Comida > Caricata e "exótica", cozinha brasileira decepciona no exterior Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Lourenço Fráguas

    Caso típico de customização da culinária é a pizza. Hoje, algumas estão mais para sobremesa do que para prato principal. Experimente uma de chocolate ou de banana e outras frutas.

    Responda
  2. dionesreis

    Neste restaurante da foto, tenho a impressão de que a qualquer momento, vai pular na mesa um índio ou uma onça!!!

    Responda
  3. Gabi

    Em Toquio, existem varias churrascarias brasileiras, a melhorzinha eh o Barbacoa em Omotesando/Harajuku, mas culinaria brasileira definitivamente nao existe por aqui. Se quiser comer comida brasileira a melhor coisa a se fazer eh preparar voce mesmo, consigo fazer uma moqueca capixaba muito boa com o peixe daqui, e o coentro se encontra facil nos mercados, pois eh uma erva muito consumida pela culinaria asiatica no geral, a gente se vira com que tem para matar a saudade de vez em quando.

    Responda
  4. cgomes25

    O restaurante brasileiro "Alameda" em Shanghai foi escolhido o melhor restaurante da cidade em 2006. Serve comida fielmente mineira. O restaurante brasileiro "Wave" na ilha de Santorini na Greacia eh o mais badalado da ilha. Em Pisa, nas margens do rio que circunda a o Duomo e a Torre, existem inumeras pizzarias, porem, tem um restaurante brasileiro que serve comida baiana fantastico! Eu comi acaraje quando estive por la.... Restaurantes brasileiros ruins existem, mas na

    Responda
  5. callado

    ipanema Grill é deliciosa e não fica nem um pouco atrás das nossas churrascarias... Talvez a intenção do jornal fosse criticar, por isso escolheram os piores.

    Responda
  6. DECESAR

    ACHO QUE ESTES REPORTERES fizeram esta reportagem dentro de um quarto de hotel por telefone. Depois tiraram uma foto de um lugar qualquer. Pois as informações não condiz com os existentes aqui nos Estados Unidos. Eles não sabem o que significa Fogo de Chão, Costela de Ripa, Porcão, Copacabana Grill e outros. Acho que gastaram a verba da reportagem com outras coisas. A Folha deveria auditar estes reporteres.

    Responda
  7. cidogalvao

    tirante o rodizio ( sim, rodizio, a forma, não o conteúdo - churrasco que tampouco é nacional) , não existe cozinha brasileira, existe isso sim comida indígena. assim que está muito ligada a mandioca e aos cozidões. Para finalizar: cometemos pecados originais em todos os âmbitos da culinária, nacional e a internalizada. Aqui lasanha é uma gororoba, empanturra brutos, diga-se quase o mesmo da pizza. Mesmo os franceses, aqui são de dar pena. Pecamos até na arquitetura do local. Há exceções. /

    Responda
  8. Francisco Sampa

    COM CERTEZA OS JORNALISTAS NAO VISITARAM OS RESTAURANTES BRASILEIROS RADICADOS NA CIDADE DE NEWARK EM NEW JERSEY , HA 20 MINUTOS DA PENN STATION NY O MADISON SQUARE GARDEN, CITOS OS: BRASILIA GRILL, BOI NAS BRASA GRILL, CASA NOVA GRILL E O DELICIAS DE MINAS, EM QUEENS NY O POINT BRAZIL CAFE E GRILL, RECEBEU ALTOS ELOGIOS DO GDE CRITICO GASTRONOMICO DAVE COOK... QUE TAL ANDAREM UM POUCO MAIS PRA CONHECEREM OUTRA REALIDADE GASTRONOMICA NA AREA DE DE N.Y E N.JERSEY

    Responda
  9. Olegario

    "cozinha brasileira decepicona no exterior". Tem alguma coisa errada: ou a reportagem ou os restaurantes. Tal afirmativa não combina com o que presenciamos quando franceses, americanos, alemães, africanos e outros comem a verdadeira comida brasileira no Brasil. A julgar pela ambientação do restaurante da reportagem, eu mesmo, nem entraria.

    Responda
  10. Natália Gehringer Passos

    Pra mim a culinária brasileira é a melhor e com certeza desperta muita curiosidade às pessoas de fora. Mas tem uma coisa referente a foto que não me agradou: precisa fazer do restaurante uma floresta?Aí é exagero, né?

    Responda
    1. marutu

      iiii Natália,que opinião discrimitória,deixa eu te levar para jantar,aposto que você vai mudar de conceito e descobrir que estava perdendo as oportunidades de ser mais feliz.Que Tal?

  11. Darci Ciconetti

    Os poucos restaurantes ou Cafes Brasileiro(Bar, boteco que serve comida) na Europa, sao muito bregas e com musicas rediculas, passam uma imagem totalmente distorcida do pais, estive em alguns locais e certamente nunca vou voltar.

    Responda
    1. marutu

      Não entendo,por que um brasileiro ,em viajem pela Europa,procuraria um restaurante brasileiro ?Qual o sentido disto?Se tem centenas de opções de conhecer a gastronomia local,bebidas, doces,um mundo ,você vai escolher um lugar de comida brasileira.Sem ofensas,mas é estranho,pelo menos para mim.

  12. El Negro

    Como viajo bastante,acho que posso dar opiniao,primeiro e' preciso separar, USA,o americano quer porcoes grandes e realmente nao tem nenhum refina mento para a comida,basta que seja muita e apimentada ou doce. Europa,de uma maneira geral e' bastante refinada,especialmente nos Paises Mediterraneos,e a aparencia do prato e' fundamental,convenhamos que um prato de arroz e feijao,embora bom,tem aparencia desagradavel,ainda mais quando se junta bife e salada,um autentico crime,para o europeu.

    Responda
  13. Fabmelo

    Bem feito ! Imagino a quantidade de baboseiras que estão vendendo do por lá, e que denominam de comida brasileira. Aliás, o que representa a comida brasileira relamente é o que está no interior do país. O que há nas capitais, na maioria é "releitura" de "chefzinhos" metidos a besta com suas espuminhas e pratos com carne crua, emborrachada e legumes com gosto de papelão.

    Responda
    1. Fabmelo

      Obrigado pelo convite Mário, São Paulo concentra os sabores do mundo. Quando for a Sampa novamente me lembrarei disto. Abraços.

    2. marutu

      Olá Fabiano,venha a São Paulo,eu moro aqui e você é bemvindo.Irá precisar de vários dias e bastante dinheiro para se convercer que a gastronomia aqui é altamente requintada e variada para qualquer gosto,bastante boa ,tal como abrigar o sétimo melhor restaurante do mundo,o D.o.m que tem como chef Alex Atala.Mas toda cidade é um "parque gastronomico"e duvido que não goste.É sério e você pode conferir,aliá,se estiver pagando,eu terei prazer em acompanha-lo para tal tarefa.

    3. Fabmelo

      Olá Mario, nada que não esteja à disposição na famigerada onda a gourmet e nos programas de TVs. Veja-se, hoje ninguém saboreia mais uma comida. Cada garfada tem que vir com a indefectível revirada de olho um grutural "hummmm" e os vagos comentários como: intenso, marcante e por aí vai...

    4. marutu

      Uau cara,você entende de gastronomia heim,estou impressionado com a sua descrição,bem requintado e firme,vai ai um arrozinho com ovo e catchup,é bom heim!

  14. Leo

    Isso não é feijão e arroz, bife, ou ainda com dois ovos fritos e duas rodelas de tomate com certeza....que é sucesso garantido. Deve ser outra coisa... Ninguém como porcaria. Além de caro, conta muito a higiene e o capricho, coisa que muita gente não tem.

    Responda
  15. marutu

    Vejo como normal,a cozinha brasileira é muito regional e sem requite,tem como base os restos das sobras do senhor,que enrriquecida com especiárias e com a adição de outros alimentos de sabores variados,ou o mais facíl como o ensopado com peixes ,rápido e simples,Já os doces tem uma origem portuguesa ,que necessitam de mais elaboração no feitio.Eu particulamente, gosto muito da cozinha brasileira,não de todas as receitas,e provalvemente sentiria falta se vivesse no exterior.

    Responda
  16. Marco

    Cara eu estive nos estados unidos, fui a um bairro predominantemente de Afro-americanos, o comida horrivel, nada se salva, exceção as tortas doces, frango crocante com melado, carne gordurosa, não tem o gosto da nossa, sem falar que tudo é realmente muito grande, a garçonete ficou espantada de eu e minha esposa pedirmos apenas um prato, deu para os dois e ainda sobrou; sabe aquele cafezinho gostoso que a gente toma aqui e qualquer um sabe fazer? o deles é agua pura nem colocando leite salva.

    Responda
  17. Darlen *Ich bin eine Simpsons*

    Eu conheco um restaurante brasileiro em Colonia na Alemanha. Diferetemente do diz a matéria, esse restaurante é um sucesso na cidade. Para eu conseguir uma mesa tive que ligar com um mes e meio de antecedencia. Agora detalhe, o restaurante é brasileiro mais o dono é portugues.

    Responda
  18. Carolina F.

    Eu li toda a reportagem no jornal e todos os restaurantes pareceram muito caricatos e folclóricos, com mulata dançando, índio na parede etc. Também não explicou o quão preparadas são essas pessoas que abrem os restaurantes, se tinham experiência, se fizeram algum curso, se conhecem a "cena de restaurantes" do Brasil e do país no qual vivem. Por fim, a comida acaba sendo adaptada mesmo, não tem jeito. Aqui é também.

    Responda
  19. Carolina F.

    Eu li toda a reportagem no jornal e todos os restaurantes pareceram muito caricatos e folclóricos, com mulata dançando, índio na parede etc. Também não explicou o quão preparadas são essas pessoas que abrem os restaurantes, se tinham experiência, se fizeram algum curso, se conhecem a "cena de restaurantes" do Brasil e do país no qual vivem. Por fim, a comida acaba sendo adaptada mesmo, não tem jeito. Aqui é também.

    Responda
  20. Gustavo Moreira

    Quanto a Europa, não sei dizer sobre o que acontece, mas nos EUA é simples. Esse povo não tem cultura para nada, não conseguem absorver outras culturas, não conheço povo mais estéril que esse.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Perfeita definição, Danielle.

    2. danisteffen

      Max, eu moro ha 4 anos em Upstate NY e concordo com o Gustavo. O povo comum daqui (nao to falando de ricos, esses comem bem em qq lugar), realmente come MUITO mal. Os restaurantes sao umas drogas, as comidas sao estereotipadas, uma miseria. Qdo fiz galinhada, quiabo com ovo e farofa pra festas na minha igreja, o povo ficou doido (e olha que eu cozinho +ou-). Vieram me perguntar como o quiabo ficava tao seco, e a galinha, tao saborosa.

    3. Max

      Só um mentecapto saudosista para ir à Itália e comer feijoada, ir ao Japão e comer carreteiro!!

    4. Max

      você deve ter viajado ou mesmo morado nos States, para ter uma opinião tõ abalizada e inteligente!

    5. Tiago Volpato

      Claro, porque nos EUA ninguém come comida Mexicana e Chinesa.

  21. edepaula

    Para nos que moramos fora do Brasil se a aplica o ditado: "Quem nao tem cao caca com gato". Qualquer coisinha ajuda a saciar a saudade do Brasil. Como outros leitores ja indicaram, os precos sao realmente absurdo. Porem, nao ha outra alternativa se alguem quer tomar um guarana ou uma caipirinha. Quem nao tem cao caca com gato.

    Responda
  22. eduardo rodrigues

    Essa imagens caricatas são o fim da piccada mesmo. Depois reclamamos da imagens que as pessoas fazem da gente no exterior - nós fazemos questão de vender esse estereótipo. Adaptar ao gosto de lá é um erra crasso. Os restaurantes indianos e tailandeses fazem justamente o contrário e é justamente seu diferencial que justifica seu sucesso.

    Responda
  23. Allitos

    Os restaurantes brasileiros na costa leste dos EUA são na maioria buffet self-service, e quase sempre pre-cários. Em sua maioria presentes pra atender aos brasileiros da região local. Aquelas filas de pessoas com pratos na mão nem sempre são organizadas. Eles passam uma imagem muito po-bre e errônea do Brasil. Isso é tris-te. Os poucos e raros restaurantes brasileiros nos EUA que valem a pena ir são o Texas do Brasil, Por-cão e Plataforma, mas são caríssimos!

    Responda
    1. edepaula

      Allan, tambem gosto do Texas do Brasil. Ha tambem um restaurante que parece ser mais genuino - e chamado Fogo de Chao. De uma olhada no Google.

    2. eduardo rodrigues

      Allan, isso ocorre porque os donos são aventureiros. Não são pessoas que apreciam culinária nem nada. São qualquer pessoa em busca de uma grana e só; o público alvo são os brasileiros no exterior apenas.

  24. José Camara

    Só as imagens caricatas me fez perder o t...

    Responda
  25. Bernardo Hoffman

    Para quem está acostumado a viver aqui, comendo coli-formes fecais, pelos de r-a-t-o-s e restos de in-s-et-os misturados aos alimentos, é muito estranho chegar no Primeiro Mundo e comer comidas limpas. O gosto é diferente, meio "sem tempero". Então, começa a dizer o que dizia T-o-m Jo-b-im, ao voltar para o Brasil depois de viver alguns anos em Nova Iorque: "lá é bom, mas é uma mrda, e aqui é uma mrda mas é bom".

    Responda
    1. discutindo com nível

      Bernardo, vê-se que você não entende nada de restaurante ou culinária. Se os restaurantes que você frenquenta têm, na verdade, o que você descreve acima, é uma pena. Se para você é necessário haver coli-formes fecais, pelos de r-a-t-o-s e restos de in-s-et-os nos alimentos para que eles fiquem saborosos, boa sorte com o seu estranho paladar. Sugiro que você explores lugares mais limpos e tente adaptar seu paladar ao gosto saboroso e da real da culinária brasileira sem as suas "

    2. José Camara

      Moro fora do Brasil a um bom tempo... a higiene dos restaurantes por aquí é bem duvidosa também.

  26. Bernardo Hoffman

    Para quem está acostumado a viver aqui, comendo coli-formes fecais, pelos de r-a-t-o-s e restos de in-s-et-os misturados aos alimentos, é muito estranho chegar no Primeiro Mundo e comer comidas limpas.

    Responda
    1. Clayton Santista

      Pudemos perceber a qualidade dos restaurantes que vc frequenta! Eu por exemplo costumo ir a restaurantes em que eu tenha confiança!

  27. Heitor Bonfim

    Fiquei com náusea só de olhar o ambiente do restaurante.

    Responda
  28. silviodolce

    Aqueles jogadores de futebol/basquete/voley que vão para o exterior, ganham uma mini fortuna todo mês, são badalados mas, de repente, eles vêm com aquele papo: "saudade do feijãozinho lá de casa". A Beatriz Segal imortalizou o fato em uma cena da novela Vale Tudo em que ela diz para a Maria de Fátima (Glória Pires): "Isso é banzo minha filha, coisa de ne gros e ín dios" Sempre achei isso engraçado! E então um dia, morando lá em NY, lembrei-me disso. Senti exatamente a mesma coisa! E que s

    Responda
  29. Haase

    Realmente...é a pura verdade !!! Conheço varios , Lisboa , Porto , Londres e Madri..... Carissimos e de pouca kualidade .....e muitas vezes de mal gosto !!! (mas, gosto nao se descute ) Chegam a vender uma caipirinha por 12 euros = +ou- 25 reais !!! Mais caro do doke uma boa garrafa de whisky.

    Responda
  30. Aurea Garcia

    Vivi um tempo perto desse restaurante Gabriela.. entrei um dia e perguntei se alguém falava português, e com a resposta negativa, já perdeu minha credibilidade (os preços também me assustaram!). Mas havia outro, menor, mais próximo a Sacre-Coeur, que era dirigido por brasileiros. Não cheguei a experimentar, mas parecia mais fiel ao que conhecemos.

    Responda
  31. Morry

    Adaptar pra paladar americano coisíssima nenhuma, minha tia enchia as burras de dinheiro toda vez que lhe dava na telha atender encomenda de feijoada, salgadinhos (os americanos ficam doidos com os salgadinhos brasileiros, porque lá não tem), comida baiana... e quem mais pedia eram os gringos mesmo. Tinha uma outra senhora que era especializada em acarajé, fazia para festas. Tinha umas 2 casas pagas nos Eua e estava comprando a terceira no Brasil.

    Responda
  32. SILVANO FEBRONI

    Só falta ter indios pelados, cobras e jacares andando no restaurantes, de tão exotica. E UMA TRISTEZA, e olha que em Londres tem cozinha de mundo todo, e a pior e a brasileira. Sinal que nós não sabemos globalizar.

    Responda
  33. Ale

    Moro em Miami e posso dizer que as churrascarias Texas de Brazil e Chima sao melhores do que qualquer churrascarias do Brazil. A comida e excelente e a qualidade da de 10 a zero para qualquer churrascaria do brazil. O restaurantes sao sofisticados com ambientes agradaveis e o servico bem profissional e consistente. Uma das melhores churrascarias de Sao Paulo nao se compara com Texas de Brazil e Chima em Miami e Fort Lauderdale. Os precos sao altos mais vale a pena.

    Responda
  34. Luciene CS

    A reportagem é uma mae. Na realidade estes restaurantes brasileiros sao uma por-ca-ria. Primeiro: a comida nao tema nada a ver com a nossa cozinha. Segundo: os ambientes sao terriveis e de tremendo mau gosto, refletindo uma imagem completamente erronea do Brasil. E terceiro e ultimo: um absurdo de caro. Mas dou uma dica de uma boa churrascaria "Brasiliera" em Hamburgo, o nome do Rest. é Pantera, tem um ambiente otimo e a comida muito boa. Detalhe: o dono e a maioria dos

    Responda
    1. John Galt

      curiosidade...qual deve ser a aparência de um restaurante desses pra corretamente refletir um país com quase 200 milhões de pessoas, com cidades que misturam riqueza e pobreza extremas, e com paisagens que comportam de seis biomas naturais?

    2. For Fun

      Caramba Luciene, entao é aí que o Pantera foi parar? Era em Bremen... ou pelo menos tinha um em Bremen... agora é "Boi na Brasa" ou algo assim, mas ainda nao provei.

  35. Dewey

    Isso acontece com todos os países que possuem uma culinária típica. Vejam o México. Quem popularizou a cozinha mexicana no mundo foram os americanos com o famoso tex-mex. Quem conhece o México sabe que o tex-mex não tem nada a ver com a típica culinária mexicana. Ou alguém acha que aquilo que os restaurantes chineses servem aqui é a mesma comida feita na China? Esses restaurantes que vão para o exterior não estão preocupados com a fidelidade, mas sim com o lucro. E estão corretos.

    Responda
    1. Tolerância Zero

      Concordo! Assim como "petit-gateau"... Que não é típico francês e nem existe por lá!

  36. Deia

    Além de tudo, custam uma fortuna!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.