-
Sil Silva
A novela "CORDEL ENCANTADO" é primorosa! Fotografia, cenário e figurino impecáveis! Criativa e apesar da miscelânea ficcional retrata um Brasil (caricato) que ainda existe numa analogia brilhante. Quem não ainda viu, assista. Vale a pena.
-
marcelo master
Isso é uma crítica fantánstica, talvez a verdadeira cultura exija muito das massas, qual seria a audiência de um concerto ao vivo da OSESP no sábado à tarde, onde a excelsa nona sonfonia de Beethoven estivesse a ser tocada para que o público pudesse sentir no imo de sua alma a essência de uma das mais elevadas obras de arte de toda a cultura ocidental?
-
WALLACE SOUZA DUARTE DE OLIVEIRA
Acho radical crucificar as novelas. Num país pobre como o nosso, elas até que cumprem sua finção, mesmo capengando. Não somos Hollywood nem temos o grau de cultura do Primeiro Mundo, e isso não pode ser esquecido.
-
Claudinei
Idéia fantástica. Será que os brasileiros não tem mais nada para fazer nas noites semanais do que assistir as mesmas novelas?
-
Marcelo Alves Fins e Lima
A novela não possui o objetivo de transmitir informação e sim o objetivo de viciar o cidadão. Por isso é tão difícil para quem está viciado ficar um só dia sem ver novelas. Todo dia sem novelas, espalhe esta ideia. #tododiasemnovelas
-
berenice tasca
Até fui noveleira nos anos 70, pq as opçoes eram poucas; nos anos 80 assisti menos, e de lá pra cá, eliminei por completo o hábito; detestável ver/rever as mesmas cenas e cantilenas, por mim as novelas estao c/os dias contados. Excelente o seu ponto de vista.
-
marcelo master
Novelas são um produto da falta de cultura de um povo o mesmo pode ser falado à respeito dos enlatados americanos e de muitos blockbusters, são feitos para ganhar dinheiro e não para instruir ou ensinar ao cidadão comum o sabor e encanto da verdadeira arte
-
-
Tietri
Vilipendiar as telenovelas é típico de uma pseudointelectualidade middlebrow. Por outro lado, é curioso saber que uma das principais diversões de Wittgenstein era assistir a westerns daqueles bem fuleiros. Preocupante é a nítida decadência do chamado folhetim eletrônico. Se antes tínhamos Dias Gomes, Walter George Durst e outros dando ao formato a qualidade própria do gênero, hoje temos uma miséria dramatúrgica impressionante, haja vista o declínio do trabalho de Gilberto Braga
-
sheila sousa
Apoio totalmente um dia sem novela , como já no domingo não tem durante a semana seria melhor aina , mais cultura para a familia brasileria.
-
wbressan
"Pior ainda é que parte da crítica cultural brasileira ainda leva a sério essa dramaturgia rasteira da telenovela de hoje, abrindo-lhe páginas nos cadernos de cultura dos melhores jornais." Pior ainda é ver um jornalista que não valoriza a cultura do seu próprio país, nem os hábitos, nem os gostos da população.
-
wbressan
Com certeza o nobre jornalista não assistiu a "O Astro" para falar uma baboseira dessas. A teledramaturgia brasileira com as novelas dos demais horários realmente está em crise, mas a atualização do grande sucesso de Janete Clair resgata bons elementos dos folhetins dos anos 80, por exemplo. É um novelão à moda antiga, com uma pegada mais forte que o horário permite. De uma forma de outra, é uma reinvenção do gênero. O público é heterogêneo, mas hipócrita e que não gosta de mudanças.
-
DONIZETI
Caro Willian Bressan, discordo, respeitosamente, de seu ponto de vista pois percebemos que o comentarista clama por mudanças na teledramaturgia (que não precisa ser o apelativo da nudez ou pegada como vc discreveu). Talves uma nova "Vale Tudo" porém atualizada. Em tempo embora eu não assista mais as novelas, pois é possível saber o q se passa pelos portais de notícias, sei que nem todos podem assinar canais de tv que dão mais opções aos telespctadores. Aliás por que custa tão caro no Br? /p
-
-
saminho
A diferença entre novela, teatro e cinema, é uma questão de formato e de crítica. De vez em quando "parte da cultura brasileira", como o colunista, fala no final da novela. Entretanto, após fazer a apologia desta novela, destacando o fenômeno psicodélico da canção e da dramaturgia que projeta claramente os conflitos de classes e familiares, o autor desanca o estilo, de forma contraditória. O artigo é muito mais uma apologia do que uma crítica. Ficar ou não sem novela não faz a menor diferenç
-
mauricio mainart
Eu engrosso as fileiras desse movimento, que considero dos mais relevantes dos ultimos 40 anos. Se precisarem alguem pra empunhar a bandeira, contem comigo.
-
LayonM
PARTE 1 - Ao contrário da maioria dos comentários negativos a telenovela, elas ainda são o produto mais consumido da televisão e querendo ou não, é a pauta da sociedade. O problema não é o gênero, e sim, como ela é escrita e de que maneira atrai o público. Ao condenarem a novela como "produto alienante" e de "subcultura", muitos esquecem de sua importância para os brasileiros como uma forma fácil e lúdica de entender coisas, cessar preconceitos e a reivindicação de direitos hum
-
LayonM
PARTE FINAL - ... O problema das telenovelas são os temas e as alusões a antigos sucessos repetidos em demasia. Sobre os índices de audiência baixos, é porque a população ganha mais e pode ter mais opções de lazer do que ficar horas e horas somente assistindo TV. Alguém se imaginou o que iria fazer sem os tablets e toda essa tecnologia? E com a mentalidade de antes? Se pode educar ou estragar o povo com novela. Isso depende de que quem a conduz. É influenciável
-
LayonM
PARTE 2 - ....A novela "Cavalo de Aço" (Globo-1973) tentou (mas a censura não deixou) que os temas como reforma agrária e combate as drogas fossem discutidos. "Explode Coração" (Globo-1995/96), falou em um dos temas, o desaparecimento de crianças. A novela "Mulheres Apaixonadas" (Globo-2003) discutiu a violência contra a mulher e os maus tratos aos idosos. Nos anos seguintes, o estatuto do idoso e a lei Maria da Penha estão vigentes. CONTINUA...
-
-
LayonM
Ah, tá bom, com uma # podemos mudar o mundo e convencer a todos a parar de ver novela. KKKKKKK
-
Cherba
temos livros ate pra alugar,TV paga,DVD e todo o resto de entretenimento e nem por isso o povo para de ver as tão ruins..e temidas novelas que estão passando vejo todos os dias pela net vários comentários que tal novela esta ruim outra apela e assim vaimais com isso vejo que estão todos vendo as novelas e vêem aqui na net(escrever)bem ou mal quem não gostam porque as seguem podem ate achar que cultural estamos repetindo a mesmice (um dia sem novela)e umterror veja o domingo que tédio e ver T
-
Erik Simões
Essas alternativas não adiantam. Quem assiste novelas, se fosse ler alguma coisa, seria a revista Caras. Se fosse assistir a TV paga seria People and Arts. Se fosse assistir um DVD, seria do Luan Santana. Qual é pior?
-
-
Sargenta Pimenta
Sou mais pela extinção dessa coluna. O sujeito odeia novela, mas sabe mais que vários noveleiros, e até se dedica a escrever sobre elas. Mas, sinceramente, essas colunas do aquele-cujo-nome-é-censurado não são muito díspares de novela nenhuma.
-
Virgílio
Que bom. Significa interações, contatos, novos relacionamentos, desenvolvimento cultural, pessoas evoluindo e melhorando o mundo. Quíça fossem as telenovelas enviadas para o EUA e Europa, definitivamente e sem volta. Nosso povo teria o direito de ultrapassá-los em inteligência, finalmente.
-
Gama
Gostaria de lembrar duas coisas. Primeiro que, não sei se a maioria das pessoas já reparou, mas todo aparelho de televisão tem, tanto no controle remoto como no painel, um botão que serve para desliga-lo e segundo que existe uma rede de bibliotecas públicas que emprestam livros gratuitamente. Me parece que a maioria da população não sabe disso.
-
Akhenathon Akhton
#umdiasemnovelas para quem não assiste novelas? Quem acessa Internet não vê novelas há tempos (aliás desde a época de "O Astro" original, no meu caso). Já o povã0 continua assistindo e se distraindo com os folhetins diários, apesar das tentativas de transformar o gênero em panflet0 de causas p0liticamente corretas... Quanto ao comentário que o Brasil de 1978 era "milit@r-capitalista", o que somos hoje? Um país "civil-corrupt0"? Melhorou?
-
Bastos
Assisto tão pouco a tv Globo que quando vi a chamada dessa novela, me perguntei: será reprise? E estou decepcionado ao saber que mesmo passando tão tarde, a audiência é alta. Será que nosso povo não é exigente? Não existem diversas alternativas principalmente nos canais fechados que trazem conhecimento/cultura? Decididamente, nosso povo precisa de uma sacudida...
-
sambaez
Meus dias são sem novela há décadas, graças a Deus.
-
cla
os meus tambem.....
-
-
kimbo
Novela é a cara do povinho brasileiro.Vai mudando de acordo com o paladar do consumidor.Começa com gosto de feijão e acaba como tangerina.Assim, garante a audiência e minimiza o risco de prejuízo.Quem assiste a isso, não tem neurônios para perceber essa "sutil" transformação!Está, tal qual bicho de estimação, condicionado a rir quando a claque eletrônica o faz, chorar quando o "mocinho" perde, e ir dormir quando o plim-plim determina.Até o Lulla percebeu isso.E se deu bem.O país, esse sifu!!
-
Marina Wolfenberg
Tem meu apoio mas se fosse sem novela para o resto da vida seria melhor, elas não tem nada de útil
-
joaima
um dia é pouco. deveria ser extinta. novela alienia o povo. a tv globo vive de dramaturgia. povo alienado. povo manipulado.
-
Eugênio Pacelli L. da Costa
Naquela época, há 30 anos, talvez precisasse de muito audácia para se dizer isso "Boicote a novela!", no alto dos seus 80% de audiência. Mas a novela é isso mesmo, um subproduto cultural. Com a graça de Deus, consegui evitar as novelas como algo viciante, que nos prende a atenção, nosso olhar. Das grandes novelas, me marcaram poucas, "Beto Rockfeller", "Escrava Isaura", com Lucélia Santos. Acho que uma novela por anos já seria o bastante.
-
Dyego Tull
Não só 1 dia, mas todos os dias sem novelas seria ótimo,se bem que nem assisto esses lixos que passam na tv aberta.Sò Chaves.
-
Krüger
Engraçado...a música de O Astro ficou na minha cabeça também. Mas discordo com a afirmação de que o povo brasileiro é criativo. Na verdade, o povo brasileiro está pouco criativo. O Astro é só mais do mesmo, mas considerando que já tivemos remakes de novelas que nem foram tanto sucesso à época, então as produções já terceirizaram a criatividade. Hoje é só produção! O mesmo vale para futebol, música e política. É o povo sem alma!
-
asoaresc
É isso aí, caro Gustavo ! O povo brasileiro perdeu a criatividade faz tempo ! Hoje, para ouvirmos uma boa música, somos obrigados a ouvir músicas de 20, 30 anos atrás. Criatividade ? Com bondes do tigrão, luans santanas e ivetes sangalos ?? Tenha paciência... A propósito, eu me lembrei como se fosse ontem de no alto dos meus 7 anos assistir ao Jornal Nacional com reportagens sobre a Copa da Argentina em 78 emendada com a pergunta que mais se ouviu naquele ano: quem matou Salomão Hayala !!!
-
-
Indiano de Almeida
Que tal um dia sem colunas medíocres e mal escritas da F0lh a?
-
wbressan
Concordo plenamente!
-
sambaez
Deveria existir um dia sem comentários agressivos e mal-educados também...
-
Vinicius Martins
que critica a conteudo tudo bem... mais manda esse comentario tendenciosamente defendendo novela e colocando como justificativa materias mal escritas.... vc se enquadra no termo acima "MEDIOCRE"
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.