Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. caty

    Povinho de M rrrrda, essas criaturas só vivem p/ comer, defecar, procriar e destruir.

    Responda
  2. Ed

    Fico triste em ver a destruição do Parque Nacional Serra da Capivara no Piauí, e saber que já participei da manutenção dessas pinturas, e hoje as vejo desaparecerem pela brutalidade de alguns ingratos que não reconhecem a importância das mesmas, o incansável trabalho de uma mulher que dedico sua vida neste chão insensato. Sou piauiense, mas não aceito as agruras que muito de lá promovem. É preciso rever isto, e impedir que recursos históricos tão importantes sejam extintos assim.

    Responda
  3. Eu

    Essas pinturas não tem 50 mil anos, nessa época o ser humano estava chegando na Europa. Por aqui só chegaram há 18 mil anos. Esse número de 50 mil é só suposição.

    Responda
  4. rapa

    Falo e opino sobre o Brasil em Geral, por que para mim todos os estados se fazem um país. O Povo tem que pára e refletir que moramos em um país injusto para com todo seu território. Quem Nasceu em Brasilia(que é o meu caso) quem nasceu no Rio, São Paulo é também Cearese, Paraibano, Acreano, Piauiense, .... Todos somos uma só nação....

    Responda
  5. Julio

    Isso demonstra que o homem principalmente o brasileiro não possue cultura e degrada a própria história.

    Responda
  6. Françoar

    Primeiro nos brasileiros temos um governo à altura de manter essas relíquias que ainda resiste nos tempos de hoje, e brasileiros capacitados para tomar conta desses monumento que pertence a nos brasileiros, segundo não precisamos de pessoas la de fora para está precionando qualquer autoridade seja nacional ou seja lá nos estado do Piaui. Essa francesa tem que tomar conta de alguma preciosidade la no país dela, eu conheço o problema desalojou muitas pessoas que viviam nas suas terras com prom

    Responda
    1. Piaui

      Pelo visto você desconhece Serra da Capivara- Em primeiro lugar, a Niède Guidon é Brasileira, como eu e você; segundo- mesmo que fosse francesa deveríamos agradecê-la pelo excelente trabalho à frente da FUNDHAM; terceiro- aquelas terras são impróprias para agricultura e ela não desalojou ninguém, visto que o parque não é dela, e sim, nacional; quarto- os empregos gerados melhoraram a vida de todos na região; quinto- vá plantar batatas!!!

    2. rapa

      Tu acha mesmo que temos????? Tu ta de brincadeira. Se não fosse a Niede esse parque nem existiria, ate por que a maioria dos recursos vem de organizações de fora do nosso país. Se esse parque fosse na França ou em outro país mais aculturado. Seria um achado da humanidade devido o poder histórico que ele representa sobre a chegada do homem pré-histórico.

  7. caetanosz

    os tiros acertaram as pinturas rupestres, mas ricocheteam em nossos pés

    Responda
    1. caetanosz

      er... ricocheteiam :)

  8. tiziu

    ...Anjo Gabriel, questionando Deus.... ...mas senhor, é uma injustiça...uma terra sem terremotos, sem clima hostil, tanta riqueza, tanta fartura... Deus....calm a Gabriel, voce vai ver o "Zé Povinho" que eu vou botar aí.... como diz João Ubaldo...somos uma "especiazinha"...infelizmente

    Responda
  9. Petroleo

    Brasil preocupado com cultura, educação e sua história? Faça-me rir!

    Responda
  10. Eduardo Houriet

    É isso ai, grana para o bolsa esmola-me-vota-na-próxima-elei ção tem, porém, para resguardar sitios arqueologicos... Braziu ! 1 país de tolos!!!

    Responda
  11. Ronaldo Luis Gonçalves

    O custo de digitalizar a obra toda e colocar na internet, é infinitamente menor do que cuidar de um parque inteiro.

    Responda
    1. marcilio ferro

      Pelo seu raciocíno, Ninguem precisa ir visitar e conhecer in-loco as pirâmides do Egito: o Taj-Mahal; Machu-Pichu; o Grand Canyon; Cataratas do Iguaçu e mil outras coisas mais. Tá tudo na internet. Certamente vc não deve ter visto nada disso em pessoa e pensa que conhece. Estar lá é muito diferente, meu caro. Vá por mim. Eu conheço.

  12. Henrique Küste

    Tanto quanto vandalismo e crime, atirar nos desenhos pré-históricos é também burrice, porque destrói patrimônio que pode atrair turismo ecológico e geração de empregos.

    Responda
  13. Nico Loumax

    Não são as pinturas q são pré históricas, mas sim o povo brasileiro. Só pessoas muito burras continuam pobres deitadas em berço de ouro. O Brasil é riquíssimo em biodiversidade, minerais, pedras preciosas, animais, vegetação, água, petróleo e até sítios arqueológicos em uma imensidão de terra. É igual acontece com alguns ganhadores da mega-sena, pobres antes da premiação, ignorantes, conseguem gastar a fortuna toda em questão de anos e voltam a ser pobres outra vez. Poder em mãos erradas. /

    Responda
  14. Samuca

    Irônico. Essas paredes, que guardam a história de homens nessa terra, passam a exibir agora as marcas do nosso tempo, tempos de violência.

    Responda
  15. zanella

    ela é brasileira.............e recebe aposentadoria do governo frances.

    Responda
    1. rapa

      Ela não é brasileira é uma estudiosa francesa aposentada que trabalha há anos nesse projeto no interior - sul do Piaui

  16. rokk

    Esse é apenas um reflexo da importância que as autoridades tratam a educação e cultura nesse país, à bala!!!

    Responda
  17. Templario -|------->

    Juro que queria entender pq um im-beccil desses comete este tipo de vandalismo, no minimo deve ter m3rd* no lugar de cerebro... A maioria de nossos parques nacionais estão com problemas como estes...infelizmente temos um governo que não zela pela sua cultura e patrimonio.

    Responda
  18. Júlio Dalcin

    É vergonhoso o descaso com o parque por parte das nossas autoridades. Desenhos de até 50 mil anos significam reescrever a história da humanidade e do Barzel, sim por que o nome do nosso país tem sua origem no acadiano hitita. Teshub-Adad, deus dos hititas era o mesmo Viracocha dos incas, e a Serra das Capivaras era rota entre Peru e Anatólia.

    Responda
    1. Júlio Dalcin

      Aí Deivid fica a pergunta: Pelo amor a qual deus?

    2. Deivid Miranda

      Pelo amor de Deus!!! Precisamos ESCREVER a História de nosso país com fatos que existiram e estão em nosso meio como PROVAS e não suposições de romances escritos aos montes por aí!!! Já não bastam filmes como 2012 e o Código da Vinci!!! Senhores leitores, HISTÓRIA é feita com provas CONCRETAS ESCRITAS OU MATERIAIS!! A primeira coisa que fixaria em nossos Povos Pré-Coloniais seriam os artefatos em OURO, uma vez que tínhamos este material na superficie do solo (Aluvião), e nem is

  19. domingos giacomeli

    Esta senhora está dando EXEMPLO, e o governo tanto ESTADUAL como FEDERAL já deveriam ter tomado atitudes SÉRIAS. Isto é um exemplo para gerar POSTOS DE TRABALHO e reduzir automaticamente a violencia. Um "MONUMENTO" HISTÓRICO COM ESTE BELO RELATO,JÁ DEVERIA ESTAR PREPARADO PARA RECEBER TURISTAS E TAMBÉM ESTAR HAVENDO DIVULGAÇÃO. As ESCULTURAS DA NATUREZA COMO A PEDRA DO ITABIRA EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E ESTA QUE COM CERTEZA FOI FEITA POR UM SER HUMANO PRECISA DE AÇÃO URGENTE.

    Responda
  20. piccoli

    É lamentável que o descaso seja nosso lema com a história. E principalmente a deste caso no Piauí. Temos dinheiro para aviões presidenciais suntuosos, salários abusrdos para políticos, mas não temos para preservar relíquias do nosso antepassado. Trabalhei um pequeno período com a Sra Niede Guidon e conhecendo-a um pouco imagino o drama que esteja vivendo. LAMENTÁVEL MESMO...

    Responda
  21. Nacionalista

    Não estou criticando os nordestinos, até porque minha ascendência é toda de lá. Mas acho deplorável a relação que boa parte deles têm com o ambiente. Quando fui fazer coleta para um estudo no Rio Grande do Norte e Paraíba, procurei observar a fauna, lembrando do que minha mãe falava da infância dela, e não observei nada. Daí me disseram que o que tinha já havia virado caça. Um tio meu que eu visitei disse: " Soube que você gosta de mato....venha ver minha coleção de espingarda."

    Responda
    1. rapa

      Eu não sei da onde você é? Falo e opino sobre o Brasil em Geral, por que para mim todos os estados se fazem um país. O Povo tem que pára e refletir que moramos em um país injusto para todo seu território. Quem Nasceu em Brasilia(que é o meu caso) quem nasceu no Rio, São Paulo é também Cearese, Paraibano, Acreano, Piauiense, .... Todos somos uma só nação....

    2. Nacionalista

      Acho que de Sergipe para cima não tem unidades de conservação da Mata Atlântica. Apesar de tudo, São Paulo ainda tem um Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Carlos Botelho, da Serra do Mar e várias Estações Ecológicas. Eu quando vou para o mato aqui sempre vejo alguma coisa: Paca, Cutia, Sariguê, Ouriços, etc. O que falta aqui em SP é respeitar matas ciliares que passam em áreas particulares, parar com queimadas, pesticidas e promover um reflorestamento em áreas urbanas.

    3. Prof.

      Uai! E o que os paulistas fizeram aqui? foi pior do que no nordeste, aqui extinguiram praticamente " a caça"....é cada uma.....onde chega progresso, a vida animal e vegetal se deteriora, meu caro.

    4. Dorneles

      este cara é o caro do mato, com tanta espingarda, tu que vê "eu mato."

    5. Valéria

      Onde está a mata atlântica? O rio Tietê? O rio Parnaíba?

    6. Nacionalista

      Coisa semelhante eu observei no Estado de Minas Gerais. Perto de Uberlândia, vi vários animais atropelados: Sariguê, tamanduá bandeira e mirim, tatu, etc. No norte, acima de montes claros, não observei animais mortos na pista e nem dentro do Cerrado. Acredito eu que isso se deve ao fato que a caça no sul de minas não seja tão forte quanto na região norte deste estado.

    7. marcilio ferro

      Caro André, Entendo que vc teve uma experiencia infeliz no Rio Gde do Norte e Paraíba, e agora vemos isso no Piauí. Mas vc está sendo injusto em citar somente os nordestinos. Parques nacionais são descuidados e vivem à moscas em todo o Brasil, de norte a sul. O Brasil é conhecido pelo descaso e desrespeito ao seu patrimonio. O problema não é com os nordestinos. O problema é do Brasil e de brasileiros. Somos todos iguais, meu irmão!