Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dra Deise Gomes

    Sou PSicologa Perita, atua nas Varas do Trbalho de sP, E PUDE PERCEBER O AUMENTO DE PEDIDOS DE ASSEDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE EMPREGO.

    Responda
  2. DomQuixoteDeLaManchaRJ

    O limite entre cobranças legítimas e 'incentivos' e assédio moral é muito tênue... A maioria das empresas exagera nas cobranças, usando seus gerentes como meio de transmissão, 'se não...'. Para ter uma idéia do clima horrível nas empresas era só lembrar-se de como Roberto 'Justus' se dirigia e se referia aos participantes no programa, em rede nacional, sempre com um sorriso sádico naquele rostinho de 'lindo e bem-sucedido'. Lamentável !

    Responda
  3. sergio jaques de mello

    Nosso Governo , que se diz preocupado com o bem estar dos trabalhadores,faz vistas grossas quando se trata de empregados de empresas publicas ou empresas nas quais detem o controle acionario.Nada mais paradoxal que a distancia entre o discurso e a pratica.Façam o que eu digo mas ,não façam o que eu faço.

    Responda
  4. luizsouza

    Esse levantamento, assim como esta boa reportagem da Folha (até que enfim, uma), pode e deve ser eestendida a todas as categorias de trabalho. Tenho certeza de que daria coleções de volumes com os casos de assédio ou humilhações. Eu já apontaria, para repórteres interessados em criar um painel com esse problema, as categorias de telefônicos, callcenters, empregados da fiat/metalúrgicos de betim, comércio. Enquanto a legislação claramente não criminalizar tais atitudes, as empresas se safarão.

    Responda
  5. Leo

    Infelizmente isso acontece emTODAS as empresas, por ex: entra um chefe "novinho", com vários MB´as, e estepra mostrar serviço e se manter no cargo, começa com idéias de ganhos, demetas, de corte de pessoal entre outras coisas, assim é disparado o gatinho de "salve-se quem puder ", este é o principio.

    Responda
  6. caco

    E cadê o Ministério do Trabalho, cadê o governo do povo, o PT, contra os poderosos eles não mexem um dedo,são coniventes, para que proteger o povo, se na campanha quem os ajudam e sustentam são os banqueiros.

    Responda
  7. juarez

    Juarez Essa é uma vergonha que o Brasil precisa corrigir urgente, pois a esfera buscada para reparar os danos é a justiça, que sabemos ser tão lenta, que quando sai a decisão, o bancário ja morreu!

    Responda
  8. Ribeiro

    Não são somente os bancários que sofrem assédio moral no trabalho, mas no Brasil essa prática é recorrente devido a falta de uma legislação que puna os assediadores, quer sejam os patrões, os chefes ou até mesmo os colegas chamados de paradígmas. Existe uma rede de magazines muito antiga no Brasil, onde os gerentes regionais praticam esse tipo de conduta aos gerentes das lojas, trazendo sofrimento, desgostos e até doenças não só ao subordinado mas para toda sua família. Danos morais neles.

    Responda
  9. TrollBuster

    Putz... Não tem coisa mais chata que trabalhar com gente manhosa... Querem ganhar bem, querem reconhecimento, mas não querem cobranças.

    Responda
  10. Moose

    Em qualquer processo seletivo as empresas já demonstram o que esperam do novo profissional: alta capacitação, dedicação incondicional e tempo, muito tempo na empresa - extraoficialmente ninguém mais trabalha só 8 horas na iniciativa privada. Lazer, descanso? Bobagem! E mantenham os celulares ligados, pois uma nova demanda pode chegar a qualquer momento. Acontece que os salários estão cada vez menores; fala-se do alto custo dos funcionários; é o modelo capitalista chinês chegando para

    Responda
  11. joao

    é isto é verdade mesmo,minha esposa trabalhou 22 anos no bradesco,pegou 4 afastamentos do inss,detalhe cada afastamento de no maximo 4 meses onde nunca lhe concederam um afastamento maior para fazer o tratamento de sindrome do pánico e depressão enfim afastava 3 meses ficava 2 meses trabalhando os problemas começavam de novo,mo ultima alta do inss novembro 2010,votou a trabalhar apenas trinta dias,se sentindo humilhada pelo inss,a gerente do banco á incentivou fazer um acordo onde ela pediu

    Responda
  12. PedroGilgamesh

    Isso é a mais pura verdade. Meu pai trabalhou a vida inteira em bancos e passou toda ela tomando remédios. A pessoa se sente desvalorizada, desmotivada, com medo até de tirar férias pois não sabe o que pode acontecer em sua volta. A vida familiar vira um inferno, e não tem essa de dizer que é 'só' mudar de emprego. As coisas não são tão simples assim!

    Responda
  13. campos

    O Tema mesmo apresentando um pequeno arrefecimento neste ano, pode ser administrado e minorado se as empresas ministrassem cursos às pessoas promovidas e pares sobre os "Códigos de Inteligência".A maioria das situações tem identificação e solução.O psiquiatra Augusto Cury, seu autor, produziu um verdadeiro " Manual". O ser humano só vai melhorar se conhecer e gerenciar a si mesmo.Ali mostra "como" fazer e o que "não fazer".Ótima leitura e informação, deste "sábio autor".

    Responda
  14. Celso Amaral Revoredo

    Infelizmente, em nome de um tal "time to market", somos cada vez mais cobrados para atingir determinados objetivos em um prazos cadas vez mais apertados. Somos tratados como máquinas. Culpa da avareza de muitos empresários, gente com poder, mas nenhuma humanidade.

    Responda
  15. Jaque

    Quando não cumprimos a meta dá vontade de morrer, a empresa hoje estimulad+ o assédio moral dos colegas, é o jeito de burlar a lei...fazem vc,se sentir o que há de pior e mais incompetente na face da terra porque"atrapalhou" a equipe, precisamos tomar remédios sim senão nãoaguentamos e não venham me dizer q. é só mudar de profissão, a coisa não é tãosimples, são 10 anos de bco, 7 acima das metas e 3 dentro delas é mto. sofrimento.

    Responda
  16. Pimenta Fantasma

    Fui vítima de assédio moral durante cinco anos. Enquanto dei meu sangue para elaborar trabalhos mais complexos, a chefia responsável levava os louros de tudo o que eu fazia. Quando eu desenvolvi estresse pós-traumático e uma doença emocional, eu virei a problemática do trabalho e poucos colegas me deram apoio. A situação acabou quando mandei minha chefe me deixar em paz. Infelizmente, o assédio moral é uma realidade no Brasil, que valoriza a incompetência em vez da capacidade profissional.

    Responda
  17. Cidadão

    O estress começa desde o início da carreira, muitos bancos, inclusive, estrangeiros que atuam aqui, contratam estagiários, que ganham pouco, não tem direitos trabalhistas e têm que "dar o sangue" , por dois anos, se quiserem ter alguma chance de efetivação. Depois desse martírio, conseguindo tornar-se bancário, tem que cumprir metas e mais metas sem conseguir promoção para poder ter um salário comissionado, porque o de escriturário (cargo inicial) com certeza não dá para nada.

    Responda
  18. Arruda

    O problema é que a Diretoria do Banco calcula uma meta desafiadora, quando vc cumpre mas seu concorrente interno ou externo faz 150 % da meta , seu trabalho vai pro ralo e não existe reconhecimento, vc tem que fazer 300% da meta pra ser valorizado e receber uma medalha. Os chefes são os mais pressionados e passam por forte stress.

    Responda
  19. NETO

    A violência psicológica produzida pelo assédio moral é devastadora. Impor pesadas indenizações aos agressores é um bom começo mas não o suficiente. O Brasil precisa urgentemente criminalizar essa conduta.

    Responda
  20. lisann

    Essa competitividade provocada pela empresa e pelos próprios funcionários nunca foi justa e ética. Triste é que os próprios funcionários entram nesse sistema ingrato e ofensivo por medo de demissão. Por que não se unem e trabalham a favor deles mesmos, num ambiente menos hostil? Ah, dizem, faz parte do capitalismo, etc, salve-se quem puder! Discordo da COMPETITIVIDADE DENTRO DAS PRÓPRIAS EMPRESAS. A gente compete com outras empresas e não com nossos colegas de trabalho! Qta. mediocridade! /

    Responda
  21. Micróbio

    Eu já vi um empregado do Banco do Brasil atender várias pessoas seguidamente aos gritos. Eu pergunto, e casos como esse como é que ficam? Um dos clientes, um Sr. de idade, estava assustado e trêmulo.

    Responda
  22. Reflete chefias despreparadas. Houve um tempo em que trabalhar em um grande banco era motivo de muito orgulho.

    Responda
  23. Lanzza

    A todos vocês que tem conta em banco, sugiro que ajudem a categoria dos bancários, aceitando as ofertas por eles feitas. Quando disserem que precisam te vender um titulo de capitalização, seguro, previdência, etc, COMPREM sem pestanejar. Além de ser um bom negócio para teu bolso, vão ajudar a manter um funcionário saudável, cumpridor de metas, sem sofrer assédio moral.

    Responda
    1. Jaque

      É por causa de pessoas como vc. que a humanidade sofre. Mané.

    2. John Galt

      Ahahaha....c tá falando sério? Se eu entendi direito vc quer que as pessoas paguem pra facilitar a vida das pessoas que por escolha própria resolveram seguir carreiras no setor bancário....que gênio você...

  24. Neoliberal

    Para começar fuscão preto(816), participe do fórum identificando-se pelo seu nome, quanto a erro ortográfico aceito que não sou nehuma assumidade no caso, só que faço, tenho e sou independente financeiramente mesmo com a deficiência por voÇe apresentada. Quanto a voÇe conheço de longe; é "c a b e ç a de empregado", "c/umpridor de horário", Rui Barbosa, coloque pelo menos uma a/lc/u/nha mais decente!!!

    Responda
  25. teca

    Vamos, todos, em apoio aos bancários, passar à guardar dinheiro embaixo do colchão!

    Responda
  26. nelsinho

    o numero de bancarios é insuficiente para atender bem aos clientes e isso gera grandes filas. as tarifas bancarias são altissimas. as filas e as tarifas levam os clientes a reclamarem dos bancarios. quando isso acontece o bancario é demitido.

    Responda
  27. nelsinho

    os bancarios dos bancos privados sao demitidos aos milhares e substituidos por outros que ganham menos. os bancarios dos bancos publicos nao aguentam o stress e pedem demissao, ou adoecem, e muitos se suicidam.

    Responda
  28. Jaque

    Quando não cumprimos a meta dá vontade de sumir, a empresa hoje estimula d+ o assédio moral dos colegas, é o jeito de burlar a lei...fazem vc, se sentir o que há de pior e mais incompetente na face da terra porque "atrapalhou" a equipe, precisamos tomar remédios sim senão não aguentamos e não me dizer q. é só mudar de profissão, a coisa não é tão simples, a humanidade esta doente.

    Responda
  29. Maria Gomes

    Ser cobrado por resultado é completamente diferente de ser humilhado, pois um bom gestor tem que ter capacidade, conhecimento e principalmente respeito pelos seus colaboradores, pois se não houver tudo isso, não poderá impor nenhum desses princípios aos mesmos. Ele tem que entender que as relação humanas, sejam elas no trabalho ou não, são relações de trocas, ou seja, quem respeita é repeitado.

    Responda
    1. Maria Gomes

      Corrigindo: (relações e não relação).

  30. roberto olivers

    Devem ser os correntistas suplicando clemencia nos juros.

    Responda
  31. nelsinho

    os assaltos a bancos sao constantes e os bancarios trabalham com medo de assaltos. um bancario tem que ter curso universitario completo para ganhar mil reais em media.

    Responda
  32. nelsinho

    o numero de bancarios é sempre insuficiente para atender bem aso clientes e por isso as filas sao enormes. as tarifas cobradas pelos bancos sao altissimas. os clientes ficam insatisfeitos com as filas e com as tarifas e reclamam dos funcionarios.quando isso acontece os bancarios perdem o emprego.nos bancos privados as demissoes sao feitas aos milhares e ha muito turn over. nos bancos publicos os bancarios pedem demisssão, adoecem, e muitos se suicidam.os assaltos a bancos sao constantes.

    Responda
  33. nelsinho

    o emprego de bancario é o pior emprego do mundo. 80 por cento dos bancarios sofre assedio moral, os outros 20 por cento são os chefes que praticam o assedio moral.os bancarios são obrigadosa trabalhar alem do expediente sem receber hora extra.os chefes humilham os subordinados diariamente.os bancarios sao obrigados a vender seguro para quem nao quer comprar e planos de aposentadoria para jovens com pouco dinheiro.o numero de funcionarios é sempre insuficiente para atender a todos os C

    Responda
  34. Neoliberal

    Brasilio, talvez não tenha ouvido falar em "cabeça de empregado", pois é; dói, machuca, as pessoas pensam que é injustiça. Brasilio é a dura realidade, quem pensa assim tem 99,99% de acabar aposentado com salário minimo, de achar o mundo cruel, de culpar até Jesus Cristo, não é brincadeira não. Aproveite o domingão, reflita, levante mais cedo amanhã, vai por mim...

    Responda
  35. CARAVAGGIO

    Nao quero duvidar do sindicato ,mas 66% nao é muito?

    Responda
  36. Neoliberal

    Fabio(487), seu comentário foi baixado sobre o meu, não sei se foi sua intençaõ ou baixaram deduzindo que sim.

    Responda
  37. Neoliberal

    Brasilio, eu confio muito, muito, que seria melhor, continuando as dicas percebo que voçê precisa, desperte para a vida, as vezes pode estar pensando que é importante para sua empresa, e eles podem estar pensando em te dar um pé no traseiro, o que conheço de pessoas assim voçê não tem idéia, "pessoa sem noção, sabe", cuidado com esses caminhos...

    Responda
    1. roberto olivers

      Esse tem o perfil do Dr. Pimpolho

    2. Dantonsp

      Tenho ctz q vc seria o primeiro da fila a me oferecer a sola dos seus sapatos se eu te desse a chance, mas infelizmente para vc, vou ficar te devendo essa. Sirva-se, para tanto, dos melindrados traseiros dos seus colegas de trabalho. Deve ser estimulandte chutar uns traseiros todos os dias, acertei? Bom, ja me fartei com tanta sabedoria. Foi incrivel conhece-lo, Ivan o terrivel. Terrivel e bestial, ora pois.

  38. Liberty Filho

    E´Murilio, realmente vcs nao possuem nenhum privilégio, apenas possuem estabilidade no emprego e se aposentam com salário integral as minhas custas e a de toda nação brasileira.

    Responda
    1. mbatalha

      sou ex-funcionário BB. Apesar de que para entrar no BB e Caixa é necessário concurso público com exigência de nível médio de formação, não há estabilidade pois o regime de contratação é CLT. O assédio moral é exatamente igual ao dos banco privados. Metas e mais metas. Essa história de aparecerem pessoas felizes em propaganda de banco é utopia. Banco do Brasil - Todo Seu (Todo seu dinheiro pra eles)Caixa - Vem pra Caixa você também, vem (afastado pelo INSS)Itaú - Feito pra você

    2. roberto olivers

      Só se for banco estatal, BB, CEF, Banrisul ( o pior de todos)

  39. CG

    O jeito é entrar na justiça e arrancar o couro da empresa. Depois de cinquenta processos que arrebetem o caixa, a empresa vai tomar providências que os funcionários respeitem uns aos outros.

    Responda
    1. Paula Gomes

      Muito boa esta matéria! O assédio moral nos bancos é uma realidade e pode ocorrer de muitas formas. Quer mais um exemplo? Você se dedica ao trabalho, seu serviço é avaliado muito bem, tanto pela qualidade, quanto na quantidade. Nas avaliações semestrais suas notas são boas e seu avaliador elogia o seu desempenho.

    2. Angelo Zoppi

      O problema é a nossa in-justiça, que demora 10- 12 anos pra resolver um caso trabalhista. Isso estimula a empresa a levar o problema com a barriga, já que vai ter muito tempo até ter que pagar o funcionário...

  40. Neoliberal

    Brasilio ao menos voçê conhece algo sobre Ivan o terrível, tem outro Ivan o grande, deixa te dar umas dicas, separe "trabalhar de fato, com cumprir horário", não sei se é seu caso, mais a maioria diz que trabalha, na verdade cumprem horário, mais eu entendo Brasilio, é cultural, é da índole do brasileiro, eu sei que voçê sabe, ganhar a "vida na mãnha" como a maioria quer...

    Responda
    1. roberto olivers

      A indole do brasileiro vem de exemplose esses vem de cima, quem entra numa empresa aprende a trabalhar por é isso que ensinam, não ensinam a crescer porque os de cima tem medo de perder o carguinho de capataz.

    2. Dantonsp

      Adorei as suas dicas. Puxa, que genio vc é. Bestial, como dizem em Portugal... Ivan, vc é incrivel. Como nao descobriram vc antes? O Brasil precisa de vc. Salve nosso pais de tantos melindrados.

  41. regfoz

    Os Bancos, demoram realmente a demitir quem não tem perfil de ser bancário, esse é o problema maior. Outro problema: a falta de treinamento, e acompanhamento de seus funcionários. Os que ficam na ponta de atendimento, são os mais despreparados começando pelas telefonistas. Focam sempre na Gerencia o preparo. E assim acontecem casos como os descritos.

    Responda
  42. Neoliberal

    Brasilio me lembra Brasilia, triste lembrança...quem trabalha comigo e fica, prospera!!! Brasilio, e olha que não são poucos, agora a proporção voçe tem que ter noção, a maioria é melindrosa, é "não me toque não me rele", mais que bom que seja assim, já imaginou se todos fossem competitivos?

    Responda
    1. Fuscão Preto

      Faço ideia da prosperidade, trabalhar com um sujeito que escreve você com "ç". Doeu no ventre... Aposto que além de tudo você ainda acredita na Veja...

    2. Dantonsp

      Ivan me lembra o terrivel... Quem trabalha com vc prospera? Imagino que a razao seja vc. esqueci q alem de todas essa qualidades, esqueci de citar a modestia. Mas me fale aonde vc trabalha, to louco pra conhecer o mago das vendas.

  43. Liberty Filho

    Com certeza esses 66% que sofrem assédio, nenhum deles trabalham no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.

    Responda
    1. roberto olivers

      Tanto o BB quanto a CEF estão se lixando pro correntista ou investidor, o lance deles é grandes empresas e desde que não tenham que ficar monitorando a conta, já o banco privado é mais interessado no seu cliente, poucos mas muito mais que os bancos estatais. Faça um seguro no BB e veja se tem retorno, até a vistoria é o cliente que tem que fazer.

    2. bogos sismanoglu

      O BB atende muito bem, principalmente àqueles que tem bastante dinheiro na conta, aplicações, seguros, pp, etc.

    3. regfoz

      Maurilio, me desculpe a franqueza, mas os funcionários ( em geral) do BB e CEF, atendem muito mal, mas digo isso em todas as instancias. Podem até terem metas mas acredito q a maioria nem esquenta em cumpri-las. Só entra em Banco Publico quem necessita de financiamento a juros baixos e se submete ao mal atendimeto.

    4. Maurilio

      Engano seu. A cobrança por resultados é a mesma dos bancos privados. Aliás, é costume por aqui pessoas mal informadas criticarem os funcionários do BB e da CEF, como se eles fossem uma classe de privilegiados. Isso é resquício dos bons tempos do "caçador de marajás" Fernando Collor, que em boa hora foi posto para fora da presidência. Claro que é um bom emprego, não tão bom como antigamente, mas todos entram por concurso público, que é aberto a todos os brasileiros. Ao invés de criticar, estu

  44. Neoliberal

    Continuando... quer não gosta de ser cobrado, pode mudar de rumo, vai trabalhar em ongs, em entidade filantrópica, vai ser poeta, vai ser fiscal da natureza. Pode ter certeza não vai haver cobrança. Outra coisa aos melindrosos de plantão; do mesmo modo que sentem-se pressionados, as empresas via de regra também sentem-se incomodadas por ter em seus quadros pessoas que mais atrapalham do que colaboram. Sugestão: se esse for o seu caso; "pegue seu boné e vá para outras paragens"

    Responda
    1. bogos sismanoglu

      Neste caso, o empregador deverá demitir o funcionário imediatamente, e não torturá-lo com assédio moral, mudança de cargo e posição na empresa, para que este se demita ou fique doente. O problema é que a contratação e demissão custa caro às empresas, e é mais fácil praticar atos de tortura moral a fim de que o sujeito abandone seu emprego ou se demita. Nos casos dos bancários isto é muito evidente. Com o dinheiro que tem não há lei que os puna.

  45. Neoliberal

    pode até haver assédio moral nas organizações, mas por outro lado támbem tem muito colaborador melindroso, eu que o diga; seleciono, recruto pesooas para trabalhar na area comercial, está terrível ter pessoas nas condições ideais para trabalhar, pois a maioria quer "papinha", não pode cobrar. É por isso que nosso país é atrasado em relação a outros, não somos competitivos o suficiente, comemos poeira. Quem não entendeu o mundo capitalista separa "homens dos meninos".

    Responda
    1. PedroGilgamesh

      Isso é o que eu chamo de 'visão curta' das coisas. Fazia tempo que não lia algo tão imprestável!

    2. Ti_analiso

      Antes o empregador demitir logo, não acha? Qual seria o motivo de ficar com um empregado "zero"? A fila anda... agora o respeito ao ser humano a sociedade não deve abrir mão. Que tal se o Brasil for competitivo mas com respeito mútuo? Melhor não?

    3. Camerucho

      Me parece, pelo seu comentário, que quem não têm futuro é você. Seu comentário é totalmente imaturo, de alguém que não têm experiência profissional nem experiência de vida.

    4. Dantonsp

      Puxa, para q empresa vc trabalha? Tenho ctz q muitos vao gostar de trabalhar com vc , pessoa de visao, sabedoria e equilibrio.