-
Maçarico
Talentos existem em todo lugar. Essas escolas de administração de negócios procedem assim mesmo em todo mundo: só admitem profissionais que se sairam muito bem na carreira como alunos. Penso que essa prova da OAB deveria ter similares para outras carreiras , principalmente as ligadas à saúde..
-
Felipão
Tudo bem que estudar no exterior enriquece o curriculum, mas eu gostaria que nossos talentos permanecessem aqui. Infelizmente nosso ensino é deficiente desde a base até a universidade. Sem a base, tudo se torna difícil. Nossos índices na educação perante o mundo são baixos. Não se investe nessa área e os professores ganham pouco e não se reciclam. Nossos alunos não sabem ler adequadamente e alguns pais não se importam.
-
Marcelo Marleta
Ainda me lembro da arrogância de certos professores na épocaem que estudei na USP. Quero dizer: lá não há pressão de um coordenador, boa parte dos professores nãoescutam os alunos, lecionam apenas 12h na semana e sentem-se fatigados, entretanto,com todos estes indicadores "positivos", ainda continuamos a zelar por nossa renomadaUniversidade de São Paulo.
-
Delair
Pois é Sr. Gilberto, com todo respeito agora vem dizer que é humildade americana. Me engana que eu gosto kkkkk. Depois que eles detonaram a economia americana vem aqui buscar talento ? Talento mesmo é um trabalhador , Professores por exemplo, conseguir sustentar uma família neste País tão amado.
-
Fabiana Brown
dos brasileiros. Japão, Coréia, Inglaterra... TODOS importam talentos brasileiros. Não só brasileiros, mas talentos no geral. O que eu acho muito enriquecedor para a instituição e para o país de origem do chamado talento. Não é por você estar em Harvard, mas por ser, como outros brasileiros talentosos, um referencial para mostrar seja a que país for, a grande nação que podemos ser. Um abraço.
-
Fabiana Brown
Olá Gilberto, é um prazer participar de sua coluna. Já morei no Japão, na Coréia e nos EUA. Hoje sou apresentadora de rádio no Japão. Nos três países, a educação pública e de imensa qualidade. Li os vários comentários, vários deles preconceituosos e incoerentes; típicos de pessoas que não tiveram a chance de aprender com culturas diferentes da nossa. Quando você escreveu que Harvard quer brasileiros, acredito que não tenha se referido apenas por ser a melhor do mundo, mas o foco é ao potenci
-
silva
Ainda acredito que essa coluna é um calhau (ver dicionário!)... Afinal já fui past-up! Sr. G.D., essa não é sua "praia"! Parece... sem falsa modestia, o "Ratinho" ou "Datena" da Educação! Sempre atento, a kkkkkkkkkkkkkkk....desculpe! Vanguarda da Educação! Chama o Gustavo (Sem Lattes! Especialista! kkk) pra comer "eggs" com vinho branco! (hilário)............... Meu! Preguiçosas linha... Cômico, se não fosse trágico! Especialista.. ..kkkkkkkkkkkkkkkkk....Eita p-s-eu-da-
-
MARCELO ROSANOVA FERRARO
Há de se atentar ao fato de que desde o ano passado, alunos matriculados no 5º ano do curso de direito (ainda não bacharéis) estão autorizados a se submeter a prova. Dessa forma, alunos ainda despreparados tem prestado o exame. Assim, os índices cairam em todo o país, sem que se verifique, necessariamente, um declínio na qualidade destas instituições. Não se trata de ignorar a proliferação de cursos de baixa qualidade, mas de precisar os índices de qualidade dos cursos, por ora defasa
-
RAFA
Nao há dúvida que Harvard segue somo sempre, como uma universidade que busca o melhor, que se direciona ao futuro. Ao mesmo tempo formará pessoa 'brasileiras' com renome internacional, digam o que digam o esquizofrênicos de plantao. Se ganha ou se ganha...
-
carlos
caçar talentos em fisica,matematica,comptacao.qu imica,biologia e outros,e´melhor ir buscar na china,india,ate no vietnan..ou quem sabe na argentinos,aonde nos usa os argentinos se destacam muito
-
Sargenta Pimenta
As universidades americanas não se sustentam, atualmente, sem seus alunos estrangeiros egressos de países emergentes. Por isso os querem.
-
Velloso
Adeus, Arcadas...
-
Velloso
Então, o problema é o professor e o método de ensino.
-
Ge Scalli
Acreditoque a colocação sobre as universidades que estão em primeiro lugar na aprovação da OAB é completamente coerente. Se já existe o maior nível de aprovação na OAB, o mínimo seria buscar trabalhar a excelência da organização, e procurar uma melhora constante com essa defasagem de 40 % (que não é um número favorável). Manter-se na zona conforto é fácil, difícil é mudar! Será que alguma grande organização privada ficaria satisfeita com apenas 60% do potencial de um executivo? Eu duvido! /
-
Rafael
As faculdades privadas de direito (organizações privadas) estão muito satisfeitas com o índice de aprovação de seus alunos, que é espantosamente menor que o da USP... estranho, né?!
-
-
denunciante
projeto de comunicacao para a cidadania... desenvolvido em harvard para o brasil... se vc precisar ligue para a unb (ou pra ufmg, usp, etc) e lhe daremos material filosofico para estudar o assunto... leia habermass, dworkin, heideggard, nietzche, ou outros de mesmo nivel, vc nao precisa ir a harvard para le-los se estiver disposto a aprender, mas se vc estiver apenas disposto a adular...
-
sempre de olho
Humm...parece outra coisa. Nunca se interessaram para vir ao Brasil incentivar alunos daqui. Sempre la fora diziam que o Brasil 'e subdesenvolvido, Pais de 3o. mundo. At'e os cantores famosos internacionais que nao pisavam nem por decreto nesta terra, tem vindo varias vezes fazer show. Agora ser'a que estao precisando do Brasil?
-
Gomes
Confeso que não falo inglês. Mas pra quê? Se os americanos estão aprendendo português (brasileiro). E agora a Havard busca talentos no Brasil. O fato é que vivenciamos um pós-colonialismo. E a Havard já se deu conta disso. Confesso também que estudo numa instituição que já formou 4 laureados com o prêmio Nobel, a começar por Lamas. E lá não se obriga a falar sequer castelhano. Trata-se da pontente Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, celeiro de consagrad
-
MarcoCanadas
Não sei se isso irá dar certo. Mas fico ainda mais com a impressão de que estamos no caminho do "desenvolvimento dependente" e da "importação de tecnologia".
-
Dewey
Não adianta espernear porque Harvard é referência mundial de ensino superior e quem tem a sorte de ter um diploma de lá é diferenciado em qualquer parte do mundo. Já faz tempo que um dos objetivos de Harvard é buscar a diversidade no seu quadro discente porque eles, contrário as universidades brasileiras, entendem que o aprendizado é uma mão de duas vias, ou seja, o aluno aprende do prefessor e vice-versa.
-
Guedes Mateus
Por mais que tenha "forçado a barra" para ver alguma "grande vantagem" nisso...Juro que não vi nenhuma humildade, e muito menos alguma vantagem de exportamos talentos !!!
-
Valseni Braga
Está aí um exemplo a ser seguido pelas escolas brasileiras, as quais precisam se adequar rapidamente ao novo cenário econômico e atender com maior eficiência às necessidades do mercado.
-
Bauer
Gilberto Dimenstein que tanto nos ensina sobre economia criativa, compartilhamento e novas organizações sociais passou a defender o exame da OAB? Este exame apenas representa uma reserva de mercado para determinada profissão e também serve pra mostrar o quão fraco são alguns cursos. Agora, que há muita ineficiência em tudo que é público no Brasil há, mas o pior caso não é a São Francisco-USP, com certeza. Vivemos na terra dos sindicatos e dos empreiteiros, com suas obras que nunca acabam. /
-
Daniel Borges
A falência das instituições de ensino público superior estão diretamente atreladas ao loteamento das mesmas pela massa de manobra da esquerda, controlada pela há muito vendida, UNE. Triste.
-
bruno steven
milhoes sao gastos todos ans com a sp , milhoes que deveriam ser investidos no ensino fundamental,basico , medio e tecnico. Para no final das contas 40% sao aprovados, isto é uma palhaçada com a nossa cara. Ta no hora de privatizar e redirecionar os investimentos na educacaoni brasil. chega de atraso, chega de usp.
-
Maria Maria
O que Harvard realmente quer do Brasil??????
-
Galo_Doido_77
A lista da OAB, segundo li aqui mesmo no UOL, é encabeçada pela UnB, não pela USP. E, na sequência, vêm UFMG, UFJF e UFPI. Como vemos, TODAS federais. Pior que essa "acomodação" das Universidades públicas (curioso não? Deveriam ter sido então há muito superadas pelas privadas) é a miopia da nossa mídia engajada (PIG) que só enxerga o que quer...
-
denunciante
eu nao sei se é ma fé ou ignorancia, mas que ha muitos interessados em acabar com a excelencia no ensino publico brasileiro e nivelar por baixo os nossos discentes para que o nosso pais continue atrasado e dominado pelas fiesps e cnis, alem dos partidos da pseudo-esquerda... isto ha!
-
-
Tarcisio Santos
Excelente notícia!Brasileiros são reconhecidos mundialmente pela criatividade e capacidade de gerar negócios, entretanto, é uma pena que muitos focam este potencial para práticas ilícitas ou imorais.
-
Paulo
Pensei que o Gilberto estivesse morando no Vale do Paraíba, substituindo a Velhinha de Taubaté. Quando os norte-americanos procuram países e pessoas estão simplesmente buscando a expansão do 'american way of life', como fizeram com ele mesmo. Trata-se somente de um comportamento colonial, assim atuam por meio de Rotary, Lions, colleges, high schools, e tantos intercâmbios. Mais um pouco e Condoleeza Rice seria a 'embaixadora' dessa "busca de talentos". Valeu Giba pela visão de colonizado!
-
Paulo
As diversas formas de colonização não são conduzidas somente pelo poder público. A sociedade organizada também atua. E por isso G.D. está em Harvard - foi considerado 'formador de opinião' e por isso pode ser usado para louvar o 'espírito americano. Esse texto mostra que ele já está agindo assim: desmerecendo a USP perante uma escola dos EUA. É a 'colonização cultural', por meio dos chamados 'soft power'. Engraçado é o Gilberto fazer um auto-elogio por se considerar um talento buscado no Bra
-
Chico Mineiro
Colonia somos nohs, onde o presidente "nao sabia" e esses bem votados deputados e senadores cruzam os ceus do Brasil em defesa dos proprios investimentos. Eh o poder que interessa, nao o bem da nacao. Colonia somos nohs que inocentamos criminoso italiano. Aliahs como vamos condenar o Battisti se nao condenamos os criminosos do Congresso Nacioanal?
-
Chico Mineiro
Colonizados somos nohs que damos jeitinhos brasileiros, e ao inves de darmos educacao ao nosso povo, distribuimos camisinha e viagra. Isso sim eh colonia. Um congresso formado por ban.di.dos que se elegem para beneficio proprio.
-
Chico Mineiro
Garcia,Nao entendi o que vc tentou dizer (e que nao conseguiu). Vc realmente acha que os EUA estao preocupados com a expansao do "american way of life" no Brasil??? Comportamento colonial?? Rotary, Lions, colleges, nao sao organizacoes governamentais. Enquanto muitas high schools sao publicas, existem milhares de escolas privadas e vc realmente pensa que eles querem expandir o jeito de viver deles??? Quem eh colonia somos nohs que dependemos do governo pra tudo e que somos instruidos pela t.
-
-
Espião
Brasileiros precisam estudar no exterior mas a grande barreira continua sendo o domínio do inglês. Vencida essa dificuldade aí pode-se falar em estudar em insituição estrangeira, caso contrário, será só mais um sonho.
-
ATENTO
Sr Dimenstein, O Sr poderia por gentileza, complementando sua informaçãosobre alunos da São Francisco aprovados no exame da OAB, nos dizer qual oíndice de aprovação nacional na OAB dos alunos das universidades FEDERAIS? Deve ser bem elevado, a ponto de não merecer a mesma indignação que o Sr. teve com os 40% do índice desaprovação da USP, ou não?
-
denunciante
enquanto isto os donos de faculdades e cursos preparatorios para a oab se locupletam às custas dos estudantes....
-
Critikona
O povo de lá não tem mais grana para pagar uma faculdade como harvard, o governo dos estados unidos preferem morrer a afirmar que está mal das pernas. Quem pagará a ida destes brilhantes brasileiros? em um país onde nem sempre quem tem dinheiro é inteligênte e quem é inteligente não tem oportunidade.
-
pitanga
Ideia otima chega de se ver e ouvir na televisão,midia escrita dizendo que somos um pais sem profissionais capacitado,como aqui não valorizamos o que é nosso que façam sucesso na America do Norte àpos estagio.
-
claudio masao
Tio Sam quer ensinar indio a quebrar bancos como JP, empresas como Enron, fazer auditorias como a Arthur Andersen e comer MC Lanche Feliz !! thank you...
-
Sérgio Sasaki
Esse aqui não representa a raça - japonês do Paraguai! O tio Sam vai te ensinar como inventar o telefone, o computador, a internet e as ferramentas da qual é feita o site UOL e onde você está escrevendo besteira. O tio Sam vai te ensinar como ganhar mais de 300 Nobels... tem dois tipos de pessoas, as positivas e as negativas, não raro as positivas são as bem sucedidas e as negativas... com certeza vc não vai aprender a como falir um banco, mas talvez aprenda a fazer um Facebook turbinado. /
-
Hans Schlochauer
Fico triste de ver tanto preconceito e tanta ignorância em grande parte dos comentários publicados na internet. Não seria melhor a pessoa se informar melhor sobre o assunto sobre o qual opina, especialmente quando se trata de uma das mais conceituadas universidades mundiais, a qual, entre muitas outras coisas, faz questão de atrair não americanos, por que acha que este tipo de intercâmbio é importante para todos. Sugiro ao Claudio buscar mais informações sobre as atividades desta universidad
-
Chico Mineiro
Masao,Quem le seu comentario pensa que o sistema bancario brasileiro eh confiavel e nao mafioso. Voce sabe quanto vc paga de taxa por uso do servico? E o checao especial, quanto custa ao mes? Essa taxa que pagamos ao mes, o americano paga ao ano. Banco lah anda tao de roda que a confianca eh quase absoluta. A quebra vem, porque como qualquer outro ser humano, eles tambem vacilam, erram e enfrentam corrupcao. Mas querer pensar que Harvard ensina a quebrar banco eh piada de indio.
-
-
Fernan
Americano humilde está de brincadeira, quando isso ocorreu, na história desse país? A soberba e arrogância fazem parte da cultura vencedora dos yankes, a figura do perdedor lá é altamente estigmatizada. Concordo com seu ponto de vista sobre a Faculdade São Francisco, se é a melhor, porque tão alto o índice de reprovação na OAB, com certeza alguma está errada, será que é porque os professores da melhor do país estão dormindo nos louros da fama.
-
Sérgio Sasaki
Soberba e arrogância estão em todos os lugares... aliás, eu diria que arrogância é muito mais fácil de encontrar aqui, onde a diferença de classes socias se faz muito mais presente - não se pode confundir política americana com o povo americano - eu tenho amigos americanos e eles são pesssoas incríveis, generosas, atenciosas... e diretas.
-
-
Educor
Nós, digamos, os burros, não entendemos. Conseguir ir para Harvard é fantástico assim? Nossa. Deve algo que realiza a pessoa, a deixa muito bem de vida e ademais, mostra-a capaz para o mundo.
-
John Galt
Quem dera a USP ou uma uni federal qualquer tivesse essa mentalidade expansionista de atrair os melhores alunos e professores independente da origem...ah, mas não pode por que as unis são estatais e aí vão chorar dizendo que os gringos - mesmo que pagassem - estariam tomando as vagas dos brasileiros...como se vê, esse negócio de cosmopolitismo não é pro bico de jeca-tatus como nós
-
Bernardo Vasconcellos
Se tivesse 18 anos, candidatar-me-ia a uma dessas vagas. Para quê ficar aqui, "competindo" com mediocridades encasteladas em sinecuras estatais? O que temos visto no nosso país, principalmente nos últimos anos, é o sucesso financeiro e "profissional" cada vez maior dos medíocres. Nossos "intelectuais" estão todos encastelados em alguma teta estatal, e isto só nos faz andar para trás.
-
Morcego
Para reproduzir as ideias de quem realmente entende do assunto,o Dimenstein é um ótimo jornalista,mas quando exerce sua "veia crítica" aí a coisa desanda.Mas está certo em chamar a atenção pra USP,conhecida no inconsciente coletivo dos universitários como uma das Mecas da educação brasileira.Será q a OAB vai falar q o MEC errou em dar licença pra USP ensinar Direito (ou errado..rsrs)?
-
ana list
É ótima lição, sem dúvida. Também para alguns jornalistas ou colunistas, para que procurem informar corretamente, em lugar de apenas criticar universidades.
-
sergei pesar
Outrora o mesmo pais arregimentava os militares que atingiam o estágio de "estado-maior" para seus cursos de demonização aos seus concorrentes ideológicos e fez, assim, vasta caterva que nos conduziu ao que vimos. Parece que agora repetem, como carona, a filosofia de proporcionar cursos...
-
J
Enquanto os Estados Unidos recruta produtores de conhecimento para seu território, nós exportamos nossa ''mão de obra'' erudita para eles e demais nações. Percebe - se isso pelo investimento brasileiro em levar os estudantes a estudarem em outros países em detrimento de incentiva-los a desenvolver a pesquisa e a tecnologia aqui no território nacional. Tal atitude parece - me a nova faceta do colonialismo mundial do século XXI, a saber: A escravidão intelectual e a terceirização do conhecimen
-
Camerucho
Não entendo a crítica ao exame da OAB. Deveria haver provas similares para todos os cursos. Já que as IES não têm um comprometimento com a qualidade, restam o órgãos de classe. Alguém têm separar o joio do trigo.
-
Geane Botarelli
Achei o texto mal redigido... Faltou um certo foco, pois não respondeu a questão do título: porque Harvard quer brasileiros. Ficou mais claro porque Harvard não quer americanos...
-
Chico Mineiro
Geane,Quem disse que Harvard nao quer americanos? Lah nao existe vestibular. Ao terminar o segundo grau o estudante aplica para a faculdade onde planeja estudar. Nao eh publica, eh privada, quem aplica sabe que vai ter que pagar e lah nao se paga mensalmente. Voce paga antes de estudar, do contrario nem comeca. Harvard dispensa estudantes, eles escolhem os melhores de acordo com o interesse deles, e agora o interesse eh acomodar talentos de paises emergentes e pagam pra isso. "Tendeu"?
-
Geane Botarelli
Olá, Fábio. Você está mais focado que o Dimenstein, que entrou com a questão da OAB e da USP desnecessariamente em seu texto. Concordo com você que, em teoria, é o que deveria acontecer. Mas será que realmente acontece? Essa mão de obra se volta para esse intercâmbio de ideias e de trabalho efetivo? Espero que você tenha razão e essa estratégia funcione realmente, porque, convenhamos, não há "lições de humildade" da Harvard (seria ingênuo demais acreditar nisso)...
-
Camerucho
O texto não respondeu Geane, mas Harvard procura atrair Chineses, Indianos e Brasileiros para que estes voltem aos seus países com um network que permitirá uma interação econômica maior entre os dois países, uma vez que quem sai da Harvard vai para o mercado para ocupar cargos relevantes. É uma estratégia que funciona.
-
-
aviehmayer
Isso não é humildade, é manobra básica de sobrevivência. Humildade seria co-operar com outras universidades sulamericanas, indianas e chinesas e não promover leilão com as bolsas internacionais como eles faziam, quando a economia norte-americana era estável.
-
Silveira
Voce acertou na mosca Angela, os caras estão no fundo do posso prestar a arrastar o resto do mundo com eles, algusn anos atrás bastou para eles formar apenas um aluno conhecido hoje pela alcunha de FHC, poderiam ter sido se o Serra não tivesse ficado junto com sua mediocridade no Chile. Agora eles estão precisando muitos alunos para "burila-los" e depois ensinem as técnicas de ótimos calaoteiros q são.
-
Chico Mineiro
Angela,Humildade eh ser grande e se sentir no direito de continuar trabalhando (estrategicamente) ao inves de pensar "somos Harvard." Cooperar como outras unidades eh tambem uma estrategia. A economia norte-americana, by the way, apesar de recessiva continua estavel. Nao demanda corte de zeros e mudanca de nome da moeda. Quem manipula compra e venda de especie para controlar o valor do dolar eh o banco central. Quem cobra juros mensais abusivos tambem sao os bancos brasileiros.
-
bruno steven
Harvard copera em muito e o melhor sem gastar um centavo de imposto, diferente da USP que torra nossos impostos em projeto paa suprir o ego de pesquisadores mesuinhos.
-
-
luiz henrique
Quanto ao exame de ordem, estao criticando as pessoas erradas, criticar o Jornalista ou a OAB, tentando acabar c o exame, nao mudarao a triste realidade do ensino do direito no BR. O povo tem q exigir uma faculdade q realmente ensine e prepare os profissionais p serem advogados. Ao inves de profereir xingamentos os universitarios deveriam estar estudando p o proximo exame. Depois nao sabem pq nao conseguem ser aprovados!
-
luiz henrique
Sera muito importante p o BR ter profissionais que tiveram a oportunidade de estudar nas melhores escolas do mundo. Esse fato tb é um reconhecimento da atual importancia economica do BR, q vem quebrando tabus e caminha p estar entre os 5 paises mais ricos do mundo em poucos anos.
-
Enio
Repercutiu bem nos EUA o gesto inteligente da Embraer ter montado uma fábrica dos jatos Phenom, na Flórida, próxima à base de lançamento de foguetes, empregando alguns ex-técnicos da NASA, justo agora que a NASA está desativando alguns projetos. São técnicos prontos para produzir, com a qualidade exigida pela Embraer. O JBS-Friboi tem feito boas e grandes parcerias lá, assim como outras empresas brasileiras. É preciso pessoal para continuar tudo isto. Parabéns à Harvard University.
-
redouglas
Você não foi criticado só por causa disso... Se é para contar, conte a história inteira. Você foi criticado por partir do princípio que o exame da OAB é o retrato da perfeição, ou seja, a OAB não precisa se adaptar a nada, mas as universidades precisam se adaptar a tudo.
-
Camerucho
O exame da ordem pode não ser um retrato da perfeição, mas separa os bons dos medíocres.
-
-
águia invísivel
Concordo ! Fama não necessariamente reperesenta competência, a prática cotidiana demonstra isso .
-
Camerucho
Voce não sabe do que tá falando. Vá até lá e veja, e depois faça seu comentário.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.