-
Enio
Penso que Harvard quer mais Brasileiros para manter massa crítica, e em alguns casos, massa supercrítica de talentos e geração de idéias. Buscam igualmente bons alunos norte-americanos, chineses, indianos, etc. A Presidenta Dilma quer enviar bolsistas, AGORA SÓ POR MÉRITO, originários de olimpíadas de física, matemática, literatura, etc. Sugiro incluirem os heróis do "soletrando", os alunos premiados do SENAI e de outras escolas. Só é ruim discutir aqui o teste corporativista da OAB.
-
denunciante
A diferenca entre publico e privado (apesar de vivermos no Brasil): privado é egoistico, individual, para o mercado; publico é coletivo, geral, voltado para o bem da comunidade. a universidade publica nao tem compromissos com o particular e sim com o engrandecimento da comunidade, a luta pela justica e pelo reconhecimento, inclusao de todos e nao exclusao do outro. Apesar da fiesp e da cni, ainda existem pessoas neste pais que se preocupam com o publico(e ainda formam os melhores profissiona
-
denunciante
empreendedorismo privado as custas de corrupcao e beneficios, como o que seu abilio diniz conseguiria do bndes... que as universidades devem melhorar, é claro... mas ainda estao muito a frente do que é publico e privado neste pais, que, infelizmente, se confundem em desproveito da populacao... fora usurpadores da confianca dos que estudam nesta escolas particulares de baixo nivel...
-
NANO
Respeito a sua opinião mas ela não reflete a realidade e me parece um pouco ingênua. As universidades públicas brasileiras, com raras exceções, só tem compromisso com elas mesmas. O que me parece é que quem está encastelado lá tem medo de competir, prestar contas e servir justamente à sociedade que as mantêm. É o empreendedorismo privado é que faz a riqueza da sociedade e não um grupo sedentário discutindo ideologia e perpetuando a obsolescência e mediocridade.
-
-
Rafael
primeiramente, não considero o exame da OAB paramêtro de excelência acadêmica. Mas suponhamos que seja. Concatenando as ideias: por que "É uma boa lição para muitos de acadêmicos de universidades públicas que,por não terem muita competição e a verba garantida pelo governo,sentem-se o máximo mesmo na mediocridade." ? Na verdade, por que não é uma boa lição para o ensino superior privado no Brasil, que é ainda mais medíocre que o público? Por que não ciriticar o ensino em geral?
-
Gaspar
Qual a diferença entre Harvard e FGV? Se fosse boa não precisaria de propaganda apelativa, nem vendedor de seus cursos; mas para alguns imagem é tudo (Alguns acreditam que quem cursou Harvard é melhor, então me cite um que tenha dado retorno para o Brasil? Tivemos um ministro oco recentemente que é professor lá. E ai?). Certamente encontrará vários compradores na elite brasileira e até na nova classe média (tô pagano...).
-
Kamila Ferreira
Fico feliz em verificar que os talentos brasileiros são valorizados no exterior. Oportunidade de estudar fora do país, seja em Harvard ou não, é uma experiência academica indispensável para que o estudante veja com olhos mais críticos a sua realidade, comparando-a e discuntindo com as de outro país. Não podemos desmerecer a capacidade de nossos estudantes, mesmo pq, o diferencial de uma universidade não esta somente em investimento, mas sim nas PESSOAS
-
tild75
como sempre, apesar da patrulha ideológica em cima de tudo, parabéns pelo texto Gilberto, aqui alguns se acham, nadando na mediocridade, he he gostei....
-
Silveira
"sentar no sucesso é o primeiro passo do fracasso. Por melhor que esteja, dá para ser muito melhor" que expressão tendenciosa e desnecessária para nos os brasileiro, pois nos desmerece ao mesmo tempo q engrandece os fracassados q dizem vieram atras dos talentos brasileiros. E para vc João Debiasi posso te dizer q vc é a propria expressão da mediocridade, e portanto sugiro que se mude para terra dos humildes, quem sabe de lá vc poderá entender o estrago q já fizeram no mundo.
-
Lineto
Realmente a mediocridade impera neste país.
-
águia invísivel
Concordo ! De fato, tenho colegas de profissão que se acham o máximo por terem estudado o mesmo curso na USP. No entanto, quando sentamos para conversar aspectos concretos sobre a teoria e prática de nossa profissão ... ficam tão aquém que chega a ser constrangedor ..., saem pela tangente e logo mudam de assunto !
-
-
Vitor Santos
Gilberto, de onde você tirou esse índice de que menos de 60% dos alunos que prestam o exame da OAB são aprovados? Não é o que diz a própria OAB... Mas de qualquer forma, mesmo que fosse o caso, somente a aprovação em um exame deste tipo diz que uma faculdade é melhor ou pior que outra? Jura que acha que as aulas de direito da São Francisco são um mero cursinho para tal exame? Recomendo a ti uma ou duas idas em alguma aula de filosofia do direito ou disciplina correlata.
-
ed
O articulista foi brando demais com a academia onde alem da comodidade de viver sem o famoso "publish or perish" ainda temos uma forte tradição de endogenia. O professor, representante do estamento, tende a ver questionamentos como afronta pessoal. Os alunos não esperam formação, querem apenas fazer provas para obter um diploma - não criam viculos mais profundos com as instituições. Não é a toa que a pesquisa por aqui é de baixa qualidade e que a academia é distante do mercado.
-
daRosa
Harvard quer os brasileiros pelo Dinheiro!!! Que ingenuidade pensar que querem encontrar gente inteligente!!!! Nos tratam como cachorros, dando um osso querendo algo em troca! O Brasil, segundo creêm, têm um futuro econômico, eles vão ter alunos com maior probabilidade de sucesso financeiro, o que traz mais alunos. Apesar de mostrar uma capacidade de pensar no futuro da Harvard, não vejo nada brilhante academicamente falando. Eu prefiro a Universidade Pública. Quem quiser pode ficar c
-
Shilika
Muitos de nós quando entramos para uma escola como essa, já temos em mente o que vamos fazer após a conclusão. Muitos vão em busca de saciar o seu próprio ego por levantar o canudo e não porque lhes tornarem um gênio. Na escola da vida por esse Brasil à fora, temos empreendedores que se quer tem estudo e, se tornaram milionários. A final que se aprende mais lá, teoria ou prática?
-
edmundo santiago
não sendo eu acadêmico e portanto não sentindo o problema na pele, o que eu acho é que Dimenstein está falando é em termos de comparação, em razão da importância das citadas escolas de direito.
-
Patricia Nascimento
Não me espanto com o desempenho da USP ou de qualquer outra universidade pública. Ensino público no Brasil não é, nem de longe, um dos melhores. Isso não é segredo nenhum. Basta perguntar pra qualquer universitário. Esse diretor parece saber entender diferenciar faculdade renomada, de faculdade boa. Espero que sim. Afinal, a ótimos alunos por ai que não estão em faculdades estupendas, mas podem se tornar os próximos brilhantes da nossa sociedade.
-
Cinthia Sayuri
Acho que é importante não confundir Ensino Público de Educação básica com Ensino Superior. Qualquer estudante que tenha passado por uma Universidade Pública entende muito bem a diferença entre estudar em uma Faculdade Pública e uma Particular. Apesar de todos os problemas que a USP, por exemplo, pode enfrentar, em questões de infraestrutura, o seu conteúdo e a forma como as aulas são estruturadas fazem com que os alunos adquiram uma visão crítica e mais profunda dos temas.
-
Felipe
vc está mal informada... o ensino publico alvo de críticas é o fundamental e o médio... NUNCA o superior
-
Waldecy Azevedo
Concordo que não temos um bom ensino público.No meu tempo um pai se sentia orgulhoso em ter uma filha normalista.O professor era "o cara".Tinha um padrão de vida diferenciado (para melhor) da média das pessoas.Afinal, há ótimos alunos esperando por ótimos professores para formarem juntos ótimas escolas.Afinal, há pelo menos dois ótimos motivos para remunerarmos melhor nossos mestres: desenvolvimento e progresso da nossa sociedade.
-
-
denunciante
algumas consideracoes: os universitarios nao podem pagar pela ma qualidade do ensino superior, pois ninguem critica a abertura de novos cursos para enriquecer os amigos dos detentores do poder; se vc fizer um exame destes no exterior, talvez os indices sejam equivalentes; usp ficou em 4º lugar no exame.
-
denunciante
sera que agora vc vai entender? o aluno faz uma faculdade que foi liberada para alguem que só quer faturar, nao apresenta qualidade minima de ensino e ainda paga por isto, ja que ele acredita que o governo fiscaliza a instituicao. depois descobre que aquilo era ilusao e perda de tempo, ai alguem inventa um exame para aumentar ofaturamento dos cursos preparatorios. e o ensino publico superior é que é ruim?
-
Camerucho
Seu cometário não corresponde com a realidade. Hoje qualquer um têm acesso à um curso superior. Se não pode pagar, o governo paga ou empresta dinheiro. Sei disso porque fui coordenador de curso.
-
du
Um absurdo dizer que o aluno não pode pagar pela má qualidade do ensino superior. Isso é se fazer de vítima, hoje os estudantes ficam o tempo inteiro no bar, se não aprendeu, o importante é passar, nenhum aluno cobra qualidade de ensino, nem os de escola pública nem os de particulares, se o professor estica a aula até 5 min depois do horário porque um assunto é importante, metade da turma sai sem cerimônia. O único responsável pelo seu futuro é você!
-
-
Carenovi
Rs, só acho interessante você, jornalista, achar um absurdo o índice de reprovação dos estudantes de Direito da USP. Não tem acompanhado os debates acerca tanto da desnecessidade do exame, quanto do que de quer aferir com ele? Que todos façam uma prova para se tornarem aptos a exercer sua profissão, ou que nenhum faça. Parece justo.
-
Camerucho
Exato, todos deveriam fazer uma prova.
-
-
jose chiste
Alô, classe. Cadê os comentários!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.