de atribuir capacidade de decisão às escolas.
-
rom985
Embora não atue na área da Educação, penso que se as mulheres que tem filhos pequenos pudessem optar por trabalho de meio periodo ( a legislação teria que ser mudada, sem penalizar os empregadores ) nos setores onde fosse possível, isso ajudaria no processo da aprendizagem e de quebra no combate à VIOLÊNCIA ( onde construir mais presidios e equipar a Polícia apenas, não vai resolver ).
-
Rastaban
Na época de Collor, morava em Maceió, e vi projetos de grandiosos escolas construídos no pais, incluindo em Maceió. Falei para todos, estes são pirotecnias do Governo para comer o dinheiro junto aos empreiteiras. Não é o chão ou teto que faz uma boa escola, é o professor. Para melhorar a educação, pague bem os professores e barateia os livros. Com professor bom, agente aprende sentado no chão abaixo do arvore. Pelo menos assim é na Índia, Korea e assim vai. E nada de passar na coxa.
-
Lih Lilica
Nem preciso comentar a respeito do salário que os professores ganham no Brasil... Mas gostei do enfoque dado a respeito da amplitude do problema da educação. A melhoria na educação brasileira está bem longe de ser problema único dos professores. Quem dera fosse apenas isso, seria possível uma solução. Mas esse problema é bem maior e contempla o além-escola. Pena que o bode expiatório continua sendo o professor... E a educação continua na mesma e números nem s
-
Bernardo Hoffman
Ao invés de premiar os melhores, os governos de esquerda querem elevar os piores ao nível deles, de forma artificial, forçada.Vejam a política das cotas. É uma tentativa de igualar diferentes, de premiar a incompetência e a preguiça, pois não é por ser n-e.g.ro ou estudante de escola pública que a pessoa é inferior e precisa ser ajudada. A pessoa é inferior quando ela própria se acha incapaz ou quando não tem disposição para estudar e trabalhar, como a maioria dos ptr-al-lhas.
-
Deise Góes
Acho que vc não entende muito bem a politica de cotas. Não é para igualar diferentes, pois o negro, o estudante de escola pública e o indio não são diferentes de qualquer cara pálida, são seres humanos também, é só para preservar do preconceito que essas pessoas sofrem, inclusive do seu com esse comentário.
-
-
bastos
Precisamos ,também, fomentar e implementar na educação, assim como na gestão pública e empresarial, os Caracteres da Competitividade, os 5C: Capacitação /Cooperação /Comunicação/ Compromisso/ Confiança. Assim como os Sensos de Qualidade, os 5S, foram fundamentais para o Japão no após guerra mundial , os 5C serão essenciais para o Brasil avançar no após crise mundial. PAULO CESAR BASTOS é engenheiro
-
BillyBootleg
Premiar o esforço e o talento parece bom. Restaria, porém, o problema de a avaliação sobre quem é ou não merecedor desse incentivo poder ficar nas mãos de grupos com outros interesses. Que critérios seriam usados? Há um risco muito grande de subjetividade e manipulação. No momento, a maior luta tem que ser pela confiabilidade do sistema, e estamos cada vez mais longe disso.
-
Bernardo Hoffman
O desempenho da escola e das suas turmas no ENEM seria um bom subsídio para avaliar, não acha?
-
-
Claudemir
Tantos problemas, poucas soluções. As escolas precisam urgentemente deixarem de ser depósitos de crianças, professores precisam de crianças com um mínimo de educação para que possam trabalhar, salários dignos, fim da aprovação automática.........quem sabe?
-
Bernardo Hoffman
E premiação dos melhores professores e alunos, para estimular a competição. Isto sempre dá certo.
-
-
Bernardo Hoffman
Em Sergipe, há alguns anos, o ex-governador João Alves implantou um sistema que premiava os melhores professores e os melhores alunos da rede pública estadual. Os melhores professores eram avaliados pelo desempenho dos seus alunos e pela avaliação deles (alunos) e dos seus pais (dos alunos).Óbvio que os professores faltosos, inaptos, despreparados, preguiçosos e irresponsáveis odiaram o sistema, e fizeram várias manifestações contra o mesmo.Em 2006, o PT elegeu o governador e o siste
-
pedro
Ainda bem que o PT entrou então né?
-
Bernardo Hoffman
Um dos sindicalistas, em entrevista à TV, disse que o governador "discriminava os professores mais fracos, despreparados, os que precisavam faltar para resolver problemas particulares e os que organizavam greves para melhorar o ensino público".Esses caras (sindicalistas) agora estão no comando da educação pública do vizinho estado de Sergipe. TEnho amigos lá e as notícias que tenho a respeito da educação e da saúde por lá são desanimadoras.
-
-
Igor Cabreira Pussente
Além de tudo que ja foi dito, vale lembrar que na grande maioria das vezes o desempenho do professor é medido pelo desempenho dos alunos. Ou seja, é um trabalho que não depende apenas do profissional, mas da vontade dos 'consumidores'. Segundo um professor do direito, atualmente o aluno é único consumidor que não quer levar o produto. QUEREMOS MERITOCRACIA!!!
-
Bernardo Hoffman
Tem que premiar os melhores, sim, como na escola, onde os melhores tiram as maiores notas. Não se pode deixar que os incompetentes, preguiçosos e relapsos ganhem o mesmo que os que se dedicam com afinco à nobre missão de ensinar ou a qualquer outra atividade. Isto só gera acomodação, inoperância, ineficiência, como acontece em toda a máquina estatal brasileira.
-
marcos nunes
O Dimenstein, se a Foia zelar pela qualidade de seu "produto", deve estar ganhando um salário bem pequenininho, não?
-
leo
JÁ tentei dar aula em faculdade... desisti: mesmo tendo 2 Pós e atuando no mercado que eu iria dar aula, fui ver o valor :R$11, 60 hora/aula. Ou seja, valor extremamente baixo... MAIS: passei em primeiro lugar e outros foram chamados... OU seja, como foi dito na reportagem, a questão vai muito além de simplesmente bons professores. CAdê o orgulho de trabalhar por esmola? guardador de carro ganha beem mais q 11 reais por hora!
-
Livia Magalhães
Evidente que não. Professor não é corretor de imóveis! É por estas e por outras que, lienciada e mestrada pela USP, recuso-me a lecionar.
-
fernanda lustosa
mas como avaliar esse professor? frequencia, participação, ok, mas o principal critério é a melhoria do desempenho dos alunos. ora, para que isso aconteça, é preciso que todos os professores sejam esforçados. não basta um ou dois. toda a escola e a comunidade devem oferecer estímulo para os estudantes se aperfeiçoarem. o bônus deveria ser pago a todos e todos os anos, do mesmo modo que as empresas dão PNL (participação nos lucros) para todos os empregados. qual a diferença afinal?
-
silva
Simulacro! Sofisma! Ainda te acho intec-tualóide igual aquele Gustavo! Querem concordar com os países ricos quando conveniente...Pagar mais aos professores é um pecado mortal! Desde quando o sistema prisional e educacional americano é espelho? Deve ter bons motivos nessas empobrecidas linhas de escrever essas besteiras! Ainda acho essa coluna um calhau! Afinal quem recebe grana do PSDB...em suas obs-curas ongs... vai contra ...
-
Alex Cunha
Dimenstein, veja que incoerência em sua argumentação. Você fala que a aprendizagem dos alunos depende de fatores extra-classe como a comunidade. Porém, o sistema de bônus de São Paulo possui como parâmetros uma avaliação cognitivista com uma matriz idêntica para o Estado todo. Ou seja, o que você considera importante passa longe do sistema de avaliação atual. Mais ainda, escolas que valorizam o conhecimento produzido na própria comunidade vão mal na avaliação, pois não se adequam à matriz.
-
M.V Valvemark
Só que no Brasil não temos nem uma coisa e nem outra, ou seja, os professores ganham salários ridículos e a maioria das familias acham que os professores tambem tem a obrigação de ensinar os princípios básicos ( higiêne, respeito ao próximo, etc..) coisa que no mínimo deveria ser feita em casa pelos pais. No Brasil temos um somatório de descaso dos governantes e também de muitos pais que mandam seus filhos para a escola para não terem que cuidar deles em casa!!
-
M.V Valvemark
Credmilda, Se eu fosse seu filho sentiria vergonha, não foi este tipo de atitude que meus pais me ensinaram!! Eles me ensinaram a respeitar os professores e não reclamar da lição, dou graças a Deus por isto, hoje sou uma pessoa independente e bem sucedida.
-
cremilda
Muito pelo contrário. O professor manda uma montanha de lição de casa para os pais ensinarem em casa o que o professor deveria ter ensinado na sala de aula.
-
cremilda
Professor tem que ensinar o básico que é o respeito ao próximo. O bom exemplo é fundamental. Professor não respeita aluno, nem os pais e quer ser respeitado ???
-
-
Alessandra Poliche
Um dado importante colocado nessa matéria é a capacitação de Diretores... claro que professores bem preparado e remunerados podem fazer a diferença em uma escola, mas sem uma boa liderança, preparada para acompanhar as mudanças do processo educativo, não há boa remuneração, nem bônus que dê jeito, afinal a escola é um conjunto que precisa trabalhar em parceria, com os mesmos objetivos!!! Ah!! Sou professora da rede Pública paulista à 18 anos!!
-
Gabriel
PARTE 01 Há muitos problemas em políticas de valorização do profissional da educação (professores e pedagogos) em instituições públicas. Salário é uma delas. Não sei como é nos EUA, mas no Brasil seria preciso chegar num piso salarial mais justo, antes de oferecer uma gratificação por mérito. Será que podemos mesmo desqualificar um professor por baixa performance quando esse ganha menos de R$ 1200,00 e tem de ter dedicação exclusiva!!?
-
Gabriel
PARTE 03. Muitos irão culpar a corrupção parlamentar. Nem é. Mesmo que políticos roubem muito, eles são poucos. Se você pegar o salário de congressitas mais suas verbas extras e redistribuir pelos salários de todos os brasileiros da PEA o aumento salarial é de R$ 0,13. Por isso, nenhuma solução definitiva na educação dar-se através de uma medida de moralização política. Ajuda, mas não soluciona a questão
-
Gabriel
PARTE 02. ... porque se não, vamos acabar premiando aqueles profissionais que, por mais que ganhem mal, vem de familias mais abastadas ou tem outras fontes de renda e POR ISSO podem se dedicar mais ao emprego. Uma gratificação por mérito tem que ter profissionais em condições de execução de trabalho muito próximas, de modo que possamos realmente afirmar: "seu desempenho é maior porque ele se esforçou mais"
-
-
Dilma Fingolo
Como foi dito em seu artigo, o sucesso da educação não depende só dos professores, e além do mais como será medido esse e "esforço"? No Rio de Janeiro, com o saerginho, prova apenas de português e matemática. Então os demais são mais esforçados do que estes? Muitos alunos não tem aula de português e matemática, por conta dos baixos salários pagos na rede. De quem é a culpa? dos professores? Estamos medindo o "esforço dos professores" ou a "falta de esforço de nosso governador"?
-
Vinícius Loyola
"Sou dos que acham que um projeto educação sustentável tem de atrair talentos (isso significa melhores salários e treinamento continuado), precisa envolver a família e a comunidade, aumentar os espaços educativos na cidade, combinar várias políticas públicas em torno da escola (a começar pela saúde) e formar bons diretores. " Isso já existe para quem se impora. Se chama "escola particular". Os pobres tão mais preocupados com o Itaquerão...
-
alex costa
Pela primeira vez concordo em praticamente 100% da sua matéria. O pior é que já ouvi de ex funcionário da educação que quem não está satisfeito, que se mude (vá para a iniciativa privada). Aí é que a qualidade da educação pública vai piorando. Acho que a violência é o fator de maior importância, no sentido de afastar os bons profissionais e em segundo a questão salarial (muito triste). É vergonhoso, incentivos fiscais de milhões para instituições privadas, merenda
-
mduo
imagina se todos os vendedores recebessem o mesmo salário, sem comissão, indenpendentemente de quanto vendessem???? a unica diferença é o produto!!!! justamente por isso que os melhores profissionais de educação atuam em escolas particulares...
-
Marcão
Entre as esferas estadual e municipal, milito na Administração Pública há mais de 45 anos. Desde o meu primeiro ingresso, em meados dos anos 60, já era amplamente favorável ao método de retribuição salarial pela chamada "meritocracia" (recompensa por resultados obtidos), muito embora, na época, sequer se cogitasse publicamente dela. Os aumentos salariais ditos lineares (de percentual igual para todo o conjunto de servidores), ainda que aparente equidade,é injusto,posto premiar os inco
-
luiz henrique
O governador de MG, em entrevista a TVBrasil, afirmou q NAO ha possibilidade de melhorar os salarios dos professores e a qualidade do ensino sem uma fonte externa de financiamento, citou o presal como unica forma de financiamento externo. Destaco q em MG os professores estao em greve pq o governador se recusa a pagar o piso nacional. O 3 estado mais rico do pais continua muito mal administrado e nao ha qualquer preocupacao c a educacao, notadamente c salarios de professores. decepcao total!
-
roberto kobayashi
Ronaldinho Gaucho R$ 1.400.000,00 por mes : "Homenageado na Academia Brasileira de Letras"... Tiririca R$ 36.000,00 por mes, fora auxilios e mordomias : "Membro da Comissao de Educacao e Cultura do Congresso"... Piso Nacional dos PROFESSORES R$ 1.187,00(FORA OS DESCONTOS)...FALAR O QUE? É POR QUE NESTE PAÍS OS QUE ENSINAM COISAS inuteis COMO : LER, ESCREVER E PENSAR TEM POUCO VALOR!
-
Barney
e o nosso LULA pego lendo um livro de cabeça para baixo, o povo reclamando que não passa no detran pq não sabe interpretar as questões teoricas...No brasil a maioria da população é inapta a leitura pq mesmo saindo da escola de ensino medio, não sabem interpretar um simples texto.
-
cremilda
Ronaldinho ganha muito mesmo. Se ele entrasse no campo e começasse a fazer beicinho ao invéz de gols, ou se não fizesse nada e ficasse culpando todo mundo pelo seu fracasso, como faz o professor, ele não estaria jogando futebol
-
-
Alex Carneiro
Engraçado como o Brasil é um país de extremos. Um professor de ensino fundamental e médio ganha muito pouco nas instituições públicas, muitas vezes o salário não chega a R$ 1000,00. Por outro lado, professores universitários ganham, por baixo, uns R$ 4000,00, sendo graduados e tendo mestrado, para ensinar em instituições públicas. Lembrando que professores doutores têm salário inicial superior a R$ 7500,00.
-
luiz henrique
é a prova q os governadores e prefeitos NAO se preocupam c a educacao! Em SC descobriram um crime contra a educacao, o governador se utilizava de artimanhas contabeis p desviar 25% do FUNDEB e com isso custear as mordomias do tribunal de contas, p comprar carros novos p os deputados estaduais, p financiar jantares e festas dos desembargadores do TJSC e p comprar o apoio do MPSC q ate agora esta em silencio e se recusa a investigar os desvios de verbas da educacao.
-
-
cgarcia
Prezado Gilberto, realmente gde parte da solução está no aspecto salarial. Minha esposa é professora da rede pública e particilar. Pra q tenha um salário aproximado de r$3.000,00 , ela dá aulas das 7:00 horas as 23:00 , em pelos menos 3 dias da semana, sendo q nos outros dias tem folga ou no período da tarde ou noite.O estado de stress de uma pessoa que se submeta a esta rotina é alarmante. Sem contar a falta de tempo p/ especialização.Nota. A maior parte do salario é da rede particular(70%)
-
claudio
Como pensar em educacao de qualidade num pais onde se desviam ate merenda escolar. Sabemos que no Brasil, Educacao nunca foi prioridade, pra comecar, porque nossos politicos nao colocam seus filhos em escolas publicas. Aqui em minha cidade, a nossa prefeita cortou ate o cafezinho e merenda para o professor. Sou professor de matematica, com pos graduacao e me esforco muito pra fazer um bom trabalho, quer saber meu salario, R$ 850,00 por mes. Chega de prosopopeia. Claudio- governador va
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.