Ciência > Terra já teve uma segunda lua, que colidiu com a atual Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. sergio afonso

    grande novidade, e a grande LUA de Marte que foi destruida por um impacto gigantesco provocando toda destruiçao ambiental de um planeta que foi o primeiro a ser habitado no nosso sistema solar. A prova sao aqueles pedaço de rocha que orbitam o planeta até hoje

    Responda
  2. ademar santos de melo

    Essa segunda lua passou muito perto do Brasil e foi roub//a-da.

    Responda
  3. Bruno

    AveMaria... Precisa de animação(barata) para entender a teoria?kkk

    Responda
    1. Rada

      Precisa, há muitos burros que não entende as coisas.

  4. ventura

    acho que essa gente ta fumando muita maconha ou estão indo trabalhar bebado.

    Responda
  5. Turco

    Eu assisti a essa explosão. Foi um espetáculo lindo. Até tirei umas fotos. Mas a luminosidade foi muito grande e "velou" o material fotografado. O chefe da privataria brasileira tb estava lá (ele é muito antigo) e recolheu enorme quantidade do minério produzido no processo fisico-químico. Ele disse que 4 bilhões de anos mais tarde iria vender - na verdade doar - tudo aquilo aos amigos. Com o nome de Vale do Rio Doce.

    Responda
  6. Vanessa

    Muito boa toda essa discussão. Realmente comentários muito interessantes e válidos. Uma pena é a ignorância e dogmatisto da religião.

    Responda
  7. Júlio Dalcin

    Elas faziam parte das hostes de Tiamat. Gênesis Revisitado.

    Responda
  8. InterPaul

    Os astrônomos dizem que a Lua só mostra uma face para a Terra por ter os seus movimentos de rotação e translação com a mesma duração e que isso se originou em decorrência da aglomeração dos destroços lançados na órbita terrestre após a colisão da Terra com outro planeta. Digamos que seja isso mesmo. Neste caso fica a dúvida: se a Lua já estava formada e já mostrava apenas uma face para a Terra, a tal colisão da Lua menor não teria desiquilibrado este sistema, alterando a rotação da Lua?

    Responda
    1. Paulo Noceuculo

      o dia lunar ja foi de minutos para 72 horas e hoje eh zero em relação a propria lua, creio que qualquer evento de formação ou aumenta o momento angular ou diminuiu, manter a rotação constante seria como acertar na mega sena dez vezes seguidas. Existe o efeito de mares , a lua atrai a agua, a agua na terra atrai a lua, e isso tambem retira momento angular todo dia.

  9. germanoottmann

    COLISÃO! Esta teoria apela para um choque entre as nossas "duas" luas de antigamente. Se olharmos para a lua veremos uma quantidade enorme de cratéras , da mesma forma que ocorre em marte, nos asteróides etc. Choques com asteroides e cometas ocorreram muito no passado e também ocorrem hoje (como vimos em Júpiter) . Poderá ocorrer no futuro com uma destruição que só será evitada por cientistas e recursos dos paises mais adiantados, e a "reza" e a "dança" dos atrazados não adiantará em nada "

    Responda
  10. Morpheus2007

    Quantos pontos a lua perdeu na carteira e qual foi a multa? Universo da impunidade!!!

    Responda
  11. Oscar Alho

    Bela teoria, mas que também pode ser que tivesse sido assim, ou de qualquer outro jeito. Que falta de assunto meu Deus! Coisa mais irrelevante!

    Responda
  12. Ronaldo Luis Gonçalves

    É um previsão teórica, provar é que é dificíl.

    Responda
  13. Leonidas da Silva , o Diamante Negro

    mas é claro que não. Deus é o criador de todas as coisas. Não li na biblia nada que falasse sobre colisões de planetas e satelites. Meu pastor também nunca mencionou nada. Ciencistas cegos, a verdade está no livro sagrado. Regozijai-vos!!

    Responda
    1. M1TO

      gente, só eu percebí que o leonidas foi ironico?

  14. Anderson Oliveira

    So fiquei com uma duvida, a colisão por mais lenta que tenha sido, não deveria ter mudado a orbita da primeira lua? O modelo atual da formação da lua, considerando o choque do planeta com um objeto do tamanho de marte explica isso? São respostas que tendem a ser respondidas com maiores estudos ou simplesmente para ficar por isso mesmo?

    Responda
    1. Paulo Noceuculo

      Se a órbita da terra se afastar 1 % do sol, nada acontece e não temos nem como perceber nada. Sim o movimento muda após a colisão, as trocas de energia são o suficiente para derreter tudo até a condição de lava novamente.

  15. thintones

    no livro "o despertar dos mágicos", uma teoria dos cientistas nazistas dizia que realmente a terra teve duas luas, só que segundo suas teorias uma delas teria caido sobre a superfície terrestre justamente em forma de anéis e portanto fôra esta queda que proporcionaram a "fossilização" de animais e plantas sobre o planeta e que não fosse este evento os objetos teriam se deteriorado e não fossilizos. teorias...

    Responda
    1. Paulo Noceuculo

      Interessante, mas errado, a Nasa ja estimou a formação do sistema Terra Lua a partir da colisão de dois planetas, Gaia (90% terra) e teia (110%) lua, épocas de formação. A evidência está nas rochas lunares, quase idênticas a da crosta terrestre, exeto por um detalhe: menos Fe e Mn. Após a colisão a lua (téia) perdeu massa e ricocheteou, ang de impacto não frontal. Núcleo da lua é de lava similar a nossa.

  16. Paulo Noceuculo

    Concordo com a pessoas que escreveram, resalvo apenas um ponto não há um tamanho de planeta mínimo ou máximo para um anel, é uma questão de distribuição da massa e de sua velocidade. Podemos fazer um anel em torno da terra de plástico picado por exemplo. (Eca?). Uma dificuldade é que o sistema terra lua é um halteres que gira com centro próximo à superfície da terra, nada de místico nisso o c.g. tem que cair em algum ponto. Gostei da ideia disso estar mais além do que a lua, senão se separa

    Responda
  17. ricardoso

    Historinha mal contada essa!!!

    Responda
  18. DENIS WILLIAM DE MOURA MOURA

    PARA AQUELES QUE CRITICAM A CIENCIA, VÃO DIZER QUE FALTA INFORMAÇÕES NA PUBLICAÇÃO. NA METODOLOGIA CIENTIFICA, QUANDO SE FAZ UM PESUISA CIENTIFICA, MESMO SE VC PODE COMEÇAR E TERMINAR, NOS NÃO PODEMOS FAZER ISSO. PRECISAMOS DEIXAR A PESQUISA EM ABERTO, PARA QUE OUTROS POSSAM ESTUDAR E SE POSSIVEL AMPLIAR AS PESQUISAS. É POR ISSO QUE AS PESQUISAS SEMPRE FICAM ABERTAS. ELA NÃO É DOGMATICA COMO A RELIGIÃO. UMA PESQUISA É ABERTA A POPULAÇÃO PARA PODER MANTER O FASCINANTE MUNDO CIENTIFICO.

    Responda
    1. Péricles Lopes Machado

      Why so mad, man?

  19. Paulo Noceuculo

    Mais um equívoco de análise Dimensional: 1/3 do diâmetro inplica 1/9 do volume e portanto cerca de 11 % da massa total.

    Responda
    1. Diogo Lourenço

      Aliás, mesmo se for a mesma densidade, a conta é 1/3 elevado a terceira: 1/27. Aprox 4%.

    2. Diogo Lourenço

      Isso se a densidade for a mesma...

  20. César

    Desculpem a ignorância, mas com tal perda de matéria pela Lua na colisão, não era para o nosso planeta ter uns aneis??? Obrigado.

    Responda
    1. Otacílio Neto

      Excelente pergunta!

    2. Beto

      Um anel em torno de um planeta é instável. Tem vida relativamente curta, centenas de milhares de anos, por aí. Assim os anéis de Saturno devem ter sido formados há "pouco" tempo. Se algum anel foi formado no tipo de evento descrito no modelo de duas luas ele já teria desparecido, caindo na Terra quando ela ainda era jovem. Não haveria nem resíduos, como crateras, para provar isso. Para que uma ideia como a descrita ganhe força é necessário que ela preveja algo que venha a se confirmar

    3. Douglas Domingues

      Eu não sou astrônomo nem nada do tipo, mas eu acho que as partículas se atraíram ou viraram cometas ou asteróides ou coisas assim. Nosso planeta não é tão grande quanto Saturno, e é mais denso, e isso deve influenciar alguma coisa.

    4. Rodrigo Choinski

      Não!! Rs

    5. Rodrigo Moura

      Sim, mas eles não durariam até hoje. Os de Saturno também vão desaparecer daqui alguns milhões de anos.

    6. Joao da Silva

      Tudo bem, desculpamos...

    7. DENIS WILLIAM DE MOURA MOURA

      FELIPE, TUDO DEPENDE DA FORÇA GRAVITACIONAL DE CADA PLANETA. ESSA LEI DE DISTANCIA É SOBRE A NOSSA TERRA. ESSA LEI MUDA DE ACORDO COM A MASSA DO SATELITE, A MASSA DO PLANETA. E A TERRA Jà TEVE ANEIS.

    8. Felipe

      Não, necessariamente. A formação de anéis só ocorre quando há muita massa, mais do que a Lua inteira tem, e o planeta em que os anéis rodeiam possuem grande empuxo gravitacional. A Terra é pequena demais para ter anéis: quando um objeto se aproxima o suficiente para ser pego em sua órbita, ele já está em um ponto em que tende a cair na atmosfera. Entendeu?

    9. DENIS WILLIAM DE MOURA MOURA

      COMPLEMENTANDO A RESPOSTA DO PAULO. PARA SE TER UM ANEL, A LUA TEM QUE ESTAR ENTRE 300 MIL KM DE DISTANCIA ATÉ 1 MILHÃO E 700 MIL KM DE DISTANCIA. NESSA LEI, OS ANEIS FICAM EM ORBITA POR ALGUM TEMPO, DEPOIS SE CHOCA COM O PLANETA; ABAIXO DESSA LEI ELES CAEM NO PLANETA, E ACIMA DESSA LEI ELES VAGAM NO ESPAÇO ATÉ ENCONTRAR UM PLANETA OU OUTRO CORPO.

    10. Paulo Noceuculo

      o anel é formado quando uma lua desintegra a outra, tudo se espalha, é uma possibilidade em função das velocidades orbitais. O escombro tem que ter uma órbita circular, caso contrario é uma queda em espiral.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.