Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. nenemeggers

    Qual o problema se a empregadora preferia uma doméstica branca?

    Responda
  2. anette olliver

    NA REPORTAGEM EM QUE O EIKE DEU ENTRVISTA, ELE CITOU UM PALAVRÃO E A FOIA PUBLICOU. AQUI TAMBÉM CITEI O MEU, DIGA-SE DE PASSAGEM MUITO MENOS OFENSIVO, SE TRATA DAQUILO QUE TODO SER HUMANO FAZ DIARIAMENTE: MERD....MAS NÃO PUBLICARAM. DEMOCRÁTICA ESSA FOIA NÃO?

    Responda
  3. luar

    A consequência disso é esta esquizofrenia social em que vivemos.

    Responda
  4. Thiago Conti

    Acho equivocado a utilização "raça" para a diferenciação das etnias; já que "raça" há uma só - a raça humana. Ou os editores do UOL se equivocaram ou o estudo apresentado apresenta um erro crasso. O que, ao meu ver, questionaria a sua seriedade científica.

    Responda
  5. doutrinador medieval

    Olha, o lance da empregada negra que processou uma mulher por querer uma empregada branca, atinge diretamente o direito da outra parte, pois cada um contrata como empregado particular a quem bem entender. Se a coisa caminhar dessa forma, todo negro que vier a pedir emprego e for recusado, abrirá um processo contra o empregador. O impacto disso, é que os brancos não conseguirão mais arrumar certos empregos.Tudo isso precisa acabar.

    Responda
  6. Antonio Carlos

    Sempre pode basear-se nos comentários da Fantástica Mirian Leitão, para se analisar o racismo no País, ele é ardiloso, sutil, desmesurado, e começa exatamente pelo próprio Estado, pois a maioria da "elite" trabalha e manda no Estado Brasileiro, assim sempre que possível demitem "Negros, Pessoas com Deficiência, Idosos, (imaginem quem tem ao mesmo tempo as tres razões, mulheres, assim por diante. reclamar na Justiça, não há como, ela também é "cega, surda e muda".

    Responda
  7. Dani R.

    Meu marido é n e g r o e meus filhos tem a pele mais clara do que a dele, porem, n e g r a também. Se alguém discriminarem um dos meus filhos vai levar p#o#r#r#a#d#a da loira aqui!

    Responda
  8. Tin Master

         E o interessante é que muitos afro-descendentes tem também preconceitos contra gays, nordestinos, etc...   porisso criei meu ditado: "PIOR QUE SER VÍTIMA DE PRECONCEITO É TER PRE-CONCEITO SENDO VÍTIMA!".

    Responda
  9. Fabio Azevedo

    CAUSA SURPRESA SABER QUE O MINISTERIO PUBLICO MANDOU ARQUIVAR A COISA TODA NAQUELA ÉPOCA. APARENTEMENTE ESTAMOS VENDO MUDANÇAS. PARA MELHOR .

    Responda
  10. Solange

    O povo brasileiro ainda não se encontrou, por isto, insiste em sempre buscar ou citar um ascendente europeu, mas na verdade acabam se esbarrando na costa africana...

    Responda
  11. Dono Da Verdade

    Eu sou contra essa divisao ra . cial que se esta se fazendo em nosso pais. Mas realmente precisamos ter politicas mais efetivas para inclusaosocial de quem sofre mais preconceito. Geralmente sao os po .bres. A melhor politica que o governo poderia dar seria uma boa educacao. Se opobre tiver uma boa educacao, sabera fazercontas de matematica, falar bem o portugues e ingles, ele vencera esse preconceito. Mas com o PT la, o m@ximo que eles terao sera bolsa miseri@

    Responda
    1. Toni

      huahuahuahua logo vi de que "lado" você estava "Dono da Verdade". Hipócrita e preconceituoso!

  12. Lu

    Essa reportagem só veio ratificar o que todos nós já sabíamos, e a maioria finge não saber. O preconceito racial no Brasil, está impregnado em todas às esferas da sociedade, e enquanto não se admitir isso, vai ficar muito difícil combater essa realidadevergonhosa.

    Responda
  13. regfoz

    A única coisa que vejo no Brasil, é que quando um negro assume uma posição superior em qualquer empresa, é sinal que ele é 3 vezes melhor que um branco, se destaca e de longe.  E a visão de todos é modificada, e a cor deixa de ser importante.

    Responda
  14. Urbano

    Por muitos anos o racismo imperou no amago da sociedade. Esta por sua vez, devastou, explorou, ascravizou, matou, excluíu, selecionou e ignorou os direitos, seja de qualquer tipo de étnia que fugisse dos padrões europeus. Não se mede as pessoas pela cor ou raça. Quem assim o faz, não meresse o respeito humano. Ser livre é ter o direito de ir e vir sem ser perturbado. É poder ter um ensino de qualidade e fazer parte dos mesmos espaços que os demais sem demagogia. Profissionais devem ser equipes!

    Responda
  15. JeanNogueira

    Na realidade todos nós brasileiros somos cablocos (parte portugueses, parte índios, parte negos) mas a grande maioria finge q é "branca". Mesmo aqueles q se "orgulham" de ter sangue italiaaaaaano na verdade só tem 1/8 ou 1/16 avos de italianos. Na maior parte do dna é português =+ índio + nego. O Brasil só será desenvolvido quando assumir isso. Enquanto não será esse festival de complexados como se vê hoje, principalmente na imprensa e tv, q só reforçam subliminarmente o ra çS simo velado.

    Responda
    1. antenada

      Essa conta de milhões de libaneses como o Maluf e o Kassab também foi fantástica. Jean fez uma comparação perfeita pautada em genética, por isso usou 1/8 ou 1/6; em regra as pessoas se dizem bisnetas, trisnetas de italianos e isso, considerando um lado só da família, ou seja, um italiano lá atrás veio para o Brasil, se misturou com os 'caboclos' (que para o 'dono da verdade' é ofensa) e gerou toda uma raça miscigenada, mas o povo quer ser Italiano! Povinho sem autoestima, ainda vai ralar mui

    2. antenada

      Pois é

    3. Toni

      O "Dono Da Verdade", olha aí o seu preconceito em relação ao Rio de Janeiro. O que mata este mundo é o grande regionalismo e bairrismo que criamos. Vivemos todos na mesma bola, mas cada um acha que seu gomo é melhor que o gomo do vizinho.

    4. marco quiodine

      eu sou mais misturado, sou descendente de alemao,polones,italiano,espanh ol,portugues,indio e caboclo.

    5. Mussio

      Apesar de paulistano é deprimente ver meus conterraneos, como o Dono da Verdade por exemplo...pessoas que acreditam mesmo numa superioridade que advém de suas raizes, de alguma raça...pobre paulistano de mente pequena, por isso que só estamos levando ferro em todas as eleições, elegendo PSafadosDB, paramos no tempo por acreditar que somos mais cheirosos que outros...mas somos os que mais fedem.

    6. Dono Da Verdade

      Engracado vc falar de 1/8 e 1/16 de italianos. De onde vc tirou este dado estatistico? do rio? Pq aqui em SP existem 6 milhoes de descendentes de italianos. É a maior cidade italiana fora da italia. Aqui em SP temos 3 milhoes de decendentes de japoneses. Perceba nesta conta que 1 decendente de italiano pode tbm ser descendente de japones. Temos milhoes de decendentes de libaneses como o Maluf e o Kassab. Acho q qdo vc fala que o brasil é cabloco, vc fala do

  16. João Gualberto

    Esta pesquisa es tupida de novo. Claro que influencia, TUDO INFLUENCIA, agora dizer se é bom ou ruim ai a questão fica bem mais séria. No meu meio desconheço qualquer empresa que deixaria de contratar um afro descendente de porte avantajado só por causa da cor, quem faz isto é i diota e candidato a uma falência e a mesma coisa vale para qualquer um que usa a cor para dizer que não se dá bem.

    Responda
    1. João Gualberto

      Na atual nenhum, na anterior o CEO era negro, empresa de tecnologia com mais de 1000 funcionários.

    2. SambistaPaulistano

      Ok, entao cite quantos ne-gros em cargos de lide-rança trabalham em sua em-presa ? pois é né?..rsrsrs

  17. Ratão

    Agora fazer piada de loura burra não é racismo? Por favor, que hipocrezia! Porque não falamos que TODO o tipo de racismo é repugnante?????

    Responda
    1. Debora M Rocha

      Loura burra não é racismo, é estereótipo, o que também é uma mer .da

  18. OLHANDO

    RESUMINDO, SOMOS RACISTAS E HIPOCRITAS

    Responda
    1. Mussio

      E ponto final...não adianta discutir, precisamos é refletir, parar de negar nosso preconceito e começar a mudar nossa forma de agir.

  19. Morry

    País de povo bronco é assim mesmo, o que vale são os preconceitos e a "imagem". Por isso aqui só conta quem é homem, hetero, branco e bem relacionado. Sendo isso, pode ser um energúmeno que não pode comer com garfo por risco de se furar, que arruma os melhores empregos...

    Responda
  20. Marcio Souza

    Infelizmente ainda existe essa mentalidade do Brasil colonial. Um candidato deve ser avaliado somente pelas suas competências e experiências. Isto independe da cor, raça, religião ou sexo.

    Responda
  21. Andy

    Triste realidade que as pessoas insistem em dizer q não existe. O rac ismo velado é um cancer silencioso que esmaga a auto-estima do povo ne gro brasileiro.

    Responda