Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. aviehmayer

    Concordo em gênero, número e grau com a necessidade de um roteiro para o Brasil, Sérgio. Entretanto, faltou mencionar que o Brasil é visto lá fora, muito mais por suas mulheres, do que necessariamente por sua democracia vibrante. O tripé composto por Amazônia, cordialidade e beleza feminina é muito forte no exterior. Dentro desse roteiro é importante termos um lugar para nossas mulheres, que saia da idéia batida - e desmascarada pelas estatísticas - de burra e promíscua.

    Responda
  2. DONIZETI

    Diante do cenário atual referente às obras de infra estrutura e aeroportos não duvido que será usado o mesmo expediente do pan no Rio, serão dadas prioridades aos voos com destino ás cidades sedes de jogos aerovias liberadas para as delegações estrangeiras, afinal de contas serão apenas algumas semanas e não poderemos passar vergonha diante de convidados tão ilustres. Em suma os brasileiros serão chamados a cooperar pois em plena copa no Brasil nao pensar em trabalhar não é verdade?

    Responda
  3. Maurilio

    O cenário brasileiro está melhorando, mas existe uma classe que insiste em se manter no passado. Falo da classe política brasileira. Ela destoa do resto do país. Enquanto o Brasil muda e cresce, eles continuam com as mesmas velhas práticas, das quais nem é preciso falar. Todos já estão cansados de saber quais são. Existem várias reformas mofando nas gavetas do Congresso. Que tal se os brasileiros começassem a cobrar os seus políticos a respeito?

    Responda
  4. Zeca

    Errata-----Leia-se: Commodities................

    Responda
  5. Zeca

    Tudo de bom que vem embalando o progresso brasileiro, vem a revelia de governos Lula/Dilma, os ventos da prosperidade e crecimentos do PIB é reflexo de desempenho econômico mundial. Temos hoje a China como nosso melhore parceiro comercial, praticamente nos matêm nos trilhos, haja vista, a nossa força no âmbito das exportações de comodits tão necessária a aquele país. Estamos ricos? não! Apenas remediados. Para melhor eficiência e projeção falta-nos o principal, planejamento, infelizmente! /

    Responda
  6. mario albuquerque

    O brasileiro vive muito é de ilusão ... e essa (chegou nosso momento) é mais uma.

    Responda
  7. jlisboa

    É engraçado ler essa coluna falando em "nós conquistamos.." "..ascendência diplomática", "nós..." isso, aquilo, quando todos sabem que gente como esse colunista passou a última década justamente criticando, fazendo coro contra todas essas conquistas, das quais agora querem se apropriar. É engraçado, mas não é de se surpreender...

    Responda
  8. Capitu

    O Brasil não fez nada para atrair a atenção do mundo. É passivo. O momento de destaque na política e economia atual é resultado da crise mundial. Continuaria esquecido se EUA e Europa vivessem melhores dias. A crise interna é grande e ninguém dá o que não tem. Se houver boa vontade política, poderemos nos tornar melhores, mas pra Copa não vai dar tempo. O máximo que conseguiremos é pintar Cristo de verde e amarelo, apelar para o velho e bom Pelé e mandar todo mundo rir.

    Responda
  9. Krüger

    Sérgio, acho que o brasileiro sofre imaginando que precisa ter uma importância maior do que tem. Acho que temos aquela carência do filho mimado que, quando começa a crescer, descobre que não somos importantes ao mundo, e que somos mais um.É misto de complexo de inferioridade com mania de grandeza.Melhor abandonar esse sonho de virgem bêbada e passarmos a nos limitar ao nosso mundinho. Não nos impomos nem aos Argentinos!Deixa essa história de "way-of-life" para quem pode.

    Responda
  10. Morcego

    Nosso jeito de fazer tudo pelas coxas é q será mostrado nos maiores eventos do mundo,isso devido à própria falta de planejamento e visão de nação q a coluna levanta.O norueguês alienado tem razão de q somos um país desfuncional,pois aqui as coisas só funcionam pra quem é do andar de cima,da elite ou q tem muita bala na agulha.A falta de uma integração como nação n tem nada a ver c as pessoas q nos formaram,mas aquilo q deixamos de fazer por nós mesmos.A Holanda é um país diversificadíssimo:e

    Responda
  11. Rafael Cruz

    Essa idéia de termos um roteiro para o futuro foi muito interessante e pertinente. O fato é, já adquirimos uma posição de destaque no cenário internacional e o mundo já está com os olhos e ouvidos voltados para o Brasil. Realmente devemos nos preocupar com o que mostraremos para os outros países, como imagem do "Ideal Brasileiro". Nesse sentido estamos um pouco perdidos, mas somos brasileiros e não desistimos nunca. Ainda encontraremos nosso roteiro ideal que descreva nossa pos

    Responda
  12. Lucia Helena

    O texto é bem abrangente, mas, levantar a discussão à partir de algumas "premissas" do norueguês que elegeu armas ,explosivos e muito sangue no lugar da palavra, não me parece coerente (para dizer o menos) nem apto à servir de guia idôneo para a edição do presente artigo.

    Responda
  13. REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ

    eu penso o oposto. quanto menos aparecermos melhor. china e india infe sta ram o youtube de propagandas mas faremos melhor cuidando da violencia e da miseria. isso sim será nosso cartao de visitas.

    Responda
  14. REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ

    eu penso o oposto. quanto menos aparecermos melhor. china e india infestaram o youtube de propagandas mas faremos melhor cuidando da violencia e da miseria. isso sim será nosso cartao de visitas.

    Responda
  15. Paulo Lisboa

    Concordo com o colunista e entedo que já estamos atrasados, falta planejamento, visão de longo prazo e não imediatismos sem consistência. O que "achamos" que temos hoje é um desenho míope do que deveríamos fazer. A oportunidade esta a nossa disposição, basta ter boa vontade e competencia para dar o salto que há tantos anos estamos ensaiando.

    Responda
  16. cromor

    Muito bom. Parabéns!

    Responda
    1. regis silva

      CHE SORTE! AS EPOCAS DAS VACAS MAGRAS ESTA SAINDO DO BRASIL E VOANDO NO CENARIO INTERNACIONAL. PORQUE BRASIL BRASIL ESTA NO CENTRO DESSE DINAMISMO?? COM MEDIA ETARIA DE 30 ANOS COM NOVAS MENTALIDADES, BELA MISCIGENAçAO, FORTE EXPANçAO COMERCIAL, POLITICA SOLIDA, NOVAS TCONOLOGIAS ENERGETICAS RENOVAVEIS, NOVAS DESCOBERTAS PRE-SAL, RICO MATERIA PRIMA. PARCERIAS MERCOSUL, BRINCS, UEETC. APENAS FALTA UMA COISA GRAVE QUE BRASIL ERRA E NAO INVESTE, FALTA DE OPORTUNIDADE E INCETIVO NA EDUCAçAO. /p