Comentários para:

O bonde da indústria

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo

    Esse plano é algo do tipo "vamos deixar tudo como está para ver como é que fica". É CHOVER NO MOLHADO. Onde o governo tira uma mão (isenção dos 20% na fo-lha), enfia a outra (CONTRIBUIÇÃO SOBRE O FATURAMENTO que, mesmo com alíquota menor, acabará sendo MELHOR para o governo e pior para o empresário).

    Responda
    1. Paulo

      E o mais interessante é a propaganda feita pelo governo, como se isso fosse uma revolulçao tecnológica ou coisa parecida. O brasileiro é muito banana.

  2. Ney Cordeiro

    Bom, Pais este que só vivemos de promessas, tudo será resolvido. Que iluzão.

    Responda
  3. Eleitor_Atento

    CUSTO BRASIL --> falácia de sempre. Isso não existe, senão porque 9 em cada 10 multinacional estariam instaladas aqui? Até mesmo chineses, que nem sequer tem legislação trabalhista por lá, estão se instalando aqui. Ainda nãotemos um estado de bem estar social como o francês por exemplo, e ninguém fala por aqui de CUSTO FRANÇA... esse história de custo Brasil é mais um engodo para tentar reduzir os já poucos benefícios que a classe trabalhadora brasileira tem. Xô urubus!

    Responda
    1. Paulo

      As empresas se instalam aqui, em primeiro lugar, PORQUE OS MONOPÓLIOS FORAM QUEBRADOS E ESTATAIS FORAM PRIVATIZADAS. Em segundo lugar porque o Brasil, ANTES DO GOVERNO LULA, abriu-se economicamente (e o PT foi contra, diga-se de passagem). Em terceiro lugar porque AQUI É UM LUGAR DE MÃO-DE-OBRA BARATA (essa talvez seja a principal). Essa sua "estatística" é baseada em quê? Em algum blog de subjornalista financiado por estatais?

  4. jlisboa

    "...mas seus efeitos poderiam ser muito mais significativos caso o último governo tivesse feito seu dever de casa e buscado reduzir nosso custo Brasil." Puxa, até que enfim você decidiu falar em "se ao menos o governo anterior tivesse feito alguma coisa"... Pena que você não falou isso em 2003, mas esperou 8 anos só para poder botar na conta Lulista...

    Responda
    1. Paulo

      Essa petralhada não vive sem Fernando Henrique Cardoso! Estão há mais tempo que ele no poder, e ainda querem culpá-lo pela INCOMPETÊNCIA PE-TIS-TA! FHC ESTABILIZOU A ECONOMIA BRASILEIRA. Lula pegou o bonde andando e sentou na janelinha.

  5. Edivelton Tadeu Mendes

    Nunca foi tão necessário uma ação do Governo, em socorro ao nosso parqueindustrial - em espcial de produção de produtos de ponta, como no momento atual.Espero que a pres.Dilma, aja como estadista e faça o que for possível na preservação da nossa industria!

    Responda
  6. deminha

    Reduzir custos trabalhistas e previdenciarios não me parece uma boa medida. Agora reduzir os gargalos na áreas de transportes e portos além de alguns impostos que encarem os produtos destinados à exportação sim seriam muito eficientes. Outra coisa importante seria reduzir impostos para a importação de maquinas e equipamentos modernos para que a industria se mantenha atualizada tecnologicamente e assim reduza custos de produção.

    Responda
  7. emerson de faria

    Uma política industrial digna do nome deve vir acompanhada de uma política de investimento em tecnologia, para agregar valor aos bens exportados. Tal como fez com a Totvs, o BNDES deveria mapear setores estratégicos e atuar na formação de grandes grupos nacionais, com musculatura o suficiente para irem à guerra no mercado internacional, competindo em pé de igualdade com suas concorrentes estrangeiras. E adquirir ativos no exterior também ajuda.

    Responda
  8. emerson de faria

    A única alternativa para as empresas industriais brasileiras é a internacionalização, adquirindo ativos no exterior, já que devido ao isolamento geográfico não temos vocação para grande exportador de manufaturados. Além, claro, de investirem no mercado doméstico.

    Responda
    1. Eleitor_Atento

      Boa idéia! Com o Real sobrevalorizado e o Dólar claudicante, é o momento certo para compra de ativos no exterior e fincar raizes em países como os EUA. Criar multinacionais brasileiras... muito bom! É em tempos de crise que se cresce e amadure. Vejam, as empresas que estiveram no Brasil durante os piores anos estão lucranco muito agora... vamos internacionalizar nossas empresas, esse é o caminho.

  9. Krüger

    Deve vir por aí mais um festival de prazos de acc, de financiamento de impostos, de mágicas em contratos de câmbio que não servem para nada. E da-lhe exportar minério!

    Responda
  10. antonio goncalves

    Nao estao pondo meus comentarios..Mais deeixo para todos voces que o que aocntefe no brasil e que tem um onte de trraidores de nossa patria que vivem torcendo par ao brasil cair..voao continuar asim.

    Responda
  11. Hercilio Silva

    Cada vez que ouço custo Brasil gostaria que detalhassem do que estão falando. Os empresários querem acabar com as férias, o 13º e reduzir a aposentadoria que já é ruim. Outros querem privatizar tudo e acabar no escuro como já anda acontecendo em SP. Enfim, o que é custo Brasil? é ter um país socialmente mais justo? ou preferem o modelo Chinês, que se diz Comunista, mas é capitalismo selvagem, regime de trabalho praticamente escravo.

    Responda
    1. Paulo

      Hercilio, a flexibilização de ALGUMAS (não todas) normas trabalhistas FACILITARIA A CONTRATAÇÃO, o que geraria MAIS EMPREGOS, obtendo-se um benefício no final das contas. Também facilitaria se houvesse uma efetiva redução de impostos. Porém, para reduzir impostos, o Estado precisa gastar menos, e isso só se consegue diminuindo a máquina. O problema é que o PT não quer isso, mas sim uma máquina enorme para que se possam comprar cada vez mais aliados e se possa desviar o máximo possível de

    2. Akhenathon Akhton

      Custo Brasil se refere à infraestrutura precária, à elevada burocracia, às taxas de juros mais altas do mundo e a insuportável carga de impostos sobre quem realmente produz.

    3. Krüger

      Não Hercílio, o que queremos é acabar com excesso de impostos para áreas social, infraestrutura e sindical que não chegam ao bolso do trabalhador, mas enchem os bolsos de políticos e sindicalistas intermediários. Queremo s acabar com estatais pesadas cabides de empregos.

  12. zoloft

    falta no brasil,um apessoa pessoa boa de serviço que realmente se liga nos interesses do pais,na verdade falta um lider,que nos nao temos,posso definir um politico com 4 palavras:egoista,cego,surdo e mudo.no estado de sao paulo o governo paulista esta acabando com as micro e pequenas do simples por causa do aumento de impostos.e a midia nada fala sobre isso.

    Responda
  13. beto gomez

    Em que o país o senhor Cruz mora, mesmo? Tenho lido várias matérias sobre a "des" industrialização do Brasil, totalmente calcadas na ideia de exportação. E o mercado interno? Um dos maiores do mundo com poder de consumo, que anda atraindo inclusive a atenção de todas as potências? A FSP torce para o nosso fracasso, mas há muito já está perdendo a noção das ruas, do sentimento popular. Vai acabar virando um tabloide de fofocas de celebridades (está aí já o tal do F5).

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      O Brasil está se desindustrializando. Estamos sendo sufocados por produtos chineses. E o consumo interno cresceu baseado em crédito. Não é sustentável. Desça da arquibancada e guarde sua bandeira, meu caro. Neste jogo poucos ganham, mas nós aqui embaixo só perdemos.

    2. Marisa Coan

      Bob Taylor-O Beto como tantas outras pessoas não sabe ou finge não saber que Lulla reconheceu a China como economia de mercado,qdo ela não é,e c/o escreveu Valdo Cruz,não deu a mínima p/ a logística do Br,uma das PIORES DO MUNDO. Estradas esburacadas,ausencia de ferrovias,hidrovias,armazename nto precário,etc. Portos nas mãos de sindicatos,e c/o vc disse,o mercado inundado por produtos chineses principalmente. Se o Br bobear, será em breve apenas "produtor"e exportador d

    3. Bob Taylor

      beto, o nosso mercado interno está consumindo produto importado. Preste atenção nos itens que vc consome ou usa: qual a participação da insdustria nacional neles ?

  14. Lufe

    Infelizmente não tem o que fazer! a indústria brasileira que tem muita qualidade já foi destruida pela idiotice de nossos politicos que só pensam em si mesmos e na REELEIÇÃO esta maldição importada. Vamos todos pra ROÇA!!! plantar soja e criar frango para chinês. o ocidente é cada vez mais preguiçoso e gosta de viver de crédito infinito. Logo sentiremos o que é realmente imperailismo, o dragão vai nos por de joelhos!!!

    Responda
    1. nando

      A China é muito mais perigosa do que imaginamos. O Objetivo dela é se tornar a maior potencia mundial, mas não é para implantar uma democracia, mas para impor sua força imperial sobre nós. Se tem um país que pode destruir esse mundo, é China. Vamos trocar o eua, pela china, e aí vamos sentir saudade do imperialismo americano. Eles estavam buscando técnicas de psicologia, para poder selecionar os seres humanos mais aptos, e descartar os inptos aqui no brasil. A china é um monstro incom

  15. Ingenuidade

    A DIREITA muito bem representada pelo PT, faz um trabalho impensávela alguns anos atrás, porem a EXTREMA DIREITA - o jornalista acima continuainquieta.

    Responda
  16. kimbo

    O articulista ficou parecendo o Lulla:falou muito e não disse nada!!

    Responda
    1. eugenio abreu

      Os países da UE têm a moeda mais valorizada comrelação ao dolar do que real e exportam normalmente.Aquí o Real valorizado é a cortina de fumaçapara esconder o vergonhoso "custo Brasil":Não temos estradas.Não temos portos/aeroportos.Não temos Instuições confiáveis.Temos uma das burocracias mais complicado do mundo.Temos a maior carga fiscal do Planeta.Temos 40 ministérios,um atropelando o outro.Temos a classe dirigente corrupta e sem patriotismo.Por o Brasil é assím??

    2. kimbo

      Ohhh..."caraca"....pelo visto seu nível de exigência é da profundidade de uma asa de borboleta.Lamentável!!!

    3. dionesreis

      Caraca, a sua interpretação de texto tá uma maravilha!

    4. antonio freitas

      É que ele anda preocupado com LULA-2014.

    5. kimbo

      Se vc se satisfaz com isso, só posso lamentar.

    6. wedson souza

      acho que vc não soube ler,acostumou a ouvir o mollusco.dá nisso