Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dewey

    Todos devem defender os gastos do governo, só que em infra-estrutura, educação e saúde. Infelizmente os maiores gastos do governo são para contratar pessoal, o que poderia ser bom se essas pessoas fossem qualificadas, porém a maioria entra sem concurso por serem apadrinhados de alguém. No caso do Obama, a sua popularidade está em baixa justamente porque a sociedade americana se convenceu que ele gastou muito, mas gastou mal e não conseguiu resolver o principal problema, o desemprego.

    Responda
  2. Oliveira

    Puxa vida, Clóvis Rossi, vc não entende nada de economia!!! E, além disso, ainda é antimercado. Aliás, existem vários tipos de mercado - securitário, bancário, financeiro, etc. -, mas vc os coloca todos no mesmo saco e os acusa de vampirismo ou canibalismo, sei lá. Por que vc não comenta as decisões tomadas por Raúl Castro no sentido de permitir aos cubanos a abertura de pequenos negócios? Pelo visto, Raúl necessita de um pouco de sangue dos mercados para a sua anêmica economia...

    Responda
  3. ED

    podemos também concordar seriaperigoso para a economia focar num aumento de receita via aumento de impostospara tentar tirar-nos do buraco economico. Aumento de impostos expõe umatentativa contraprodutiva de aumentar mais receita o que deprimiria ocrescimento economico e interferiria em qualquer chance de um sigfinicanteaumento de empregos, especialmente a partir de as novas taxas recairiam sobre osempregadores que estão somente agora começando a sentir os custos do OBAMACARE,

    Responda
  4. ED

    Obamacare queria dizer "A Europezação da america vai passar, porque a escolhaindividual e oportunidade estão sendo substitiuidas por estatismo" Esta lei estátransferindo 17% de nossa economia nacional do mercado para total controle eregulação do governo federalE isto é o somente parte doproblema. Durante os ultimos tres anos, a economia da nossa nação tornou-se maise mais como algumas das frageis e interligadas economias européias estatizadas.

    Responda
  5. GILDO ANDRADE

    Obama deu uma espinafrada nos eleitores que elegeram políticos da Extrema Direita, o mesmo em relação aos mensaleiros reeleitos, Palocci, Tiririca e os cacarecos e picaretas do PR. Quando os eleitores irão parar de agir bovinamente?

    Responda
  6. deminha

    Nós todos somos o mercado, mas quem pressiona os governos são os donos de bilhões de dolares de euros. São os banqueiros e os especuladores que ganham muito com crise ou sem crise. O importante para êles é pressionar, sempre e tirar o sangue de quem ainda o tem.

    Responda
  7. Paulo

    Hoje existem duas visões de mundo: 1 - O estado grande, assistêncialista, intervencionista, determinando tudo, dizendo o que cada cidadão ou empresa devem fazer, tendo o controle de tudo e de todos, tomando todas as decisões. Ineficiente e corrupto. 2 - O cidadão independente, com emprego, salário digno, decidindo o que quer fazer, qual plano de saúde contratar, que bairro ou cidade morar, que comida, roupa ou carro comprar. O cidadão no comando, livre, feliz. Prefiro a

    Responda
    1. Ricardo Santos

      e Se o seu plano for realmente bom, tera atendimento de um medico que estudou em uma faculdade publica e nao privada.

    2. Paulo

      Então Bnejamin, eu devo morar em outra galáxia, porque tenho um salário digno, um ótimo plano de saude, um plano de previdência, moro onde quero, falo o que quero, sou livre e feliz. Em que planeta eu moro? Vitória - ES.

    3. Ângela Bonacci

      Paulo, entendo que vc. tenha formação em economia,o que favorece um descolamento do Estado na vida das pessoas. Entendo e considero que esse seria um mundo ideal. Por infelicidade a vida nos inunda com pessoas abaixo da linha humana. São subumanos a depender do "colo" do Estado para sua própria sobrevivência. E, veja, são vítimas de políticas economicas equivocadas, de políticos corruptos ou aliados a grandes conglomerados financeiros que jamais perdem seu "caviar".

    4. Benjamin

      ...bem, então vai ter que mudar de planeta, meu camarada, isso não existe em lugar nenhum do nosso mundo, nem na Holanda.

  8. Ângela Bonacci

    Tento aprender com Clóvis Rossi, os meandros das políticas e economia. Vejo alguns comentários e até "duras" ofensas pessoais ao colunista, que considero extremamente desrespeitosas. Porém, na minha formação na área de humanas, compreendo que essas discussões de valores e cifras triliardárias abstratas e incompreensíveis jamais contemplam a qualidade de vida de, nós, seres humanos. Fala-se em banqueiros, mercados, guerras, vitória eleitoral. Esquecem Somálias,guetos,assistência médica digna,

    Responda
    1. Paulo

      Benjamin, por acaso fiz um bom uso nesta semana do meu plano de saúde. Marquei consulta na sexta, por telefone, e fui atendido na segunda-feira. Sem demora, ótimo atendimento. A operadora é dona do merlhor hospital da cidade onde moro e é válido para todo o Brasil. Não preciso dizer que se trata da maior operadora. Nunca enfrentei SUS, nunca fiquei numa fila e pago um valor que considero justo. Sou classe média e não dependo do governo.

    2. Benjamin

      Pagar um "bom plano de saúde"??? Faz-me rir. Tente marcar uma consulta com o teu plano de saúde "classe média independente" para esta semana e depois nos conte.

    3. Ângela Bonacci

      Paulo, nem havia lido seu comentário, nem questionei sua formação, nem que haja rendição de sua parte ao excelente e reconhecido jornalista. A Àfrica é resultado das explorações renitentes do mundo rico no passado(como o Brasil) e por ditadores apoiados por governos ricos. Assistência médica digna aos norte-americanos viria por um Medicare amplo que atendesse as camadas mais pobres daquele país. Antes um SUS capenga, do que exigir pagamento por serviços que é dever do Estado.

    4. Paulo

      Então apontar equivocos do colunista, que não é economista, é ofensa? Então eu, que sou e trabalho como economista tenho que me render ao jornalista? Há qualidade de vida sem economia? Quem é o culpado pela Somália? O cidadão de classe média que gosta de vestir uma boa roupa ou os demagogos islamicos africanos que resolveram purificar a nação através de uma guerra sangrenta? Uma assistência digna se obtém com um SUS do governo ou tendo um salário digno que permita

  9. cg

    Nos casos da Grécia e dos Estados Unidos, o princípio é o mesmo. Gastaram o dinheiro emprestado para almoço de amanhã no mes passado e se não receberam empréstimos novos ficam em jejum (default), ois não tem produção excedente para custear o almoço de hoje. Com as novas negociações, a Grécia já esta inadimplente. Bancos já troca títulos perdendo até 20% do valor de face. Os EUA vão no mesmo caminho. Produzem menos do que gastam. É uma questão de tempo.

    Responda
  10. Joilson

    É preciso chamar a tradicional D. Maria, para administrar estas nações, inclusive a nossa para gastar o que se ganha...e o essencial..ganhariam todos.

    Responda
  11. dani

    Clóvis Rossi, vamos parar de baboseira, o mercado somos nós, consumidores, cada vez mais desenfreados e gastadores que passamos o dia aplaudindo a escalada de marketing de empresas que não perdem tempo em nos empurrar mais e mais coisas desnecessárias. Somos nós os responsáveis por essa crise toda que está acontecendo no mundo. Somos nós, as Crianças Esperanças, da família do Roberto Marinho que pretende fazer um mundo mais bonzinho. Tenha dó. A própria Globo e o governo brasileiro tem culpa

    Responda
  12. Paulo

    E quem é o mercadó, Clóvis Rossi? Quando você deposita dinheiro em seu banco, aplica num fundo ou saca da cardeneta de poupança, usa ou não o cartão de crédito numa compra, escolhe esse ou aquele banco, compra ou vende uma ação, escolhe o perfil de seu plano de previdência, escolhe uma calça barata ou cara, VOCÊ ESTA SENDO PARTE DO MERCADO !!! Então, vamos parar com essa de que existe um vilão maligno chamado mercado. Todos nós que consumimos e poupamos fazemos parte do mercado

    Responda
  13. augusto palme

    Tudo é consequencia de um grupo de banqueiros e investidores super gananciosos, povos malandrinhos que fingiam acreditar em Papai Noel e que pensavam que sempre poderiam consumir emprestando grana, que tinham subido de status porque agora tinham cartão de crédito, e mesmo poderiam usufruir deste como se fosse para sempre. Não há duvidas o undo vai quebrar economicamente, e a grande crise de 1929 vai parecer fichinha frente a que virá

    Responda
  14. Hans Malkovic

    Infelizmente Rossi quem falta com o bom-senso nessa matéria é o Sr. Acaba de falar sobre a escandalosa dívida Americana, fruto das guerras contra o terror e das trilhonárias pacotes que despejaram dinheiro grátis no mercado para tentar conter a crise de 2009. Agora se diz que tem que encerrar a gastança, que é preciso gastar menos ou tanto quanto se arrecada e você fala que não, que o governo precisa continuar gastando sem limite algum? E ainda chama os outros de fanáticos? Tenha dó.

    Responda
    1. anapfontes

      PIB = Consumo + Investimentos+ Gastos do governo + Exportações - Importações C↓ e G↑ = tentativa de equilíbrio ...isso que ele quis dizer com se a grande parte da população frear seu consumo (representa mais de 70% do PIB nos EUA), pode ser que o que equilibre as contas seja inevitavelmente os gastos do governo.