Comentários para:

Um dia sem novelas

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sil Silva

    A novela "CORDEL ENCANTADO" é primorosa! Fotografia, cenário e figurino impecáveis! Criativa e apesar da miscelânea ficcional retrata um Brasil (caricato) que ainda existe numa analogia brilhante. Quem não ainda viu, assista. Vale a pena.

    Responda
  2. marcelo master

    Isso é uma crítica fantánstica, talvez a verdadeira cultura exija muito das massas, qual seria a audiência de um concerto ao vivo da OSESP no sábado à tarde, onde a excelsa nona sonfonia de Beethoven estivesse a ser tocada para que o público pudesse sentir no imo de sua alma a essência de uma das mais elevadas obras de arte de toda a cultura ocidental?

    Responda
  3. WALLACE SOUZA DUARTE DE OLIVEIRA

    Acho radical crucificar as novelas. Num país pobre como o nosso, elas até que cumprem sua finção, mesmo capengando. Não somos Hollywood nem temos o grau de cultura do Primeiro Mundo, e isso não pode ser esquecido.

    Responda
  4. Claudinei

    Idéia fantástica. Será que os brasileiros não tem mais nada para fazer nas noites semanais do que assistir as mesmas novelas?

    Responda
  5. Marcelo Alves Fins e Lima

    A novela não possui o objetivo de transmitir informação e sim o objetivo de viciar o cidadão. Por isso é tão difícil para quem está viciado ficar um só dia sem ver novelas. Todo dia sem novelas, espalhe esta ideia. #tododiasemnovelas

    Responda
  6. berenice tasca

    Até fui noveleira nos anos 70, pq as opçoes eram poucas; nos anos 80 assisti menos, e de lá pra cá, eliminei por completo o hábito; detestável ver/rever as mesmas cenas e cantilenas, por mim as novelas estao c/os dias contados. Excelente o seu ponto de vista.

    Responda
    1. marcelo master

      Novelas são um produto da falta de cultura de um povo o mesmo pode ser falado à respeito dos enlatados americanos e de muitos blockbusters, são feitos para ganhar dinheiro e não para instruir ou ensinar ao cidadão comum o sabor e encanto da verdadeira arte

  7. Tietri

    Vilipendiar as telenovelas é típico de uma pseudointelectualidade middlebrow. Por outro lado, é curioso saber que uma das principais diversões de Wittgenstein era assistir a westerns daqueles bem fuleiros. Preocupante é a nítida decadência do chamado folhetim eletrônico. Se antes tínhamos Dias Gomes, Walter George Durst e outros dando ao formato a qualidade própria do gênero, hoje temos uma miséria dramatúrgica impressionante, haja vista o declínio do trabalho de Gilberto Braga

    Responda
  8. sheila sousa

    Apoio totalmente um dia sem novela , como já no domingo não tem durante a semana seria melhor aina , mais cultura para a familia brasileria.

    Responda
  9. wbressan

    "Pior ainda é que parte da crítica cultural brasileira ainda leva a sério essa dramaturgia rasteira da telenovela de hoje, abrindo-lhe páginas nos cadernos de cultura dos melhores jornais." Pior ainda é ver um jornalista que não valoriza a cultura do seu próprio país, nem os hábitos, nem os gostos da população.

    Responda
  10. wbressan

    Com certeza o nobre jornalista não assistiu a "O Astro" para falar uma baboseira dessas. A teledramaturgia brasileira com as novelas dos demais horários realmente está em crise, mas a atualização do grande sucesso de Janete Clair resgata bons elementos dos folhetins dos anos 80, por exemplo. É um novelão à moda antiga, com uma pegada mais forte que o horário permite. De uma forma de outra, é uma reinvenção do gênero. O público é heterogêneo, mas hipócrita e que não gosta de mudanças.

    Responda
    1. DONIZETI

      Caro Willian Bressan, discordo, respeitosamente, de seu ponto de vista pois percebemos que o comentarista clama por mudanças na teledramaturgia (que não precisa ser o apelativo da nudez ou pegada como vc discreveu). Talves uma nova "Vale Tudo" porém atualizada. Em tempo embora eu não assista mais as novelas, pois é possível saber o q se passa pelos portais de notícias, sei que nem todos podem assinar canais de tv que dão mais opções aos telespctadores. Aliás por que custa tão caro no Br? /p

  11. saminho

    A diferença entre novela, teatro e cinema, é uma questão de formato e de crítica. De vez em quando "parte da cultura brasileira", como o colunista, fala no final da novela. Entretanto, após fazer a apologia desta novela, destacando o fenômeno psicodélico da canção e da dramaturgia que projeta claramente os conflitos de classes e familiares, o autor desanca o estilo, de forma contraditória. O artigo é muito mais uma apologia do que uma crítica. Ficar ou não sem novela não faz a menor diferenç

    Responda
  12. mauricio mainart

    Eu engrosso as fileiras desse movimento, que considero dos mais relevantes dos ultimos 40 anos. Se precisarem alguem pra empunhar a bandeira, contem comigo.

    Responda
  13. LayonM

    PARTE 1 - Ao contrário da maioria dos comentários negativos a telenovela, elas ainda são o produto mais consumido da televisão e querendo ou não, é a pauta da sociedade. O problema não é o gênero, e sim, como ela é escrita e de que maneira atrai o público. Ao condenarem a novela como "produto alienante" e de "subcultura", muitos esquecem de sua importância para os brasileiros como uma forma fácil e lúdica de entender coisas, cessar preconceitos e a reivindicação de direitos hum

    Responda
    1. LayonM

      PARTE FINAL - ... O problema das telenovelas são os temas e as alusões a antigos sucessos repetidos em demasia. Sobre os índices de audiência baixos, é porque a população ganha mais e pode ter mais opções de lazer do que ficar horas e horas somente assistindo TV. Alguém se imaginou o que iria fazer sem os tablets e toda essa tecnologia? E com a mentalidade de antes? Se pode educar ou estragar o povo com novela. Isso depende de que quem a conduz. É influenciável

    2. LayonM

      PARTE 2 - ....A novela "Cavalo de Aço" (Globo-1973) tentou (mas a censura não deixou) que os temas como reforma agrária e combate as drogas fossem discutidos. "Explode Coração" (Globo-1995/96), falou em um dos temas, o desaparecimento de crianças. A novela "Mulheres Apaixonadas" (Globo-2003) discutiu a violência contra a mulher e os maus tratos aos idosos. Nos anos seguintes, o estatuto do idoso e a lei Maria da Penha estão vigentes. CONTINUA...

  14. LayonM

    Ah, tá bom, com uma # podemos mudar o mundo e convencer a todos a parar de ver novela. KKKKKKK

    Responda
  15. Cherba

    temos livros ate pra alugar,TV paga,DVD e todo o resto de entretenimento e nem por isso o povo para de ver as tão ruins..e temidas novelas que estão passando vejo todos os dias pela net vários comentários que tal novela esta ruim outra apela e assim vaimais com isso vejo que estão todos vendo as novelas e vêem aqui na net(escrever)bem ou mal quem não gostam porque as seguem podem ate achar que cultural estamos repetindo a mesmice (um dia sem novela)e umterror veja o domingo que tédio e ver T

    Responda
    1. Erik Simões

      Essas alternativas não adiantam. Quem assiste novelas, se fosse ler alguma coisa, seria a revista Caras. Se fosse assistir a TV paga seria People and Arts. Se fosse assistir um DVD, seria do Luan Santana. Qual é pior?

  16. Sargenta Pimenta

    Sou mais pela extinção dessa coluna. O sujeito odeia novela, mas sabe mais que vários noveleiros, e até se dedica a escrever sobre elas. Mas, sinceramente, essas colunas do aquele-cujo-nome-é-censurado não são muito díspares de novela nenhuma.

    Responda
  17. Virgílio

    Que bom. Significa interações, contatos, novos relacionamentos, desenvolvimento cultural, pessoas evoluindo e melhorando o mundo. Quíça fossem as telenovelas enviadas para o EUA e Europa, definitivamente e sem volta. Nosso povo teria o direito de ultrapassá-los em inteligência, finalmente.

    Responda
  18. Gama

    Gostaria de lembrar duas coisas. Primeiro que, não sei se a maioria das pessoas já reparou, mas todo aparelho de televisão tem, tanto no controle remoto como no painel, um botão que serve para desliga-lo e segundo que existe uma rede de bibliotecas públicas que emprestam livros gratuitamente. Me parece que a maioria da população não sabe disso.

    Responda
  19. Akhenathon Akhton

    #umdiasemnovelas para quem não assiste novelas? Quem acessa Internet não vê novelas há tempos (aliás desde a época de "O Astro" original, no meu caso). Já o povã0 continua assistindo e se distraindo com os folhetins diários, apesar das tentativas de transformar o gênero em panflet0 de causas p0liticamente corretas... Quanto ao comentário que o Brasil de 1978 era "milit@r-capitalista", o que somos hoje? Um país "civil-corrupt0"? Melhorou?

    Responda
  20. Bastos

    Assisto tão pouco a tv Globo que quando vi a chamada dessa novela, me perguntei: será reprise? E estou decepcionado ao saber que mesmo passando tão tarde, a audiência é alta. Será que nosso povo não é exigente? Não existem diversas alternativas principalmente nos canais fechados que trazem conhecimento/cultura? Decididamente, nosso povo precisa de uma sacudida...

    Responda
  21. sambaez

    Meus dias são sem novela há décadas, graças a Deus.

    Responda
    1. cla

      os meus tambem.....

  22. kimbo

    Novela é a cara do povinho brasileiro.Vai mudando de acordo com o paladar do consumidor.Começa com gosto de feijão e acaba como tangerina.Assim, garante a audiência e minimiza o risco de prejuízo.Quem assiste a isso, não tem neurônios para perceber essa "sutil" transformação!Está, tal qual bicho de estimação, condicionado a rir quando a claque eletrônica o faz, chorar quando o "mocinho" perde, e ir dormir quando o plim-plim determina.Até o Lulla percebeu isso.E se deu bem.O país, esse sifu!!

    Responda
  23. Marina Wolfenberg

    Tem meu apoio mas se fosse sem novela para o resto da vida seria melhor, elas não tem nada de útil

    Responda
  24. joaima

    um dia é pouco. deveria ser extinta. novela alienia o povo. a tv globo vive de dramaturgia. povo alienado. povo manipulado.

    Responda
  25. Eugênio Pacelli L. da Costa

    Naquela época, há 30 anos, talvez precisasse de muito audácia para se dizer isso "Boicote a novela!", no alto dos seus 80% de audiência. Mas a novela é isso mesmo, um subproduto cultural. Com a graça de Deus, consegui evitar as novelas como algo viciante, que nos prende a atenção, nosso olhar. Das grandes novelas, me marcaram poucas, "Beto Rockfeller", "Escrava Isaura", com Lucélia Santos. Acho que uma novela por anos já seria o bastante.

    Responda
  26. Dyego Tull

    Não só 1 dia, mas todos os dias sem novelas seria ótimo,se bem que nem assisto esses lixos que passam na tv aberta.Sò Chaves.

    Responda
  27. Krüger

    Engraçado...a música de O Astro ficou na minha cabeça também. Mas discordo com a afirmação de que o povo brasileiro é criativo. Na verdade, o povo brasileiro está pouco criativo. O Astro é só mais do mesmo, mas considerando que já tivemos remakes de novelas que nem foram tanto sucesso à época, então as produções já terceirizaram a criatividade. Hoje é só produção! O mesmo vale para futebol, música e política. É o povo sem alma!

    Responda
    1. asoaresc

      É isso aí, caro Gustavo ! O povo brasileiro perdeu a criatividade faz tempo ! Hoje, para ouvirmos uma boa música, somos obrigados a ouvir músicas de 20, 30 anos atrás. Criatividade ? Com bondes do tigrão, luans santanas e ivetes sangalos ?? Tenha paciência... A propósito, eu me lembrei como se fosse ontem de no alto dos meus 7 anos assistir ao Jornal Nacional com reportagens sobre a Copa da Argentina em 78 emendada com a pergunta que mais se ouviu naquele ano: quem matou Salomão Hayala !!!

  28. Indiano de Almeida

    Que tal um dia sem colunas medíocres e mal escritas da F0lh a?

    Responda
    1. wbressan

      Concordo plenamente!

    2. sambaez

      Deveria existir um dia sem comentários agressivos e mal-educados também...

    3. Vinicius Martins

      que critica a conteudo tudo bem... mais manda esse comentario tendenciosamente defendendo novela e colocando como justificativa materias mal escritas.... vc se enquadra no termo acima "MEDIOCRE"