Comentários para:

Barack Banana

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Betaum

    Verdade, fiasco mesmo, se curvou aos interesses que prometia combater, tinha o apoio popular para mudar as coisas, mas se deixou levar por esses mesmos interesses, que hoje o esmaga (e ao resto do mundo tambem), traiu seu discurso e a vontade popular que o elegeu, fiasco retumbante, decepção mundial, agora não tem mais jeito, está de joelhos e rezando para não piorar a situação que prometeu mudar. Lá o medo venceu a esperança. Triste fim da era Obama

    Responda
  2. Lufe

    Obama é ingênuo, os repubicanos vão acabar com os sonhos do bom moço, a vez dele não era agora; infelizmente!!!

    Responda
    1. CHICO DE BRITO

      Eu não concordo que ele seja ingénuo, mas sem experiência é um fato. Ele próprio está acabando com os seus(dele) sonhos. Ingénuo ele não é porque ele joga muito bem o famoso "RACE CARD", sabe tirar proveito e crédito de coisas que ele nunca fez. O caso do Bin Laden é um deles.

  3. Jorge Roberto Guimarães

    Em relação às opiniões de Canzian,lamento,apenas a linguagem ácida em relação a Obama.Apesar do erro de ser demasiado cândido com os adversários, Bush,os patifes republicanos do Tea Party,a Banca internacional,Obama ainda é a nossa esperança de um EEUU mais voltado para a justiça social e para a PAZ,de um Mundo melhor, enfim.Mas lamentável mesmo,é o comentário do tal senhor Paulo Vieira, lídimo representante das idéias políticas mais retrógradas e detestáveis que ainda persistem em existir.

    Responda
  4. Jorge Semini

    Eu não concordo com o chamado de "banana", é nada mais e nada menos que o Presidente dos EEUU, críticas bem sucedidas são bem aceitas com possíveis soluções.

    Responda
  5. inseguro

    Quer queiram, quer não queiram, o Obama é um Presidente sem carisma, fraco. Confesso que nunca tive grande ilusão de que ele fosse efetivamente um presidente proeminente, quer interna, quer externamente. Agora, chega de seriedade extremada; será quando ele disse: "sim, nos podemos", na realidade não quis dizer, sim, nos podemos é dar uma calote mundial. Claro, tudo, levando em conta a argúcia do presidente em finanças e política internacional.

    Responda
  6. mira

    Acho que há muito de preconceito racial e radical em tudo isso. Faltou também explicitar aos americanos o tamanho do pepino que OBama pegou quuando assumiu. O americano médio sabe disso? Com o radicais e a imprensa ajudando é fácil agora esquecer a Era Bush e jogar nas costas do negro Obama.

    Responda
  7. karl marx de medeiros medeiros

    O Cazian é um liberal apaninguado da burguesia brasileira, e como todo liberal, é um eterno insatisfeito, deve fazer parte do PSDB - Partido dos Salões da Burguesia Brasileira, ou comungar das mesmas idéias.

    Responda
  8. AntonioLuc

    As guerras são um artifício ha muito tempo usado pelos presidentes norte-americanos para contornar crises e se reelegerem. Mas, como todo remédio mal receitado, não deu certo e a doença ainda continua. A única culpa de Obama é ser um presidente diferente que pensa mais no povo em geral ao invés do lobby de grandes companhias, coisa ao qual os norte-americanos não são acostumados, eles tendem a varrer a sujeira pra baixo do tapete em prol de uma "causa maior". Ser populista nos EUA não dá cer

    Responda
  9. Spencer

    3- Logo Canzian, é preciso tempo e perseverança para colherbons frutos na economia dos EUA. Ou acaso o Sr tem a mágica solução e se ne-gaa barganhar com OBAMA? Como sempre digo, é fácil, prático e tranqüilo ficarmos sentadosdedilhando escrevendo as possibilidades, difícil mesmo é realizar alguma. Spencer

    Responda
  10. Turco

    Barak ColorObama de Melo: os dois são muito parecidos- ambos sairam do nada prometendo milagres e ao nada voltarão

    Responda
    1. agoracomapelido

      Você se igualou a pessoinha acima ao associar um preconceito a um partido, que por ignorância chama de facção, e ainda por cima dizer que só poderia ser um Silva, o que convenhamos é muito melhor do que ser um Spencer. Retribuo a cordialidade

    2. Spencer

      Caro Geraldo, por muitas vezes na vida perdemos a enormechance de ficarmos literalmente calados. Assim, não seremos alvo e/ou motivo desermos ridicularizados. E seu pífio e não menos tendencioso comentário denotasua pessoinha, mostrando com clareza axiomática que és um sequaz abestalhadoamante da facção PT. Ou seja, só poderia ser mesmo mais um SILVA. Cordialmente,Spencer

  11. Spencer

    3- Quanto à reforma do sistema de saúde local, há muito osEUA carece de uma política pública voltada aos mais necessitados que vivam aoDeus dará. E não será em parcos quatros anos que Obama e/ou outro irá promoverprofundas reformas no conhecido sistema norte americano que insiste no reacionáriopensamento de outrora e se afeiçoaram por séculos no retrógado sistema republicano.

    Responda
  12. Spencer

    2- Ou seja, Barack Obama não é apenas mais um sucessorpresidencial, ele representa uma guinada radical tanto na cultura como nocomportamento global. Sendo que Obama precisa a cada dia provar aos yankees eao mundo que o fato dele ser BLACK tem a obrigação de provar com desumanacapacidade que é melhor que os demais. Isso por si já é fator de superação.

    Responda
  13. Spencer

    1-Caro Canzian, sem dúvida alguma os prêmios no qual o Sr ganhou,teve mérito e louvor. Porém, nem tudo o que escreve retrata a verdade, mesmoporque a verdade é e sempre será relativa e jamais absoluta. E no caso em tela,percebo com axiomática clareza que o "nobre" abusa de seu status para soltarsandices e logorreias a despeito do Obama. Pois o presidente Obama além dereceber um maldito legado de Bush e republicanos, carrega consigo a mudançaradical e racial.

    Responda
  14. Sargenta Pimenta

    Obama, pela própria história de vida, não é afeito a radicalismos de nenhuma espécie, é um sujeito bastante equilibrado, o que, aparentemente, não parece ser o que o americano comum espera do governante de um país como os EUA. Mas realmente, a situação dele é bem difícil e ele arrisca seriamente a ser um presidente de um mandato só, como George Bush pai. É lamentável porque Obama tem um estilo mais conciliador, não tem o clima belicoso dos republicanos.

    Responda
    1. CHICO DE BRITO

      Como disse o grande Presidente Harry S. Truman: IF YOU CANNOT TAKE THE HEAT, GET OUT THE KITCHEN Assim sendo Obama jamais deveria se candidatar para a presidência dos EUA, porque ele sabia o que iria encontrar.

  15. JOSE LUIZ SOARES LEITE

    Sr. colunista, só quero que me esclareça uma coisa:o nobre colunista prefere a "ditadura das medidas provisórias" onde o presidente governa por elas ou prefere uma oposição sadia, que de fato e de direito controla o executivo?

    Responda
  16. GuaraMatos

    Me parece que o colunista "viajou na maionese", com salmonela e tudo! Essa postura de se "achar muito" é que desacredita a imprensa e um dos jornais que mais conteúdo apresentou durante a sua História. Obama errou, sim. Mas erros maiorres cometeram os Bushs que lançaram o país nesse caos econômico. E sobre o projeto da saúde, a elite Republicana fez de tudo para frear a continuidade.

    Responda
  17. waldomiro machado

    Agências de risco - manipulação geral. Imprensa brasileira - mera repassadora de conteúdo das agências internacionais. Jornali stas que analisam "profundamente" aos fatos...... VC. ACREDITARIA??

    Responda
  18. John Valiant I

    As coisas precisam mudar para continuar a mesma coisa. Obama é apenas mais uma peça de uma engrenagem corrompida, não iria mudar nada porque quem manda nos EUA é Wall Street, a AIPAC e o Complexo Industrial-Militar.

    Responda
  19. Valdir Neri

    Se é assim... chama o Bush de volta !!! Mas caso ele não queira voltar tem um cara aqui no Brasil disponível e que pode até abrir uma sucursal do PMDB e do PR lá. Os americanos estão, no momento, precisando de um "bolsa familia", já que os empregos que eles tinham foram parar na China, por conta da Grande Globalização que eles inventaram e agora não sabem o que fazer com ela.

    Responda
  20. GuaraMatos

    O Senhor colunista, me parece, faz parte daquele grupesco dos "sabe tudo" e esta acima da verdade! Creio que acostumado com as armações ilimitadas do tupiniquim Brasil e de seu bando de vizinhos espúrios, acredita que na Democracia a atitude deve ser "manda quem pode e obedece quem tem juízo", senão acaba no paredão. Ora, senhor Fernamdo, se situe! Os EUA é e age como Democracia e lá existem os Poderes para serem consultados. E isso é feito por lá.

    Responda
  21. Brazuca1

    Isso é para as pessoas aprenderem a não eleger candidato sem programa, cujo único programa é ser anti-alguma coisa. Na sua vida vc precisa parar de viver a vida dos outros, parar de ficar dizendo o que não é E COMEÇAR A DIZER QUEM VC É. Se isso vale para uma pessoa, mto mais para um Presidente.

    Responda
  22. SOCIAVEL

    "Tea Party"? ainda bem que sempre preferi café

    Responda
  23. Araujo Miranda

    Quanto a relação dele com a Camara e o Senado não é muito diferente da no Brasil, pois a relação do governo brasileiro com as duas casas é tão difícil quanto, a diferença é que aqui defende-se interesses próprios e lá de grandes corporações... (não sei qual é a pior) Quem viver verá!

    Responda
  24. Araujo Miranda

    O governo brasileiro dever rever sua politica econômica e se preparar para a crise que está eminente, reavaliar a composição de suas reservas e fazer as reformas necessárias para baixar o custo administrativo. Canzian está correto na sua análise, o Obama ganhou para mudar, e não mudou pelo contrário melhorou o que havia de pior e pirou o que havia de bom!

    Responda
  25. Araujo Miranda

    Alguém tem duvida de que os Estados Unidos estão quebrado? E que quase tudo que eles escreveram de economia não se aplica a eles? Minimizar com frases de efeito ou pseudo-reformas que só fazem dar uma sobrevida ao "paciente" é simplesmente tratar a doença e não atacar a causa!

    Responda
  26. Felipe Gomes

    O grande problema do governo Obama é, de fato, o desastroso legado deixado pelo Bush. Alterar essas estruturas acomodadas não é nada fácil, mas é verdade que ele vacilou bastante em pontos essenciais, como o emprego -- embora ache muito nobre a iniciativa de reforma do sistema de saúde. Enfim, acredito que depois depois dessa tempestade, seu governo terá melhorado muito seu país, mas provavelmente não será bem lembrado pela população - como ocorreu com FHC aqui, por exemplo.

    Responda
    1. CHICO DE BRITO

      O grande problema do governo Obama é o OBAM A e nada mais e nada menos.

  27. Comunista Fundamentalista

    O "fato" Obama Presidente prova uma coisa magnífica: o assim chamado "sistema" foi montado de tal forma, que não interessa se o presidente é bra//nco, ne//gro, mulher ou marciano... eles sempre estarão de acordo com seus chefes (mídia, banqueiros e afins). Não dá pra ir contra o tal "sistema". Não importam seus ideiais, estilo pessoal de governo ou força de vontade para mudar. Ou reza pela cartilha deles, ou cai fora.

    Responda
    1. Luiz Felipe

      Até que o imponderável aconteça: o estouro da boiada.

  28. Luiz Felipe

    Eu não diria que Obama é um banana, mas, isto sim, uma espécie de Lula, afrodescendente, que veio para ocupar espaço vazio, apenas acenando com mudanças, porém sem Projeto Alternativo de País, e sem corageMM suficiente para bater de frente e propor a sucessão de um sistema que já chegou ao seu limite máximo de irresponsabilidade, sofismas e bravatas, ou seja, estágio final, ao qual o Brasil chegou mais cedo, e que,agora,implica em Recomeçar, como propõe o PNBC,o Novo Caminho para o Novo Bras

    Responda
    1. Luiz Felipe

      O fato é que, com o PNBC, o Brasil pode MMais, muito mais.

  29. LOUIS BLÉRIOT

    Os norte-americanos podem ter muitos defeitos, vários deles terríveis, mas temos que admitir que, lá nos States, papo furado de político não cola por muito tempo. Obama prometeu o paraíso, mas se revelou medíocre, e a opinão pública dos gringos não perdoa!

    Responda
  30. Melo

    Torci pela eleição do Obama porque a sua vitória representva a quebra de paradigmas, e, principalmente, o fortalecimento da Democracia. No entanto, nunca me iludi o quanto ele poderia realizar como governante. Como interroper guerras geradas pelo poder econômico e com apoio de grande parte da mídia interna e externa? Como elevar os tributos para os mais ricos? Na teoria tudo fica + fácil. Afora isso, parcela da mídia defende primeiro seus interesses.

    Responda
  31. Andy

    Tea Party é uma espécie de PSOL comandado pelo Lula Sindicalista Extremo.

    Responda
  32. Beto

    Caro Fernando o seu texto é muito infeliz e chega a beira do ridiculo, mas isso é costume da imprensa brasileira que é comprada pelo governo brasileiro pra falar bem do Brasil e criticar os governantes, principalmente os americanos. Sabe proque ? por que o brasileiro nao é esclarecido como o povo americano, é movido a modismos, a fatos plantados na midia popular, nas novelas da Globo. Porque vc nao fala da bolha do brasil, da petrobras que o Lula acabou com ela do mensalao do LULA por que ?

    Responda
  33. Hercilio Silva

    A "moderação" fez com que Obama fosse esculhambado pelos republicanos, o "yes, we can" não era pra valer, pois o presidente diferente mostrou-se parte integral do sistema que agora o engole. O timing passou, é tarde para ele buscar apoio popular depois de ter deixado suas bandeiras de lado, é um recado a todos os partidos e grupos de centro e esquerda que acham que tem que ser bonzinhos com a direita, eles querem é evitar mudanças.

    Responda
  34. Krüger

    Fernando, um colega seu recomendou ao Obama um PMDB! Ele falou como se fosse uma coisa boa. Já pensou? Um PMDB na Casa Branca! Nós temos um aqui e o Déficit e os Gastos Públicos não param de crescer, mas não temos estradas, escolas, saúde, nada! É algum tipo sofisticado de antiamericanismo?

    Responda
  35. weidher Batista de Oliveira

    Parabens. Eu, o senhor e o mundo todo esperavamos um presidente de novo tipo: conciliador, construtivo e pacificador que o século XXI tanto precisa ter no país infelizmente mais poderoso e influente do mundo. Mesmo que não sempre pra o bem. O senhor Barak do "Yes we can" só demonstrou que lá no grande e atroz imperio é "Yes we can the same", pois além das guerras já existentes, foi criar mais uma e destroir mais um país. Entanto a política domestica e o país dele desabando aos poucos: Decepç

    Responda
  36. Renato

    Tai um republicano tupiniquim. Artiguinho senvergonha esse teu cara! A questão do calote colocou todo mundo em parva. Agora que as feras la chegaram a um acordo tu ta querendo meter o pau no Obama. Por que não metesse o p-a-u antes? O pobre do cara ta nas mãos da câmara de la, assim como a DILMA aqui ta nas mãos do congresso mandado pelo PMDB. Eu hein!

    Responda
    1. Fabio Costa

      Viajou legal Renato... Dilma está nas mãos do congresso? é tudo farinha do mesmo saco... aliás a oposição aqui não consegue aprovar nada, aqui sim vivemos em uma ditadura dos marxistóides.

  37. Elias Abdala

    Em verdade o Sr. Barack Obama, no início de seu mandato, ou não teve pulso, ou não tinha o apoio político que aparentava ter, para implementar as reformas necessárias e prometidas por ele durante a campanha. Porque suas promessas estavam contra os interesses dos poderos, desde o sistema financeiro, o complexo industrial militar até o sistema de saúde. É querer mexer em muita coisa em um só mandato ou de uma só vez. Herdou sim, uma bomba de Bush. Será que a Presidenta Dilma também?

    Responda
  38. fernando

    O artigo é muito impreciso, porquanto ignora a realidade político-social dos Estados Unidos da América. O Sr. Barack Obama é uma fraude eleitoral. Eis o motivo da encrenca em que seu país está envolvido. E o Tea Party, por sua vez, não passa de uma tentativa de o povo retomar as rédeas do governo de seu país. Após décadas de desrespeito à Constituição, os sábios pagadores de impostos americanos apenas querem acabar com a gastança dos políticos de carreira e empresários amigos d

    Responda
  39. Capitu

    Acho que Obama continua mantendo suas convicções diante das dificuldades e da oposição. Não é, portanto, um banana. O senhor acha que apontar o dedo para o governo anterior ajudaria alguma coisa? Então manda o PT pra lá que está tudo resolvido.

    Responda
  40. CHICO DE BRITO

    Obama começou querendo ser o "Mocinho da película" e culpando tudo à Bush em Guantanamo. Fez um plano "furado" em fechar Guantanamo sem lugar onde por os detentos nos EUA. Ele quer dar seguro médico para americanos que nunca trabalharam e vivem em "Welfare" por gerações, também dar plano de saúde para ilegais. Ao mesmo tempo ele congelou o aumento dos aposentados que contribuíram para o sistema de aposentadoria. Obama ainda mais aumentou a dívida do país em decisões econó

    Responda
  41. agjornalista

    Eu acho isso muito engraçado. Os Estados Unidos estão sofrendo há décadas com governantes que só tinham olhos para o lado bélico. Obama assumiu há pouco mais de dois anos e as pessoas querem mudanças imediatas. Sempre que um governo pende para o lado social, sofre esse tipo de pressão da elite. Obama vai ganhar de novo a eleição e mostrar aos velhos americanos conservadores que, primeiro a população pobre, depois, a elite. Sugestiva aos interesses da elite branca essa manchete. Obama banana.

    Responda
  42. Santana V Matilde

    Lamentavel Sr Fernando, banana! estes são termos de referise a um Presidente da Republica, especialmente sendo ele um Negro!

    Responda
  43. mdtk

    Tea Party surgiu por causa da insatisfacao dos conservadores ate mesmo com a bancada republicana. Obama nunca mais sera esquecido. O presidente mais despreparado que este pais ja teve. Isso e concensso entre democratas e republicanos. Afro- Americanos e caucasianos.

    Responda
  44. Francisco Almeida

    . Ninguém se engane ... Nenhum Presidente mais tem fôrça política suficiente para reduzir os sangramentos orçamentários impostos pelo complexo industrial-militar, tampouco o dos bancos. Ambos t½m na mão o Congresso, porque o elegeram em 90%. Mas este artigo se desviou no meio do caminho, prá culpar o pequeno Tea Party - e este só é atacado porque quer fazer valer a Constituição, porque ele defende os interesses do povo ! A quem você serve, sr. Fernand

    Responda
  45. L.A.OM

    Barak Obama, provou mais uma vêz que política é uma atividade muito diícil para "bons moços" é bem mais fácil para gente maquiavélica....

    Responda
  46. rmaiabh

    A moderação do Obama e o radicalismo da turma da "Festa do Chá" (sim, porque só pode ser uma festa) vai causar estragos. E ruim pra gente, que não se preparou pra caminhar com as próprias pernas. Daqui a pouco volta a reserva de mercado, congelamento da poupança, e um monte de soluções econômicas bizarras. Tá passando de hora dos NOSSOS governantes pensarem num plano B pra gente. Ou será que tem que esperar a bolha estourar pra tomar alguma atitude?

    Responda
  47. Paulo

    Quem se propõe sequer a CONCORRER à presidência não pode recorrer à esse chororô de "herança maldita", visto que a priori já sabe os ônus e bonus que terá que enfrentar. Além disso, as leis existem para serem cumpridas, incluindo essa sobre o limite de endividamento. Se Obama tivesse cumprido seu dever e pensado nela alguns trilhões de dólares atrás não precisaria agora choramingar culpando os republicanos ou o Tea Party.

    Responda
  48. Valdir Neri

    Muito tendenciosa essa matéria. Afinal, eles os republicanos, não sozinhos, foramos maiores responsáveis por esta baderna que vive o hoje o Big Brother! E não é com varinha mágica que o Sr. Obamavai resolver o problema não. Num paísque há muito tempo não esta preocupado em governar com uma certa dose deracionalidade já era de se esperar pelo que esta acontecendo. By the way, Tea Party me lembra um certo movimento sindical "brasiliano".

    Responda
  49. Andy

    Esse Tea Party é uma gangue que deve ser devidamente ignorada e silenciada o mais rápido possível.

    Responda
  50. LUIZ ALFREDO

    BO (é assim que Barack é chamado no twiter) vai ser lembrado por décadas como o mais fraco e despreparado presidente da história recente dos EEUU. Um político que fala mal da política, que joga os americanos contra as regras do "sistema", do qual ele mesmo faz parte, e que usa artificios rasteiros e simplistas, que funcionam muito bem em terras tupiniquins (lembra até um ex presidente barbudo), só podia dar nisso. Os americanos não idiotas, o que só faz a direita ultra-conservadora crescer.

    Responda